Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: junho 2012
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 30 de junho de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 25 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Niterói, onde o programa encerrou sua implantação com a entrega das placas de identificação das residências;

- Na terça-feira, 26 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM concluiu o teste do apito da RVP Porto Velho, onde o projeto esta em expansão;

- Na quinta-feira, 28 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou do teste do apito da RVP Manoel Valinhas, onde o projeto esta em reestruturação;

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Semusa informa sobre mudança nos locais de confecção do Cartão SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que a partir da próxima segunda-feira (02/07/2012), a confecção do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), que é realizada no nível Central da Semusa, ficará restrita aos usuários que estiverem com agendamento para algum procedimento, como exame, consulta com especialista, cirurgia, entre outros. Os moradores da região central continuam solicitando normalmente suas carteirinhas nesta unidade.

A partir da referida data, além da documentação necessária para confecção do cartão, que são a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço, os usuários deverão apresentar também o pedido e/ou indicação médica.

Os demais usuários deverão procurar a unidade de saúde de sua região de origem para agendar data e horário para confecção do referido cartão.

Para mais informações, a imprensa pode acionar o telefone (37)3229-6824.

Postado por Ana Paula

COMO POSTAR UM COMENTÁRIO EM NOSSO BLOG?

Devido a alteração no layout da caixa de postagens do blog, resolvemos postar novamente a matéria sobre COMO POSTAR UM COMENTÁRIO EM NOSSO BLOG


Muitos de nossos leitores tem dificuldade em comentar as matérias postadas em nosso blog

Diante das diversas dúvidas apresentadas, resolvemos fazer uma simples explicação, siga os passos abaixo:

1º PASSO:

Na matéria que você deseja comentar, clique em ? comentários, que agora fica na parte esquerda inferior do post, abaixo de "Postado por Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Tereza", como indicado na figura abaixo pela seta vermelha, o restante dos passos não mudou


2º PASSO:

No quadro que irá aparecer, abaixo de Postar um comentário, escreva o seu comentário


3º PASSO:

Para assinar o comentário clique em Selecionar perfil na frente de Comentar como: e ao abrir a janela, como na figura abaixo, clique em Nome/URL

Se quiser fazer o comentário como Anônimo basta clicar em Postar comentário


4º PASSO:

Irá abrir a janela Editar Perfil, no quadro Nome: coloque seu nome e em seguida clique em Continuar como mostrado abaixo pela seta vermelha


5º PASSO:

Agora clique em Postar comentário como indicado abaixo pela seta vermelha


6º PASSO:

Abrirá a janela Vizualizar onde deverá ser escrita a palavra que aparecerá na Verificação de palavras, indicado pela seta vermelha e depois clique em Postar comentário como indicado pela seta preta


Pronto seu comentário foi publicado como na figura abaixo


Muito simples, segundo estes passos você posta um comentário, agora estamos esperando sua opinião. 

Comente as matérias do nosso Blog, sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: André Luiz
Postado por: Ana Paula

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atualizações em Políticas Públicas para Infância e Juventude - CAO-IJ na Estrada - Divinópolis, 28 e 29 de junho


O objetivo do encontro, em Divinópolis, é discutir e aprofundar temas como aplicação de medidas socioeducativas, política de saúde mental e acolhimento familiar


Nos dias 28 e 29 de junho, o CAO-IJ na Estrada chega ao Centro-Oeste de Minas Gerais, na cidade de Divinópolis. O município receberá promotores de Justiça da Infância e Juventude da região para discutir e aprofundar temas ligados a essa área de atuação, como aplicação de medidas socioeducativas, política de saúde mental e acolhimento familiar.

O evento será realizado no auditório do SESTSENAT, na rua Marten Cyprien, n.º 1.100, no bairro Bela Vista.

Programação

28/06

9h - Abertura e Apresentação do Projeto CAOIJ na Estrada
9h30 - Tema I - A Política Nacional de Assistência Social - SUAS (CRAS, CREAS e os serviços socioassistenciais)
11h - Discussões sobre o tema.
12h - Intervalo para almoço
14h - Tema II - Acolhimento Institucional e Familiar
15h30 - Discussões sobre o tema
16h30 Momento Propositivo

29/06

9h- Tema III - Abordagem sobre a execução das Medidas Socioeducativas à luz do SINASE.

