Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: junho 2014
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Água Limpa encerra a implantação da Comunidade Rural Protegida


Na noite de terça feira, 26 de junho, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da implantação da CRP Água Limpa, zona rural de São Gonçalo do Pará.

Estiveram presentes o comandante do pelotão de São Gonçalo do Pará, Subtenente Adelmo, além de aproximadamente 25 membros dos 19 laços criados, que farão parte juntamente com seus vizinhos da Comunidade Rural Protegida, totalizando 97 residências cadastradas, segundo a Polícia Militar.

Na oportunidade foram repassadas informações importantes e instruções de afixação das placas de identificação dos imóveis participantes.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dicas de Segurança - FÉRIAS SEGURAS

As férias estão chegando e por isso a Polícia Militar orienta a comunidade com dicas de segurança referente a FÉRIAS SEGURAS.


Postado por Ana Paula

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Uso de máscaras é restringido pelo governo de Minas Gerais


O uso de máscaras em eventos de grande aglomeração de pessoas será restringido em Minas Gerais desde de quarta-feira (18/06). 

A Lei 21.324, de 17 de junho de 2014, que restringe o uso de máscaras foi sancionada pelo governador Alberto Pinto Coelho. A nova legislação permite que policiais ou servidores públicos civis determinem a retirada dos adereços.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Formiga: Polícia Militar se reune com moradores para discutirem implantaçao da Rede de Vizinhos Protegidos


No dia 11 de junho, por volta de 19:00 horas, a Patrulha Comunitária da 13ª Cia PM Ind de Formiga, reuniu-se com moradores das Ruas Juca Neca e Hortência Rodrigues de Oliveira no bairro Novo Horizonte, com a finalidade da implantação de mais uma Rede de Vizinhos Protegidos naquele bairro.

Os participantes acharam o projeto interessante e por intermédio de um dos moradores da localidade, foi feito o convite aos moradores, que ficaram  interessados em participar deste projeto. Foram convidados a participarem da reunião com a Patrulha Comunitária, para que fosse feito a explanação de como funciona a Rede de Vizinhos Protegidos.

Ao término da reunião, todos os participantes foram unânimes em aderir a Rede, e de imediato a implantação, onde, todos participarão com um objetivo comum: a segurança pública e o bem estar de toda a comunidade do bairro.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 17 de junho de 2014

Que tal reciclar para prevenir?

Com caixinhas de leite, tecidos, fitas e criatividade é possível fazer um lindo porta retrato. 

A reciclagem é uma boa estratégia de combate a dengue. 

Saiba mais clicando no link a seguir: dengue.saude.mg.gov.br


Postado por Ana Paula

segunda-feira, 16 de junho de 2014

FICA A DICA !

Você sabia que a denúncia de violência contra mulheres agora pode ser feita também por meio de um aplicativo para celular? http://bit.ly/1tMHdpZ.



Fonte: www.facebook.com/SPMulheres
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 13 de junho de 2014

CAMPANHA “NÃO DÊ ESMOLA” É LANÇADA OFICIALMENTE


Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (11) a campanha “Não dê esmolas”. Com o objetivo de garantir a segurança da população, diminuindo a concentração de pedintes nas ruas de Divinópolis, principalmente na região central, a Acasp (Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública), em parceria com os órgãos de segurança pública e a prefeitura, pretendem alertar a população sobre as consequências de dar dinheiro aos andarilhos.

Segundo o secretário municipal de desenvolvimento social Paulo Sergio dos Prazeres, em Divinópolis, em média, os moradores de rua arrecadam por mês cerca de R$ 2 mil, o que acaba atraindo andarilhos de outras cidades para cá. “Aqui é fácil viver na rua. [...] A população às vezes pensa que está ajudando, mas o adolescente que recebe sua esmola hoje, pode ser seu agressor amanhã”, explicou.

Além de serem distribuídos panfletos informativos em pontos estratégicos da cidade e em estabelecimentos comerciais da área central, haverá divulgação da campanha no rádio, na televisão e nas redes sociais, como Facebook e Twitter. “A campanha é para que a população de Divinópolis troque a esmola direta ao usuário de rua pela doação às entidades, ou para a própria prefeitura, a fim de organizar o fluxo dessas pessoas na cidade”, comentou Paulo dos Prazeres.

