Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: junho 2013
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 29 de junho de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis


- Na terça-feira, 25 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Esplanada, onde o programa está em extensão;

- Na quarta-feira, 26 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no Bairro Interlagos, onde o programa está sendo implantado;


- Na quinta-feira, 27 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no Bairro Lagoa dos Mandarins, onde o programa está sendo implantado.

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DICAS DE SEGURANÇA


Fonte: Facebook PMMG
Postado por Ana Paula

Após pressão popular, PEC 37 é derrubada no Congresso


Com as galerias tomadas de promotores e procuradores, a Câmara derrubou por 430 votos a 9 – e duas abstenções – a proposta de emenda constitucional que reduzia o poder de investigação criminal do Ministério Público (a PEC 37). 

A votação, e em especial o placar, foi uma clara resposta à pressão das ruas ao Congresso. A PEC 37 era uma das matérias em tramitação na Casa mais atacadas pelas recentes manifestações nas ruas do País.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 25 de junho de 2013

Bairro Universitário termina a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na manhã de sábado, 15 de junho, o bairro Universitário encerrou com chave de ouro a implantação do programa Rede de Vizinhos Protegidos.


Os participantes receberam as placas de identificação das residências e depois juntamente com a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, realizaram uma caminhada pelas ruas do bairro afim de divulgar o programa.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Agenda de reuniões


A partir de hoje o Blog das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG em parceria com a Polícia Militar e a comunidade irá divulgar toda segunda-feira as reuniões e eventos que acontecerão ao longo da semana:

25/06 - RVP ESPLANADA - Geral - Extensão

26/06 - RVP INTERLAGOS - Geral - Implantação

27/06 - RVP LAGOA DOS MANDARINS - Geral - Implantação

Se for realizar alguma reunião em sua Rede de Vizinhos Protegidos, 
mande para nós a data, com antecedência,  para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Polícia Militar e Redes de Vizinhos Protegidos
Postado por Ana Paula

sábado, 22 de junho de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- No sábado, 15 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Universitário onde o programa terminou sua implantação;

;
- Na segunda-feira, 17 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Clara onde o programa iniciou sua extensão;

- Na terça-feira, 18 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Belvedere, onde o programa está em extensão;

- Na quinta-feira, 20 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no Bairro Santa Martha, onde o programa está sendo implantado.

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 21 de junho de 2013

23º BPM realiza reunião com Coordenadores de Redes de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta-feira, 13 de junho, foi realizada no auditório do 23º Batalhão da Polícia Militar mais uma reunião de Coordenadores de Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis.

Estiveram presentes representantes de quase todas as 43 Redes de Vizinhos Protegidos da cidade, além do chefe da Seção de Emprego Operacional do 23º BPM, Capitão Marco Paulo e os militares da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, Sargento Pinheiro, Soldado Breno e Soldado Silveira.

Na ocasião foram apresentadas estatísticas da criminalidade por bairro e comparativos com anos anteriores, além de destacar a importância da continuação das ações do programa nos bairros, o que segundo os próprios participantes das Redes, tem diminuído o número de crimes e aumentado a sensação de segurança.

Também houve a troca de experiências e estratégias entre os coordenadores e a exposição das demandas de alguns bairros, além de ser destacado a importância da parceria Polícia Militar e comunidade, que se propôs a estar mais unida para a solução dos problemas locais.

Fonte e postagem: Ana Paula

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dengue - TEM QUE ACABAR !

As Redes de Vizinhos Protegidos continuam mobilizadas na luta contra o Aedes Aegypti


Aprenda a utilizar a água sanitária no combate a dengue. O líquido é eficaz e pode ser utilizado, também, no combate às larvas do mosquito da dengue.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 18 de junho de 2013

Milhares tomam as ruas e protestam pelo país


Data de uma das mais massivas manifestações públicas dos últimos trinta anos, esta segunda-feira, 17 de junho de 2013, entra para os livros de história e deixa um rastro de interrogações. 

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas. No Rio, 100 mil; em São Paulo, 65.000; em Brasília, 10.000. E multidões em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Curitiba, Maceió, Fortaleza, Belém e diversas outras cidades do país. Seu cardápio de reivindicações era amplo e variegado: mais investimentos na saúde, mais dinheiro na educação, transporte público barato, fim da corrupção, rejeição do projeto de emenda constitucional que retira poderes de investigação do Ministério Público – e ainda questões locais. 

