Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: maio 2013
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vizinhos aderem a programa para evitar roubos em Divinópolis/MG



A Polícia Militar instalou há quatro anos em Divinópolis, no Centro-Oeste, o projeto Rede de Vizinhos Protegidos, que é implantado em mais de 40 bairros da cidade para evitar assaltos e furtos. Os moradores estão, cada vez mais, aderindo ao projeto e, além de investir em equipamentos eletrônicos, como câmeras e alarmes, eles se unem para integrar ao projeto.

A dona de casa Maria Pia Amaral sai na rua para olhar o movimento várias vezes por dia. Na região Central da cidade outros moradores fazem a mesma coisa. “Todos que participam da Rede de Vizinhos têm três ou mais apitos, e quando a gente vê algo suspeito apitamos,  e todos começam apitar junto”, disse.

O apito é o sinal que algum vizinho precisa de ajuda. Uma forma de aumentar a segurança nas casas e no comércio e, assim, diminuir a violência e a criminalidade. "Sempre que nos deparamos com algo fora do comum, nós comunicamos por meio do apito", completou a dona de casa.

Quem faz parte do Programa Rede de Vizinhos Protegidos tem um contato direto com a Polícia Militar. Mesmo quando não tem chamado, os policiais conversam com os moradores para saber o que pode ser feito para aumentar a segurança das ruas. “Antes a gente ligava e demoravam vir. Agora com a rede eles vêm rápido e é muito bom”, disse a empresária Cláudia Lage.

Em Divinópolis quatro mil famílias fazem parte do programa e mais pessoas querem participar. A empresária Emanuele Leal teve a casa arrombada no inicio do mês de abril. Os criminosos levaram dinheiro e joias e a ação foi filmada pelo circuito de TV. "Quero participar do projeto, mas vou ter que aguardar, pois me disseram que não tinham previsão de data e que tinham mais pessoas na minha frente", disse.

Segundo o capitão Jocimar dos Santos, a demora existe por causa da demanda."Pelo êxito que a rede tem conseguido, ela tem despertado ainda mais o interesse. Infelizmente não dá para atender  a todos, mas estaremos trabalhando e apoiando a expansão das redes. Estamos catalogando e na medida do possível vamos atender aos que aguardam na lista de espera", disse.

O capitão afirma que a rede é uma estratégia eficaz de mobilização social e a principal dica para que ele funcione de forma positiva é que tenha dialogo aberto entre os vizinhos. "No mais é preciso ficar atento e manter a observação de forma a identificar estranhos no local."

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bairro Santa Tereza termina extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite da terça-feira, 28 de maio, membros da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Tereza se reuniram para receber as placas de identificação das residências participantes do programa.

A reunião aconteceu na associação de moradores do bairro onde os presentes realizaram uma confraternização que marcou o termino da extensão da Rede.


Estiveram presentes 27 moradores além da Patrulha de Apoio ás Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM.

Fonte e postgem: Ana Paula

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dengue - TEM QUE ACABAR !

As Redes de Vizinhos Protegidos continuam mobilizadas na luta contra o Aedes Aegypti

Mesmo com o tempo frio chegando, a preocupação com a dengue não pode diminuir. Muita gente não sabe, mas a estação que registra menor número de casos é ideal para intensificar o trabalho de prevenção do aparecimento de focos do Aedes aegypti nas residências. 

Forma mais eficaz de combater a doença, a eliminação dos criadouros feita nesta época do ano garante um próximo verão livre de uma epidemia. Segundo especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apenas dez minutos semanais de checagem podem afastar o perigo. A recomendação vale para o ano todo. “Este é o momento de agir e impedir que a doença volte com força nas próximas estações. 

Os ovos do Aedes aegypti resistem a longos períodos de dessecação, que podem durar até um ano. Para a larva eclodir, basta que o o
vo entre em contato novamente com a água”, explica a pesquisadora Denise Valle, chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do IOC. “Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até o próximo período chuvoso e quente”, completa a especialista.

10 Minutos Contra Dengue

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com base neste dado da biologia do vetor, basta uma ação semanal para impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença. “Além dos grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, a atenção também deve estar voltada para pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros”, explica Denise.

Para orientar a ação de 10 Minutos Contra Dengue, relembre abaixo o que fazer semanalmente em sua residência:


Fonte: http://pfarma.com.br
Postado por Ana Paula

terça-feira, 28 de maio de 2013

IMPORTANTE AVISO AOS PAIS !