Palestrante:
10h30 - Discussões sobre o tema
11h30 - Intervalo para almoço
Dia 29 Tarde
13h30 - Tema IV - Política de Saúde Mental para crianças e adolescentes
14h30 - Discussões sobre o tema.
15:30 - Momento Propositivo
16:00 - Encerramento


Comarcas convidadas: Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Bom Sucesso, Campo Belo, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Itapecerica, Itaúna, Lagoa da Prata, Luz, Nova Serrana, Oliveira, Passa Tempo, Perdões, Santo Antônio do Monte.

Postado por Ana Paula

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG

BAIRRO DANILO PASSOS II PRECISA DE AJUDA!


A Rede de Vizinhos Protegidos do bairro Danilo Passos II reivindica junto ao Órgão Competente a limpeza do bairro e a construção de uma rotatória. 


A Rua Orozimbo Chagas e o ponto final do ônibus se encontram tomadas pelo mato, tornando-o um lugar perigoso com alto índice de consumo de drogas e ponto de prostituição, trazendo risco para pessoas que transitam na área.  Esse local, além de ser área de manobra dos ônibus, possui um transito intenso. A população convive com perigo constante de acidentes, e anseia por uma rotatória que poderia ser a solução para esse problema.


Temos um pedido protocolado na Prefeitura Municipal e aguardamos providências!

Fonte e fotos: Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Danilo Passos
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Semáforo na Rua Goiás com 21 de Abril entra em funcionamento


A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Trânsito e Transporte (Settrans), informa que desde segunda-feira(25/06),está em funcionamento o semáforo no cruzamento da Rua Goiás com Avenida 21 de Abril.

Com esta intervenção, a Settrans procura dar mais fluidez ao trânsito de veículos, evitando retenções e propiciando aos pedestres uma travessia segura, com os semáforos disponibilizados.

De acordo com o Gerente de Projetos e Operações de Trânsito,
Leandro Teixeira da Silva, esta ação é de grande importância para a melhoria do sistema viário da região central, proporcionado mais comodidade e segurança aos usuários da via.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (37)3222-1102.

Postado por Ana Paula

Criminoso procurado pela PM é surpreendido durante o vestibular


Enquanto realiza a prova de vestibular para o curso de Direito, na Faculdade Pitágoras, neste domingo (24), um policial identificou um foragido, que estava na mesma sala que o militar. De acordo com uma das testemunhas que preferiu não se identificar, o suspeito ao estranhar o movimento na sala de aula ainda tentou se retirar do local, mas o policial já tinha acionado a base da Polícia Militar que já estava de prontidão, assim, foi possível prender o suspeito no mesmo instante.

Segundo informações, o criminoso é acusado de um homicídio ocorrido na cidade de Capelinha/MG. Além disso, o nome do policial militar não foi divulgado, já que estava presente no momento apenas como cidadão.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 26 de junho de 2012

Divinópolis entre as 20 cidades mais violentas de MG

Os índices de homicídios e crimes violentos no estado de Minas Gerais são alarmantes quando comparados aos anos anteriores, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social, Divinópolis está entre as 20 cidades mais violentas de Minas.  Em apenas cinco meses já ocorreram 25 homicídios na cidade, além destes há mais quatro crimes com registro de mortes, mas após o fechamento da ocorrência, assim não são considerados homicídios de fato, pois ao realizar o boletim os indivíduos apresentavam apenas lesões.

Em todo o ano de 2010 foram registrados 20 homicídios, e em 2011 totalizaram 26, ou seja, em apenas um semestre de 2012 o número está próximo aos dados do ano anterior e já ultrapassou 2010.

Contudo, entre os 25 assassinatos realizados este ano, apenas três a princípio, já que a investigação desses ainda não foi finalizada, estão sendo considerados como passionais. Os outros 22 têm alguma relação com tráfico de drogas. Deste modo, a Câmara Municipal de Divinópolis já iniciou as discussões sobre esses tipos de crimes que ocorrem na cidade. As alternativas que estão sendo estudadas são a criação de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps-AD), onde o imóvel para a sua implantação já foi liberado; formação da RISP, que integrará a Polícia Civil e a Polícia Militar, sendo que o local para instalação está em análise; e a elaboração de uma Comissão de Segurança Pública.

Fator importante e desejável é que a pesquisa realizada mostrou que cidades como Abaeté, Oliveira, Pitangui e outros 27 municípios não registraram homicídios no ano de 2011.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O INVERNO CHEGOU


O inverno teve início na semana passada, considerado a estação mais fria do ano. Apesar da queda nas temperaturas, a estação mais fria do ano deverá ser mais amena, em comparação as temperaturas registradas nos mesmos períodos dos anos anteriores. Outro fenômeno que marca também o inverno de 2012 é um tempo mais úmido e a ocorrência de chuvas, que são raras nessa estação, considerada uma época de tempo seco.

