Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: setembro 2012
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 29 de setembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 24 de outubro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Santa Tereza;

 RVP Santa Tereza

- Na terça-feira, 25 de outubro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP Halin Souki, onde o programa está em expansão;

- Na quarta-feira, 26 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião de líderes na RVP Esplanada, onde o programa está em expansão;

RVP Esplanada

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PM lança Rede de Comerciantes Protegidos em Muriaé


O comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar Tenente-Coronel Rodrigues, presidiu a cerimônia de implantação da "Rede de Comerciantes Protegidos: Parceria para bons negócios", ação conjunta entra a PM e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Muriaé.

Na ocasião, o comandante da unidade fez o repasse da placa identificadora da iniciativa aos comerciantes e intermediou a entrega de um celular aos militares responsáveis pelo monitoramento do projeto na área, que tem, como objetivo, a diminuição de crimes contra o patrimônio na cidade.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Termina nesta quinta-feira prazo para eleitor pedir segunda via do título


Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para que o eleitor solicite a segunda via do título eleitoral.
Como faltam apenas dez dias para o pleito, não é mais possível pedir o documento em qualquer cartório. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão que perdeu o título só poderá pedir um novo na cidade onde vota.

No dia da votação, 7 de outubro, o eleitor deverá apresentar ao mesário um documento de identificação oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira profissional ou carteira de habilitação).
O título não é necessário para votar, mas o TSE salienta sua importância para que a pessoa saiba qual é sua seção eleitoral.
Além disso, o eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa, o que pode ser feito em qualquer seção do país.

Eleições 
No dia 7 de outubro, 138.544.348 eleitores escolherão novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 cidades brasileiras.
Há 140.646.446 eleitores aptos a votar. No entanto, não há eleições municipais no Distrito Federal (1.847.896 eleitores) nem em Fernando de Noronha (1.859 votantes).
Também não votam 252.343 brasileiros cadastrados para votar no exterior, pois esses só vão às urnas para escolher o presidente da República, informa o TSE.

Postado por Ana Paula

REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS – Reunião marca implantação do serviço


No dia 18, policiais do serviço Polícia e Família do 13º BPM realizaram mais uma reunião para a entrega das placas aos participantes do programa Rede de Vizinhos Protegidos no Setor 3.

O evento foi realizado sob a coordenação dos Soldados Robert e Felipe Oliveira e a reunião ocorreu entre os moradores da rua Cassiana Soares, no bairro Santa Rosa. Este foi o 4º encontro já realizado e foram entregues 25 placas somente para aqueles moradores que compareceram a todas as reuniões desde o início.

Antes da entrega, o soldado  falou sobre os cuidados necessários aos participantes reforçando a utilização de apitos, o compromisso assumido com cada vizinho, o papel de cada um para criar e manter um ambiente mais seguro.

Na seqüência o Tenente Mariano falou sobre a importância da participação de cada um, parabenizando os dois soldados, policiais do bairro, que realizaram todo o trabalho de mobilização, reuniões, visitas e preparação para a implantação da rede definitivamente.


Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre membros da rede e convidados de outras ruas que também se interessaram e estarão sendo integrados ao grupo. As seguintes ruas foram beneficiadas: Godim Oliveira, Cassiana Soares, Passos Ferreira, Ilicínea e Sargento Pereira. Ainda esteve presente o Sr. Sgt Ademir, tutor da equipe e membro da equipe Polícia e Família, que auxiliou os soldados durante os trabalhos de mobilização e de interação com os moradores.

postado por Ana Paula

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PM inaugura Rede de Vizinhos Protegidos em Lavras


No próximo dia 29, será inaugurado a nova Rede de Vizinhos Protegidos, em Lavras. O evento ocorre às 10h  na Rua Afonso Pena, centro da cidade. O 8° Batalhão de Polícia Militar, através da 54ª Cia de Lavras, vem desenvolvendo na cidade o projeto Rede de Vizinho Protegidos, que consiste na sensibilização dos moradores de um determinado bairro para que se unam para discutir e realizar ações relacionadas à Segurança Pública.

Com palestras e reuniões, a Polícia Militar mostra como a união dos moradores é importante para combater a criminalidade, além de proporcionar uma aproximação da sociedade com a polícia.

