Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: novembro 2012
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Polícia Militar lança Operação Natalina em Divinópolis

A operação Natalina foi lançada na manhã desta quarta-feira, 28 de novembro, com a proposta de diminuir o índice de ocorrências no popular período de fim de ano. Para isso foi montado um esquema especial de trabalho. Assista a matéria e fique por dentro das dicas de segurança da Polícia Militar para o período.


Fonte: TV Candidés
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campanha sobre a instalação de enfeites luminosos é lançada em Divinópolis


Em Divinópolis várias casas e lojas já estão decoradas com peças natalinas. A utilização de pisca-pisca, letreiros luminosos e outros artigos de decoração alimentados por energia elétrica, são comuns nessa época do ano. 

Para evitar acidentes, a Cemig inicia uma campanha de conscientização na cidade. O objetivo é que a população saiba qual a melhor forma de utilizar a decoração natalina, sem colocar em risco sua segurança. Em nota enviada a imprensa, o engenheiro do trabalho da Cemig, Demétrio Aguiar, diz que o ideal é escolher itens de qualidade. que tenham o melhor nível de isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda-se adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial,Inmetro. Pois são submetidos a rigorosos testes que garantem a segurança. Recomenda-se também evitar as “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada. Por meio dos adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demétrio Aguiar.

Para evitar a sobrecarga, é necessária a participação de um eletricista, que irá calcular o que pode ou não ser ligado. O profissional vai adequar o circuito da residência por meio de uma pequena reforma na instalação elétrica. É importante ressaltar que existem enfeites antigos, incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de Ts e benjamins.

Ainda em nota, a Companhia energética orienta que a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas. Muros, jardins e árvores devem ter distância mínima de 1,5 metros em relação à rede elétrica.Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental. O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação; evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento. Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.   

Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Dê preferência aos enfeites impermeáveis, eles são mais seguros e duram mais. Escolha às lâmpadas de LED, além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

No caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular. Em caso de acidente externo com a rede elétrica, o consumidor pode entrar em contato com a central de atendimento da Cemig, pelo contato com 116.

É válido dizer que desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

CIDADE ILUMINADA

Em alguns pontos da cidade, já estão sendo instaladas as iluminações natalinas. Quem trafega pelas imediações do bairro Bom Pastor pode conferir o destaque nas árvores da rodoviária. Todas receberam um enfeite especial. Em pontos principais da cidade, como as vias de acesso e saída de Divinópolis. A prefeitura costuma todos os anos, colocar alguns enfeites. Em 2011, a praça da Catedral, e a do Santuário ganharam decorações bastante atrativas. Assim como a histórica Maria Fumaça, e a fachada da Ferrovia Centro Atlântica,FCA.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

108ª CIA PM ESP REALIZA REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS


Na noite de quinta-feira, 22 de novembro, o 3° Sgt PM Leonardo Justino de Souza ministrou uma palestra de mobilização comunitária, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Bárbara, na região do bairro Morro do Sol, em Itaúna, tendo como foco principal a apresentação do funcionamento da Rede de Vizinhos Protegidos.

Durante a palestra, foi realizada exposição sobre a Rede de Vizinhos Protegidos, esclarecendo sobre seus objetivos, funcionamento e procedimentos para operacionalização. Houve ainda, uma abordagem para mobilização das pessoas, focada na necessidade da participação da comunidade para melhoria da qualidade de vida da população e consequentemente da segurança pública no município.

O evento contou com a presença do Cmt da 108ª Cia PM Especial, Major Marciel Araújo Ferreira e de 50 moradores da região, os quais elogiaram a atividade desenvolvida em prol da segurança pública, mostrando-se interessados e participativos no tema abordado. A implantação de uma rede na referida localidade foi aceita por todos os presentes, inclusive tendo um morador destacado a importância da participação dos moradores para crescimento e concretização da criação da RVP.

Postado por Ana Paula

sábado, 24 de novembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 19 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP Manoel Valinhas;

- Na terça-feira, 20 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Tietê, onde o programa está em extensão;

- Na quinta-feira, 22 de novembro, aconteceu no auditório do 23º BPM, reunião com os Coordenadores das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis;


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

23º BPM realiza mais uma reunião de Coordenadores de Redes de Vizinhos Protegidos


Na noite da quinta-feira, 22 de novembro, foi promovida no auditório do 23º BPM, em Divinópolis, mais uma reunião com os coordenadores das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis. 

