Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: novembro 2011
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O jeito certo de guiar

Manter a postura correta na hora de dirigir evita problemas e dores no corpo, causados pela marcha lenta no trânsito.



Você sabia que ficar uma hora no trânsito já é suficiente para causar incômodos, principalmente na região da lombar e dos ombros? Especialistas garantem que o limite máximo que podemos passar apertadinhas, dentro de um carro, é de apenas 50 minutos. Depois disso, o organismo passa a ser sobrecarregado, sobretudo nos músculos e ossos. Se, para você, sentir dores é comum enquanto dirige, descubra como ajeitar-se da melhor maneira dentro do carro:

PÉS - Quando não estiver acionando a embreagem, o pé esquerdo fica apoiado no chão, na lateral do carro. Já o pé direito, que acelera o carro, deve se posicionar com o calcanhar encostado no chão e o restante da planta deve pisar por inteiro no acelerador ou freio. Dessa forma, você não sobrecarrega os músculos da coxa.

JOELHOS - A posição ideal é aquela em que os joelhos não fiquem apoiados sobre a borda do banco. Quando isso acontece, a parte inferior do joelho acaba comprimida contra o banco, afetando nervos, artérias e veias. Nesse caso, é comum que as motoristas sintam dor e formigamento na região.

PERNAS - Os membros funcionam como um amortecedor natural, em caso de colisão frontal. É importante deixá-las levemente flexionadas e bem apoiadas no assento.

TRONCO - Mantenha-o sempre bem apoiado no encosto do banco. As costas não podem ficar retas, nem muito deitadas. Por isso, o ideal é deixar o banco levemente inclinado para trás. Quando o tronco fica muito afastado do volante, os braços ficam extremamente esticados – causando dores no pescoço e nos ombros.

BRAÇOS - Deixe-os sempre flexionados, para permitir que os movimentos sejam feitos sem grandes esforços. É importante posicionar os cotovelos abaixados, perto do tronco. Mantê-los muito altos provoca cansaço nos músculos dos ombros.

MÃOS - Para realizar manobras com firmeza, mantenha as mãos em posição de “9 e 15” – como indicam os ponteiros do relógio. Os dedos devem envolver o volante junto com a palma da mão. Já os polegares ficam esticados – dessa forma, você evita lesões que podem ser causadas por um movimento brusco.

OMBROS - Devem permanecer sempre em contato com o encosto do banco. Na hora de fazer uma curva, por exemplo, faça o movimento com os braços, mas não retire as mãos do volante.

CABEÇA - Fica bem próxima ao encosto e com o pescoço relaxado. Para enxergar nos espelhos retrovisores, não se deve esticar ou contrair o pescoço – além de sobrecarregar os músculos da região, há chances de lesões surgirem na coluna cervical.

Fonte: Equipe Petrobrás http://mdemulher.abril.com.br
Postado por Ana Paula

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATENÇÃO - Golpe por telefone !



Atenção Redes de Vizinhos Protegidos em Divinópolis, a ligação foi recebida por um membro da RVP Santa Tereza, informe os membros da sua rede sobre mais este golpe.

Fui procurado por meu vizinho que disse ter recebido em sua residência uma ligação de um suposto advogado de nome PAULO ROBERTO e este advogado disse a ele que ligasse para um número que haveria uma indenização para ser recebida.

Veja bem como o bandido tenta confundir a vítima, o número informado foi 031-8597-337-798, ele ditou o número colocando os traços, mas analisando com calma o verdadeiro número é 031-85-9733-7798, sendo 031 a operadora, 85 o DDD de algumas cidades do estado do Ceará e o número 9733-7798, provavelmente de algum celular.

Meu vizinho utilizando o celular ligou para o número e segundo ele quem atendeu foi um outro suposto advogado de nome OLAVO NOVAES que disse haver uma indenização referente ao PLANO COLLOR e PLANO VERÃO no valor de R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais) em nome do meu vizinho e pediu um número da conta para depositar a quantia. Meu vizinho ficou cismado e disse não estar em casa e que não se lembrava de cabeça o número da conta, mas quando tivesse com o cartão em mãos retornaria a ligação, momento em que desligou o telefone e me procurou. Achei a história muito estranha e de posse dos dados informados por meu vizinho fiz uma pesquisa na internet e descobri o que já suspeitava, que se tratava de um golpe.