Para que as pessoas possam oferecer ajuda ou indicar um ponto onde os moradores de rua estão se concentrado, a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou o telefone 3212-3600, que ficará em funcionamento das 7 às 17h. “Uma pessoa orientada dirá para quem ligar o que deve fazer e se for o caso, nós conseguiremos deslocar uma equipe de alguma das entidades, Polícia Militar, ou de saúde, por exemplo, que fará abordagem a esse morador de rua e então tentaremos encaminhá-lo dentro do fluxo de gestão”, explicou Paulo dos Prazeres.

Julio Cezar Corrêa, da assessoria de comunicação da Acasp, ressalta que a população deve mudar a cultura de dar esmolas para os andarilhos, porque o dinheiro arrecadado por eles, na maioria das vezes, costuma ser usado na compra de drogas e bebidas alcoólicas e sob efeito de entorpecentes essas pessoas podem se tornar agressivas.

“O projeto é para conscientizar a população da necessidade de mudar o habito de dar esmolas, porque deste modo, estão contribuindo para a manutenção das pessoas na rua e, de uma maneira geral, contribui para que o descaso, toda essa precariedade social que nós vivemos hoje no município, prolifere e aumente a cada dia. Conscientizando que não tem necessidade de dar esmola, tendo um lugar para fazer o acolhimento, para levar as pessoas, para que elas sejam atendidas, isso vai contribuir para melhorar um pouco o quadro”, concluiu o representante da Acasp.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Rede de Vizinhos Protegidos chega ao bairro Realengo


No dia 10 de junho, terça-feira, aconteceu a apresentação do projeto Rede de Vizinhos Protegidos aos moradores do bairro Realengo.

Estiveram presentes cerca de 50 moradores que conheceram esta filosofia de trabalho que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM explicou a todos como formar a Rede e distribuiu aos presentes a lista de contatos para formação dos laços, sendo que a 2ª reunião já ficou marcada para prosseguimento do processo de implantação.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Banco Central lança aplicativo para verificação de cédulas


O aplicativo Dinheiro Brasileiro foi lançado pelo Banco Central do Brasil, nesta quarta-feira (11),  para fornecer informações sobre os elementos de segurança do dinheiro, além de facilitar o reconhecimento das cédulas de Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros.

Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, o programa facilita ao usuário verificar as informações em caso de dúvida. Entretanto, o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas. 

Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o "Dinheiro Brasileiro" identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol. 

As cédulas do Real contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação, por exemplo, o número escondido – numeral com o valor da nota – fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. Já a marca-d’água revela o valor da nota e a imagem do respectivo animal. O alto-relevo pode ser sentido pelo tato em diversas áreas das notas.


Fonte: Banco Central
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 6 de junho de 2014

VEICULO RECUPERADO !

HONDA / NX4 FALCON ANO 2014 COR VERMELHA 

PLACA HIY 3310

Foto somente para ilustração do modelo

Rede de Vizinhos Protegidos chega a Santo Antônio dos Campos


No dia 03 de junho, terça-feira, aconteceu a apresentação do projeto Rede de Vizinhos Protegidos no distrito de Santo Antônio dos Campos.

Estiveram presentes cerca de 60 moradores que conheceram esta filosofia de trabalho que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM explicou a todos como formar a Rede e distribuiu aos presentes a lista de contatos para formação dos laços, sendo que a 2ª reunião já ficou marcada para prosseguimento do processo de implantação.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rede de Vizinhos Protegidos no desfile de 102 anos de Divinópolis

No domingo, dia 1º de junho, a cidade de Divinópolis completou 102 anos e a data foi marcada pelo tradicional desfile cívico militar, onde mais uma vez o programa Rede de Vizinhos Protegidos se fez presente,


na concentração os membros de várias Redes de Vizinhos Protegidos da cidade esperam a hora de entrar no desfile,


o comandante do 23º BPM, Tenente Coronel Marcelo Carlos, também se fez presente consolidando o apoio ao programa na cidade,


faixas empunhadas pelos membros das Redes de Vizinhos Protegidos agradecem o apoio ao programa e mostram a união entre os participantes, 


devidamente uniformizados os membros da Rede de Vizinhos Protegidos coloriram a avenida 1º de Junho,


por onde passou a Rede de Vizinhos Protegidas foi aplaudida pelo público presente,


os militares da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM também acompanharam o desfile junto com os membros do programa, consolidando a parceria entre a Polícia Militar e a comunidade,


os membros das Redes de Vizinhos Protegidos promoveram um verdadeiro "apitaço" ao longo do desfile.


Parabéns aos membros do programa que participaram do desfile e mais uma vez mostraram a força  e a união das Redes de Vizinhos Protegidos.

Fonte e postagem: Ana Paula