Estiveram presentes na reunião, o chefe da SEO/23º BPM e coordenador das RVP em Divinópolis, Capitão Marco Paulo, o Comandante da 53ª Cia PM, 1º Tenente Hélcio Tavares, a Equipe de Apoio às RVP's, composta pelo 3º Sargento Pinheiro e Soldado Silveira e 31 coordenadores, além de representantes da empresa Viasolo.

Durante a reunião, os representantes da Viasolo falaram sobre o funcionamento da coleta de lixo na cidade. Em seguida foram discutidos entre os participantes os seguintes pontos: a motivação dos integrantes das redes existentes; a capacitação dos coordenadores para extensão e fortalecimento das Redes, os trabalhos de mobilização e de interação com os moradores, além de orientações e dicas de fortalecimento para o bom funcionamento das R.V.P's. Ao final da reunião foram entregues Dicas PM.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Rede de Vizinhos Protegidos já começa a ser implantada no bairro Jardim das Oliveiras


Na noite de terça-feira, 20 de novembro, o Comandante da 53ª Cia PM do 23º Batalhão, 1º Ten PM Hélcio Tavares, participou da 2ª Reunião de Implantação da Rede Vizinhos Protegidos - RVP do bairro Jardim das Oliveiras, em Divinópolis.

A reunião ocorreu na Escola Estadual Vicente Mateus e contou com a presença de 67 (sessenta e sete) moradores, e o tema do evento foi Montagem dos Laços da RVP. Na oportunidade, foram tratados também alguns assuntos relacionados a segurança pública no Bairro, com a distribuição de Dicas PM.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Divinópolis recebe 27 câmeras do “Olho Vivo”


O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) no dia 19 de novembro na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, a instalação do Projeto ‘Olho Vivo’, em Divinópolis. O equipamento com um total de 27 câmeras será instalado no primeiro semestre de 2013.

A reunião do prefeito Vladimir Azevedo, com o secretário de estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, contou ainda com as presenças do deputado estadual, Fabiano Tolentino(PSD); do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) e do assessor especial de Governo, João Luiz.

O objetivo é acompanhar movimentações suspeitas e evitar que crimes aconteçam. As câmeras têm alcance de 800 metros, com total nitidez de imagem, a partir do local onde estão instaladas. O valor do investimento em Divinópolis é de R$ 2 milhões em uma parceria do Governo do Estado, através da Polícia Militar com o município que assume o custeio do sistema. A previsão é de que até janeiro o projeto já será licitado, sendo posteriormente executada a Central de Monitoramento com as mesas e com a tecnologia de fibra ótica para a captura das imagens.

O prefeito Vladimir Azevedo confirmou que o secretário Rômulo Ferraz, estará em Divinópolis nos próximos dias para a assinatura do convênio.  “É uma antiga luta em conjunto com a Acasp e os deputados. Temos que comemorar por ser um antigo compromisso e já uma promessa de campanha do nosso segundo mandato e mostrando a união do deputado estadual, Fabiano Tolentino, e dos federais Domingos Sávio e Jaime Martins Filho, por nossa cidade”, comentou.

As câmeras serão integradas a uma central de monitoramento dentro do 23º Batalhão da Polícia Militar, onde será feito o acompanhamento. As imagens são visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas. Segundo a Seds, aliado às ações de prevenção, investimentos na integração das polícias, aumento dos efetivos policiais e ampliação do sistema prisional, a tecnologia do vídeo-monitoramento contribui para a redução da criminalidade de, em média, 30% no entorno das áreas onde as câmeras estão instaladas.

Para o Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Eduardo Campos de Paulo, a implantação do equipamento só é possível graças ao trabalho da prefeitura. "O prefeito Vladimir desde o primeiro momento sempre foi presente em Belo Horizonte, conseguindo envolver as entidades e a nossa cidade só tem a  ganhar com esse trabalho. Fico feliz porque inicialmente seriam 19 câmeras e recebi a confirmação que serão 27", explicou.