Lavras já possui vários bairros atendidos pelo projeto e neste mês de Setembro mais uma comunidade será contemplada com a Rede. Graças a mobilização dos moradores da Rua Afonso Pena localizada na área central da cidade, que manifestaram interesse em aderir ao projeto, a Polícia Militar avaliou e concluiu que o bairro possuía todos os quesitos para receber a Rede.

Tendo a frente da implantação o Comandante de Policiamento da área central da cidade, 1° Tenente Oliveira, o projeto iniciou com a realização de reuniões onde foram apresentadas questões relacionada à Segurança Pública para que os interessados passassem a conhecer o papel da Polícia Militar e suas limitações legais e perceberem o quão importante é a participação de cada cidadão na promoção da segurança pessoal e familiar.

"A Rede de Vizinhos é uma importante ferramenta de prevenção ao crime, pois faz com que cada morador da região seja uma câmera viva observando qualquer tipo de anormalidade e acionando a PM caso seja necessário. Além disso proporciona uma aproximação entre a polícia e a comunidade, os quais  ao compreenderem o trabalho dos policiais passam a ter iniciativa de efetivamente contribuir para promoção da paz social," ressaltou o Tenente Oliveira.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 25 de setembro de 2012

23º BPM PROMOVE REUNIÃO COM COORDENADORES DAS REDES DE VIZINHOS PROTEGIDOS DE DIVINÓPOLIS

Foto Ana Paula

Foi promovida no auditório do 23º BPM, em Divinópolis, uma reunião com os coordenadores da Rede de Vizinhos Protegidos - RVP.

O Comandante do 23º BPM, Ten Cel Júlio Teodoro participou da reunião, que contou com ainda com a presença do Ch da SEO/23º BPM e Coordenador das RVP em Divinópolis, Cap Marco Paulo, da Equipe de Apoio às RVP's, 3º Sgt Pinheiro e Sd Silveira. Também participou a 3º Sgt Djanira, ela que esteve a frente da equipe da PM de apoio à RVP, durante um ano, trabalhando juntamente com o SD Silveira, hoje, ela está lotada no Corpo Administrativo da 7ª RPM e 49 pessoas da comunidade, representantes das RVP.

Durante a reunião, um Fiscal de Postura da Prefeitura Municipal, se fez presente e abordou os seguintes assuntos: Limpeza de Lotes Vagos; Perturbação do sossego; Podas de árvores  e Lixo deixado em via pública.

Em seguida foram discutidos entre os participantes os seguintes pontos: Cuidados no período eleitoral com as propagandas na R.V.P; Orientações e dicas de fortalecimento para o bom funcionamento das R.V.P's; Apoio da PM no patrulhamento das R.V.P's, dentre outros. Ao final da reunião foram entregues Dicas PM alusivas a Semana Nacional do Trânsito. O Cmt do 23º BPM, agradeceu a presença de todos da comunidade, parabenizou o trabalhos dos Policiais Militares da RVP, destacou o trabalho do Cap Marco Paulo como Coordenador das RVP do 23º BPM, bem como cumprimentou a 3º Sgt Djanira por seus trabalhos realizados, enquanto esteve a frente da equipe RVP em Divinópolis.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

COMANDANTE DO 23º BPM PARTICIPA DE PROJETO PARA CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO


Na última quarta-feira, 19 de setembro, em Divinópolis, o Comandante do 23º BPM, Ten Cel Júlio Teodoro participou do lançamento do projeto do Jornal O Passageiro, que tem como objetivo buscar a conscientização de motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro, valorizando a importância de se atravessar na Faixa para pedestre. A ação foi lançada na Avenida Getúlio Vargas com Rua São Paulo, centro da cidade, com o apoio da Polícia Militar através de policiais militares da 53ª Cia PM e 240ª Cia PM PM, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans).  

Durante a Ação o Comandante do 23º BPM, Ten Cel Júlio fez entrega a um motorista de uma "Folha de AIT Educativa", material este produzido pelo Jornal O Passageiro, que permite a qualquer cidadão ?multar conscientemente?, pelo menos, moralmente, quem infringe as normas de trânsito, buscando assim uma interação com os motoristas e pedestres.