Elas se organizaram espontaneamente, sobretudo por meio da internet, e rejeitaram a tutela de qualquer grupo político – em contraponto com as marchas que lhes serviram de estopim, orquestradas nos dez dias anteriores em São Paulo por radicais de esquerda que criaram uma atmosfera de conflito na cidade.

O protesto na capital paulista na quinta-feira passada, em que a polícia usou a força contra os manifestantes, foi um ponto de inflexão. Nesta segunda-feira, as passeatas nas principais capitais do país começaram pacíficas e irreverentes. Os próprios participantes cuidaram de reprimir quem tentava estragar o patrimônio público. Nem todos tiveram sucesso. Barricadas foram erguidas em Belo Horizonte, ônibus foram depredados em Porto Alegre e, no Rio de Janeiro, 72 policiais passaram mais de quatro horas no interior da Assembleia Legislativa, cercados por uma turba que vandalizava o prédio, sem que fosse determinado o envio de uma tropa de choque. No final, vinte policiais saíram feridos. Nessas praças – talvez um outro reflexo das passeatas de quinta-feira em São Paulo –, as autoridades hesitaram em reagir mesmo quando a reação era absolutamente legítima.

Ser houve um traço comum em todas as passeatas foi o repúdio à política tradicional. Ele se mostrou nas palavras de ordem gritadas diante do Congresso Nacional - que mais tarde teve a Chapelaria e a cobertura invadidos - e na veto à presença de bandeiras e camisetas de partidos políticos no meio da multidão - algo que os repórteres do site de VEJA flagraram em diversas cidades e momentos de cada marcha. E os políticos se reconheceram alvos dos manifestantes. Passaram a segunda-feira perplexos, quando não acuados. 

A presidente Dilma produziu uma platitude ao dizer que “as manifestações pacíficas são legítimas e são próprias da democracia”, ao passo que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, confessou: “Não sei a motivação dessas pessoas, não sei que pleitos têm, não sei os objetivos. Assim não há como iniciar uma negociação”. Tampouco sabem governadores e prefeitos, que preferiram guardar distância dos protestos. Todos têm uma esfinge para decifrar.

Postado por Ana Paula

sábado, 15 de junho de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na quarta-feira, 12 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito no bairro Lagoa dos Mandarins onde o programa está sendo implantado;

- Na quinta-feira, 13 de maio, o Capitão Marco Paulo e a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participaram de reunião com os coordenadores das Redes de Vizinhos Protegidos da cidade.


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 13 de junho de 2013

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


Contrata-se profissional para vendas na área 
de publicidade/propaganda


Anúncio de revista; guia de serviços e site. 

Contato: Adriano (37)8803-8903

Bairro Sagrada Família inicia a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de terça-feira, 04 de junho, aconteceu a 1ª reunião para extensão da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sagrada Família.

Estiveram presentes vários moradores do bairro Sagrada Família e Vale do Sol, além da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 11 de junho de 2013

Primeiro desfile pós-centenário é elogiado por participantes


Primeiro desfile pós-centenário é elogiado por participantes Terça-feira, 4 de junho de 2013 às 6h 39 - Atualizado às 6h 56 - Por: Daniel MicheliniMescla de entidades na avenida foi bem vista por todos, uma vez que algumas tiveram a oportunidade de mostrar parte de seus trabalhos à quase 20 mil pessoas.

Algumas pessoas criticam a forma de comemoração do aniversário da cidade, mas o fato é que, a cada ano, o tradicional desfile cívico do dia 1° de junho atrai a atenção de mais pessoas. A demonstração disso é a média de 20 mil pessoas na avenida que o feriado vem mantendo ao longo dos anos. Assim como das outras vezes, o desfile reuniu diversas entidades da cidade, dos mais variados ramos, dando a oportunidade para que estas demonstrassem à população parte do trabalho feito, como o Corpo de Bombeiro, a Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (ADEFOM) e participantes do projeto Rede de Vizinhos Protegidos.

Segundo Reginaldo Couto, presidente da ADEFOM, o desfile foi uma grande oportunidade de mostrar as pessoas à importância do trabalho da entidade e o comprometimento com a parte social. "Quando a situação complica, o cidadão brasileiro foge da responsabilidade. Mas é nessa hora que precisamos estar juntos”, disse Reginaldo, afirmando ainda que o aniversário da cidade independe de fator partidário, pois é uma demonstração de quem somos e da cidade que queremos.

“É uma festa e não tem como a ADEFOM ficar de fora disso, pois é uma entidade que é da cidade. Contamos com parceiros que nos cederam camisas e o grupo é coeso, pois eles tem responsabilidade com o trabalho”.

O presidente da associação conta como foi feita a mobilização para a participação no desfile. “Ligamos para muita gente fazendo o convite para que se juntassem a nós nessa festa". Aproximadamente 70 pessoas estiveram representando a ADEFOM na comemoração do aniversário de 101 de Divinópolis.

Polícia Militar

Assim como a ADEFOM, outros projetos vem se tornando extremamente importantes para o desenvolvimento da cidade. Um deles é a Rede de Vizinhos Protegidos, que busca manter a qualidade da segurança pública em diversos bairros. "É uma demonstração de união e parceria entre polícia militar e comunidade. No desfile, mostramos o comprometimento dos moradores que aderiram ao projeto Rede de Vizinhos Protegidos. É um programa que está crescendo e que os moradores vem se mostrando satisfeitos com a contribuição que o projeto vem dando em relação à segurança pública em nossa cidade. A comunidade está bastante motivada”, disse Sargento Pinheiro, coordenador do programa.

De acordo com ele, a participação de todos os envolvidos do projeto no desfile é uma forma de divulgação do trabalho, incentivando os moradores de outros bairros que ainda não aderiram à Rede de Vizinhos Protegidos começarem a participar desse programa. Dessa maneira, Pinheiro confirma que o resultado até agora está sendo bastante satisfatório. “São resultados que contribuem com a prevenção de ‘imprevistos’ na segurança. Nos locais onde a Rede foi instalada, o nível de satisfação dos moradores é grande”.

Ele revela que há a expectativa em acelerar o projeto para que a Rede de Vizinhos Protegidos seja estendida aos outros bairros da cidade: “Contamos com a colaboração de residentes de bairros que ainda não aderiram, mas que podem tomar as medidas de precaução que o projeto divulga sem dificuldade alguma".

Como de costume, a Polícia Militar esteve presente para saudar o primeiro ano do bi-centenário da cidade. Segundo o Tenente Coronel Marcelo Carlos Silva, a PM se sente orgulhosa em participar de um evento importante para toda a região. “Como sempre fazemos, buscamos estarmos presentes em todos os eventos e movimentos. Assim, não poderíamos nos omitir de brindarmos junto com toda a população divinopolitana mais um ano de emancipação política do município”. A corporação esteve representada pela academia de polícia e pela banda.

EMOP

Reforçando a mescla de entidades presentes na festa, David Maia, secretário da Empresa Municipal de Obras Públicas (EMOP), afirmou que o desfile é uma responsabilidade muito grande para todos os membros da EMOP. “Juntamente com minha equipe, temos feito um grande esforço para mantermos a cidade adequadamente limpa e bonita para que possamos comemorar o primeiro ano do bi-centenário. Divinópolis é uma cidade apaixonante, por isso não matemos esforços para mantê-la limpa. Os trabalhos continuarão na mesma intensidade”, garantiu o secretário.

Educação, Cultura e Saúde

Exemplo de cidadania. Assim foi classificada a participação de escolas públicas da cidade no desfile cívico do último sábado por Jair Miranda Coelho, diretor da Escola Estadual São Francisco de Paula. "Fazer com que as escolas possam participar de uma festa como essa é uma lição de cidadania. De toda forma, só de estarmos aqui estamos dando um exemplo de amor à cidade”.

Jair pretende estimular os alunos dentro da escola através do evento. “Esperamos que a participação no desfile cause um efeito de auto estima nos alunos, fazendo com que eles possam produzir melhor na escola. Este é o nosso maior desejo”.

Definir a participação como cidadania foi uma opinião também compartilhada por Bernardo Rodrigues, secretário municipal de cultura. Para ele, a adesão da sociedade em prol do desfile é de extrema importância, pois fortalece o sentimento de pertencimento e envolvimento com o município. “Vemos um movimento grande das próprias entidades que se interessam em participar da festa, buscando mostrar e compartilhar os trabalhos com a sociedade. Esperamos que essa tradição se mantenha nos próximos anos".

Bernardo destaca que o desfile envolve toda a prefeitura, tendo em vista que é um momento marcante, reforçando a história do município, coroando uma programação que se estende até o mês de julho.

Além do setor cultural, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também se prontificou a participar efetivamente da festividade. De acordo com Soraia Fátima Diniz, gerente da Diretoria Jurídica e Administrativa da Semusa, todas as diretorias do órgão foram mobilizadas a fazerem uma faixa, levando-as para a avenida. “Chamamos todos os servidores para que participassem conosco deste desfile. É uma forma de divulgação do trabalho da secretaria em cada setor, tendo em vista que todas as diretorias estiveram representadas no desfile", disse.