Com certeza o bandido iria pedir que uma importância em dinheiro fosse depositada para a liberação da indenização e acredito que um cheque sem fundos ou roubado seria depositado na conta da vítima, sendo que o pagamento depois seria extornado ficando o prejuízo do dinheiro depositado pela vítima ao suposto advogado, que não mais atenderia as ligações.

Não vamos cair neste tipo de golpe, dinheiro fácil NÃO EXISTE, caso receba este tipo de ligação não deposite nenhuma quantia antes de pesquisar a veracidade da informação e a internet é uma importante fonte de pesquisa, este post mesmo já passou a ser uma referência na rede mundial, questione outras pessoas como fez meu vizinho, o importante é não sermos vítimas destes bandidos.

Fonte: André Luiz – Líder de laço da RVP Santa Tereza
Postagem: Ana Paula

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis


- Na última segunda-feira, 21 de novembro, foi realizada mais uma reunião da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Campina Verde, estiveram presentes vários membros do projeto no bairro e a Patrulha de apoio às RVP do 23º BPM. No local o projeto está funcionando de forma satisfatória, foi feita uma reestruturação com a divisão dos laços e escolha dos líderes e coordenadores.

- Ainda na segunda a coordenadora da RVP Santa Tereza, Ana Paula, participou de reunião para formação de novos laços da Rede na rua Maria Elisa Valadares. A coordenadora está acompanhando a implantação dos laços e orientando os participantes.

RVP Santa Tereza

- Na terça-feira, 22 de novembro, a Patrulha de apoio às RVP do 23º BPM fez a apresentação do projeto no Conjunto Nilda Barros. Participaram da reunião mais de 20 moradores que estão empenhados em formar os laços e colocar o projeto para funcionar no local.

- Na quarta-feira, 23 de novembro, na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Porto Velho a Patrulha de apoio às RVP do 23º BPM juntamente com os líderes e membros dos laços formados realizaram o teste do apito. O coordenador da Rede agora irá realizar uma reunião com os líderes de laços para discutir sobre o teste e verificar quais moradores estão participando ativamente para que estes recebam as placas de identificação do projeto.

- Na quinta-feira, 24 de novembro, aproximadamente 100 membros da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Bom Pastor, tiveram por parte da Patrulha de apoio às RVP do 23º BPM instrução sobre o uso do apito, além de orientações diversas e e a distribuição de dicas de segurança. Uma data já foi definida para o teste nos laços e o projeto caminha para o fim da 1ª fase de implantação no local com aproximadamente 150 residências divididas em quase 30 laços.

RVP Bom Pastor

- Na sexta-feira, 25 de novembro, foi a vez da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde os coordenadores do projeto no local e a coordenadora da RVP Santa Tereza, Ana Paula, deram orientações diversas aos presentes. No local estão sendo formados novos laços para reforçar o projeto, membros de 2 laços aguardam as placas de identificação.

RVP Nossa Senhora de Lourdes


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br


Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postagem: Ana Paula

sábado, 26 de novembro de 2011

Reunião da RVP do Bairro São Judas Tadeu.

"No dia 22 de novembro as 19:30 hs na casa da Leninha Rua Geraldo Serrano,  foi realizada uma reunião presidida por Eromar RVP do Bairro Planalto.  


Dando inicio a primeira reunião para a formação de mais três laços da REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS.


reunião teve a expectativa esperada por todos.

Um abraço, 
RVP Helena coordenadora do Bairro  São Judas Tadeu."




PARTICIPE TAMBÉM DO BLOG, ENVIE SUAS INFORMAÇÕES PARA O EMAIL: rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Helena RVP São Judas - por email

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

COM A PALAVRA, O LEITOR DESTE BLOG - Dica de Segurança

"Esta semana na ACASP foi apresentado o trabalho que o  Banco do Brasil  faz a nível de segurança nas agências e combate a lavagem de dinheiro. 
Foi nos entregue este folder sobre dicas da da PMMG se puder divulgar no nosso blog com 19.358 acessos  será de boa valia a todos.
Um forte abraço a todos e "SEMPRE ALERTA" as redes.