Postado por Ana Paula

sábado, 22 de setembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 17 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião com líderes de laços da RVP São José, onde o programa está sendo implantado;

RVP São José

- Na terça-feira, 18 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião com líderes de laços da RVP Alvorada, onde o programa está sendo implantado;

- Na quarta-feira, 19 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do  apito na RVP Esplanada, onde o programa está em expansão;

- Na quinta-feira, 20 de setembro, o Comandante do 23º BPM, Tenente Coronel Júlio Teodoro, o Chefe da Seo do 23º BPM, Capitão Marco Paulo, Sargento Djanira e a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participaram de reunião com os coordenadores das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis.

Reunião Coordenadores


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br


Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

COPOM, 190 - Elo de comunicação entre a Polícia Militar e Comunidade


O Centro de Operações da Polícia Militar - COPOM é o principal elo de comunicação entre a Polícia Militar e Comunidade. No COPOM está o telefone 190 o qual recebe as solicitações dos cidadãos mineiros. Em Divinópolis, o COPOM instalado na Sede do 23º BPM, vem se destacando na coleta das informações passadas pela comunidade, as quais depois de apuradas são repassadas às equipes que trabalham nas viaturas policiais militares para que possam que atender as solicitações, seja uma ação de proteção ou de assistência, seja uma averiguação ou prisão de um infrator, a PM vai fornecer um resposta para o cidadão solicitante. No dia 09 de setembro de 2012, um teleatendente do COPOM/23º BPM recebeu uma denuncia via 190, a qual relatava que em uma residência localizada na Alameda Rio Tapajós, Bairro Planalto, em Divinópolis, estaria ocorrendo desmanche de motocicleta. Imediatamente após a informação ser recebida via 190, um dos despachantes repassou as equipes PM, as quais deslocaram ao local sob a coordenação do CPCia do turno e lograram êxito, com a recuperação de duas motos que haviam sido roubadas, as quais estavam sendo desmanchadas e apreensão de várias peças de motos e ainda com a prisão de duas pessoas que estavam no local. Parabéns ao COPOM/23º BPM pelos excelentes serviços prestados a comunidade de Divinópolis.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DICAS DE SEGURANÇA PM – Agências Bancárias


A 13ª Região de Polícia Militar divulga dicas de segurança para usuários de agências bancárias. Confira:

* Nunca conte dinheiro em público

* Não comente com estranhos sobre a operação que realizou ou realizará

* Procure ir ao banco sempre acompanhado

* Seja discreto e rápido ao conferir o seu dinheiro e sair do banco

* Procure mudar seus trajetos e horários de ida à agência

* Desconfie de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação

* Não peça, nem aceite ajuda de estranhos

* Caso sinta que está sendo observado ou seguido, entre num local movimentado e acione a Polícia Militar (190).

Postado por Ana Paula

sábado, 15 de setembro de 2012

Começou hoje a campanha de vacinação Antirrábica em Divinópolis


A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Diretoria de Vigilância em Saúde, realizará nos dias 15, 16 e 22 de setembro mais uma campanha de vacinação antirrábica animal.

A raiva é uma zoonose que afeta os animais mamíferos e o homem. A transmissão ocorre pela inoculação do vírus contido na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente através da mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura da pele lesada e/ou mucosas. A raiva é uma doença infecciosa, caracterizada por sintomas de comprometimento do sistema nervoso central, sob forma de encefalite, e sua evolução, salvo raros casos, sempre leva à morte do doente. 

Animais domésticos, como o cão e o gato, são as principais fontes de infecção para o homem, por estarem em maior contato com este. A vacina protege os animais contra a raiva, evitando que eles transmitam a doença.

Na campanha deverão ser vacinados os cães e os gatos acima de três meses de idade. Estima-se em 29.352 o número de animais a serem vacinados. 

Para que este número seja atingido, a Diretoria de Vigilância em Saúde realizará a campanha na zona urbana em duas etapas: no dia 15/09 (sábado), no horário de 8h às 17h, nas regiões central, oeste e sudoeste, e no dia 22/09 (sábado), também de 8h às 17h, nas regiões norte, nordeste e sudeste. No dia 16/09 (domingo), a campanha acontece na zona rural, de 8h às 12h. Serão 41 postos fixos nas comunidades rurais.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde (SRS-Divinópolis), as seringas e agulhas são utilizadas individualmente para cada animal, e em seguida descartadas, evitando a possibilidade de transmissão de doenças pelo uso comum das mesmas.

Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Vigilância em Saúde, através dos telefones 3221-8778 ou 3221-8790, ou na Rua Minas Gerais 900, Centro, ou no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), localizado na rodovia Divinópolis-Carmo do Cajuru, Km 6, estrada de acesso às Chácaras Beira Rio, nº 1.001, sentido Getsêmani, telefone 3229-6579.

É importante salientar que se o proprietário de animal perder a vacinação próximo à sua residência, ainda terá a oportunidade, durante todo o ano, de levar o animal ao Crevisa para receber a dose da vacina.

Confira abaixo os locais de vacinação:

Sábado, 15 de setembro, 8h às 17h
Postos fixos nos bairros: Afonso Pena, Bela Vista, Belo Vale, Belvedere, Campina Verde, Casa Nova, Catalão, Centro, Conj. Nilda Barros, D. Pedro II / São Miguel, Ermida (Centro, Casas Populares, Primavera e Santa Cruz), Esplanada, Ipiranga, Jardim das Acácias / Padre Herculano, L.P.Pereira, Morada Nova, Orion, Planalto, Porto Velho, Quintino, Rancho Alegre, Realengo, Santo Antônio, São José, São Judas Tadeu, São Roque, São Sebastião, Sidil, Tietê, Vila Belo Horizonte, Walchir Resende.

Postos móveis nos bairros: Anchieta, Floresta, Geraldo Pereira, Itacolomi, J. A. Gonçalves, Jardim Alterosa, Jardim Betânia, Jardim Copacabana, Jardim Real, Jardinópolis, João Paulo II, Km 48, Marajó, Morumbi, Nova Forataleza II, Pacaembu, Residencial Castelo, Santo André, São Cristovão, São Domingos, São Paulo, Sion, Vivendas da Exposição, Yanes.


Domingo – 16 de setembro - 8h às 12h
Postos fixos nas comunidades: Amadeu Lacerda, Boa Esperança, Boa Vista, Branquinhos, Buriti, Cachimba, Cachoeira, Cachoeirinha, Cacoco de Baixo, Cacoco de Cima, Cacoco do Meio, Chácaras Belo Horizonte, Choro, Córrego do Paiol, Córrego Falso, Costas, Djalma Dutra, Ferrador, Inhame, Jararaca, Km 49, Lago das Roseiras, Lagoa, Lajes, Lava-Pés, Lopes, Mata dos Coqueiros, Olaria, Paivas, Passagem, Perobas, Piteiras, Posses, Quilombo, Ribeirão do Servo, Rua Grande, Tamboril, Tavares


Sábado, 22 de setembro, 8h às 17h
Postos fixos nos bairros: Alvorada, Antônio Fonseca, Bom Pastor, Danilo Passos I e II, Davanuze, Del Rey / Primavera, Dona Rosa, Espírito Santo / Dr. José Tomáz, Grajaú, Icaraí, Interlagos, Jardim Candelária, Jardim Candidés, Jardim das Oliveiras, Jusa Fonseca, Lagoa dos Mandarins, Mangabeiras, Manoel Valinhas, Manoel Valinhas 2 / Vila Rica, Maria Helena, Nações, Niterói, N. S. da Conceição, N. S. das Graças, Nova Fortaleza I, Nova Holanda, Novo Paraíso, Padre Eustáquio, Paraíso / D. Quita, Ponte Funda, Prolongamento Bom Pastor, Residencial Dom Cristiano, Sagrada Família, Santa Lúcia, Santa Rosa, Santa Tereza, Santos Dumont, São João de Deus, São Lucas, São Luis, São Simão, Serra Verde, Vale do Sol, Vila Romana.

Postos móveis nos bairros: Chácaras Beira Rio, Chácaras Campo Grande, Córrego da Divisa, Costa Azul, Eldorado, Floramar, Jardim das Mansões, Maria Peçanha, Quinta das Palmeiras, São Bento, São Caetano, Terra Azul.


Fonte: http://www.divinopolis.mg.gov.br
Postado por Ana Paula

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 10 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião de líders na RVP Quintino, onde o programa está sendo implantado;

- Na terça-feira, 11 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP São José, onde o programa também está sendo implantado;

- Na quinta-feira, 13 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Esplanada, onde o programa está em expansão.