Novas Páginas

Um ano após a festança que marcou o centenário de Divinópolis, o desfile do aniversário de 101 é tratado com a mesma importância pelos responsáveis. É o que garante Rômulo Duarte, secretário municipal de Esportes e Lazer. Para ele, é sempre uma missão difícil mobilizar todas as entidades para o desfile, mas ao mesmo tempo gratificante. “Trabalhamos pelo aniversário da cidade. Esse desfile teve um sabor especial por ter sido o primeiro a fazer parte do bi-centenário de Divinópolis. Nos dá um entusiasmo a mais”.

Mais uma vez, Rômulo afirma que o dever de conseguir entreter o povo foi cumprido. “Conseguimos oferecer uma apresentação de qualidade a todos que vieram prestigiar o desfile. Mantivemos a média de 15 a 20 mil pessoas nas avenidas nos últimos anos. A população fez do desfile uma opção de entretenimento", finalizou Rômulo Duarte.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FORRÓ DO QUARTEL



A Polícia Militar de Divinópolis realiza no dia 15 de junho o tradicional Forró do Quartel. O evento que está em sua 21ª edição será realizado na sede campestre do Divinópolis Clube, localizado à rua Campo Verde, número 441, bairro Belvedere, às 20 horas. Entre as diversas atrações do forró estará a dupla sertaneja Jan Carvalho e Gabriel “Os gigantes do sertanejo” e convidados. O evento também contará com comidas e bebidas típicas da época.

Os interessados em participar da festa podem adquirir os ingressos nos postos oficiais de venda pelo valor de 10 reais ou também podem optar pela compra da mesa com quatro lugares (mesas limitadas) pelo valor de R$50,00. O Forró do Quartel está sendo realizado pela Associação Feminina de Assistência Social – AFAS/Divinópolis.

Postos de venda: (box)

- 23º Batalhão, Rua Mato Grosso, s/n, bairro Afonso Pena;
- 53ª Cia PM, Rua Pernambuco, 523, Centro;
- 142ª Cia PM, Rua Olímpio Moreira, 369, bairro Interlagos;
- 240ª Cia TM, Avenida JK, 1.100, bairro Santa Clara;
- Sorveteria Slep, avenida 21 de abril, 580, centro;
- Fera Papelaria, Avenida Paraná, 887, bairro São José.

Fonte: 23º BPM
Postado por Ana Paula

sábado, 8 de junho de 2013

PARABÉNS POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

 

A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Comemora, em junho, 238 anos de serviços prestados à comunidade mineira.

HISTÓRIA

 A PMMG teve sua origem no dia 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, cidade declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Atualmente, a PMMG conta com efetivo, aproximado, de 45 mil integrantes e uma frota de mais de 10 mil viaturas, além de nove aeronaves. Hoje, a Instituição está articulada em 18 Regiões de Polícia Militar e 56 batalhões operacionais, que executam o policiamento ostensivo geral, além das unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada, o que demanda um treinamento específico nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras. A Instituição busca sempre enaltecer o seu nome perante a sociedade.

Empenhada, permanentemente, em prestar um serviço de qualidade à população, a PMMG atua pautada em um sólido planejamento estratégico, com a missão de promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social no Estado.

A Instituição é reconhecida como referência na produção de segurança pública, contribuindo para a construção de um ambiente social seguro em Minas Gerais. Os seus valores estão alicerçados na ética, lealdade, respeito, representatividade, justiça, disciplina e na hierarquia.

Postado por Ana Paula

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 04 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro Sagrada Família onde o programa iniciou sua extensão;


- Na quarta-feira, 05 de junho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito no bairro Santa Martha onde o programa está sendo implantado;

- Na quinta-feira, 06 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro Interlagos onde o projeto está sendo implantado.


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 7 de junho de 2013

ATENÇÃO - Golpistas se disfarçam de funcionários da Cemig


Golpes como mensagem no celular, avisando de premiações como carros, motos e computadores, tem se tornado bastante comuns ultimamente. E não para por aí. Estelionatários engana a população com as mais diversas mentiras, duas delas, os prêmios das loterias e os boletos dos catálogos telefônicos. E por mais que a polícia e a imprensa alerta para os crimes, há sempre aqueles que ainda caem nos golpes. O mais recente registro, ocorreu com cliente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A concessionária alerta a população para um novo crime que está sendo praticado na região. Segundo informações, homens com uniforme e crachá da Cemig estão se passando por funcionários da empresa, com a conversa de que é necessário fazer um cadastro, para substituir o medidor de energia.