Segundo o meteorologista Marius Costa, as características de um inverno com temperaturas mais altas foram constatadas com a diferença na temperatura média registrada nas 15 primeiras noites de junho. Nos últimos quatro anos, a média dessas temperaturas foi de 9,5 a 10 graus, enquanto o registrado no mesmo período de 2012 foi uma média de 14 graus. “É uma grande diferença, o que nos mostra que será um inverno mais úmido”, conta o meteorologista.

Segundo Paulo, o inverno de 2012 será marcado por dois eventos que deverão causar mudanças nas temperaturas. O fenômeno El Niño, que deverá passar pelo continente e aquecer o Oceano Pacífico, e as chuvas no período, que contribuem diretamente para um frio menos intenso.

Marius ainda conta que até o mês de agosto a umidade do ar estará relativamente alta, em comparação aos anos anteriores: “No inverno o tempo não estará tão seco, como é de costume na estação nos outros anos”, conta o meteorologista.

Marius ainda faz o alerta a população: “as pessoas podem se preparar, com os fenômenos que irão marcar o verão deste ano, é bom já deixar o alerta, sobre os possíveis impactos em Divinópolis que podem acontecer já no segundo semestre”. O meteorologista ainda conta que já está alertando as autoridades, para que fiquem atentos as chuvas, que, segundo as previsões, deverão acontecer em grandes volumes na cidade e na região. Segundo ele, a partir dos meses de agosto e setembro as chuvas já deverão começar, e ser intensas na cidade.

Postado por Ana Paula

sábado, 23 de junho de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 18 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Manoel Valinhas, onde a Rede está sendo reestruturada;

Foto RVP Manoel Valinhas (por e-mail) 

- Na terça-feira, 19 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou do teste do apito dos novos laços da RVP Porto Velho;

- Na quarta-feira, 20 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM apresentou o projeto para novos membros da RVP Sagrada Família;

Foto RVP Sagrada Família (por e-mail) 


- Na quinta-feira, 21 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM apresentou o projeto para os futuros moradores do Residencial Elizabete Nogueira;


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 21 de junho de 2012

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG

PAREDÃO DA MORTE



Além de crime ambiental, este paredão será bastante útil aos bandidos e usuários de drogas, que ficaram atrás de tocaia e preparados para o ataque às pessoas de bem que precisam passar pelo local no sentido Centro/Niterói e vice -versa, e agora estão correndo sério risco de vida.

Por ser um local perigoso, porquê não construíram um posto policial no local?

Fonte: Nilton Teodoro, ambientalista a morador de Divinópolis
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 18 de junho de 2012

AÇÃO SOCIAL SEGURANÇA PÚBLICA NO SEU BAIRRO

A TV Candidés e a Fundação Jaime Martins realizaram na manhã do último domingo, 17 de junho, este grande evento que aconteceu na Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos, no bairro Nossa Senhora das Graças,

uma mega área de lazer foi montada para a criançada que além de se divertir ainda pode saborear um delicioso algodão doce, pipoca, além de ganharem balões e sacolinha surpresa,

os doutores da alegria e o palhaço Tiririca Cover garantiram a alegria dos baixinhos e grandinhos,

a Polícia Militar além de parceira do evento, garantiu a segurança dos presentes,

trouxe boa música com a apresentação Banda de Música do 23º Batalhão,

 e animou a criançada com a presença do Canil com o famoso cão Max e do nosso PM Amigo Legal,

o Grupo de Apoio a Adoção De Volta Prá Casa também esteve presente,

vários serviços foram disponibilizados tais como: Emissão de CPF, RG e Carteira de Trabalho, a Polícia Civil também trouxe informações sobre os seus serviços,

O SOS Câncer também esteve presente,

e quem foi prestigiar o evento pode fazer aferição da pressão e medição da glicose, serviço prestado pelos alunos da Funedi/UEMG,

aproveitando para fazer um lindo corte de cabelo,

e depois saborear um delicioso cachorro quente com guaraná,

agentes da Setrans prestaram importantes orientações sobre o trânsito de nossa cidade,

o Promotor da Infância e Juventude, Casé Fortes, aproveitou o espaço do Ministério Público para falar sobre a campanha "TODOS CONTRA A PEDOFILIA", mais informações acesse: http://todoscontraapedofilia.ning.com/,

o Corpo de Bombeiros também trouxe informações sobre os serviços prestados pela instituição,

o evento terminou com a entrega das placas de identificação das residências participantes da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Nossa Senhora das Graças, que terminou sua implantação com grande sucesso.

