Temos sido afetados diariamente por problemas urbanos na área da segurança, saúde, meio ambiente e outros.
O comportamento da maioria das pessoas diante destas questões é de responsabilizar o Estado, tanto pelas causas como pela busca de soluções destes problemas.
A consequência mais imediata é a falsa sensação de "conforto" por termos encontrado o culpado e o responsável pelo encaminhamento das soluções necessárias.
Na prática, temos percebido que este comportamento não tem dado bons resultados, ao final das contas os problemas permanecem, apesar dos gastos
públicos crescentes na busca de soluções.
Temos defendido que sem a participação ativa do cidadão "cuidando do seu local" é pouco provável que tenhamos sucesso. Vivemos em uma sociedade onde as pessoas não moram onde trabalham, as famílias já não constroem relacionamentos comuns, não sabemos quem vive ao nosso lado; ou seja, perdemos o "tecido social" que nos permitia depender menos do Estado e nos fortalecer como comunidade.
Você pode ser um importante agente de mudança desta situação. Invista nas relações do seu entorno, fortaleça ações de cooperação e solidariedade com seus vizinhos e amigos.
Você vai constatar que temos mais questões de interesse comum do que diferenças. Você vai perceber que o relacionamento com seu vizinho é uma conquista e não mais uma ameaça.
Invista nesta mudança, ela está ao seu alcance.
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.