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Polícia Militar faz balanço dos números do Disque Denúncia


O 23º Batalhão de Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira o balanço dos números do Disque Denúncia Unificado, o telefone 181, na região. De acordo com a PM os números de denúncias anônimas vêm aumentando anualmente nas cidades que fazem parte do Batalhão, o que faz com que cresça o alcance de resultados expressivos e o envolvimento da população em questões relacionadas à segurança pública. Dessa forma a segurança pública fica nas mãos não apenas da PM, mas de toda a população. Fazem parte do 23º BPM os municípios de Divinópolis, Itaúna, Cláudio, Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu e São Gonçalo. 

Segundo os números apresentados pela Polícia Militar o 23º BPM entre os meses de janeiro a junho de 2011 fora recebidas 977 denúncias, enquanto que nos primeiros sete meses desse ano as denúncias já chegaram a 1315, o que representa um aumento de 35% no número de denúncias.

De posse das denúncias a PM realiza um trabalho de busca de informações complementares, planeja ações e operações pontuais, inclusive contando com a parceria de outros órgãos do Sistema de Defesa Social como a Polícia Civil, realizando assim uma força tarefa para a prevenção e repreensão ao crime.

Um dos motivos que podem ser apontados como responsável por esse aumento no número de denúncias anônimas se deve à Rede de Vizinhos Protegidos, uma estratégia que tem como ponto principal as relações entre moradores de uma mesma rua, quarteirão ou bairro. Como os vizinhos conhecem o dia a dia uns dos outros fica mais fácil fazer denúncias de comportamentos estranhos de terceiros próximos às suas residências.

A PM indica que as pessoas usem o 181 para denunciar autores de delitos, pontos de tráfico de drogas, além de todas as situações que ponham em risco a segurança pública, a integridade das pessoas e a paz social.

O Disque Denúncia Unificado

O Disque Denúncia Unificado foi criado no Estado de Minas em 10 de outubro de 2007, implantando um número de telefone de três dígitos, o 181, para denúncias anônimas em caráter de serviço de utilidade pública. Um dos princípios que regem o Disque Denúncia é a preservação do anonimato do cidadão que fizer a denúncia do crime. A ligação é gratuita e no momento da denúncia a pessoa recebe uma senha com a qual podem acompanhar os resultados dos levantamentos realizados.  

Vale lembrar que o 190 continua sendo utilizado normalmente para atender as chamadas de urgência da população.

Resultados obtidos através do Disque denúncia unificado: (box)

- prisão/apreensão de 214 pessoas ligadas ao tráfico de drogas;
- apreensão de 26 armas de fogo;
- apreensão de aproximadamente 05 quilos de maconha;
- apreensão de 2,225 Kg;
- apreensão de 2.943 pedras de crack;
- apreensão de 5,734 Kg de maconha.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Baixe a cartilha do Procon com dicas sobre crédito consignado


Procons de todo o país vão aproveitar o aniversário de 22 anos do Código De Defesa Do Consumidor para fazer um alerta sobre os perigos em torno do empréstimo consignado. 

O número de reclamações sobre esse tipo de operação financeira no primeiro semestre de 2012 já superou as queixas registradas durante todo o ano passado.



Postado por Ana Paula

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vacina contra HPV será cedida pelo SUS


Mulheres de 9 a 40 anos poderão ser imunizadas contra vírus HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Projeto de lei com esse objetivo  foi aprovado na quarta-feira (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).  Um substitutivo da relatora da matéria, senadora Marta Suplicy, redefiniu para nove a 13 anos o grupo prioritário para vacinação contra o vírus HPV.

De acordo com uma nota publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em meninas nessa faixa etária é mais eficaz.

Aproximadamente 90% dos cânceres do colo do útero são causados pelo HPV. A OMS informa que existem mais de 30 tipos de HPV, sendo que 13 causam câncer. Esse tipo de vírus é muito comum e em algum momento de suas vidas as mulheres entram em contato com esses agentes.

No Brasil, cerca 11 milhões de mulheres são infectadas com HPV e menos de 10% delas desenvolvem câncer de colo de útero, com 26% vindo a falecer.

Anualmente, são quase 18 mil novos casos de câncer no país, levando à morte de 4.800 mulheres. Depois do câncer de mama, o de colo de útero é o segundo tumor maligno de maior incidência entre as mulheres brasileiras.

