Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: outubro 2013
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 26 de outubro de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 22 de outubro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Bom Pastor, onde o programa está em extensão;


- Na quinta feira, 24 de outubro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos da Comunidade Xavante, onde o programa está sendo implantado;


 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rede de Comerciantes Protegidos será implantada em Divinópolis


Membros da Comissão de Comerciantes do Centro, Polícia Militar e o vice-prefeito de Divinópolis, estiveram em reunião na terça-feira (22), para tratar da segurança na região central da cidade. O aumento na frequência de furtos trouxe à tona a antiga preocupação dos trabalhadores.

Vários temas foram abordados, quanto a orientar os comerciantes de como proceder e manter maior tranquilidade nos estabelecimentos, assim como a sugestão de medidas que devem ser tomadas em caso de furtos e roubos. 

Segundo a PM, o projeto segue a mesma linha do que já é feito pela Rede de Vizinhos Protegidos, existentes em alguns bairros da cidade. “Os comerciantes irão se organizar de forma a vigiar não só o estabelecimento próprio, mas também os que estão próximos a ele”, explica o Capitão da Polícia Militar Alexsander Oliveira Silva.


O vice prefeito Rodrigo Resende fez um convite aos comerciantes da região central, para que participassem das  reuniões da Associação  Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp). “Fizemos o convite aos empresários a participar das reuniões e também levar os problemas de segurança para serem discutidas na Acasp. Todos concordaram e tenho certeza que juntos vamos obter sucesso e tornar nossa cidade mais segura”, afirma o vice-prefeito.

Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Redes de Vizinhos Protegidos irão atuar junto a Defesa Civil em Divinópolis



Em reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), o prefeito Vladimir Azevedo lançou Plano Municipal de Contingência para o período chuvoso 2013/2014. Na ocasião, o prefeito afirmou que a administração municipal busca uma aproximação entre a comunidade e a Defesa Civil por meio da criação do Núcleo de Defesa Civil Comunitário.

O núcleo vai contar com a organização que já existe da Rede de Vizinhos Protegidos, que atua na prevenção de crimes por meio da vigilância de ações suspeitas na vizinhança. Segundo o prefeito, a ideia é trazer uma nova atribuição à rede que já está organizada, de maneira que esse grupo auxilie a defesa civil. Na prática, isso significa que a própria população, vinculada à rede de vizinhos protegidos, também vai ficar responsável, pelo monitoramento de áreas de risco.

“Já são núcleos comunitários organizados, com uma função mais voltada para a questão de segurança pública”, explicou o prefeito, ao salientar que a ação vai otimizar a atuação da população junto a organismos como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Também poderão se integrar ao grupo as associações de moradores que tiverem interesse.

Nomeação

Na mesma oportunidade foram nomeados os membros da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) e assinada uma ordem de serviço para operação tapa-buracos.
O grupo nomeado buscará otimizar os recursos existentes, inclusive,  através da antecipação (prevenção) de situações de risco, além de articulação das Secretarias Municipais envolvidas no trabalho preventivo, juntamente com órgãos estaduais, tais como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A primeira ação da coordenadoria será realizada na próxima segunda-feira. O grupo vai se encontrar na Secretaria de Operações Urbanas (Semop) e, em seguida, irão vistoriar áreas de risco da cidade.  De acordo com o coordenador Dreyfus Bueno, áreas como o Alto São João de Deus, Alto São Vicente e Vila João Cota já estão sendo monitoradas.  “Daremos início a um trabalho de levantamento para identificar as áreas de risco, monitorar os locais e alertar os moradores caso necessário,” destaca. Ele conta ainda que existe uma parceria com a Copasa e Cemig, que devem informar sobre alterações do nível pluviométrico.

Tapa buracos

Por fim, R$200 mil já estão disponíveis na prefeitura para uma operação tapa-buracos nas ruas da cidade.  De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Simonides Quadros, as intervenções terão início em 10 dias. ”Na próxima semana, a gente começa a aquisição do material para fazer essa programação de tapa-buracos em vários pontos da cidade, principalmente, nos corredores de ônibus, como Paraná, Magalhães Pinto, Bom sucesso, JK, avenidas com intenso fluxo de veículos”, salientou. Vladimir Azevedo chamou toda a população para atuar como ”caçadores de buracos nas ruas”, e comunicar à prefeitura para que esta execute os reparos.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

REDE DE ESCOLAS PROTEGIDAS

O Projeto é pioneiro no estado de Minas Gerais, e foi idealizado pelo coordenador Capitão Hansen, Comandante da 145ª Cia, auxiliado pela equipe de militares da Patrulha Escolar. Diretores e vice-diretores, e representantes de 15, das 26 escolas que fazem parte do projeto, estiveram presentes e receberam a placa alusiva a campanha “Rede de Escolas Protegidas”.


Postado por Ana Paula

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Horário de verão começa no dia 20 de outubro.

O horário de verão começará no dia 20 de outubro e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. 

O horário diferenciado resulta em redução da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema é adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.