José Levi  & RVPs Planalto"




PARTICIPE TAMBÉM DO BLOG, ENVIE SUAS INFORMAÇÕES PARA O EMAIL: rvp_santatereza@ig.com.br


Fonte: José Levi - por email
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Polícia Militar e população unidos contra a criminalidade


As estatísticas atuais têm apresentado números preocupantes quanto ao crescimento da marginalidade cada vez mais cedo no seio adolescente e infantil da população.
As políticas e ações para combate a esse problema social são desenvolvidas por órgãos de grande expressividade nas cidades. Polícia Militar e determinados órgãos municipais tem garantido períodos de sossego quando o assunto é o envolvimento de crianças e adolescentes com as drogas e o tráfico.
No ano de 2010 foram registrados em Divinópolis, de acordo com dados da PM, 505 ocorrências de uso de drogas, destas 440 envolveram maiores de 18 anos e 65 menores. Até novembro deste ano os militares registraram 217 ocorrências sendo 180 envolvendo maiores de idade e 37 menores. Este balanço aponta uma queda expressiva no envolvimento de menores no uso de crack, maconha e demais entorpecentes. 
O combate a este mal que tanto assola a sociedade tem sido desenvolvido sob a forma de tripé, no qual as duas pontas da base se concentram as ações da polícia e dos órgãos municipais junto às famílias e na ponta se concentra o público alvo: as crianças e adolescentes que recebem por meio dos projetos instruções para não se perder no submundo da criminalidade e das drogas.
No ano de 2010 foram presas 355 pessoas e apreendidas 104 ligadas diretamente com o tráfico. Para 2011 esses números caíram para 307 pessoas presas e 68 apreendidas. Uma queda de quase 50% nos números de menores apreendidos.
Não só em Divinópolis, como em todo o estado são desenvolvidos projetos que trabalham a consciência das pessoas para o não uso das drogas. O trabalho segue a linha educativa para que a proximidade dos militares não seja considerada como algo repressivo.
Os projetos atuais desenvolvidos são: PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), JCC (Jovens Construindo a Cidadania) e a Patrulha Escolar lançada em 201, que consiste na presença de equipes compostas por um soldado masculino e outro feminino junto aos estudantes e a família.


O PROERD é trabalhado dentro das escolas e leva o aluno a escolher o caminho certo, o de estar longe das drogas. Cerca de 30.000 estudantes já passaram pelo projeto que existe desde o ano de 2000 no município. Infelizmente o projeto ainda não consegue cobrir toda a área do município, e se concentra nas áreas de maior risco.
O programa JCC atende atualmente Divinópolis e a cidade vizinha de Carmo do Cajuru, e é voltado mais para as questões que envolvem a cidadania, o respeito aos demais. Este projeto atende a cerca de 1000 estudantes por semestre.
Além dos projetos, alguns policiais também desenvolvem políticas junto a órgãos ou conselhos municipais, os quais prestam uma assessoria na parte de orientação. O COMAD (Conselho Municipal sobre Drogas) é um destes conselhos formado por diversas entidades públicas, ONG’s junto a população Civil. Outros órgãos já foram criados a partir das discussões sugestões realizadas pelo COMAD. Um exemplo disso é a subsecretaria municipal antidrogas.
Deixando um pouco de lado as questões preventivas e tratando das pessoas que já estão dependentes da droga, deve-se levar em consideração que estas, são pessoas doentes e precisam de ajuda. Os órgãos que trabalham diretamente com as pessoas já dependentes, que possuem uma relação de clínicas de tratamento terapêutico à essa dependência, o que muito facilita o processo de adaptação e melhora dos envolvidos.  
A presença da Polícia Militar nessas ações colabora ainda mais para aprendizagem e não deixa de ser um modo também de conhecer os aspectos dessa camada social.
De acordo com capitão Araújo, vice-presidente do COMAD, o conselho existe há algum tempo, mas só agora recebeu uma cara nova, uma estrutura mais desenvolvida e aplicada para realidade que a cidade vive.
O sucesso do trabalho preventivo destes órgãos, só será consistente com a participação maciça da comunidade, que irá colaborar por meio das denúncias, que deverão ser feitas por meio dos sistemas de integração da polícia, como o 181 no qual o denunciante pode dizer o que acontece de errado na sua região, não precisa falar o nome e ainda recebe uma senha para acompanhar o andamento da denúncia e o tradicional número de emergência 190, reafirmou o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Júlio Teodoro Santos.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG


ATAQUE DA GANG DE CÃES

No dia 19 outubro quando estava indo trabalhar em minha moto ao parar no semáforo próximo ao Hotel JK/Bairro Bom Pastor, deparei com uma gang de cachorros de rua. Um cachorro de cor amarela de aproximadamente 30 quilos e 50 cm de altura, consideravelmente cão de porte grande, partiu em minha direção e depois de uma  dentada no meu pé, ficou com a boca agarrada.

Após o semáforo aberto, o cão ainda agarrado no pé, somente tive a saída de arrastar o cão que após seis quarteirões se soltou do meu calçado.

Mesmo ferido ainda cheguei ao meu trabalho e após verificar a lesão e muito preocupado em contrair uma raiva no futuro, procurei o PSR onde fui muito bem atendido pelo Doutor e pela Enfermeira, que me aplicou uma vacina anti-rábica.

Depois de medicado no PSR fui orientado pelo médico, Luiz Soares, e pela enfermeira, Irenice, que procurasse o cachorro e que este fosse conduzido ao local apropriado  para ficar em observação no período de 10 dias.

Fui à procura do cão bravo, procura dali e daqui e o cão foi localizado próximo o local do ataque, ele estava dormindo em sono profundo, estando ao lado de seu ao seu comparsa, próximo ao ponto que fica enfrente ao Terminal Rodoviário.

Liguei para o Crevisa e depois de orientado, solicitei o Corpo de Bombeiros, e os militares através de uma corda conseguiram laçar o cão bravo, que ainda tentou mordê-los, mas depois de dominado, foi deixado no Crevisa.


Fica um recado aos nossos governantes como se não bastasse tanta coisa ruim em nossa cidade, que em breve completará 100 anos, no bairro considerado mais nobre da cidade, os cães atacam cidadãos impiedosamente.

Precisamos rever esta situação.

É preciso sonhar e acreditar que ainda tudo é possível.

Fonte: José Nilton Teodoro (Morador de Divinópolis e vítima de cão de rua)
Postagem: Ana Paula

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dica de Segurança - Evite ser vítima na internet

O juiz federal Roberto Cristiano Tamantini, da 2ª Vara de São José do Rio Preto/SP, condenou em agosto de 2007, oito acusados de tráfico internacional de remédios pela Internet. De acordo com as investigações, os réus tinham um esquema organizado; os comprimidos, que continham morfina, oxicodona, diazepan e zolpidem eram enviados através de remessas postais, após serem cuidadosamente embalados e ocultos em cartolina e tiras de algodão, para que passassem como envelopes de documentos e não fossem interceptados pelo correio ou pela polícia. Outras dezoito pessoas foram presas durante a Operação Colossus, realizada pela Polícia Federal, que desarticulou quadrilha especializada em utilizar a internet para furtar senhas de correntistas de bancos e falsificar cartões de crédito. As investigações começaram no início deste ano. Os federais descobriram que eles espalhavam e-mails falsos contendo vírus capazes de capturar dados bancários, para em seguida confeccionarem os cartões de crédito. Portanto, devemos ter muita cautela ao usar a rede mundial de computadores.

Algumas dicas são fundamentais:

1)Instale barreira de proteção para acesso à Internet (firewall).

2)Mantenha atualizado o software do antivírus.

3)Faça uso do filtro de spam oferecido pelo seu provedor.

4)Verifique seus e-mails inicialmente pela caixa de mensagem do provedor e não pelo Outlook. Delete imediatamente e-mails de internautas desconhecidos. Lembre-se que a curiosidade em abrir anexos pode facilitar que infectem o computador.