PARABÉNS A TODOS PELA INICIATIVA!!!

Fonte e postagem: Ana Paula

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rede de Vizinhos Protegidos chega a Carmo do Cajuru


O Comandante do 3º Pelotão PM de Carmo do Cajuru, 2º Ten PM Antônio Carlos, participou na noite do dia 28 de maio, de uma reunião comunitária no Centro da cidade. 

Durante a reunião, o Oficial falou sobre a Rede de Vizinhos Protegidos, ressaltando que a Rede é um instrumento social preventivo que tem por objetivo maior criar um vínculo afetivo entre moradores, cujo propósito é criar uma cadeia de informações seguras que possam auxiliar os trabalhos da Polícia Militar. 

Os moradores ficaram entusiasmados com o projeto e decidiram já se organizar para dividir os laços, sendo agendada outra reunião para dar continuidade ao projeto. 

Estiveram presentes na reunião 16 (dezesseis) moradores cajuruenses.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 14 de junho de 2012

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG

CURITIBA


Queria muito que os nossos políticos visitassem a bela cidade de Curitiba e fizessem uma boa administração como acontece lá. Em Curitiba não vi pedintes, não vi noias pelas ruas, não vi transportes ruins, não vi cachorros pelas ruas, não vi carrapateiro, não vi podas irregulares, não vi lagoas poluídas e sujas, não vi parques ecológicos descuidados, não vi falar em assaltos, não vi pontes como da Rua Castro Alves e não vi buracos com piche. Os impostos de lá são iguais os daqui. Apenas os políticos são diferentes. Aconselho um estágio de nossos políticos na cidade de Curitiba.

Fonte: José Nilton Teodoro, ambientalista
Postado por Ana Paula

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vacinação contra Raiva será realizada em Divinópolis


A vacinação contra a Raiva no município já tem data prevista para ser realizada. Por se tratar  de uma doença que na maioria das vezes mata de forma rápida e pode ser transmitida ao homem, é fundamental que todos os animais sejam vacinados. Vale lembrar que podem ser imunizados todos os animais com mais de três meses de vida.

Entre os sintomas mais comuns está a  chamada Raiva Furiosa, que causa alterações no comportamento do animal. O gato ou cachorro se torna agressivo e adquire irritabilidade acentuada, além disso, o animal apresenta dificuldade para se alimentar, o que faz com que ele deixe de comer e beber água e venha a óbito.A doença é a inflamação da massa encefálica do cão ou gato.

De acordo com Alex Marcelino Borges, veterinário coordenador do Crevisa, a vacinação contra Raiva como é uma rotina de todos os anos, está programada para o mês de setembro. No ano passado não houve a campanha da vacinação Anti-rábica devido a um problema do Ministério da Saúde em remeter essa vacina para os estados e o estado repassar aos municípios, “No ano passado teve um problema na vacina que o Ministério da Saúde não conseguiu o número necessário de doses. Então ele priorizou alguns estados onde estavam ocorrendo casos de raiva e principalmente raiva humana para fazer a vacinação e Minas Gerais não foi contemplada” explicou o veterinário.

Neste ano a vacinação já está programada e o estado já fez o pedido desta programação, “A vacinação será no mês de setembro, inicialmente a gente já está programado para iniciar no dia 15 de setembro nas regiões central, oeste e sudoeste e no dia 16 de setembro na zona rural e no dia 22 a gente programa trabalhar a região norte, nordeste e sudeste” analisa o veterinário.
Para que as vacinações sejam iniciadas na data programada, os postos de vacinação serão contactados a partir do mês de julho para verificar a disponibilidade de se ceder o espaço e a organização da campanha.

Nos casos dos donos que possuem animais de grande porte ou que tem em casas vários animais, a equipe de vacinação pode ir até a casa do criador, “A gente faz essa vacina depois da campanha. A pessoa solicita para nós porque as vezes tem porte grande de cães, então solicita e a gente faz o contato com a vigilância em saúde e a gente vai na casa vacinar esses animais” explica o veterinário.