O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

Fonte: Portal Jornal Estado de Minas - http://www.em.com.br

Postagem: Ana Paula

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Compra pela internet requer precauções


Com a chegada do final do ano, os consumidores buscam presentes inusitados ou mesmo aqueles tradicionais para agradar os parentes mais conservadores. Para a compra de artigos simples ou de luxo, a aquisição pela internet é uma opção para aqueles que buscam praticidade, conforto e bom preço. Porém, algumas vezes, estas vantagens se transformam em dores de cabeça e prejuízos.

De acordo com a diretora do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon de Divinópolis, a advogada Tereza Lada, na cidade, o número de pessoas que procuram o órgão para reclamar sobre compras em sites é baixo. “As pessoas ficam até constrangidas quando elas descobrem que caíram no golpe. Eu atribuo isso ao baixo índice de reclamação. Às vezes, elas ligam e não se identificam”, relata. 

Segundo a diretora, um comprador acessou o site diamagazine, pagou com cartão de crédito e não recebeu a mercadoria. Outra moça efetuou duas compras, uma delas com valor alto, parcelada na página da web faston.  Conforme Tereza, após obter estas informações, o Procon realizou uma pesquisa em um site de busca e visualizou diversas reclamações sobre as supostas empresas, em sites, como facebook, youtube e o reclameaqui. Pesquisar antes da compra e comparar os preços em sites, como buscape são algumas dicas que Tereza orienta aos consumidores.

Além disso, o site de compras deve ter o endereço da empresa, CNPJ ou CPF, contato telefônico, canal de atendimento facilitado para o consumidor, para reclamações, dúvidas, informações, cancelamento, reembolsos e devolução, para em caso de arrependimento da compra. 
Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a pessoa tem o direito de devolver o produto, independentemente se estiver com defeito. Para isso, com a posse do comprovante, ela precisa se manifestar em até sete dias corridos e deve registrar o atendimento para comprovar a vontade de devolução. Este procedimento é oferecido pelo Procon. 

Tereza também aconselha a desconfiar das ofertas tentadoras e baratas, além de certificar dos links enviados por remetentes desconhecidos. Uma das formas de garantir a compra é efetuar o pagamento por meio de empresas digitais confiáveis, como mercadoseguro e pagseguro. “É necessário pagar uma taxa sobre o valor da compra para esta empresa. Caso não ocorra a entrega do item, ela bloqueia o pagamento e devolve o dinheiro”, explica.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos, conforme a advogada são os produtos mais procurados na internet. Alguns clientes preferem comprá-los online em sites de lojas físicas próximas. Apesar da credibilidade, também podem gerar transtornos para usuários. A analista de sistemas, Bianca Gontijo, comprou um notebook e acessou o ícone “acompanhe seu pedido do site”, o status mostrava que o pedido foi encaminhado para a transportadora, mas o objeto não chegou.

Após a primeira fatura ter debitado no cartão e passado um mês, a analista procurou o Procon, que agendou uma audiência com o prazo de duas semanas. A empresa enviou o produto, pediu o cancelamento da sessão e Bianca não pagou pelo eletroeletrônico. “Ninguém merece passar raiva. Acredito que só mandaram o produto por medo da Audiência, porque estava claro que iam perder”, afirma Bianca.

“Mesmo de lojas renomadas eu não compro por site pois já ouvi relatos de problemas. Sempre olho a reputação do vendedor e faço pesquisas. Faço as compras no meu computador, pois tenho todos os programas necessários, como antivírus. Além disso, preços baixos demais, condições muito mirabolantes também ligam minha luz de alerta”, afirma o jornalista Vítor Santana. O internauta compra online há oito anos, desde gaiola para hamster até passagens aéreas, e, conforme ele, as precauções vieram com a experiência.

“Para fazer algo, o Procon precisa ter o contato com a empresa, para efetuar a notificação. Quando fazemos a pesquisa e não localizamos a instituição, orientamos a pessoa para procurar a justiça. O juiz pode mandar que a operadora de telefone informe o contato no processo para que notifique a empresa e ela compareça”, explica Tereza. Os consumidores também podem procurar o Ministério Público, para que ele instaure uma ação coletiva, por meio de uma ação civil pública. Assim, o juiz exige a quebra de sigilo e oficia a Receita Federal para encontrar os culpados.

Alguns clientes recorrem a Delegacia de Comarca e Estelionato e Falsificação. Segundo a delegada de polícia, da Adriene Lopes de Oliveira, após ouvir a vítima, o órgão registra a ocorrência, e rastreia a conta na qual foi depositada o dinheiro, site, e-mail e outros dados. “Fazemos de tudo para identificar o autor. Os casos são analisados e realizamos os procedimentos necessários, como a instauração de inquérito”, explica.

É importante reiterar que as situações de insucesso nas aquisições online são as exceções, apesar de ser necessário se certificar da segurança do site. A estudante Laís Melquíades compra há quatro anos pela internet e nunca teve problemas com entrega, fato que se deve à compra em sites conhecidos, pesquisas e ao uso do pagseguro ou paypal. “Existem várias vantagens. Eu compro roupas e sapatos, principalmente por causa da numeração. Não tem aquela ‘cobrança’ do vendedor para eu levar, encontro um preço melhor e se não servir ou não gostar eu posso devolver”, relata.

O Procon se localiza na rua Rio de Janeiro, 426, sala 403, Centro e o contato é (37) 3222-5454. Os interessados também podem procurar a Associação de Defesa do Consumidor do Centro Oeste de Minas, Adeccom, na rua Sergipe, 89, Centro, ou pelo telefone (37) 3214-0561. A delegacia de polícia fica na Praça do Mercado, o telefone é (37) 3221-1202.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ônibus para atendimento ao eleitor será lançado em Divinópolis


O prefeito Vladimir Azevedo participa nesta terça feira (08/10) do lançamento do projeto do TRE destinado ao atendimento itinerante do eleitor. O ônibus “TRE Aqui”, que facilitará o recadastramento biométrico dos eleitores da cidade, será lançado às 9 horas, na Rua Bernardo Bessa Barreto, 200 (em frente ao Varejão Santo Antônio), no distrito de Ermida/Santo Antônio dos Campos. O lançamento contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, e de demais autoridades locais.

De terça a sexta-feira (8 a 11), o ônibus estará no local, das 9 às 17 horas, para atender aos eleitores de Divinópolis que votam no distrito de Ermida  e seus arredores. No primeiro dia, devido ao evento de lançamento, o atendimento ao grande público deverá começar por volta das 10 horas. A previsão é que sejam atendidos cerca de 300 eleitores por dia.  

O veículo foi feito sob encomenda para o Tribunal e conta com equipamentos preparados para a coleta das impressões digitais e das fotos dos eleitores que forem fazer o recadastramento biométrico. Equipado com nove guichês (seis na parte interna e três na parte externa), o veículo possui também gerador próprio de eletricidade para contingência, cabeamento para comunicação de dados e ar condicionado.

O objetivo do Tribunal ao adquirir o veículo é principalmente levar os serviços às localidades que não têm fácil acesso aos cartórios eleitorais e, com isso, aproximá-los da Justiça Eleitoral - proposta que deu origem ao nome do projeto “TRE AQUI – encurtando a distância entre você e a Justiça Eleitoral”. Nas localidades onde não houve a implantação da biometria, o ônibus poderá ser utilizado para o atendimento aos eleitores de forma convencional.

O recadastramento biométrico em Divinópolis começou no dia 15 de maio deste ano, com prazo final em 29 de novembro. Até esta quarta-feira, 94.474 eleitores (cerca de 60% do eleitorado) já haviam se recadastrado. Por dia, estão sendo feitos em torno de 945 atendimentos.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dicas para navegação segura na internet



Capture as páginas criminosas na internet para apresentá-las às autoridades responsáveis pelas investigações. Isso pode ser feito por meio da tecla <PrintScreen>.

Nas capturas, é importante confirmar se aparece o endereço da página (ou url). 

#Denuncie os crimes cibernéticos: http://ow.ly/pm5PS

#SegurançaNaRede


Fonte: https://www.facebook.com/MPMG.oficial
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bairros Sagrada Família e Vale do Sol estão na Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quarta feira, 24 de setembro, o bairro Sagrada Família em Divinópolis encerrou a extensão do programa Rede de Vizinhos Protegidos.

Como moradores do Vale do Sol participaram das reuniões a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM realizou também a implantação do programa no bairro.

Os membros dos novos laços formados receberam as placas de identificação das residências e logo após realizaram uma confraternização entre os membros presentes.

Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23 BPM
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ACASP - NOVA DIRETORIA, BIÊNIO 2014/2015


PRESIDENTE José Vitor Batista de Freitas 
VICE-PRESIDENTE José Levi da Silva Lucas 
1º SECRETÁRIO Howdery Newton Pichitelli 
2º SECRETÁRIO Luiz Carlos de Araújo Filho 
1º TESOUREIRO Francisco Antônio Carrílho 
2º TESOUREIRO Luiz Luciano Lara 

CONSELHO TÉCNICO

COMTE. DA 7ª REGIÃO DE PMMG Cel Eduardo Campos de Paulo
COMANDANTE DO 10º BBMMG Major Manoel dos Reis Morais
COMANDANTE DO 23º BPMMG Ten. Cel. Marcelo Carlos da Silva
DELELEGADO REGIONAL DA 1ª DRPC Dr. Fernando Jorge Vilaça

CONSELHO FISCAL

Júlio César Gomes (ACID)
Carlos Alberto Peçanha (Rotary)
Jadir Raimundo Silva

SUPLENTES

João Batista Rodrigues (ASFACED)
Júlio César Corrêa (Loja Maçônica Mestre Rangel)
Marco Túlio de Castro (OAB)


Fonte: www.facebook.com/rededevizinhosprotegidos.divinopolis
Postado por Ana Paula

terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIA DO IDOSO


No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.

No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Postado por Ana Paula