5)Não acredite em recadastramento de dados pessoais e bancários pela net.

6)A justiça e a polícia não fazem intimação via e-mails.

7)O computador mais seguro para usar o internet banking é o da sua residência.

8)Não utilize computadores de terceiros, de lan houses ou ciber cafés para acessar sua conta bancária. Lembre-se, seu computador residencial é o menos vulnerável.

9)Altere suas senhas pelo menos uma vez por mês. 10)Se você receber e-mail com conteúdo sobre pedofilia, denuncie o autor e delete a mensagem de sua máquina. Quem repassar esse tipo de mensagem eletrônica estará cometendo o mesmo crime do autor.

A Polícia federal, através do setor de perícia em informática, criou o e-mail  crime.internet@dpf.gov.br , para encaminhamento de denúncias de crimes praticados via internet.
Ajude a polícia a combater os criminosos virtuais.

Postado por Ana Paula

sábado, 19 de novembro de 2011

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

Ao longo da semana foram realizadas várias reuniões nas Redes de Vizinhos Protegidos em Divinópolis.


- Na última segunda-feira, 14 de novembro, foi realizada reunião da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Tereza. Estiveram presentes 05 moradores da rua São Simão que estão em processo de reestruturação dos laços no local. A coordenadora da Rede, Ana Paula, conduziu a reunião dando orientações e explicações sobre o projeto.

- Na quarta-feira, 16 de novembro, foi realizado teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Manoel Valinhas. 30 membros participaram dos exercícios em 06 laços e o resultado foi positivo, segundo os líderes e a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM. Agora serão realizados novos testes sem a presença da Polícia Militar para verificar a eficácia da ferramenta, até que se recebam as placas de identificação do projeto.

- Na quinta-feira, 17 de novembro, foi realizada reunião da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sídil. Estiveram presentes 15 membros e a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, foi feito a divisão dos laços da Rede com a escolha dos seus respectivos líderes, este procedimento faz parte da reestruturação do projeto no bairro. Foi marcada uma data para realização do teste do apito no local.

- Ainda na quinta-feita foi realizada reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Tereza. Estiveram presentes 06 moradores da rua Maria Eliza Valadares, onde estão sendo implantados pela coordenadora da Rede, Ana Paula, novos laços do projeto. Os presentes receberam orientações diversas sobre a RVP e instrução sobre o uso do apito.


RVP Santa Tereza - Rua Maria Eliza Valadares

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br


Fonte e postagem: Ana Paula

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VÂNDALOS NO SANTA TEREZA


Atenção membros da RVP Santa Tereza, mais uma vez o bairro sofre com a ação de marginais, vamos ficar atentos e nos unir na tentativa de identificar quem são estes que estão trazendo a insegurança para nossa comunidade e acabar com a prática de delitos, vejamos o relato abaixo:

Gostariamos de dividir a atitude de 03 vândalos, pelo que parece, menores de idade, no bairro Santa Tereza na noite domingo, 13 de novembro, especificamente no final da Rua Barbacena, bem próximo a "fazendinha".

Por volta das 20h00 nosso cão começou a latir muito e fomos até o terreiro para olhar e deparamos com barulhos de pedra no telhado e nos postes da Cemig. Então começamos a gritar e apitar para os demais vizinhos. Entramos em casa e subimos na janela que dá acesso à rua lateral e deparamos com 03 rapazes magros, vestindo calça, camisetas vermelhas e azul e bonés de tricô, com as mãos cheias de pedras e jogando-as sobre os postes e sobre nossa casa. Então falamos para eles irem embora e não voltarem mais, que iriamos chamar a polícia, e foi o que fizemos, ligamos para o 190, registramos a queixa e saimos de carro, de longe observamos que eles tomaram rumo ao Residencial Maria Eliza Valadares, fato repassado para a Polícia Militar.

Mais tarde fomos dormir, pois achavamos que a Polícia Militar havia conseguido localizá-los e feito o que fosse preciso, uma vez que foi informado que achavamos se tratar de menores. Por volta das 22h30, quando já estavamos dormindo, acordamos com um barulho tremendo, parecido com um tiro. Quase tive um ataque, levantamos e vimos nossa janela, que é de blindex, toda estilhaçada. Ligamos novamente para o 190 e registramos o ocorrido com a soldado Mariana. Pegamos novamente o carro e seguimos os marginais em direção a estrada da fazendinha, rumo ao bairro Jusa Fonseca. Então demos umas voltas de carro no sentido do cemitério e logo após o aeroporto localizamos os 03 vândalos novamente, quando ligamos para a Polícia Militar informando da localidade, desta vez quem atendeu foi a soldado Juliana, que disse que deveríamos ter calma e aguardar, então esclareci a ela que estávamos calmos, só queríamos mais agilidade, pois os marginais tinham sido identificados e estavam fugindo. Depois de alguma espera vimos 02 deles entrarem em residências e o outro continuou subindo, achamos melhor vir para casa, pois seria muito arriscado tentar abordá-lo. Ligamos novamente no 190 e falamos com a soldado Mariana que estavamos em casa e iríamos esperar pela viatura.

Esperamos, esperamos, esperamos e esperamos. Quando foi 0h42 exatamente, ligamos novamente para o 190 e fomos informados pela soldado Mariana que já havia uma viatura a caminho que deveriamos aguardar. Por volta das 01h10, mais ou menos, chegou a viatura e registrou o BO. Perguntamos ao policial se não poderíamos ir até a residência dos delinqüentes e ele disse que teríamos que ter o endereço completo e nomes e isso não tínhamos, só sabiamos chegar até lá, durante a correria não lembramos de conferir o nome da rua e nº, além disso, com o adiantar da hora, já era de madrugada, a situação poderia se agravar ainda mais. Então, ficou por isso mesmo.

Fonte: EPF (por e-mail)
Postagem: Ana Paula

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DENGUE - Vamos cuidar de nossas casas



Saiba como manter o mosquito da dengue afastado de sua residência
Pratinhos de vasos de plantas ou xaxins, dentro e fora de casa: escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho;

Bromélias ou outras plantas que possam acumular água: evite ter bromélias em casa, substitua-as por outras plantas que não acumulam água, se preferir mantê-las é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;

Lixeiras dentro e fora de casa: feche bem o saco plástico e matenha a lixeira tampada;

Tampinhas de garrafas, casca de ovo, latinhas, saquinhos, plasticos de cigarros, embalagnes plásticas e de vidro, copos descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água: coloque tudo em saco plástico, feche bem e jogue no lixo;

Vasilhame para água de animais domésticos: lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;

Bandeja externa de geladeiras: retire sempre a água, lave a bandeja com água e sabão;

Suporte de garrafões de água mineral: lave-os bem sempre que for trocar os garrafões; 

Tonéis e depósitos de água (caixas d'água): lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com telas aquelas que não tenham tampa;


Piscinas: trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1kg de sal mais raso;

Pneus velhos: entregue aos serviços de limpeza urbana, caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto;

Garrafas pet e de vidro: jogue fora no lixo todas as embalagens que não for utilizar;

Baldes e vasos vazios de plantas: guarde-os de boca para baixo;

Entulhos e lixo: não acumule, matenha o quintal sempre limpo.

CADA UM FAZENDO A SUA PARTE!

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG


POLÍTICA VOLTADA PARA OS RICOS

Enquanto se fazem melhorias no Bairro Bom Pastor com asfaltamento e melhorias nas praças, a periferia está sempre distante e abandonada pela administração pública.


O calçamento que foi feito na Rua Pitangui está muito bem feito, isso não posso negar. A obra vai servir boa parte da população que após sua jornada de serviço, e após estacionarem seus lindos carros importados próximos a usina gravatá, utilizam a pista de cooper, as madames com seus corpinhos sarados, vão exibir exuberância pelo calçamento.

Não sou contra estes privilégios à burguesia, apenas queria que todas as demais classes tivessem os mesmos privilégios, pois afinal de contas, todos pagam impostos e a única semelhança entre as classes é que todos votam na mesma urna.

Não concordo com a maneira que a administração pública municipal trata o cidadão, de maneira desigual e infelizmente nossos vereadores atuais não visitam estes locais, pois caso contrário estariam presenciando as tantas injustiças sociais.