Já o presidente da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) José Vitor Batista de Freitas, considerou a notícia importante para a segurança das pessoas. “Hoje tivemos a alegria de ver a confirmação de uma batalha de mais de quatro anos. O Vladimir e os deputados sempre estiveram disponíveis para tratar do assunto, apoiando e mostrando que nossa cidade era merecedora deste importante projeto”, avaliou.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Campanha "Conte até 10" pretende evitar crimes por impulso

A campanha “Conte até 10” visa sensibilizar a sociedade com objetivo de evitar os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.
​​
A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a Enasp promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena as ações de combate à violência.
​Com a campanha “Conte até dez”, a Estratégia quer ir além da qualificação e sensibilização dos agentes do sistema de justiça. Quer engajar também a sociedade civil. Na luta contra o homicídio, o desafio agora é agir em duas frentes: combater a impunidade, viabilizando a investigação e julgamento dos crimes, e conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em situações de violência.

Assista o vídeo com Anderson Silva:


Postado por Ana Paula

domingo, 18 de novembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 12 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP Bom Pastor;

RVP Bom Pastor

- Na terça-feira, 13 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Ponte Funda, onde o programa está sendo implantado;


RVP Ponte Funda

- Na quarta-feira, 14 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de de reunião na RVP Nações;


RVP Nações

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Settrans lança campanha de uso correto dos estacionamentos


Em Divinópolis existem cerca de trinta e cinco vagas para idosos e 26 para portadores de necessidades especiais. Porém nem todas essas vagas estão sendo corretamente utilizadas, devido ao excesso de reclamações registradas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Settrans. Uma campanha de conscientização foi iniciada ontem (13), para que os motoristas respeitem as vagas direcionadas a pessoas idosas e portadoras de deficiência. 

Segundo Weberth Madureira, coordenador da fiscalização, a medida visa em primeira fase conscientizar e educar os condutores da importância de respeitar o direito garantido por lei a essas pessoas, para as quais as vagas são destinadas “ Posteriormente vamos intensificar a fiscalização para garantir o direito não só a essas vagas, mas a prerrogativa que é garantida por lei. Lembrando que todas as vagas destinadas aos idosos ou portadores de necessidades especiais são bem sinalizadas com sinalização vertical e horizontal”afirma.

Os locais onde geralmente essas vagas estão localizadas são áreas onde funciona o sistema rotativo. Ou seja, mesmo a pessoa sendo idosa ou deficiente ela precisa deixar à mostra no veiculo o talão do rotativo e a credencial concedida pela Settrans. Madureira salienta que com essa medida é possível identificar se o usuário da vaga está ou não infringindo a lei, e ainda conseguir melhorar o fluxo de veículos do local. “O objetivo é garantir rotatividade entre os próprios idosos e deficientes. Porque se não vamos ter a privatização de espaço público em beneficio de apenas um idoso. Até hoje a secretaria  já emitiu 834 credenciais para idosos e 199 para portadores de necessidades especiais”diz o coordenador de fiscalização.

A emissão da credencial é gratuita, e pode ser requerida na sede da secretaria que fica à rua Espírito Santo, 257 bairro Vila Belo Horizonte. Para idoso é necessário a apresentação da carteira de identidade, e um comprovante de endereço. Já para os portadores necessidades especiais é preciso a apresentação da carteira de identidade, um comprovante de endereço e um atestado médico atualizado que comprove a necessidade especial. A credencial é aceita em todo o território brasileiro, de acordo com as normas do Contram.

É bom lembrar que estacionar o veiculo em local destinado a portador de necessidades especiais e idosos é infração de trânsito prevista na lei Federal 9.503/97 e está sujeita a penalidades como perda de três pontos na CNH, multa de R$53,20 e remoção do veículo para o depósito.

Em entrevista a Gazeta, Madureira explica que independentemente da campanha provida pela secretaria de trânsito. Toda pessoa que se sentir prejudicada ou ver qualquer problema de sinalização pode ligar na Settrans e fazer o registro da reclamação seja por telefone ou via protocolo que o órgão irá entrar com as medidas cabíveis para a resolução do problema.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FICA A DICA !

Apesar de não termos registro desta situação em Divinópolis, segundo a Polícia Militar, é sempre bom estarmos atentos, pois o crime é organizado e nós precisamos estar sempre um passo a frente para não sermos vítimas em potencial


Fonte: Marilene (por e-mail)
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Espirito Santo

17 integrantes da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Espírito Santo e a Patrulha de Apoio às RVP do 23ª BPM se reuniram na última segunda-feira, 05 de novembro.