VACINAÇÃO

Durante a última campanha de vacinação contra a raiva, realizada no ano de 2010, foram vacinados cerca de 27 mil animais entre cães e gatos na zona urbana e quase 4 mil animais na zona rural. A vacina é importante por imunizar cães e gatos que convivem diretamente com o homem contra a raiva que é uma zoonose, “A raiva é transmitida ao homem pelos animais. Hoje existem alguns relatos de cura, mas é uma doença que na maioria das vezes leva a óbito” explica Alex. Em Divinópolis, após o fim da campanha de vacinação no CREVISA é disponibilizado o posto fixo de vacinação.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A OPORTUNIDADE FAZ O LADRÃO

Você tem 24h por dia atenção com sua segurança pessoal? Se a resposta foi "não", continue a leitura, pois quero convencê-lo a ficar mais atento, pelo menos com seus pertences. Vou narrar alguns casos recentes:

1) João foi a festa de casamento da sobrinha. Ao chegar ao buffet, retirou o blazer e deixou-o em uma cadeira. O problema é que o rapaz tinha o péssimo hábito de colocar a carteira no bolso de dentro. Ao final do evento notou que tinha sido vítima de furto.

2) Enfermeiro do RJ foi preso em flagrante por se apropriar de cartões de crédito de pacientes sob seus cuidados. No final do expediente saia às compras; no dia seguinte, para não gerar suspeitas, devolvia, discretamente, o cartão magnético.

3) O síndico de um prédio de luxo no bairro da Vila Mariana/SP não sabia mais o que fazer, pois diversos moradores relatavam subtração de dinheiro de suas carteiras. Misteriosamente, os apartamentos não apresentavam sinal algum de arrombamento. Uma das moradoras instalou micro câmera em seu imóvel e foi para a sala de ginástica. Ao retornar, notou que mais uma vez seu dinheirinho havia sido subtraído. Imediatamente foi ver as imagens da câmera oculta, e, para sua surpresa, a ladra era sua melhor amiga no prédio. Na delegacia, a criminosa confessou que aproveitava descuido dos moradores para, com ajuda da irmã, copiar as chaves dos apartamentos.

Quando o assunto é dinheiro, cartões magnéticos, talonários de cheques e documentos pessoais devemos redobrar atenção. Em casa ou no trabalho, aconselho que se guarde carteira em local seguro e, se possível, com chave. Muita atenção também com aparelhos eletrônicos e celulares, pois também são alvos da marginalidade. Algumas pessoas, em locais públicos, deixam pertences encima de mesas ou dentro de carros. É como se colocassem açúcar para atrair abelhas. Agindo assim, podem levar boas ferroadas.

Não esqueça do velho jargão popular que diz: "A oportunidade faz o ladrão".

Postado por Ana Paula

sábado, 9 de junho de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 05 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito da RVP Niterói onde a Rede está sendo implantada;

- Na quarta-feira, 06 de junho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião de líderes da RVP Nossa Senhora das Graças, onde a Rede está sendo implantada;

Foto RVP Nossa Senhora das Graças (por e-mail)

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br
  
Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ONG AMINAS FALANDO DE MEIO AMBIENTE

LAGOA DA ESTRADA DO CAJURU


Lamentavelmente a lagoa foi assoreada em conseqüência de um loteamento novo. As Terras soltas em vários montes foram deslizando e caindo na lagoa. Faltou fiscalização de nossos órgãos municipais e ambientais. Até quando?

Fonte: José Nilton Teodoro, ambientalista.
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 6 de junho de 2012

E A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS ?


Que a participação da Polícia Militar no desfile do centenário de Divinópolis estava bonita, ninguém pode negar. Mas ninguém pode negar também que um dos principais trabalhos de sucesso da Instituição, que está em pleno crescimento na cidade, não foi apresentado no desfile: A Rede de Vizinhos Protegidos!

Sabemos que são diversos os projetos desenvolvidos pela Polícia Militar e a 1º de junho seria até pequena para mostrar todos, mas pelo menos um banner do projeto deveria ter sido mostrado e temos a certeza que os coordenadores das Redes da cidade teriam o maior prazer, se convidados, de carregar esta bandeira.

Fica aqui registrada nossa observação!