Então vamos lá, enquanto se faz um passeio chique no Bom Pastor, em área nobre, onde mora muita gente rica, no bairro Terra Azul existe um CMEI, com 85 crianças e em frente a esta escola há esgoto à céu aberto e se não bastasse o mau cheiro, as crianças acabam pisando naquelas porcarias.


As eleições estão chegando e nos locais distantes e esquecidos também chegarão os oportunistas querendo votos, os mesmos que hoje não se fazem presentes e esqueceram destes locais.

É preciso sonhar e acreditar que tudo ainda é possível.

Fonte: José Nilton Teodoro (morador de Divinópolis)
Postagem: Ana Paula

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ação Social e Aniversário de 1 ano do blog

Acredito que o sentimento de gratidão de alguma maneira está ligado à lei do retorno. Quando a gente agradece com sinceridade é como uma onda de energia positiva que se expande e atrai também coisas boas para nós.

E é com muita sinceridade que agradeço a todos que ajudaram direta ou indiretamente para essa festa acontecer, ainda comemorando o sucesso da ação social, comemoramos também o 1ª ANIVERSÁRIO DO BLOG.

Muito obrigada a todos que comentam, também aos que não comentam, mas estão sempre passando por aqui, nos visitando, aos e-mails carinhosos que recebemos, o mais sincero OBRIGADA! Se não fosse a aprovação de vocês o nosso blog não teria graça.

“Essa ação social era um desejo da RVP Santa Tereza a ser realizado na comemoração de um ano de implantação do projeto em nosso bairro, contudo não conseguimos realizá-la na data.
Hoje, com grande alegria, estamos reunidos neste evento para comemorarmos dois anos das RVP’s em Divinópolis.
Através da RVP descobrimos o valor da solidariedade, da união e principalmente da amizade entre as pessoas mais próximas de nós: NOSSOS VIZINHOS.
Para dividir as experiências da RVP Santa Tereza criamos este blog que passou a ser referência entre todas as RVP’s e se tornou o blog oficial das RVP’s de Divinópolis, compartilhando com todo o mundo nossas experiências.
Para que esse dia se concretizasse agradecemos ao comandante do 23º Batalhão Tenente coronel Júlio, comandante da 142ª Cia, Capitão Federici, comandante da 53ª Cia, Capitão Célio, comandante da 240ª Cia TM Capitão Araújo, Seção de comunicação, a banda de música, ao canil, ao NAIS, equipe da Base Comunitária Móvel, equipe do Proerd, e a nossa patrulha que tanto desejamos, a PATRULHA DE APOIO AS REDES DE VIZINHOS PROTEGIDOS.
Agradecemos também ao comandante do Corpo de Bombeiros Tenente coronel Luis Antônio Alves de Matos, A Copasa, ao CRAS – Centro de referência de assistência social – região sudeste.
Aos comerciantes locais que acreditaram no evento:
- SANTÊ
- MERCEARIA DO MARCIO
- ACADEMIA ESPAÇO MIX
- CASA DE SHOWS BABILÔNIA
- RAFIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
- PADARIA DO EDNALDO
- REFRIGERANTE PON CHIC
Agradecimento a Associação de moradores do bairro Santa Tereza, aos senhores, Francisco, Edimar e Euripedes, pela limpeza do local.
A todos os membros do projeto que tanto se empenharam , e todas as pessoas que de alguma forma ajudaram na realização deste dia tão especial.
Aos Idealizadores do projeto em nosso bairro:
- Divino do Babilônia
- Aos Militares: Capitão Araújo, Sargento Silvano, Soldado Silveira (André Luiz) e ao Subtenente Teodoro pelo incentivo."
TEXTO DA COORDENADORA DA RVP SANTA TEREZA LIDO NA AÇÃO SOCIAL
  

VAMOS CONTINUAR BLOGADOS E ATENTOS FAZENDO NOSSO PROJETO CRESCER MAIS E MAIS!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Divinópolis registra primeiro caso de febre maculosa

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na manhã desta quarta-feira (9), o primeiro caso de febre maculosa na cidade de Divinópolis. O paciente de 31 anos foi hospitalizado no dia 20 de setembro, mas o resultado dos exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que comprovaram o caso, só ficaram prontos no dia 13 de outubro. Conforme a SES, o homem, que ficou internado no Hospital João de Deus de Divinópolis, passa bem e já voltou para casa.

"A situaçao é preocupante", comentou o secretário adjunto de Saúde, Gilmar Santos. A febre maculosa é uma infecção grave causada pela bactéria "Rickettsia rickettsii" transmitida pelos carrapatos que usam as capivaras como hospedeiros. E é mais comum na zona rural. No entanto, em Divinópolis, as capivaras vivem às margens do Rio Itapecerica.
Segundo o órgão, nas cidades vizinhas de Divinópolis, em 2011, foram confirmados três casos de febre maculosa, sem mortes. No ano passado, foi notificada uma morte por febre maculosa, mas exames laboratoriais das vísceras da vítima descartaram a suspeita e confirmaram morte por Febre Hemorrágica decorrente de Dengue. No estado, dos oito casos registrados em 2011, três pessoas morreram. Já em 2010, 15 casos foram confirmados e seis pessoas faleceram.


Sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde, o indivíduo infectado pode apresentar febre alta, dor de cabeça, dor muscular intensa, náuseas, vômitos, dor de garganta, dor abdominal, mal-estar generalizado. Na fase mais avançada da doença podem surgir: exantema, petéquias, confusão mental, alterações psicomotoras, icterícia, convulsões, coma, necrose em extremidades e óbito. 

Medidas para prevenção, destinadas a população:

- Conhecer o ciclo sazonal do carrapato, como forma preventiva e educativa;

- Adotar barreiras físicas quando for se expor a áreas com circulação de carrapatos, através do uso de roupas claras e de mangas compridas;

- Examinar o corpo a cada três horas para verificar a presença de carrapatos – é necessária a adesão por um período de 4 a 6 horas do carrapato a pele para ocorrer a transmissão;

- Retirar os carrapatos com o auxílio de uma pinça e evitar o esmagamento com a unha para não entrar em contato com a bactéria, caso o mesmo esteja infectado;

- Limpeza e capina de lotes para evitar a poliferação de carrapatos.

Postado por Ana Paula

sábado, 12 de novembro de 2011

AÇÃO SOCIAL - Parte 6

Para finalizar não poderíamos deixar de falar sobre a importância das Redes de Vizinhos Protegidos para a comunidade. O resgate da sensação de segurança, a união entre os participantes que se esforçam para tornar o local onde moram mais seguro e a parceria Polícia Militar e comunidade, garantem o sucesso  deste projeto.
Participantes do projeto vestem a camisa da Rede de Vizinhos Protegidos...

já que se comemoravam 2 anos das Redes de Vizinhos Protegidos em Divinópolis, não poderia faltar o bolo e o comandante do 23º BPM, Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos fez questão de cantar os parabéns junto com todos os presentes...

em nome das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis a coordenadora da RVP Santa Tereza, Ana Paula, fez uma homenagem ao SubTenente Teodoro, por sua dedicação no acompanhamento do trabalho do projeto e várias crianças entregaram ao militar a placa de agradecimento...

e para finalizar só nos resta agradecer ao comando do 23º BPM pelo apoio ao projeto, aos militares que sempre estão nos auxiliando e a todas as pessoas que direta ou indiretamente participam das Redes de Vizinhos Protegidos em todo o estado.

P A R A B É N S    A    T O D O S !

Fonte: Comunicação do 23º BPM e Ana Paula
Postagem: Ana Paula

AÇÃO SOCIAL - Parte 5

Não podemos deixar de destacar o trabalho voluntário dos membros das Redes de Vizinhos Protegidos tanto do Bairro Santa Tereza quanto do Nossa Senhora de Lourdes...

e a grande presença da comunidade, o que abrilhantou o evento...

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos também esteve presente, enquanto o SD Silveira apoiava o cerimonial...

A SD Daniela ajudava a equipe do PROERD...

Fonte e postagem: Ana Paula