O senador Paulo Davim ressaltou que a medida possui extrema importância do ponto de vista da saúde pública. O senador explicou que por ser a vacina profilática, ou seja, preventiva, e não terapêutica, não há necessidade de ampliação da faixa etária, uma vez que a eficácia é maior em meninas que ainda não iniciaram a vida sexual ativa e ainda estão em processo de crescimento.

 TRATAMENTO

Existem várias formas de tratar. A maioria delas destruirá o tecido doente e isso pode ser feito por:

• Criocirurgia
Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal.

• Laser
Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido em queestão as lesões.

• CAF – Cirurgia de alta frequência
Feito com um instrumento elétrico, remove e cauteriza a lesão.

• ATA – Ácido Tricloro Acético
É um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões.

• Conização
Um pedaço de tecido em forma de cone é retirado com o auxílio do bisturi, do laser ou do CAF.

• Medicamentos
Em algumas situações pode-se utilizar medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 11 de setembro de 2012

FICA A DICA!


Política & Voto – Eleições 2012

Logo serão realizadas as eleições para Prefeitos e Vereadores em todo o Brasil. É uma importantíssima oportunidade para que o cidadão exerça seu direito de voto e escolha as pessoas que vão governar nosso país município pelos próximos anos – afetando diretamente as nossas vidas.

Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem que “não se envolvem em política”, “que política é uma atividade suja ou incompreensível”, que “não querem votar” ou vão “anular” ou “votar em branco” porque não acreditam nos políticos e na política.

Na verdade Política é a dedicação à coletividade e, portanto, é uma atividade das mais nobres e dignas, desde que essa dedicação tenha como objetivo o bem comum e não seja ditada por interesses pessoais e mesquinhos.

Política é também um modo de se obter o poder de governar e, como estamos em uma democracia, “todo poder emana do povo e em seu nome é exercido” (artigo 1º da Constituição Federal Brasileira).

Todos nós também somos políticos, querendo ou não, porque nós somos o povo e o poder é nosso. Além disso todas as nossas atitudes, mesmo as omissões, são atitudes políticas, porque influem no resultado das eleições.

Quando votamos de modo consciente e pensando no bem comum – no bem de todos, de toda a comunidade – confirmando o que está certo ou mudando o que está errado – estamos tornando a política mais limpa e sendo bons políticos. 

Quando deixamos de votar, votamos de maneira inconseqüente ou pensando simplesmente em interesses imediatos ou favores, estaremos nos omitindo e sendo covardes ou votando contra o bem comum e, dessa maneira, sendo maus políticos... no fundo agindo contra nós mesmos.

Assim, cabe a nós tornarmos a política uma coisa boa, com a nossa maneira de agir – lembrando sempre que N. S. Jesus Cristo foi o mais importante político que já existiu e sua plataforma eleitoral era baseada no Amor e na Justiça, sempre visando o bem de todos – o bem comum.

Carlos José e Silva Fortes
Promotor de Justiça

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PM lança Rede de Vizinhos Protegidos em Brumadinho

O 48° Batalhão lançou o projeto Rede de Vizinhos Protegidos em Brumadinho. A solenidade foi realizada no colégio Cemma, no Bairro Silva Pardo em Brumadinho.


O projeto visa a participação da comunidade como parceira da Polícia Militar, qual cada morador se transforma em uma câmera viva atuando preventivamente e auxiliando no combate ao crime, principalmente aos crimes contra o patrimônio.

A solenidade contou com a participação de aproximadamente 50 moradores, dentre eles representantes da associação de bairros, comerciantes, políticos locais, e representando a Policia Militar o Comandante da 215° Cia Especial, Capitão Geraldo Humberto Nascimento acompanhado do 2º Sargento Leandro.

Postado por Ana Paula

domingo, 9 de setembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 03 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Quintino, onde o programa está sendo implantado;

RVP Esplanada

- Na terça-feira, 04 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Alvorada, onde o programa também está sendo implantado;

- Na quarta-feira, 05 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de instrução de uso do apito na RVP Esplanada, onde o programa está em expansão;

- Na quinta-feira, 06 de setembro, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito nas RVP Manoel Valinhas e Alvorada.

---

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Saiba um pouco mais sobre a ACASP



O objetivo da ACASP – ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PARA ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA dar suporte aos órgãos governamentais responsáveis pela segurança pública de, com a logística necessária e suficiente para a proteção e socorro da comunidade divinopolitana, com eficiência e eficácia, celebrando convênios para o recebimento e aplicação de verbas na área de segurança pública, bem como, promover a maior integração entre a sociedade civil e os referidos órgãos.