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: Atitudes que salvam o mundo


No dia Mundial do Meio Ambiente, destacamos medidas simples e sustentáveis para serem tomadas no dia a dia e que contribuem para a natureza.
Não é preciso uma mudança radical nas atitudes do dia-a-dia para fazer a sua parte e deixar o planeta mais habitável para futuras gerações.É só adotar em seus cotidiano atitudes simples, que ajudam a diminuir o impacto da ação humana no meio ambiente. Aproveite o Dia Mundial do Meio Ambiente e veja abaixo como poucas mudanças fazem muito bem ao planeta:

Não basta só reciclar, é preciso reduzir a produção de lixo
1) Reduzir e separar o lixo
Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. Não basta apenas reciclar o que é possível, e sim diminuir a quantidade de dejetos produzida diariamente. Mesmo com locais de tratamento adequados.
Como fazer isto:
- Escolha produtos com menos embalagens.
- Separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico. Se sua cidade não possui sistema de coleta seletiva de lixo, é possível combinar com cooperativa de catadores para recolher a parte reciclável, enquanto o orgânico continua com a coleta municipal. Garrafas PET, papel e latinhas de alumínio são especialmente valiosas paras estas instituições
- Pilhas, baterias e celulares antigos devem ser entregues nas lojas ou em locais destinados para o descarte. Eles jamais devem ser jogados no lixo comum, porque os compostos em seu interior contaminam o solo.
- Não jogue óleo usado pelo ralo, pois ele contamina a água. Depois de cozinhar, recolha o óleo em uma garrafa, até enchê-la, e entregue para reciclagem em redes de supermercados.

Prefira sacolas reutilizáveis
2) Usar sacolas retornáveis
A sacola de plástico chega a representar 40% das embalagens jogadas no lixo e leva até 400 anos para se decompor. Ao escolher uma sacola para carregar suas compras, o consumidor deve se preocupar com a durabilidade do material usado em sua confecção. Quanto mais resistente, melhor: será usada por mais tempo antes de ir para o lixo.
Como fazer isto:
- O ideal é usar sacolas de pano, caixas de papelão ou carrinhos de feira.
- Sacolas de papel são bonitas, mas não são as ideais. Elas têm pouca resistência: rasgam-se com facilidade e estragam quando molhadas.
- Para quem vai ao supermercado de carro, a alternativa mais ecológica e barata é reutilizar caixas de papelão.
- Para quem faz compras a pé ou de ônibus, recomenda-se o uso de ecobags, sacolas reutilizáveis ou o carrinho de feira.

Para pequenas distâncias prefira ir a pé ou de bicicleta. É bom para a saúde
3) Reduzir o uso de gasolina
Os carros emitem uma série de gases poluentes,inclusive o dióxido de carbono, gás causador do aquecimento global. De acordo com estudo do Instituto Akatu, uma pessoa que vai para o trabalho de carro contribui para o aquecimento global, em dois dias, o mesmo que se tivesse feito essa trajetória de metrô durante um mês inteiro.
Como fazer isto:
- Privilegie o uso de transporte público.
- Organize um sistema de caronas com amigos e vizinhos.
- Para pequenas distâncias prefira ir a pé ou de bicicleta. É bom para a saúde.
- Se realmente precisar de um carro, quanto menos potente o motor, melhor. Motores 2.0, por exemplo, emitem mais CO2 que um 1.0. Motor a gasolina também emite mais que a álcool.

Economize água não demorando muito no banho
4) Economizar água 
Ambientalistas afirmam que é preciso uma mudança radical no consumo para que todos tenha acesso à água potável. Atualmente, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo ainda não tem acesso à água limpa. Levando em conta o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico este cenário só vai piorar. Entende-se por mudança de consumo, a economia de água.
Como fazer isto:
- Demore menos no banho. Se metade das famílias de uma cidade de 100 mil habitantes reduzisse o tempo de chuveiro aberto de 10 para 5 minutos no banho diário, economizaria água para abastecer toda a cidade por quase dois meses.
- Preste atenção a pequenos vazamentos de água. Estima-se que em um mês, um cano com um pequeno furo desperdice o equivalente a dez caminhões-pipa cheios de água.
- Escove os dentes de torneira fechada.
- Também não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa a louça.

Não desligue a televisão pelo controle remoto, pois o modo stand-by também gasta energia
5) Use menos energia.
Não é o caso de viver às escuras, mas medidas simples podem reduzir o uso de energia e diminuir a conta de luz. Portanto, além de evitar o aquecimento global, o dinheiro também é poupado.
Como fazer isto:
- Desligue os aparelhos eletrônicos pelo botão de liga e desliga e não apenas pelo controle remoto. Deixar no standy-by pode responder a até 25% do consumo do equipamento. Em ausências mais prolongadas, tirar os equipamentos da tomada.
- Deixe a geladeira com a manutenção e a vedação em dia, assim ela não precisa trabalhar mais, e consequentemente gastar mais energia, para resfriar seu interior.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!!


Postado por Ana Paula