Já passou da hora de pararmos com esta psicologia barata, vamos transmitir a verdadeira imagem da Polícia Militar para nossas crianças. 

Utilizando esta prática você pode estar criando um futuro infrator que irá crescer com uma imagem negativa das forças de segurança pública.

PENSE NISSO !

Fonte e postagem: Ana Paula

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fiscalização para documentação de veiculo começa em julho


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) informa que os motoristass só podem circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2012 até o último dia do mês, conforme a seguir: placas com final 1,2 (junho), 3, 4 (julho), 5, 6, 7 (agosto), 8, 9, 0 (setembro). Quem não estiver com a documentação correta leva multa, 7 pontos na carteira de habilitação, além da remoção e apreensão do veiculo. Para recebimento do documento CRLV 2013, os débitos com IPVA, DPVAT, taxa de licenciamento e multas, caso existam, devem estar quitados. O documento é enviado via correios e caso você não receba basta consultar o site www.detran.mg.gov.br ou www.correios.com.br para verificar a entrega ou não da licença que é de porte obrigatório.

Postado por Ana Paula

sábado, 25 de maio de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 21 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro Santa Martha onde o programa está sendo implantado;



- Na quarta-feira, 22 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou realizou a apresentação do projeto a moradores do bairro Interlagos dando inicio a sua implantação;



- Na quinta-feira, 23 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Nações.

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bairro Interlagos inicia a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite da última quarta-feira, 22 de maio, aconteceu no Tiro de Guerra 04-019, reunião de apresentação do projeto Rede de Vizinhos Protegidos.

Participaram aproximadamente 37 membros da comunidade, além de militares da Patrulha das Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM e do Exército Brasileiro, que está apoiando a implantação do programa no entorno do quartel.

A próxima reunião irá acontecer no dia 06 de junho às 19:30 hs no Tiro de Guerra 04-019, se você é morador ou conhece alguém que mora no bairro Interlagos, ainda dá tempo de participar.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Justiça suspende dívida de leasing de carro roubado


Justiça suspende dívida de leasing de carro roubado. A ação foi movida contra diversas financeiras e, segundo a magistrada, a sentença prolatada produz efeitos em todo o território nacional. Saiba mais: http://bit.ly/162mBBG.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 21 de maio de 2013

DICAS DE SEGURANÇA - Como evitar furto de bicicletas


Utilize sempre dispositivos de segurança, como cadeados e travas, de preferência amarrando-a em algum ponto fixo, quando deixar sua bicicleta estacionada em algum lugar.

Evite deixar sua bicicleta, em local ermo por um longo período, isto facilita a ação de infratores.

Guarde a nota fiscal original da bicicleta, em um local de fácil acesso; e ande sempre com uma cópia da nota fiscal da bicicleta em sua carteira, pois isto facilita a identificação do verdadeiro proprietário.

Ao comprar sua bicicleta, verifique se o numero do chassi (quadro da bicicleta) foi anotado na nota fiscal. Algumas bicicletarias já adotam esse procedimento como forma de se preservar essa informação.

Alguns proprietários gravam seu nome no chassi (quadro) da bicicleta. Ao comprar a sua, adote também essa importante medida.
Não compre bicicletas de origem duvidosa e com preços abaixo do valor de mercado, pois poderá configurar crime de “receptação”.

O pensamento “Ah, é rapidinho!” pode custar sua bicicleta. Não facilite. Adote todas as medidas necessárias para proteger seu patrimônio. Afinal, você trabalhou muito para pagar por ele.

Tire uma foto de sua bicicleta, em especial do local onde está gravada a numeração no quadro, e dos locais onde houver uma marca “especial” (o nome do proprietário, quando você gravar, ou algum amassado/ arranhado, por exemplo).

Com essas simples atitudes, você estará protegendo seu patrimônio e ainda estará ajudando a Polícia Militar a coibir o crime.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 20 de maio de 2013

ATENÇÃO ! Aviso aos membros das Redes de Vizinhos Protegidos


A cada dia que passa notamos que políticos e líderes comunitários estão utilizando as Redes de Vizinhos Protegidos para sua própria promoção ou de projetos que não tem nada a ver com o programa.

Vale ressaltar, mais uma vez, que as Redes de Vizinhos Protegidos são uma conquista exclusiva de toda a comunidade, e esta é quem faz o programa funcionar.

Nós que lutamos dia a dia para divulgar a eficácia deste programa na luta contra a criminalidade, ficamos extremamente tristes ao saber que políticos e líderes comunitários se aproveitam do poder de mobilização das Redes de Vizinhos Protegidos e da força desse nome para sua própria promoção.

Vamos dizer NÃO a essas pessoas que se aproveitam da força de nossa união e se dizem responsáveis pela instalação do programa em nosso bairro, a implantação das Redes de Vizinhos Protegidos partem de um clamor da comunidade e não da vontade dessas pessoas que se dizem preocupados com a segurança pública.

Nas reuniões com a Polícia Militar somos constantemente orientados a respeito deste fato, que muitas vezes nos passam despercebidos. VAMOS ABRIR OS OLHOS, como boas câmeras vivas que somos.

Ajudem a divulgar esta informação a todos os membros de sua Rede de Vizinhos Protegidos e continuemos firmes em nosso proposito principal, que é tornar o local onde moramos um lugar melhor para se viver.

Fonte e postagem: Gerenciadores do Blog

sábado, 18 de maio de 2013

18 DE MAIO !

Vamos mobilizar nossas Redes de Vizinhos Protegidos
 também na luta contra a Pedofilia !


Fonte e postagem: Ana Paula

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 14 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião de instrução de uso do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Lagoa dos Mandarins onde o programa está sendo implantado;



- Na quarta-feira, 15 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São José;

- Na quinta-feira, 16 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Bom Pastor.



Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Polícia Militar apreende 1,0 Kg de crack, 1,5 Kg de maconha e outros materiais após receber denúncia da comunidade em Divinópolis


Na tarde do dia 14 de maio, após denúncia anônima, a Polícia Militar deflagrou uma Operação Policial em Divinópolis, no entorno da linha férrea próximo ao pontilhão no bairro Catalão, logrando êxito na prisão de 04 autores de tráfico de drogas, sendo que um deles possuía um mandado de prisão em aberto. Com os autores foram encontradas inicialmente 14 pedras de crack.

Considerando as características do terreno, repleto de mato e de difícil acesso, foi solicitado o apoio do GPCães da 240ª Companhia Tático Móvel do 23ºBPM/7ªRPM, tendo o cão farejador da raça Pastor Belga de nome THOR, encontrado a maior parte da droga enterrada nas proximidades.

A operação foi Coordenada pelo Comandante da 53ª Cia PM/23º BPM, Cap Alexsander de Oliveira Silva e foi encerrada com a apreensão dos seguintes materiais/drogas:

1,0 Kg de crack;

1,5 Kg de maconha;

03 balanças de precisão

tesouras, celulares, binóculo, capacete, facão, facas e material para embalar drogas.

Os suspeitos foram presos e conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil, juntamente com material apreendido.

A Polícia Militar ressalta a importância da participação da comunidade através da denúncia anônima que pode ser feita diretamente pelo número 190 ou 181.


Postado por Ana Paula

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dengue - TEM QUE ACABAR !


Secretaria de Saúde divulga situação da dengue em Divinópolis

A secretaria municipal de Saúde, Semusa, por meio da vigilância em saúde divulgou na última quarta-feira (08) um balanço da situação da dengue em Divinópolis. Conforme mostram os dados até o dia 07 desse mês foram notificados 4.694 casos de suspeita de dengue no município, sendo  505 casos confirmados e 121 descartados, a pesquisa revela ainda que  4.068 casos esperam por   resultado de análise laboratorial.

O responsável pela vigilância em saúde Gilmar Santos destaca que agora a tendência é que haja uma diminuição dos registros da dengue na cidade em virtude da mudança de estação, mas, ainda sim a população não deve descuidar das ações preventivas. Conforme afirma Santos a Semusa irá continuar trabalhando com os agentes de saúde vistoriando e orientando os moradores sobre os criadouros dentro de casa. Nos últimos dois meses a secretaria de Saúde teve que dobrar a equipe para que Divinópolis não entrasse na lista das cidades em situação de risco com a doença, Gilmar conta que os trabalhos foram realizados com sucesso e agora por causa da demanda a equipe voltará a contar com os 112 agentes de antes porém sem diminuir as ações “agora vamos dar início a setorização dos agentes, ou seja, cada agente vai ficar responsável por no máximo mil imóveis  para poder acompanhar e monitorar os criadouros da dengue, queremos que as visitas aconteçam no máximo de dois em dois meses”afirma.