Dentre os assuntos tratados estão as melhorias de sinalização solicitadas pela RVP, que agora trabalha também para a melhoria da iluminação no local.


O Sgt Pinheiro orientou os presentes sobres os princípios, objetivos e metas da Rede de Vizinhos Protegidos.

Fonte: RVP Espirito Santo
Postado por Ana Paula

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Enfermeiros realizam palestra sobre cuidados com idosos em Divinópolis


Estão abertas as inscrições para uma palestra gratuita sobre os cuidados de enfermagem com pacientes idosos. 

A aula especial será ministrada por professores e alunos da escola de enfermagem do Hospital São João de Deus. 

A palestra será no dia 20 de novembro, pela manhã, na Escola de Enfermagem que fica no próprio hospital. A inscrição deve ser feita pelo telefone (37) 3229-7566.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SANTA TEREZA NOVAMENTE EM ALERTA

I M P O R T A N T E !


Moradores do bairro Santa Tereza nos últimos dias voltaram a ser vítimas de crimes contra o patrimônio.

Nas últimas semanas houveram vários arrombamentos no bairro e segundo testemunhas os suspeitos seriam uma mulher loira de nome ALINE e seu namorado ERISVALDO. As informações já foram repassadas para a Polícia Militar, que prometeu intensificar o patrulhamento no bairro.

Atenção membros da Rede de Vizinhos Protegidos do Santa Tereza, vamos aumentar ainda mais a vigilância para diminuir novamente os delitos na comunidade. Vamos espantar esses bandidos da nossa área, a próxima vítima pode ser algum de nós.

VAMOS FICAR DE OLHO !

Fonte e postagem: Ana Paula

sábado, 10 de novembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 05 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP Espirito Santo;

RVP Espirito Santo

- Na terça-feira, 06 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de Reunião na RVP Nilda Barros, onde o programa está em extensão;

- Na quarta-feira, 07 de novembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Halin Souki, onde o programa está em extensão;

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Polícia Militar dá dicas de segurança para quem quer promover festas em sítios


No dia 27 de outubro, após denuncias de vizinhos de um sítio no bairro Icaraí onde estaria ocorrendo uma festa com som alto perturbando a vizinhança a Polícia Militar foi até o local e foi recebida com tiros por um grupo de pessoas que estavam no lugar, onde ocorria um baile funk com a cobrança de ingressos. Logo em seguida, os autores fugiram. Na ocasião os dois organizadores do evento foram presos, bem como outras pessoas por desacatarem os militares que atenderam a ocorrência e foram apreendidas drogas no local.

Pensando na segurança das pessoas que frequentam e organizam festas em sítios, ou lugares similares, a Polícia Militar repassa para a população algumas medidas que devem ser tomadas pelos proprietários dos ambientes, pelos organizadores e frequentadores.

O capitão Leônidas Santos, assessor de imprensa do 23º BPM, contou que a primeira medida visando a segurança deve ser adotada pelo proprietário do sítio, ou do local que esteja ocorrendo a festa. Um contrato reconhecido em cartório é importante para assegurar não somente a sua proteção como também para delinear as responsabilidades de cada um. O segundo passo é se pensar na vizinhança do local. “Esse proprietário deve fazer um contrato com essa pessoa que vai alugar esse imóvel, vai alugar esse espaço. Que seja reconhecido de modo que as pessoas fiquem cientes e tenham responsabilidades. Nós temos a vizinhança ao entorno desse ambiente, que merece também o respeito dessas pessoas que vão usar esse ambiente, principalmente daquelas que vão alugar esse espaço. Então a necessidade desse comprometimento das partes envolvidas” falou.

De acordo com o capitão Leônidas, as pessoas que queiram organizar festas devem ficar atentas a algumas questões. Primeiramente, uma festa feita em um sítio, casa ou outros locais somente para familiares ou amigos não necessita de nenhuma autorização. Contudo, se houver a cobrança de ingressos para a entrada no local é exigido que o organizador obtenha um alvará para a realização da festa. “A partir do momento que é cobrado ingressos, daí também é necessário um outro documento que as pessoas esquecem, o alvará. Se já estão cobrando a entrada nesse espaço é necessário preciso de um alvará” afirmou.

Segundo o capitão o alvará garante a preservação das vidas das pessoas que estarão na festa. Questões como saídas de emergência, estrutura do espaço físico e número de banheiros são algumas das medidas analisadas em um alvará, que permitirá ou não que a festa seja realizada. “A partir do momento que eu alugo esse espaço, eu chamo essa responsabilidade para mim, a responsabilidade vai para aquele organizador, para aquela pessoa que alugou o espaço. Então ele tem responsabilidade para com as pessoas que ali estão” disse.

Outro fato importante ocorrido na festa funk foi a presença de menores de idade no local consumindo bebidas alcoólicas. De acordo com o capitão, quem organiza a festa deve estar vigilante com os menores e os pais cientes de onde os filhos vão. “Os pais devem pensar que onde estão servindo bebida alcoólica, e o mesmo deixa o filho participar, então é fato que os filhos contam com a permissão dos pais. Há também a necessidade de falarmos sobre isso para que cada pessoa possa ter a sua responsabilidade. Responsabilidades de pais, mães e responsáveis pelos menores. Onde estão esses menores? Então, por volta das 5 horas, a PM trabalhando, fazendo a sua parte, fiscalizando, constata a presença de menores em um ambiente que não são familiares, um ambiente que não é regular. Então, aqui fica também a nossa orientação, a nossa dica para pais, mães e responsáveis” garantiu.

O capitão assegurou ainda que a Polícia Militar continuará atenta a esse tipo de ocorrência, tomando as devidas providências. “A partir do momento que a Polícia Militar vai neste local, constata toda essas irregularidades, a PM vai tomar sim as medidas cabíveis. Lembrando que, mediante uma solicitação de vizinhos a Polícia Militar compareceu naquele local. A PM tendo a informação de qualquer local que esteja acontecendo festa desse tipo providências serão tomadas. E contamos com a compreensão de todos com o nosso trabalho e respeito para conosco policiais militares que estamos aqui para promover a paz social” concluiu.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Crime chega pela sala de bate-papo via Internet

Pedófilos assediam adolescentes e crianças por meio dos chats e sites de relacionamento, impondo mais atenção dos pais



Mal entrou em uma sala de bate-papo de um dos provedores mais acessados no país, Aninha12" passou a ser abordada insistentemente por diversos usuários para uma conversa privada. Dizendo ter 12 anos, ela foi assediada por rapazes de várias idades. Todos maiores de 18 anos. "Aninha12" não existe de verdade. Foi apenas um perfil criado pelo jornal HOJE EM DIA para mostrar que pedófilos aproveitam a facilidade da rede virtual para abordarem suas vítimas.


Em Minas, de maio a janeiro deste ano, a Delegacia Institucional da Polícia Federal (PF), responsável por investigar crimes previstos em acordos internacionais, recebeu 12 denúncias de pedofilia pela Internet.

Os anos de 2008 e 2009 empataram em 23 casos, ainda sob investigação, envolvendo suspeitos que postaram fotos e vídeos de pornografia infantil a partir do território mineiro, distribuindo o material para outros países. "A investigação dura, em média, um ano, pois depende da Justiça para quebra de sigilo telefônico e do provedor onde foi feita a postagem", observa o delegado Gumercindo Nunes Horta.

Ao contrário do que muitos pensam, as salas de bate-papo não estão ultrapassadas e são as preferidas para a ação dos pedófilos. A pedofilia pela Internet, com a distribuição de material pornográfico e aliciamento de menores, é a terceira contravenção mais denunciada na Promotoria de Crimes Cibernéticos de Minas Gerais. "Perde apenas para o estelionato e crimes contra a ordem", diz a promotora Vanessa Fusco.

Por acreditarem que não serão descobertos, estes criminosos conquistam a confiança da criança e do adolescente e, depois, conseguem com que a vítima faça fotos e vídeos pornográficos. A pena para quem distribui este material varia de três a seis anos de cadeia. "E se estiver somente de posse do material será preso e poderá ser condenado de um a quatro anos de prisão", salienta Gumercindo.

Se estes criminosos acreditam que não serão descobertos, Vanessa Fusco avisa: as técnicas empregadas hoje e o treinamento da equipe envolvida na investigação destes casos permitem o rastreamento. "Não tem mais essa de que ficará escondido atrás do computador", enfatiza, sem divulgar a estatística de prisões em Minas. A grande dificuldade das autoridades está na ausência de leis que obrigue as lan houses a registrar os seus clientes. Na capital, uma lei deste tipo será publicada hoje no Diário Oficial do Município.

Embora a maior parte dos casos de pedofilia aconteçam por várias circunstâncias o psiquiatra Geraldo José Ballone destaca outro território onde esses criminosos estão se adequando dia a dia - contando ainda com o benefício do anonimato: a Internet.
"O mundo virtual representa a população geral, com todos os seus defeitos e qualidades. Mas o usuário está distante e imune de uma represália jurídica, e de fato se sente protegido. Sabe-se que muitas crianças varam a noite na Internet nas salas de bate papo adultos. Nesses locais, elas sentem-se valorizadas e raramente distinguem a investida de um elogio. Se eu pudesse aconselhar os pais seria enfático: ?quanto mais tarde seu filho usar a Internet, melhor?".

Para o psicoterapeuta André de Barros uma boa alternativa é instalar os computadores sempre nas áreas comuns da casa - onde todos possam acompanhar a navegação. "Uma das perguntas mais frequentes feitas pelos pedófilos é se a criança está sozinha. ", alerta. Ballone afirma que mesmo que o indivíduo não tenha executado ato sexual com uma criança, o simples diálogo valendo-se de pornografia ou erotismo exacerbado é considerado como atitude pedófila. "Algumas crianças acabam se tornando um alvo mais procurado por causa das roupas, adereços ou atitudes de comportamento precoce", diz. (Com Clarissa Carvalhaes)

Perfil falso "Aninha12?  faz sucesso online

São pouco mais de 10 horas e na sala de bate-papo um homem se apresenta como "Pai Carinhoso CAM". Na verdade, ele é apenas um dos muitos usuários que frequentam os chats pela manhã. Do trabalho ou de casa, o assunto não oscila muito e o vai e vem da conversa sempre acaba no mesmo assunto: sexo, pornografia e erotismo. A sala onde estive era destinada a pessoas com idade entre 15 e 20 anos, embora a assiduidade e diálogos não fosse condizente com a teoria.

Foram cerca de seis horas de permanência no chat entre os dias 9 e 10 de junho, e a todo momento, uma proposta, uma investida ou um convite. Depois de descobrir a idade dos meus apelidos (aninha12 e menininha12) a pergunta seguinte era enfática e sempre a mesma: "Você está sozinha?". Se dissesse não, a conversa, sem exceção, acabava ali. Mas quando a resposta era positiva, o papo esquentava. "Você já beijou?" ou "O que é ficar pra você?", seguiram-se de "Você ficaria com um homem mais velho?" e "Eu gosto de novinhas".

Entre as conversas mais intrigantes está a de "Pai Carinhoso CAM (câmera)", um homem de 35 anos aparentemente gentil, casado e com dois filhos. "Daqui a pouco vou buscá-los na escola", comentou. E quando perguntei se ele não se importava em conversar com uma menina mais nova, disse que não. Afirmei que os meninos geralmente não gostam de bater papo com garotas da mesma idade. Adiante, ele foi direto com perguntas que forçariam qualquer criança no mínimo a mentir: "Você já ficou com alguém?" e ainda "Só rolou beijos?" e "Você tem foto?".

Dessa maneira, seguiram-se muitas investidas e afagos em um diálogo totalmente impróprio para uma criança ou adolescente. A impressão é que passar-se por um pai carinhoso ou um homem gentil, é uma forma de deixar a criança segura e valorizada. E partir para o ataque que, para os mais ousados, significa tentar um encontro com a futura vítima de pedofilia.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Farmácias municipais funcionam em novo horário em Divinópolis


As farmácias públicas municipais de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, terão novo horário de funcionamento a partir desta segunda-feira (5). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os pacientes passarão a receber os medicamentos de uso contínuo em quantidade suficiente para 60 dias do tratamento, com exceção os que usam insulina e os pacientes da Farmácia Complementar.

