Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: dezembro 2013
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cartão de Natal - RVP Ponte Funda


Fonte: RVP Ponte Funda
Postado por Ana Paula

Cartão de Natal - PaRVP


Fonte: Patrulha de Apoio às RVP do 23º BPM
Postado por Ana Paula

MENSAGEM DE NATAL AOS LEITORES



Queremos neste Natal desejar não somente que tenham muitas felicidades neste dia, mas sim que milagres te dominem e te façam perceber que o Natal não está somente na virada do dia 24 de Dezembro para o dia 25, mas em todos os dias do ano.

Nesta virada está apenas a concretização de todos os desejos feitos durante o ano que se passou. A noite de Natal é fantástica, a cidade iluminada, as pessoas sorridentes e por um instante tudo fica em paz...

O Milagre do Natal está no nascimento de nosso salvador Jesus Cristo que com toda certeza não deseja apenas um único instante de paz, mas sim que todos tenham um milagre dentro de si. O céu se ilumina em homenagem a este dia tão sagrado entre todas as famílias. Os pedidos são de prosperidade, paz e amor...

Mas se Natal são todos os dias do ano, por que então deixar para desejar felicidades somente em um único dia? O milagre de Natal está no sorriso que no dia-a-dia encontramos nas pessoas andando nas ruas, nas crianças brincando, enfim o milagre Natalino está no desejo de cada um de ser feliz, pois milagres existem sim, principalmente com tamanha benção de Deus, muitas glórias, conquistas e emoções podem ser desejadas, pois o Natal chegou, façam seus desejos e acreditem em todos eles, pois estão prestes a se concretizar...

FELIZ NATAL!!!

MUITA PROSPERIDADE NESTE DIA E EM TODOS OS DIAS DO ANO . . .

Gerenciadores do Blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PM é mais confiável em MG e Polícia Civil no DF


Minas Gerais é o único estado do Brasil em que um em cada 4 cidadãos dizem confiar muito - vale frisar, muito - na polícia militar. E é apenas no Distrito Federal que a polícia civil recebe consideração semelhante da população. O retrato de quem está conseguindo obter respaldo dos moradores na busca por cidades mais seguras está na Pesquisa Nacional de Vitimização, do Ministério da Justiça.

Esse resultado de percepção dos habitantes varia muito em relação ao feedback dado por quem foi de fato atendido pelas forças policiais, assunto também abordado em EXAME.com nesta semana.

Cita-se como exemplo uma situação curiosa: as polícias do Rio de Janeiro estão entre as de pior imagem dentre todas as forças de segurança estaduais do Brasil, como pode ser visto na tabela abaixo.

Entretanto, elas aparecem muito bem posicionadas nacionalmente quando avaliadas por quem precisou delas em algum momento no ano anterior à pesquisa.

O levantamento foi feito pelo Datafolha e divulgado na semana passada. Foram entrevistadas 78 mil pessoas em 346 municípios, no período de junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

FICA A DICA !


Fonte: Facebook PMMG
Postado por Ana Paula

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 17 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito no bairro ipiranga, onde o projeto está em extensão;

- Na quarta feira, 18 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito no bairro São Judas Tadeu, onde o projeto está em extensão.

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lar das Meninas pede ajuda em prol das crianças


O Lar das Meninas atende hoje cerca de 96 crianças com idade entre 04 e 12 anos. A instituição foca suas ações de educação e assistência, a famílias de baixa renda residentes em Divinópolis.

Atualmente a casa enfrenta grandes dificuldades financeiras, para evitar a possibilidade de encerramento de suas atividades, estão sendo criadas alternativas de parceria com a população para angariar fundos em prol das crianças.

Foi realizada uma reunião na sede da instituição onde estiveram presentes autoridades políticas, empresários além de membros do Rotary Clube Divinópolis.  O objetivo é que a população por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), seja um contribuinte para o Lar das Meninas.

Para Rômulo Duarte, presidente do Rotary, essa mobilização social é importante para que o belo trabalho realizado no Lar possa ter continuidade. “Percebemos um momento frágil que a entidade vive por falta de recursos. Nós do Rotary já estamos há algum tempo por meio de parceiros buscando condições para colaborar com a instituição. Mas, entendemos que a união faz a força, sendo assim a intenção é envolver mais pessoas nessa causa. Reunimos com um grupo de lideranças empresarias e de pessoas que acreditam no trabalho da instituição, para explicar e pedir que estas nos ajudem a angariar verbas provenientes dos recursos do FIA. Nossa intenção é que tanto a pessoa física quanto jurídica contribua, mas de forma que não pese em seu bolso” diz.

O FIA é um recurso especial, destinado as ações de atendimento à criança e ao adolescente considerados em situação de risco pessoal e social. A proposta apresentada durante a reunião no Lar das Meninas, é que os empresários se cadastrem no programa e por meio da dedução estratégica de impostos a empresa contribua para a recuperação do caixa da instituição. “Quem se interessar pela causa e quiser nos ajudar pode procurar a sede do Rotary Clube Divinópolis ou vir diretamente ao Lar das Meninas (Rua Fernão Dias, n°710, bairro Porto Velho ) e fazer a sua adesão. Pessoa física também pode participar, existem os percentuais distintos para estas doações também. Vale a pena ajudar, porque é uma entidade de grande importância para a cidade, temos várias crianças que já passaram por aqui e hoje estão bem encaminhadas na vida” finaliza Duarte.

O assistente social do Lar das Meninas, Antônio Diniz, salienta que a preocupação da entidade é tirar o caixa do vermelho para que as crianças não corram o risco de ficar sem o atendimento da unidade. O abrigo funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e oferece para as crianças café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além de ter um espaço físico adequado com salas amplas, casa de bonecas, biblioteca, quadra de esportes e sala de informática. O Lar conta ainda com serviços de psicomotricidade, brinquedoteca, artesanato, assistência odontológica preventiva e uma cozinha experimental.

GERENCIAMENTO

Os recursos do Fundo para Infância e Adolescência, são geridos pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este repassa a verba para entidades e órgãos públicos estaduais e municipais, responsáveis pela execução de programas de atendimento à menores de idade em condição de vulnerabilidade social.

Os contribuintes poderão deduzir na declaração do Imposto sobre a Renda o total das doações feitas ao FIA, obedecendo as seguintes categorias: Pessoa jurídica optante pelo lucro real, 1% sem qualquer ônus para a empresa. Pessoa física que apresenta declaração de ajuste anual no modelo completo: 6%, se a sua doação foi efetivada até 31 de Dezembro e 3% até 30 de Abril, sem prejuízo de outras deduções (saúde, educação e pensão alimentícia).

Postado por Ana Paula

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Cemig reforça orientações de segurança para instalação de enfeites luminosos neste Natal


A decoração típica do período natalino, que normalmente conta com diversos enfeites luminosos, necessita de cuidados especiais em sua instalação. O alerta é da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, que reforça a necessidade de medidas de segurança para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica.

Segundo o engenheiro de tecnologia e normalização Demétrio Venício Aguiar, da Cemig, as pessoas devem optar por enfeites luminosos de boa qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível. A recomendação é a aquisição apenas de enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pois são submetidos a testes que garantem a segurança.

Recomenda-se também evitar as “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demétrio Aguiar. O engenheiro afirma que filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.
Outro aspecto a ser observado é que as luzes natalinas são muito atraentes e aguçam a curiosidade das crianças, sendo, portanto, necessário orientá-las a evitar o contato e a aproximação das instalações elétricas.

Ainda segundo Demétrio Aguiar, é importante ressaltar que existem enfeites antigos incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de Ts e benjamins.

Recomendações:

– Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.

– Não instale as lâmpadas decorativas utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação das mesmas.

– Não utilize enfeites luminosos próximos a piscinas a fim de evitar que um contato acidental da instalação elétrica com a água possa ocasionar um acidente grave.

– Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental.

– Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.

– Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

– O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.

– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.

– Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.

– Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.

– Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.

– Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.

– Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

No caso de instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio com potência mais elevada:

– Contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

– Verifique a proximidade com a rede de energia da Cemig, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode vir a tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos.

– Evite choques elétricos, observando a distância mínima da rede elétrica ao instalar a decoração de fachadas ou áreas externas.

Acidentes:

A Cemig alerta que, no caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular.
Em caso de ocorrência com a rede elétrica externa, basta ligar imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 10 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro São Luis, onde o projeto está em implantação;

- Na quinta feira, 12 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro Cidade Jardim, onde o projeto está em implantação.

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Divinópolis em Clima de Natal


Com a temática “Natal Divino: Divinópolis brilhando pra você”, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da prefeitura, realizou na sexta feira 06/12 uma cerimônia para anunciar oficialmente o início das festividades natalinas na cidade. Autoridades do município se encontraram na praça da Catedral para “acender” as luzes colocadas especialmente para o natal.  A cerimônia contou também com a presença do maestro Valter Caetano e o coral Cordas e Sons, além da apresentação e inauguração da Casa do Papai Noel, instalada no Museu Histórico. A iniciativa é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL) e diversas empresas e instituições da cidade.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César dos Santos, a iniciativa de enfeitar a cidade é também uma forma de reviver nas pessoas a magia e alegria do natal. “A nossa intenção é despertar o interesse da população para que ao ver as praças enfeitadas esta possa enfeitar a frente da sua casa, a sua rua, ou até mesmo o seu comércio. Queremos que o clima do natal seja notado e vivido por todos nós. Vale dizer que o ato que vamos realizar hoje é simples e singelo, mas, de uma importância muito grande”completa.

A instalação de luzes e enfeites natalinos em diversos pontos da cidade promete encantar os divinopolitanos durante as festas de fim de ano. A ornamentação das praças e espaços públicos já foi feita em vários pontos do município. No bairro Porto Velho, por exemplo, a decoração foi viabilizada com o apoio da Gerdau e já pode ser notada por aqueles que transitarem pela Praça Dulphe Pinto de Aguiar. As praças do Santuário e Catedral foram enfeitadas em uma parceria com secretaria de Operações Urbanas e Cemig. Já a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) atuou também como parceira da cidade, viabilizando os arranjos próximos a entrada do bairro Esplanada.

O alto da avenida Paraná próximo a caixa d’água da Copasa é mais uma atração para a população. Algumas lâmpadas já foram acesas para testes e tudo segue dentro do cronograma. Durante a cerimônia de hoje, todas as luzes serão acesas simultaneamente nesses locais. “Temos certeza que essa decoração vai agradar não só os moradores de Divinópolis, mas, também de todos que por aqui estiverem fazendo suas compras neste fim de ano” ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico. 

ORNAMENTAÇÃO HISTÓRICA

Entre as tradições do natal, está a decoração de casas, edifícios, elementos estáticos como: postes, pontes, árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos.

Em alguns lugares dos Estados Unidos existem competições para ver qual casa ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a prêmio.
Na Roma Antiga, os romanos penduravam máscaras em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que ocorriam durante a Missa de Natal, serviram de inspiração para que se criasse o presépio.

A tradição católica diz que o presépio (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi, um jumento entre outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.

O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século XIX, e na França, não o fez até início do século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.

O dia de montar as decorações natalinas variam em cada país. No Brasil, o dia certo para montar a árvore de natal é no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, dia que marca o início do Advento. Em Portugal, é costume montar a árvore de natal no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do país. No dia 6 de Janeiro, comemora-se o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos à Belém, encerrando a magia natalina, quando a árvore de natal e demais decorações natalinas são desfeitas.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mais um golpe contra idosos


Muitos estelionatários têm escolhido os mais idosos, para vítimas de seus golpes e armadilhas ardilosas. Portanto, toda atenção ainda é pouco. Conheça a mais nova modalidade criminosa, que já fez dezenas de pessoas da terceira idade terem sérios prejuízos financeiros.

Mulher com fala educada liga para residência de idoso e identifica-se como funcionária do Banco no qual ele tem conta. Explica que seu cartão magnético será substituído por outro de maior segurança e solicita que agende horário nas próximas 24h, pois um gerente irá levar em mãos o novo cartão.

 De acordo com o agendamento, surge homem bem aparentado, vestindo terno discreto e portando crachá do banco.

A vítima não desconfia de nada e permite a entrada do tal gerente, que porta envelope timbrado do Banco. Depois de tomar cafezinho, o malandro pede que o idoso pegue seu cartão de débito e uma tesoura para inutilizá-lo. Hábil é rápido com as mãos, o espertalhão troca o cartão e o destrói com a tesoura. Para finalizar, o gerente de araque pede, para liberar o novo cartão magnético, que a vítima digite a senha em uma máquina eletrônica.

 Em poder do cartão de débito do idoso e em posse da senha, o golpista irá promover enorme prejuízo na conta bancária.

 Uma senhora de 78 anos revelou ao Delegado de Polícia plantonista, ao registrar Boletim de Ocorrência, que sofreu prejuízo de R$ 20 mil, pois até empréstimos fizeram em sua conta. Portanto, é importante ficar extremamente alerta ao receber telefonema de pessoas que se identifiquem como sendo de bancos, INSS, Justiça e etc.

 Não é de praxe por parte de órgãos públicos e instituições financeiras o uso de telefone como forma de prestar algum tipo de atendimento. Lembre-se que você não conhece a pessoa que está do outro lado da linha; a possibilidade de ser golpista é enorme.

Jamais acredite de bate-pronto. Peça o maior número de dados de tal pessoa; tais como: nome completo, local de trabalho, endereço e telefone de onde trabalha. Depois ligue para o telefone PABX do local e procure saber se o funcionário existe e se pode falar com ele, para ter certeza que é a mesma pessoa que lhe telefonou.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 03 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro Ipiranga, onde o projeto está em extensão;

- Na quarta feira, 04 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro São Judas Tadeu, onde o projeto está em extensão;



- Na quinta feira, 05 de dezembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Sidil.

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dicas de Segurança - Natal sem riscos

No final do ano é comum receber e-mails e telefonemas de amigos solicitando dicas para as compras de Natal, no tocante a segurança pessoal.


Inicialmente devemos fazer uma programação para não deixar tudo para a última hora. Na última semana para o natal as lojas ficam abarrotadas, o fluxo nas ruas e calçadas é enorme, facilitando tremendamente o "trabalho” dos marginais. 

É importante que se procure também os horários de menor movimento no comércio, evitando o final do expediente. Algumas dicas são fundamentais para efetivar as compras com segurança

1) Se você possui talonário de cheque, lembre-se que esse tipo de transação comercial é mais segura do que portar inúmeros cartões de credito ou de banco. Em caso de perda, furto ou roubo do talonário, a vítima pode sustá-lo, via telefone, a qualquer hora do dia. não podemos esquecer que o seqüestro relâmpago e o clone de cartões são crimes da moda e por isso não podemos facilitar. 

2) Para quem vai fazer compras com dinheiro, o perigo já começa no momento de retirá-lo na agência bancária. Em horários de grande movimento os chamados "olheiros" permanecem dentro do banco observando o cliente que saca uma boa quantia. Assim, ele avisa seu comparsa que esta fora da agência, usando um telefone celular, passando as características físicas da futura vítima, que será abordada nas ruas sem piedade. Saque somente à quantia que você vai utilizar naquele dia e passe a freqüentar sua agencia bancária nos dias e horários de menor freqüência de publico. 

3) Não carregue dinheiro no mesmo lugar. Divida a quantia nos bolsos da calca e com as pessoas que estiverem com você, acompanhando suas compras.

4) As mulheres não devem carregar a bolsa junto à lateral do corpo, pois facilitam a ação de marginais que na correria puxam a bolsa com tremenda facilidade. Crie o habito de levar sua bolsa a tira colo, junto à barriga, onde você poderá vê-la constantemente. 

5) Os homens devem evitar levar dinheiro no bolso da frente da calça, do tipo faca, pois abre campo para um marginal com extrema habilidade e rapidez introduzir uma das mãos, puxar o dinheiro e sair em disparada. Crie o hábito de adquirir calças com bolsos traseiros fechados com botões. 

6) As mulheres têm o péssimo hábito de deixar a bolsa em cima da cadeira da loja, para analisarem melhor a vitrine e os produtos. Em questão de segundos, como num passe de mágica, a bolsa desaparece nas mãos de um ágil marginal, que fica esperando o descuido da vitima que não tem preocupação com a segurança.

7) Durante sua caminhada às compras, evite conversar com estranhos. Com isso você estará evitando principalmente o crime de estelionato e outras fraudes.

8) Na hora de tomar um lanche ou ir ao banheiro, preste muita atenção onde você vai deixar suas compras e bolsa. Não descuide, um segundo sequer, de seus pertences, pois pode ter algum malandro interessado neles.

9) Faça uma lista das compras, antes de sair de casa e um planejamento das lojas que você pretende visitar. Após efetivar a aquisição de todos os presentes, não fique perambulando pelas ruas com as compras na mão. Siga diretamente para sua residência com o intuito de guardar em local seguro suas compras. 

Depois, é só guardar o momento de presentear seu ente querido e dizer: "Feliz Natal!".

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Governo divulga tabela e datas do IPVA em Minas Gerais


A tabela e os prazos de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de Minas Gerais, referente ao ano de 2014, foram divulgados nesta segunda-feira (2). De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, os vencimentos vão de 15 de janeiro a 28 de março do próximo ano. As datas variam de acordo com o final da placa do veículo. Para veículos com placas de final 1, a primeira parcela do imposto vence em 15 de janeiro.

Ainda segundo a entidade, um desconto de 3% será cedido para pagamentos em cota única, a partir desta terça-feira (3). A dedução segue até o final de janeiro, conforme variação da numeração das placas. Há possibilidade também de parcelamento em três vezes, com vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O estado espera receber R$ 3,4 bilhões para uma frota de 8,4 milhões de veículos. Belo Horizonte possui quase 1,5 milhão de veículos, o maior número de Minas Gerais, representando 18% da frota. Conforme informado pela secretaria, a base de cálculo para 2014 no estado terá redução média de 5,8%, em comparação com o ano de 2013.
A Taxa de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) também poderá ser quitada a partir desta terça-feira (3), em cota única, no valor de R$ 75,19. A taxa tem vencimento em 31 de março de 2014.

Um aplicativo gratuito para smartphones e tablets, está disponível, para sistemas Android e permite a consulta do valor do IPVA, da taxa de licenciamento e outras informações relacionadas ao registro de veículos automotores. Posteriormente, os sistema IOS na Apple Store também terão acesso ao aplicativo.

O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia, até o 30º dia do mês, multa de 20% após o 30º dia e juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.

Outras informações estão disponíveis no portal da Secretaria de Estado da Fazenda.

Postado por Ana Paula