O diretor da Vigilância em Saúde diz ainda que é importante a população se manter consciente dos riscos do aedys aegypti e tirar do pensamento a idéia de que somente o poder público é quem deve fazer esse combate a dengue, “o poder público está fazendo sua parte mas a população em contrapartida tem contribuído pouco, não estou dizendo que esta não faz nada, mas tem condições de ser melhor, porque infelizmente para a população o mosquito só nasce na casa do vizinho, as pessoas acham que o município só tem vizinhos e não moradores. Eu até costumo brincar dizendo que a população quando não coloca a culpa no vizinho coloca em locais como lotes vagos e estabelecimentos abandonados, mas já é comprovado que 90% dos focos estão nas residências, então pedimos e orientamos a população que fiquem atenta ao seu espaço e quando o agente de saúde for ate a residência que o morador não dificulte seu acesso como as vezes acontece”conclui Gilmar Santos.

A Vigilância informou que houve uma inversão dos locais notificados pois no início das campanhas contra a dengue, isso há algum tempo já, os pontos que apresentavam uma quantidade maior de focos e criadouros eram lotes vagos, ferros velho, cemitérios e estabelecimentos abandonados, mas  hoje os locais que menos apresentam notificações são esses anteriormente citados.

O carro “fumacê” utilizado para distribuir uma espécie de veneno para o aedys aegypti percorrerá os bairros da cidades somente mais essa semana de acordo com a semusa. 

CADA UM FAZENDO A SUA PARTE

Em entrevista anterior a Gazeta o agente de saúde Frederico de Assis disse que  a secretaria de Saúde elaborou o projeto intitulado “10 minutos contra a Dengue” que consiste em fazer com que a população retire pelo menos 10 minutos do seu dia para vistoriar seu imóvel. Assis, explica que com essa atitude cada morador tem condição de fazer a eliminação de todo e qualquer reservatório que possa acumular água e vir a ser um criadouro do mosquito da dengue, e ainda chama a atenção para os seguintes ítens a serem fiscalizados “é importante observar sanitários desativados dentro do imóvel, vasos de plantas que tenham pratinhos (estes devem ser extremante evitados, mas se não for possível então que ele seja coberto por areia). Essas verificações devem ser semanais, e sempre lembrando dos locais que acumulam água como ralo e  calha de chuva. Com atitudes assim a população irá obter uma cidade mais tranqüila, sem dengue.

terça-feira, 14 de maio de 2013

50.000 ACESSOS !


É com muita felicidade que comemoramos a marca de 50.000 acessos ao nosso blog desde a sua criação em 16/11/2010.

Continuamos firmes em nosso proposito que é levar informação a todos os nossos seguidores para melhorar ainda mais nossas Redes de Vizinhos Protegidos.

Ressaltamos que não é uma tarefa fácil, por isso estamos sempre abertos a parcerias que nos ajudem a melhorar ainda mais esta ferramenta de comunicação.

JUNTOS SOMOS MAIS  !

Fonte e Postagem: Gerenciadores do Blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tiro de Guerra em Divinópolis promove ação de combate as Drogas


O Tiro de Guerra de Divinópolis promove entre os dias 13 e 16 de maio a “1ª Semana de Combate as Drogas. Com o slogan “Drogas: Vamos vencer essa guerra!”, a semana será de diversas atividades abordando aspectos psicológicos, sociológicos e jurídicos na tentativa de conscientizar os jovens. O encerramento das programações ficará por conta do grupo Doutores da Alegria de Divinópolis, apresentando a peça “É preciso saber viver”, no Auditório da Faculdade Pitágoras no dia 16, às 19h. Mais informações pelo telefone 3222-7044. Acesse o endereço abaixo e confira o quadro de atrações da 1ª Semana de Combate as Drogas:


Postado por Ana Paula

sábado, 11 de maio de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis


- Na terça-feira, 07 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Belvedere, onde o programa está em extensão;

- Na quarta-feira, 08 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Tietê;

- Na quinta-feira, 09 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Conjunto Nilda Barros.

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Justiça Eleitoral de Divinópolis, MG, discute recadastramento biométrico


Representantes da Justiça Eleitoral se reuniram com veículos de comunicação nesta segunda-feira, 29 de abril, em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, para discutir recadastramento biométrico na cidade. O objetivo é definir estratégias para a campanha de divulgação do recadastramento eleitoral. Segundo o juiz eleitoral Mauro Riuji, a partir do dia 15 de maio, todos os eleitores serão obrigados a realizar o procedimento.