A Prefeitura alertou que é importante a população consultar os medicamentos oferecidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular” nas farmácias privadas conveniadas. Confira os novos horários de funcionamento:

Farmácia Municipal Central 
Das 7h às 13h
Serão distribuídas 100 senhas, sendo 60 preferenciais e 40 normais, por ordem de chegada, com no máximo três receitas por senha

Farmácia Complementar
Das 7h às 13h

Farmácia do São José 
Das 7h30 às 17h
Senhas: às 16h serão distribuídas 10 senhas por ordem de chegada, com no máximo três receitas por senha

Farmácia do Niterói 
Das 7h às 13h
Às 9h30 serão distribuídas 25 senhas por ordem de chegada, com no máximo três receitas por senha

Farmácia de S.A. dos Campos 
Das 7h30 às 16h (não houve alteração)

Farmácia do N.S. das Graças 
Das 7h às 13h

Postado por Ana Paula

sábado, 3 de novembro de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 29 de outubro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na RVP Ponte Funda, onde o programa está em implantação;


- Na terça-feira, 30 de outubro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na RVP Tietê, onde o programa está em extensão;


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SUS oferece tratamento gratuito a quem quer para de fumar


A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano em todo o país, o que a torna uma doença epidêmica. A dependência da nicotina faz com que os fumantes se exponham constantemente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de vários tipos de câncer.

Diante destes números o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), oferece ampla assistência a quem quer parar de fumar, desde o acompanhamento do paciente por profissionais de saúde até a oferta de medicamentos – entre adesivos, pastilhas, gomas de mascar e antidepressivos.

As ações previstas no Sistema Único de Saúde para estimular os fumantes a vencerem a dependência estão inseridas no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNTC).

Nos últimos dois anos, cerca de 242,4 mil pacientes foram atendidos em unidades credenciadas ao PNTC. Desse total, estima-se que quase metade, um número em torno de 115,5 mil pessoas abandonou o vício de fumar. Segundo José Miguel do Nascimento, diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde para se ter acesso ao tratamento, basta estar decidido a parar de fumar e procurar uma unidade de atendimento credenciada.

O SUS atualmente conta com um número aproximado de 2,3 mil unidades credenciadas para o tratamento do tabagismo em mais de mil municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. A lista destas unidades pode ser obtida junto às secretarias municipais de saúde.
  
Tratamento

Ao procurar apoio para deixar de fumar, o paciente realiza exames e passa por uma avaliação clínica, onde o profissional identifica qual a relação do fumante com o cigarro e monta um plano terapêutico para ele. O tratamento é realizado por meio de consultas individuais ou sessões em grupo para a prevenção a uma possível recaída.

Caso seja necessário, são prescritos medicamentos com o objetivo de reduzir os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina. A meta é fazer com que a pessoa reflita sobre os benefícios de uma vida sem cigarro e se mantenha firme na decisão.

Pesquisas apontam que, todo ano, cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar; porém, apenas 3% deles conseguem. Isto comprova que o acompanhamento profissional e a conscientização sobre a importância de se manter o tratamento são essenciais para o alcance da meta.
  
Remédios

A participação junto ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo depende do interesse das secretarias municipais de saúde. Já o Governo Federal é responsável pela compra e distribuição dos medicamentos a estas secretarias.

Os quantitativos de produtos que são enviados aos estados e, posteriormente, aos municípios são definidos pelo Inca. Por ano, o Ministério da Saúde investe cerca de R$ 22,5 milhões na aquisição de medicamentos para o tratamento do tabagismo pelo SUS.

Divinópolis

Em Divinópolis existem atualmente diversos grupos antitabagismos. Mas antes de procurá-los as pessoas devem passar por uma unidade de saúde para que seja feita uma avaliação médica do paciente.

Posteriormente a pessoa que pretende parar de fumar será encaminhada a estes grupos, onde receberão informações para conseguir alcançar esta meta.

O tempo de tratamento varia de acordo com a realidade da pessoa e de sua exposição ao vício.

Caso a pessoa precise de medicação, ela será prescrita pelo médico que acompanha a evolução do tratamento.

As pessoas que não encontrarem o tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua casa poderá se dirigir a outra unidade, reforça o Secretario Adjunto de Saúde de Divinópolis Gilmar Santos.

Postado por Ana Paula