Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: março 2014
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 31 de março de 2014

Marilândia recebe a Rede de Vizinhos Protegidos


Cerca de 120 pessoas participaram da primeira reunião para a implantação do Programa Rede de Vizinhos Protegidos em Marilândia, distrito de Itapecerica. No evento, realizado na noite dessa terça-feira (18), os moradores puderam conhecer o programa e manifestar questões de interesse da segurança pública local.

A medida é resultado da incidência de alguns crimes violentos e contra o patrimônio que assustaram a comunidade. A instalação do projeto foi programada pelo 2º Tenente da polícia Militar, Wendel, Comandante do 4º Pelotão da PM de Itapecerica, responsável pelo distrito.

O intuito do programa é mobilizar os moradores de Marilândia em prol da segurança pública, potencializando os esforços da polícia Militar. Um novo encontro para discutir o projeto foi marcado para a próxima terça-feira (25), às 19h.

Recentemente um senhor foi morto na porta da casa dele, no distrito, após reagir a um assalto. Um caseiro de um sítio também foi morto e a suspeita é que o crime tenha sido cometido por assaltantes. As fazendas e chácaras, geralmente, não os principais alvos dos bandidos.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 28 de março de 2014

ATENÇÃO !



NÃO LIGUE O AR CONDICIONADO DO CARRO ATÉ PRESTAR ATENÇÃO NISSO...


Isso é para todos lerem e compartilharem... pode salvar uma vida.

É muito interessante! O manual do meu carro diz para abaixar as janelas para que todo o ar quente saia antes de ligar o ar condicionado. POR QUE?

Não é de admirar que tem mais gente morrendo de câncer do que nunca. Queria saber de onde isso vem, mas aqui está um exemplo que explica muito dos incidentes que têm causado câncer.

Muitas pessoas estão nos seus carros a começar pela manhã, e por último a noite, 7 dias por semana.

Ler isso me faz sentir culpado e doente. Por favor passe essa informação para quantas pessoas for possível. Nunca é tarde demais para fazer algumas mudanças!

Por favor, NÃO ligue o ar condicionado assim que entrar no carro.

Abra as janelas ao entrar no carro e depois de alguns minutos, LIGUE o ar condicionado.

Aqui está o motivo: de acordo com pesquisas, o painel do carro, os assentos, dutos do ar condicionado, na verdade todos os objetos de plástico em seu veículo emitem Benzeno, uma toxina que causa câncer. Uma substância MUITO cancerígena. Separe um tempo para observar o cheiro de plástico aquecido em seu carro quando você abri-lo, e antes de ligar o motor.

Além de causar câncer, Benzeno intoxica os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Uma exposição prolongada pode causar leucemia e aumenta o risco de alguns tipos de câncer. Ele também pode causar aborto em mulheres grávidas.

O nível "aceitável" de Benzeno em lugares fechados é de 50mg por pé quadrado (144 polegadas quadradas, medida utilizada nos estados unidos).

Um carro estacionado em lugar fechado, com as janelas fechadas, irá conter de 400 a 800 mg de Benzeno - 8 vezes mais que o aceitável.

Se estacionado em lugares abertos ao Sol, numa temperatura de 16˚C (converti, o texto dizia 60˚F), o nível de benzeno vai para 2000 a 4000 mg, 40 vezes a mais que o aceitável. 

Quem entra no carro mantendo as janelas fechadas, vai inalar quantidades excessivas de toxina Benzeno. 

O Benzeno é uma toxina que afeta seus rins e fígado. E o pior, é extremamente difícil para o seu corpo para expulsar esse material tóxico. 

Então amigos, por favor abram as janelas e portas do seu carro, dê um tempo para arejar o interior (dissipar o conteúdo mortal) antes de entrar no veículo.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 27 de março de 2014

DIRIGIR FALANDO AO CELULAR É UMA DAS INFRAÇÕES MAIS REGISTRADAS NO TRÂNSITO EM DIVINÓPOLIS


A secretaria de trânsito e transportes divulgou recentemente um balanço que aponta o número de notificações registradas no trânsito em Divinópolis. Falar ao celular dirigindo está entre as que encabeçam o ranking das mais registradas.

Pode ate parecer um ato inofensivo, mas dirigir falando ao celular compõe uma mistura perigosa que pode ter efeitos graves.

Mas a atenção não tem que partir só do motorista. Os pedestres também precisam ter cuidado. Em alguns casos são eles que atravessam distraídos conectados aos dispositivos móveis. Essa psicóloga fala do uso saudável dos celulares para se evitar excesso e situações de risco.

No último ano o número de infrações registradas devido ao uso de celular ao volante superou a média do ano anterior. Das 16.559 penalidades grande parte são de motoristas ao telefone.

Nossa equipe foi às ruas para saber dos motoristas se eles estão conscientes quanto ao risco de se dirigir falando ao telefone. E sim todos estão conscientes, mas nem todo mundo respeita as leis.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 26 de março de 2014

23º Batalhão realiza mapeamento das Redes de Vizinhos Protegidos por meio de GPS

   

Como forma de melhorar o patrulhamento nos locais onde existem os Laços da Rede de Vizinhos Protegidos – RVP no município de Divinópolis, a Patrulha de Apoio à RVP, composta pelo 3º Sgt Pinheiro e Sd Silveira realizaram o mapeamento dos laços através do sistema de navegação por satélite GPS - sistema de posicionamento global (do inglês global positioning system).

Esta ferramenta facilita o atendimento aos moradores que fazem parte da RVP e agiliza o patrulhamento preventivo.


Todos os laços da Rede foram catalogados em um endereço no Google Maps, onde cada morador fica sabendo onde existem laços próximos à sua casa, bem como em toda a cidade.

            A RVP, programa desenvolvido na área territorial da 7ª Região de Polícia Militar desde 2009, foi implantado inicialmente no Bairro Planalto e atualmente está em 45 bairros de Divinópolis, onde os participantes entendem o sistema como mais uma forma de contribuir na prevenção de ações criminosas.

A Patrulha de Apoio à Rede tem a missão de, entre outras coisas, orientar as pessoas na estruturação de novas redes e de atuar como elo entre a  comunidade e a PM. Essa interação, segundo o Comandante do 23º Batalhão, Ten-Cel Marcelo Carlos, é de suma importância, uma vez que ela proporciona o aumento da sensação de segurança.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 25 de março de 2014

Bairro Icaraí inicia a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta feira, 20 de março, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM a apresentação do projeto para moradores do bairro Icaraí.

Estiveram presentes 90 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos laços da Rede de Vizinhos Protegidos, já que a reunião marcou o inicio da implantação do programa no bairro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bairro São Luis encerra a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta feira, 13 de março, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da implantação da RVP São Luis.

Estiveram presentes os líderes dos 11 laços criados que farão parte juntamente com seus vizinhos da Rede de Vizinhos Protegidos do bairro, totalizando 63 residências cadastradas, segundo a Polícia Militar .

Na oportunidade foram repassadas aos líderes informações importantes ao bom funcionamento do programa e instruções de afixação das placas de identificação dos imóveis participantes.

As informações recebidas pelos líderes serão repassadas aos demais membros em reuniões que serão realizadas nos próprios laços.

Também esteve presente na reunião o novo comandante da 142ª CIA PM, Capitão Alexsandro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 21 de março de 2014

PM alerta a população sobre novo golpe que esta sendo aplicado na região


A Polícia Militar alerta a população sobre o novo golpe que esta sendo aplicado em várias partes do país e já fez vítimas em Divinópolis. O golpe é aplicado da seguinte forma: uma pessoa acima de qualquer suspeita aborda a vítima, durante conversa pergunta de quem é o veículo e passas as características do mesmo.O suspeito alega que o carro esta atrapalhando a retirada de outro ou está na porta de uma garagem. Quando o proprietário vai retirar ou manobrar o carro ele é rendido, assaltado e roubado. 

Em Divinópolis um caminhão de uma loja de eletrodoméstico foi roubado na noite dessa terça-feira (19). Segundo informações da PM, um Pálio weekend marrom metálico e Corolla prata deram cobertura na ação. Os autores abandonaram as vítimas na BR 494, em frente ao Hangar. Um dos autores, armado de revólver .38. Eles Fugiram na BR 494, direção a Nova Serrana. Eles fugiram levando o caminhão da empresa. Após rastreamento o veículo utilizado no crime foi localizado, na Rua Camacho, no bairro São Judas Tadeu. A PM continua trabalhando para coibir essa prática e pede atenção da população.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 20 de março de 2014

Conheça a Rede de Vizinhos Protegidos

Entrevista com Tenente Coronel Fagundes, comandante do 34º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, criador da Rede de Vizinhos Protegidos.


Trabalho Interdisciplinar de graduação do curso de Segurança Pública da UNIBH.


Fonte: Josué Meloni (via YouTube)
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 19 de março de 2014

Aplicativo “Proteja Brasil” estimula denuncias de violência contra a criança e o adolescente


Uma maneira prática de usar a tecnologia para o fim da impunidade. Trata-se do aplicativo gratuito Proteja Brasil, que tem o objetivo de estimular denúncias de violência contra crianças e adolescentes em todo o país. 

Após baixa-lo e definir o local onde está, o usuário tem acesso a telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam no enfrentamento deste tipo de violência nas principais cidades brasileiras. Nas demais cidades, o aplicativo indica o Disque 100.

Já para os brasileiros que estão no exterior, o aplicativo apresenta os números de telefones e endereços das Embaixadas e Consulados do Brasil. O Proteja Brasil é resultado de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, da Bahia, e desenvolvido pela Ilhasoft.

“As políticas públicas intersetoriais para prevenção e enfrentamento à violência são, sem dúvida, fundamentais. Mas se os cidadãos não denunciarem situações que caracterizam violações de direitos, nunca daremos um basta a essas práticas inaceitáveis”, diz a coordenadora da área de Proteção do UNICEF no Brasil, Casimira Benge. Para baixar o aplicativo Proteja Brasil, clique aqui.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 18 de março de 2014

1000 PUBLICAÇÕES !

Chegamos hoje ao número de 1000 publicações em nosso blog. Nos lembramos do dia 16/11/2010 em que com muita alegria e entusiamo colocávamos a primeira publicação no ar para todo o mundo.

O que começou com a ideia de ser uma ferramenta de comunicação de uma Rede de Vizinhos Protegidos tomou grande proporção sendo hoje fonte de dados para várias outras Redes espalhadas por todo o estado, imprensa e outro(a)s que são nossas seguidor(a)s.

O trabalho não é fácil, mas podem ter a certeza que estaremos nos esforçando para levar até vocês informações úteis e necessárias para que consigamos, em meio a tantas dificuldades enfrentadas nos dias atuais, transformar nossas comunidades em lugares melhores para se viver.

Gerenciadores do Blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos recupera motocicleta furtada


Na terça feira, 11 de março, policiais militares da patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º Batalhão, composta pelo 3º Sgt Pinheiro e Sd Silveira recuperaram uma motocicleta furtada. Na ação um jovem de 20 anos foi preso.

Durante patrulhamento pela Rua Antônio Fonseca Filho, Bairro Antônio Fonseca em Divinópolis, os militares desconfiaram da atitude do jovem A.A.P,. 20 anos e próximo a ele se encontrava estacionada a motocicleta Honda CG cor preta e ao ser conferido os dados do veículo foi constatado que se tratava de motocicleta furtada no dia 17 de fevereiro no Conjunto Habitacional Osvaldo Machado Gontijo.

O jovem foi preso e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil. A motocicleta foi removida para o pátio do socorro.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 14 de março de 2014

Bairro Bom Pastor encerra a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta feira, 27 de fevereiro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da extensão da RVP Bom Pastor.

Estiveram presentes aproximadamente 21 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos novos laços da Rede de Vizinhos Protegidos do bairro.

Na oportunidade foram repassadas aos presentes informações importantes ao bom funcionamento do programa e instruções de afixação das placas, já que na reunião foram entregues aos novos membros da Rede.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 12 de março de 2014

Centro inicia a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos em Divinópolis


Na noite de terça feira, 25 de fevereiro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM a apresentação do projeto para moradores do Centro da Cidade.

Estiveram presentes aproximadamente 170 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos novos laços da Rede de Vizinhos Protegidos do Centro, já que a reunião marcou o inicio da extensão do programa no bairro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 11 de março de 2014

SENASP lança aplicativo para consulta de veículos roubados e furtados


O SINESP Cidadão é um aplicativo que permite ao cidadão consultar informações de veículos roubados e furtados, registrados na base nacional do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). 

Após instalar o aplicativo, basta o cidadão digitar a placa para saber a situação do veículo. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho. Ao tocar nesta informação o aplicativo realiza uma ligação para a Polícia através no número 190.

Em caso de clonagem de placa o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referente a marca / modelo / cor conferem com o veículo cuja a placa foi consultada.

Vale destacar, que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.

A iniciativa do Governo Federal através do SINESP Cidadão tem como objetivo possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do DENATRAN, ampliando a inclusão digital e a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos.

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Para acessar a página do Sinesp Cidadão na internet acesse:


Para baixar o app em seu smartphone ou tablet, acesse a loja do Google (Play), ou acesse o link abaixo:


Postado por Ana Paula

segunda-feira, 10 de março de 2014

DE VOLTA ÀS ATIVIDADES


Desde 16 de novembro de 2010 nosso blog vem trazendo informações importantes para todas as comunidades do mundo, já que estamos conectados à rede mundial de computadores, internet.

Nosso objetivo principal é ser um canal de comunicação entre os participantes das Redes de Vizinhos Protegidos, especialmente na cidade de Divinópolis/MG.

Este trabalho não é fácil, requer muita dedicação e pesquisa, por isso se fez necessário este período de descanso que fizemos.

Pedimos a todos nossos seguidores que continuem nos utilizando como canal de comunicação e fonte de informação para suas comunidades. 

Estamos cada vez mais abertos à parcerias e divulgação das notícias que envolvem o programa Rede de Vizinhos Protegidos, esteja ele onde estiver.

Gerenciadores do Blog RVP Divinópolis e facebook do Blog RVP Divinópolis