O recadastramento será feito no cartório eleitoral. Divinópolis tem hoje 158.741 eleitores. Mauro Riuji orienta que é importante que a população não deixe o serviço para a última hora, para que não haja filas e tumulto.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 9 de maio de 2013

DIVINÓPOLIS – Denúncia leva PM a impedir roubo de moto



Durante operação policial desencadeada no Bairro LP. Pereira em Divinópolis, policiais militares da 240ª Companhia Tático Móvel Especial do 23° Batalhão impediram que dois homens roubassem uma motocicleta.

A PM recebeu  uma denúncia informando que dois homens estavam rondando uma moto. No local, a dupla foi surpreendida tentando roubar uma motocicleta. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, com seis munições intactas e uma motocicleta.

A dupla foi presa e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma de fogo. A motocicleta foi removida para o pátio do socorro.


Postado por Ana Paula

terça-feira, 7 de maio de 2013

DICAS DE SEGURANÇA - Como os marginais se preparam para cometer um crime?

Em geral, todo assalto conta com uma preparação, que consiste em: 


Pré-eleição do alvo
Essa fase pode levar meses, dias ou apenas
alguns segundos. É a fase em que o bandido
irá escolher quem abordar.

Identificação do alvo
O alvo foi escolhido. Geralmente o mais fraco,
mais distraido ou com base no que o bandido
procura (bolsa, modelo de carro, etc.)

Vigilância(*)
Periodo que o bandido avalia toda a situação
antes do ataque (abordagem).

Planejamento
O bandido já tem tudo o que precisa, agora
ele planeja como será o ataque (dia, hora,
local, forma de abordagem, arma, etc.)

Ataque(**)
O bandido faz a abrodagem. Nessa fase já
não há como fazer prevenção. Menos de 5%
de êxito nas ações de interrupção.

(*) Melhor momento para interromper a ação do bandido
(**) Pior momento para interromper a ação do bandido
   
O bandido:


• Não quer ser exposto;

• Sempre faz uma seleção das vítimas;

• Sempre irá escolher a mais fácil, ou seja, a pessoa mais desatenta;

• Durante um assalto o bandido está nervoso, com medo e geralmente está com as mãos trêmulas;

• Reagir é uma atitude de altíssimo risco e normalmente a vítima leva a pior;

Portanto, a prevenção é o melhor remédio contra a criminalidade que não pode crescer no Brasil.

 O bandido não tem descrição e nem perfil exatos, pois as modalidades criminosas são infinitas.

O modelo do bandido trajando chinelo e bermuda está ultrapassado. Hoje, muitas pessoas relatam ter sido abordadas em semáforos por homens elegantes, de terno e gravata, e ao abrir o vidro, foram assaltadas.


Observe sempre:
  • O comportamento;
  • As mãos (geralmente escondidas no bolso);
  • Camisa por fora da calça com volume aparente, pode significar que a pessoa porta arma de fogo;
  • Os olhos – dizem que eles são o reflexo da alma – isso de fato funciona, observe os olhos e saberá se há ou não intenção ruim.
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 6 de maio de 2013

PRESO UM DOS FUGITIVOS MAIS PROCURADOS DE DIVINÓPOLIS

Foi preso na noite de sábado, 04 de maio, um dos jovens mais procurados em Divinópolis. A Polícia Militar recebeu informações de que Saulo Cândido Castilho, 21 anos, (mais conhecido por Saulinho) acusado de vários crimes entre eles latrocínio, roubo, furtos e tráfico, estava em uma residencia no bairro Candidés. Ao chegar no local, a PM encontrou mais cinco jovens na casa. Foram apreendidas drogas e uma motocicleta utilizada em crimes na cidade. Os cinco rapazes foram presos e levados para delegacia, onde foi feito o flagrante.


Fonte: www.sistemampa.com.br
Postado por AnaPaula

sábado, 4 de maio de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis


- Na terça-feira, 30 de abril, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Doutor José Thomáz, onde o programa terminou sua implantação;


- Na quarta-feira, 1º de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no Bairro Santa Martha , onde o programa está sendo implantado;

- Na quinta-feira, 02 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Esplanada, onde o programa iniciou sua extensão.


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 2 de maio de 2013

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG

INFORMAÇÕES SOBRE A GRIPE H1N1

Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da India.

5. Reforce o seu sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vitamina C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação."

Fonte: J. Miranda (por e-mail)
Postado por Ana Paula