Com esta tática, os golpistas têm conseguido extrair das pessoas vários documentos como, folhas de talão de cheques que posteriormente são clonados. Muitos conseguem até sacar dinheiro no banco, com assinaturas falsificadas.
A Cemig alerta o consumidor que exija a identificação de pessoas que se apresentem usando o nome da empresa. Em nota, a concessionária de energia diz que todos os empregados dela, ou de empreiteiras que prestam serviços, usam o crachá de identificação e também uniforme.

Se mesmo após a identificação, o cliente permanecer com dúvidas, a respeito da identificação do empregado, a empresa recomenda que o consumidor ligue para o telefone 116. Através dele é possível fazer a verificação da autenticidade ou confirmação do serviço a ser realizado.

Alerta

O advogado especialista em defesa do consumidor, Thiago Pardini, diz que é necessário deixar a boa de fé de lado e desconfiar sempre. 

- Não receba em casa, pessoas de qualquer espécie de empresa sem o agendamento prévio, a não ser que sejam os leituristas de água e luz - disse. Ele ainda faz um alerta para que a população peça a documentação de trabalhadores que realizam visitas domiciliares.

- Exija sempre um documento funcional e pessoal, e nunca forneça folhas de cheque, ou mesmo dinheiro para este tipo de trabalhador - explicou.

O advogado também lembra as pessoas, que tenham bastante atenção para o fornecimento de documentos pessoais, porque através de números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e identidade, é possível praticar inúmeros golpes.

Esclarecimento

A Cemig esclarece que nenhum funcionário é autorizado a cobrar por qualquer serviço realizado, solicitar talões de cheques, documentos bancários, ou vender produtos em nome da empresa.

Todas as taxas são pagas junto com as contas de energia elétrica ou documento emitido pela concessionária, via agências bancárias e postos Cemig Fácil de atendimento ou casas lotéricas.

Nesses casos, a Cemig orienta que seja registrado Boletim de Ocorrência para que a Polícia Civil possa investigá-los.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ATENÇÃO MAMÃES !


Sábado, dia 8 de junho, todas as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas contra a Pólio. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece no sábado, mas a vacinação segue até o dia 21 de junho.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.



QUANTO TEMPO LEVA PARA O LIXO SE DECOMPOR?


Jornal algumas semanas
Sapatos de couro até 50 anos
Caixas de papelão vários meses
Plástico fino até 5 anos
Folhas de bananeira algumas semanas
Pneus desconhecido
Sacolas de plástico 10–20 anos ou até centenas de anos, dependendo do tipo de plástico
Metais até 50 anos
Latas de alumínio até 80 anos
Garrafas de plástico centenas de anos
Cacos de vidro milhares de anos

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias.

Nos próximos posts falaremos dos 3 R'S DO CONSUMO CONSCIENTE e vamos aprender a importância de Reciclar. 

Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.


Postado por: André Luiz

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Redes de Vizinhos Protegidos marcam presença em desfile cívico/militar

No sábado, dia 1º de junho, a cidade de Divinópolis completou 101 anos e a data foi marcada pelo tradicional desfile cívico militar, onde pela primeira vez o programa Rede de Vizinhos Protegidos se fez presente,


na concentração os membros de várias Redes de Vizinhos Protegidos da cidade esperam a hora de entrar no desfile,


faixas empunhadas pelos membros das Redes de Vizinhos Protegidos agradecem o apoio ao programa e mostram a união entre os participantes, 


os membros do programa carregaram placas que identificaram os bairros onde o programa está em funcionamento,


devidamente uniformizados os membros da Rede de Vizinhos Protegidos coloriram a avenida 1º de Junho,


por onde passou a Rede de Vizinhos Protegidas foi aplaudida pelo público presente,



os militares da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM também acompanharam o desfile junto com os membros do programa, consolidando a parceria entre a Polícia Militar e a comunidade,


os membros das Redes de Vizinhos Protegidos promoveram um verdadeiro "apitaço" ao longo do desfile.


Parabéns aos membros do programa que participaram do desfile e mais uma vez mostraram a força  e a união das Redes de Vizinhos Protegidos.

Fonte e postagem: Ana Paula

sábado, 1 de junho de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 28 de maio, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro Santa Tereza onde o programa terminou sua extensão;


Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula