Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: agosto 2012
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CRLV 2012 começa a ser cobrado de motoristas em MG

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2012 começa a ser cobrado dos motoristas em Minas Gerais neste sábado (1º). Segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais, quase 1,9 milhão de propietários de veículos ainda estão em débito,


A multa para quem trafegar sem a documentação é de R$ 191, o veículo é apreendido, e o dono soma sete pontos na carteira.
O documento comprova a quitação da taxa de licenciamento, do seguro obrigatório – DPVAT – e do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Fonte: http://g1.globo.com
Postado por Ana Paula



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mutirão da limpeza na RVP Santa Tereza


Na manhã deste domingo, 26 de agosto, membros de dois laços da RVP Santa Tereza, se reuniram na rua José Millarde Filho, novamente, para fazer a limpeza da rua.

Os vizinhos, em mutirão, realizaram a limpeza da porta de suas residências e a caiação dos meio-fios, postes e tronco de árvores.

Depois se reuniram na residência de um dos membros do laço onde saborearam um delicioso café.


Os moradores da rua, participantes da Rede de Vizinhos Protegidos, acreditam que uma rua limpa diminui a desordem social e consequentemente a criminalidade.

Fonte e postagem: Ana Paula

domingo, 26 de agosto de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 21 de agosto, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Quintino, onde o programa está sendo implantado;

- Ainda na terça, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Alvorada, onde o programa também está sendo implantado;

- Na quarta-feira, 22 de agosto, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Esplanada, onde o programa está sendo implantado;

- Na quinta-feira, 23 de agosto, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou da entrega das placas na RVP Sagrada Família, onde o programa terminou sua extensão.

RVP Sagrada Família

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.
Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Educação no trânsito chega às escolas divinopolitanas


O trânsito em Divinópolis é preocupação constante. Diante disso, a Secretaria de Trânsito e Transportes está desenvolvendo junto aos jovens e crianças de Divinópolis, algumas ações educativas para o trânsito, no sentido de conscientizar a população.

Cerca de 1600 alunos matriculados nas 63 escolas municipais de Divinópolis irão participar de diversas ações educativas. O objetivo é conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito. As ações serão voltadas para jovens e crianças de 2 a 15 anos e devem ser executadas até dezembro deste ano. 

Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e irá contar com uma série de outras palestras educativas. As atividades abrangem todas as escolas municipais e centros municipais de educação infantil (Cmeis) do município.

De acordo com a educadora de trânsito, Consuêlo Tolêdo, as ações desenvolvidas junto aos estudantes é de grande importância para melhorar o trânsito de Divinópolis, “Hoje o trânsito é um dos grandes problemas das cidades. E um dos fatores que contribuem para o problema no trânsito é a falta de respeito as normas e regras de circulação, cordialidade, gentileza e colaboração”. A educadora completa, “Esta ação visa desenvolver um trabalho de sensibilização com os alunos de agir de forma correta no trânsito para que o mesmo tenha fluidez e ofereça segurança, mas para isso temos de começar mudando nossas atitudes e comportamento inadequados no trânsito. E nada melhor que começar este trabalho com as crianças que são nosso futuro e ao mesmo tempo sensibilizados chamam a atenção dos pais e/ou adultos quando fazem algo de errado no trânsito” explicou.
  
NAS ESCOLAS

De acordo com a Settrans, o objetivo dessas ações é orientar os alunos sobre questões de segurança e respeito no trânsito, além de incentivá-los a levar aos pais e aos familiares o que foi aprendido na escola. As apresentações são realizadas por agentes de trânsito, que receberam treinamento específico para coordenar as palestras. Durante as palestras são abordadas orientações sobre as leis de trânsito e suas penalidades, brincadeiras, musicalização ,jogos, vídeos, contação de histórias e teatro de fantoches.

As palestras nas escolas antecedem a realização da Semana Nacional do Trânsito em Divinópolis que será realizada no mês de setembro. De acordo com Consuêlo Tolêdo, ainda não foi fechada a programação da Semana do Trânsito em Divinópolis, porém já estão definidas ações como palestras, ações educativas nas ruas e no transporte coletivo do município.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seds divulga nova lista com os crimosos mais perigosos do Estado

Uma nova lista com os 12 criminosos mais procurados do Estado já foi divulgada pela Secretaria de Defesa Social (Seds). Os rostos dos bandidos serão estampados em cartazes, afixados nos pontos importantes de Minas, além de sites e redes sociais.

Na terceira fase do programa Procura-se foi incluido, pela primeira vez, criminosos do interior do Estado. Além de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, foram escolhidos alvos das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga e Uberlândia. 

O objetivo da ação é intensificar as denúncias feitas pela população sobre o paradeiro dos criminosos. Nas duas primeiras fases do programa, 13 dos 18 bandidos anunciados foram presos.

As denúncias devem ser feitas por meio do telefone 181. O Procura-se é um programa da Seds, em parceria com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Instituto Minas Pela Paz.

Clique no link abaixo e veja a lista dos procurados no site da SEDS:


Postado por Ana Paula

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PM lança Rede de Comerciantes Protegidos em Pouso Alegre/MG

Lançamento do PROJETO REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS em Pouso Alegre/MG. Parceria entre o comércio local e a Polícia Militar visando a paz social.


Postado por Ana Paula


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Informação sobre INSS será obrigatória


As empresas serão obrigadas a informar aos trabalhadores, mensalmente, os valores recolhidos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre o total de sua remuneração.
A determinação está na lei 12.692, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial" da União de ontem.
O governo ainda vai regulamentar o tipo de documento que terá essa informação.
Hoje o contracheque mostra o desconto referente à contribuição previdenciária, e não aquele que o empregador efetivamente recolheu. Portanto, não há como o trabalhador detectar se houve sonegação no recolhimento.
A nova lei ainda obriga o INSS a enviar aos segurados ou à empresa, sempre que for solicitado, o extrato relativo ao recolhimento das contribuições previdenciárias.
O Ministério da Previdência Social não soube informar de que forma o extrato do instituto será enviado nem como o pedido deverá ser feito.
Os trabalhadores já podem receber em casa, mediante solicitação à Caixa Econômica Federal, o extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O documento também pode ser obtido nos caixas eletrônicos, desde que se tenha o cartão do cidadão.

FRAUDES

A alteração -feita na lei 8.212, denominada Lei Orgânica da Seguridade Social-permitirá que o trabalhador acompanhe, todos os meses, os valores recolhidos sobre seu salário e o total que já foi repassado à Previdência. Esses dados são usados no cálculo da aposentadoria e dos demais benefícios do INSS.
Para o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o acompanhamento por parte do trabalhador ajudará a evitar fraudes.
"Essa medida vai ajudar a evitar surpresas negativas quando o trabalhador sai de uma empresa que não passou ao INSS os valores recolhidos [do empregado]", afirmou.
Não é raro trabalhadores descobrirem no pedido da aposentadoria que a empresa não fez o recolhimento.
Quando isso ocorre, o segurado é obrigado a reunir documentos que comprovem o trabalho e o salário da época. Se a empresa fechou ou ele não tem mais documentos antigos, pode não conseguir a comprovação e ter um período descartado no cômputo para a aposentadoria.
Com a nova regra, será possível corrigir pendências antes do pedido do benefício. Basta o segurado fazer uma reclamação em um posto do INSS -é obrigação do órgão, e não do trabalhador, cobrar o recolhimento da empresa.

NOS POSTOS

O extrato já pode ser consultado nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal pelos clientes dos bancos. Também é possível solicitar as informações nos sindicatos ou las no site da Previdência (www.previdencia.gov.br).
Para isso, no entanto, é preciso ter uma senha, que deve ser retirada em uma agência do INSS mediante agendamento prévio feito por meio do site ou da central 135.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PM lança Rede de Empresas Protegidas em Juíz de Fora



Funcionários e representantes das empresas sediadas no Distrito Industrial da Zona Norte receberam ontem treinamento para implantação da Rede de Empresas Protegidas, projeto do 27º BPM, que deve começar a funcionar em setembro.

A iniciativa, aos moldes das já tradicionais redes de vizinhos e comerciantes protegidos, visa aumentar a segurança na área, mediante a parceria entre as empresas e a PM, melhorando a proteção pessoal e patrimonial. As ações integradas fazem parte de uma estratégia para identificar o risco, uma vez que as pessoas deverão informar a Polícia Militar e aos seus vizinhos sobre a movimentação de suspeitos, 23 empresas associadas vão fazer parte do projeto.

A rede soma-se aos serviços oferecidos pela corporação no Distrito Industrial, como a Patrulha de Prevenção de Homicídios e o programa "Ambiente de paz", com sedes nos bairros Benfica e Santa Cruz, respectivamente. Com a rede instalada, os empresários vão se autoajudar e colaborar com a prevenção.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

REDE DE COMÉRCIOS - PM trata questões de segurança com comerciantes

Na última segunda-feira, 06 de agosto, foi realizada na sede da 53ª Cia PM, em Divinópolis uma reunião entre a Polícia Militar com os comerciantes da região do Anel Rodoviário de Divinópolis. 


O comandante da Companhia, Tenente Hélcio, ressaltou a importância desta reunião para a prevenção dos crimes contra o patrimônio, por meio de orientações específicas e pontuais voltadas para medidas de autoproteção.

Na oportunidade, o oficial falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar naquela região, ressaltando a importância da união de esforços para a solução dos problemas e sugeriu a criação da Rede de Comércios Protegidos. Em seguida, falou sobre várias dicas de segurança para o setor comercial.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Direção Defensiva - Fique longe de multas

Descubra o que é e o que não é permitido na legislação de trânsito brasileira:


VELOCIDADE

Você já está cansada de saber que trafegar acima do limite permitido pode render multa gravíssima. Mas, por acaso, você já ouviu falar em multa por baixa velocidade? Isso mesmo! O Código de Trânsito Brasileiro estabelece uma velocidade mínima para trafegar nas vias. Ela corresponde à metade do limite máximo permitido para o local.

PARAR X ESTACIONAR

A diferença é sutil, mas definitiva na hora de o policial aplicar ou não a multa. As placas com uma faixa vermelha sobre a letra “E” indicam que é proibido estacionar, mas permitem que o motorista pare o carro no local rapidamente, para o embarque e o desembarque de passageiros. Por isso, fique atenta: parar para atender o celular ou descer do carro para ajudar um passageiro com as malas são situações que rendem multas em ambos os casos. Já as placas que mostram um X sobre a letra “E”, apontam que não é permitido parar nunca.

CARRO SEM PLACA

Ao retirar um automóvel zero-quilômetro da concessionária, é permitido rodar durante quinze dias sem a placa – a contagem é feita a partir da data do carimbo de saída, que consta na nota fiscal. Mas é preciso ficar atenta aos detalhes! A lei prevê que o carro circule apenas do pátio da fábrica ou da concessionária até o órgão de trânsito do município de destino. Por isso, nem pense em rodar durante a noite ou nos finais de semana – período nos quais os órgãos de trânsito não trabalham.

PICAPES

A legislação prevê normas específicas para o transporte de cargas na carroceria desses veículos. Em qualquer ocasião, os volumes devem estar bem amarrados e sinalizados. Durante a noite, é obrigatório o uso de sinalizadores e refletores vermelhos. A carga não pode ultrapassar a largura da carroceria nem encobrir as lanternas da picape.

BAGAGEM SOBRE A CARROCERIA

A carga transportada não pode exceder a altura máxima de 50 centímetros acima do teto do veículo e nem os limites da carroceria.

SOM ALTO

Ouvir música no volume máximo também rende multa – além de ser muito deselegante!


Fonte:http://mdemulher.abril.com.br
Postado por Ana Paula

terça-feira, 7 de agosto de 2012

FORPAZ - Forum Regional de Promoção da Paz Escolar

Será realizado em Divinópolis o FORPAZ - Forum Regional de Promoção da Paz Escolar - nos dias 23 e 24 de agosto de 2012, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.O Forum busca a melhoria da qualidade da EDUCAÇÃO através do enfrentamento da VIOLÊNCIA ESCOLAR. 

No primeiro dia do FORPAZ será ministado um curos de "Mediação de Conflitos". No segundo dia, além de várias palestras, serão realizados estudos de casos e mesa redonda com a participação de representantes da rede de assistência, inclusive do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Área de Saúde, etc.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ATENÇÃO: Cadastramento escolar em Divinópolis


As inscrições para o cadastramento escolar, para o ensino público estadual e municipal para o ano letivo de 2013, serão realizadas de hoje até o dia 10 de agosto de 2012. O cadastramento é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência. 

O cadastro será unificado nas redes públicas municipal e estadual de ensino. Cada cidade tem formada sua Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Esse trabalho de organização ficará sob a responsabilidade das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), devem se inscrever no cadastro escolar crianças com seis anos completos até o dia 31/12/2013, para início do ensino fundamental; candidato à vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental que deseja ingressar nas redes públicas de ensino; e aluno de escola pólo de educação infantil municipal, nascido até 31/12/2007.

Os pais ou responsáveis que forem fazer o cadastro devem levar original ou cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato, comprovante de residência, caderneta ou boletim da escola de origem (nos casos de transferência para as redes públicas ou de retomadas de estudos).

Mais informações podem ser obtidas com Regina ou Leila na Semed (37) 3222-3046.

Postado por Ana Paula

sábado, 4 de agosto de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 30 de julho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP Quintino, onde o programa começou está sendo implantado;

RVP Quintino

- Na terça-feira, 31 de julho, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º participou de reunião da RVP Halin Souki, onde o programa está em expansão;

- Na quinta-feira, 02 de agosto, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Alvorada, onde o programa está sendo implantado;

RVP Alvorada

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.
Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dicas de Segurança - Proteja a sua casa

Cidadão informado é cidadão seguro! Com o intuito de orientar a nossa comunidade, apresentamos um conjunto de medidas muito importantes. Divulgue estas orientações e contribua para a segurança de nossa cidade. A Polícia Militar está atenta e procura a todo momento promover a paz social.

* Esteja alerta a presença de suspeitos nas imediações de sua casa, principalmente nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saí. Os roubos de residências tem grande incidência nos horários das 06 às 09 horas ou das 18 às 20 horas;

* Fique atento às pessoas que prestam serviços residenciais e públicos, exija identificação;

* Caso note alguma pessoa, motocicleta ou veículo estacionado ou sistematicamente passando e observando a sua residência ou prédio, procure observar suas características, principalmente placas, e telefone imediatamente para a Polícia Militar 190;

* Ao atender estranhos, mantenham os portões fechados e as pessoas do lado de fora, instrua seus familiares para fazerem o mesmo;

* Procure formar uma Rede de Vizinhos Protegidos para que haja observação mútua de residências;

* Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone.




Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Settrans inicia instalação de placas educativas

No mês de julho, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) deu início à implantação de placas educativas em todos os semáforos de pedestres da cidade.

  
De acordo com o gerente de Projetos e Operações de Trânsito, Leandro Teixeira da Silva, a instalação tem como intuito educar os pedestres para uma travessia segura, sobretudo nos cruzamentos em que há os semáforos a eles destinados.

As placas contêm uma mensagem que reforça as normas gerais de circulação de pedestres, objetivando também instituir uma cultura de prevenção e responsabilidade no trânsito. A ação tem suma importância para a melhoria do sistema viário da cidade, proporcionando maior comodidade e segurança aos usuários das vias.

 A instalação, que começou pela região central, segue agora para os bairros da cidade. A previsão é de que todas as placas estejam instaladas até a primeira quinzena de agosto. No total, serão 214 placas.

Para mais informações, entrar em contato com a Settrans, pelo telefone 3222-1102.

Postado por Ana Paula