A Associação se preocupa com a prevenção, a melhor ferramenta para se evitar o crescimento da criminalidade e da violência. A Constituição estabelece que o cidadão também é responsável pela segurança pública. Dentro deste princípio e conhecendo as limitações do Estado, vislumbra-se a possibilidade da criação e sustentação da ACASP, buscando para isso o apoio de toda a população de Divinópolis.

Para viabilizar os projetos de segurança preventiva, é preciso despertar a consciência de toda população no sentido de reunir esforços e conseguir contribuições financeiras para a realização física dos objetivos, especialmente para a compra e manutenção dos equipamentos necessários a proporcionar um policiamento ostensivo na prevenção da violência e da criminalidade.

A ACASP sempre trabalhou em prol da segurança pública em Divinópolis. Desde sua criação, em setembro de 1999, a associação presta apoio logístico às forças de segurança pública da cidade.

Ao longo desses anos, tendo contato direto com membros da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, vem buscando alternativas que possam tornar as medidas de segurança pública mais eficientes e eficazes. Os problemas sociais relacionados ao crescimento populacional, não se resolvem apenas com ações de resultados imediatos. Por isso, devem ser pensadas estratégias que possam contribuir para a redução da violência e ao mesmo tempo, proporcionar uma cidade desenvolvida e tranqüila.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Já começou a fiscalização de cadeirinhas para crianças nos automóveis


A obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças em automóveis entrou em vigor no sábado, 1º de setembro. Após o prazo de 84 dias para a adequação dos pais à  Resolução editada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 28 de maio de 2008, o uso do equipamento, será alvo de fiscalização. 

A Resolução do Contran obriga o uso de três tipos diferentes de cadeirinhas, definidos pela idade e peso da criança. O descumprimento da lei leva a uma multa no valor de R$ 191,54 e ainda a perda de sete pontos na carteira, além disso o veículo é retido até a compra do equipamento correto. Motoristas de vans, ônibus, transportes escolares e taxis, não são obrigados a fazer a instalação desse equipamento. Mas as autoridades de trânsito, aconselham esses motoristas a instalarem o equipamento, para garantir mais segurança e conforto para as crianças. 

Segundo o delegado de trânsito Leonardo Pio, “essa lei da obrigatoriedade do uso das cadeirinhas e a fiscalização já acontece, porém agora essa fiscalização irá ocorrer de forma mais intensa, pelos órgãos de segurança responsáveis por essa função”.  Ele também diz que “o condutor que for flagrado fora dessa situação, ou seja, não utilizando o dispositivo de segurança será penalizado com uma multa de dependência gravíssima, perderá sete pontos na carteira e ainda deverá pagar o valor de R$ 191,54” conta. 

O delegado também esclarece que além de ser fiscalizado o uso da cadeirinha, será analisado se o equipamento está sendo usado de forma correta “ a forma como o equipamento é instalado é levado em consideração, porque na verdade o dispositivo usado de forma indevida oferece riscos, sendo assim, o motorista será penalizado da mesma forma que seria caso o equipamento não estivesse sendo utilizado” alertou. Leonardo disse que essa fiscalização será realizada pela  Settrans, Polícia Militar e Civil.

COMO FUNCIONA

As cadeirinhas para crianças foram projetadas para reduzir o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento da criança com idade de até sete anos e meio.

O valor do equipamento varia entre R$ 150 a R$ 1.200. A variação do preç, entretanto não interfere na segurança da criança, desde que o equipamento tenha o selo do Inmetro e esteja corretamente instalado.

Especialistas indicam que o equipamento esteja relativo à idade e tamanho da criança. Segundo eles, o bebê conforto é ideal para crianças de 1 ano e até 13Kg, a cadeirinha atende crianças de 1 a 4 anos com pesos entre 9 a 18 Kg, o assento de elevação crianças de 4 a 7 anos entre 18 a 36 KG, e crianças de 7 a 10 anos, no banco de traz com o cinto de segurança.

Postado por Ana Paula

sábado, 1 de setembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 28 de agosto, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP São José, onde o programa está sendo implantado;

RVP São José

- Na quinta-feira, 30 de agosto, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião de líderes da RVP Bom Pastor.

RVP Bom Pastor

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.
Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula