Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Divinópolis entre as 20 cidades mais violentas de MG
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 26 de junho de 2012

Divinópolis entre as 20 cidades mais violentas de MG

Os índices de homicídios e crimes violentos no estado de Minas Gerais são alarmantes quando comparados aos anos anteriores, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social, Divinópolis está entre as 20 cidades mais violentas de Minas.  Em apenas cinco meses já ocorreram 25 homicídios na cidade, além destes há mais quatro crimes com registro de mortes, mas após o fechamento da ocorrência, assim não são considerados homicídios de fato, pois ao realizar o boletim os indivíduos apresentavam apenas lesões.

Em todo o ano de 2010 foram registrados 20 homicídios, e em 2011 totalizaram 26, ou seja, em apenas um semestre de 2012 o número está próximo aos dados do ano anterior e já ultrapassou 2010.

Contudo, entre os 25 assassinatos realizados este ano, apenas três a princípio, já que a investigação desses ainda não foi finalizada, estão sendo considerados como passionais. Os outros 22 têm alguma relação com tráfico de drogas. Deste modo, a Câmara Municipal de Divinópolis já iniciou as discussões sobre esses tipos de crimes que ocorrem na cidade. As alternativas que estão sendo estudadas são a criação de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps-AD), onde o imóvel para a sua implantação já foi liberado; formação da RISP, que integrará a Polícia Civil e a Polícia Militar, sendo que o local para instalação está em análise; e a elaboração de uma Comissão de Segurança Pública.

Fator importante e desejável é que a pesquisa realizada mostrou que cidades como Abaeté, Oliveira, Pitangui e outros 27 municípios não registraram homicídios no ano de 2011.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.