Na manhã do dia 26 de outubro, na cidade de Carmo do Cajuru, foi realizada na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo, a primeira reunião com comerciantes da área central da cidade, para apresentação da proposta de criação da REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS - RCP. Estiveram presentes 32 (trinta e dois) comerciantes e a adesão a proposta para criação da rede foi unânime.
A Rede de Comerciantes Protegidos é formada por um conjunto de estabelecimentos comerciais organizados para desenvolverem ações sistematizadas e tem como objetivo melhorar as relações entre comerciantes vizinhos, despertar a consciência solidária e incentivar a vigilância informal, para diminuir a possibilidade de crimes contra o patrimônio. O projeto é baseado, principalmente, em pequenas mudanças de comportamento e no compartilhamento de informações de interesse para a segurança coletiva. Está intimamente ligada à filosofia da Polícia Comunitária.
A RCP é um desdobramento de outro programa de sucesso da PMMG, a Rede de Vizinhos Protegidos, criado recentemente na cidade e nasceu durante as reuniões semanais da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública - ACASP. Durante a reunião, o Cmt do 3º Pelotão PM, Ten PM Antônio Carlos ressaltou a importância da troca de informações entre os comerciantes e a mobilização de todos no combate à criminalidade. Para isto os comerciantes irão utilizar o celular para avisar sobre veículos e pessoas suspeitas. A próxima reunião acontecerá no dia 14 de novembro no mesmo local, onde será promovida a entrega das placas de identificação da Rede, formação dos laços e demais orientações.
Postado por Ana Paula
Estamos felizes com a implantação da RVP no bairro Esplanada. Mais felizes e certos de termos alcançado o objetivo , haja vista o nº altíssimo de 415 residências participantes. Com isso ficou demonstrado que nós estamos preocupados com a criminalidade e com a necessidade de apoio, integração entre PM e sociedade.Valeu moradores do Esplanada, valeu PM.
ResponderExcluirAlexandre,
ExcluirRealmente ficamos impressionados com o número de residências participantes na RVP Esplanada, só que de nada adianta se não houver união dos moradores e reuniões constantes nos laços. Falamos por experiência própria. UM POR TODOS E TODOS PELA SEGURANÇA !
Att Gerenciadores do Blog
Parabens Carmo do Cajuru, pela implantação da RCP. Isto so demonstra o grande valor da mobilização social.
ResponderExcluirCajuru é uma cidade bastante politizada, pelo menos a meu ver, com muita expressividade no artesanato. Ali são feitas coisas lindissimas e a cidade merece, sim, ser resguardada.
Anônimo,
ExcluirRealmente a PM sai na frente em Carmo do Cajuru criando a RCP, o que em Divinópolis está concentrada em apenas alguns segmentos do comércio.
Att
Gerenciadores do Blog