Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: setembro 2014
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bairro Manoel Valinhas inicia a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos



Na noite de quinta feira, 18 de setembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM a apresentação do projeto para moradores do bairro Manoel Valinhas.

Estiveram presentes 30 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos novos laços da Rede de Vizinhos Protegidos do Manoel Valinhas, já que a reunião marcou o inicio da extensão do programa no bairro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Rede de Vizinhos chega ao bairro Bela Vista


No dia 16 de setembro, terça-feira, aconteceu a apresentação do projeto Rede de Vizinhos Protegidos aos moradores do bairro Bela Vista.

Estiveram presentes cerca de 20 moradores que conheceram esta filosofia de trabalho que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM explicou a todos como formar a Rede e distribuiu aos presentes a lista de contatos para formação dos laços, sendo que a 2ª reunião já ficou marcada para prosseguimento do processo de implantação.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Programa Voz da Comunidade (Rede de Vizinhos Protegidos)

O Programa Voz da Comunidade (TV Pitágoras) exibido pela TV Candidés (Divinópolis MG) trouxe através dos apresentadores Plínio César e Vanessa Daldegan o tema sobre a Rede De Vizinhos Protegidos Divinópolis. Você saberá como funciona o programa, como participar e outras curiosidades. Os convidados para o programa serão o Sargento Maurício Pinheiro, o Soldado André Silveira e também o incentivador do projeto e vice-presidente da ACASP, senhor José Levi


Fonte: TV Pitágoras (youtube)
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG


Estamos em um período de campanha eleitoral, vale lembrar que as Redes de Vizinhos Protegidos não possuem nenhum tipo de vinculo, muito menos político. Não vamos deixar que candidatos utilizem nossas Redes como bandeira de campanha, até mesmo porque todas as ações e conquistas, só dependem de nós mesmos, os próprios participantes.

Não temos relato de nenhum candidato participando de ações efetivas de alguma Rede, a não ser utilizando das reuniões de laços para fazer promessas, que não foram e nem vão ser cumpridas. Alguns são membros de alguma Rede apenas para aproveitar a força de mobilização do programa, vamos ver se eles vão continuar participando ativamente depois das eleições.

A Rede de Vizinhos Protegidos é única e exclusivamente da comunidade onde o programa está instalado, e conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, nem mais, nem menos.

Fonte e postagem: Ana Paula (RVP Santa Tereza)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Queimadas podem deixar você sem luz


A prática de queimadas pode acarretar, aos sistemas ecológicos e à sociedade, resultados catastróficos.

O fogo atinge propriedades, mata animais, destrói reservas naturais, nascentes, deixa a terra improdutiva e, em contato com a rede elétrica, pode deixar bairros e até cidades inteiras sem luz. Em áreas rurais, antes de executar as queimadas, deve-se primeiro solicitar autorização aos órgãos competentes.

A queimada deve ser feita de forma controlada, com construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno.

Não realize queimadas a menos de 15 metros das margens de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Quanto às fogueiras utilizadas em festas e acampamentos, sempre as apague com água ou terra para evitar que o vento leve as brasas para a mata.

Não jogue pontas de cigarros ou fósforos na beira das estradas. Também não deixe espelhos,  garrafas ou cacos de vidros na vegetação. Esses objetos refletem o calor do sol e podem aquecer a vegetação seca, dando origem a grandes incêndios.

As queimadas urbanas utilizadas para a queima do lixo doméstico, folhas secas e entulhos para limpeza inadequada de terrenos baldios causam poluição, doenças respiratórias como asmas e rinite, além de aumentar a sensação de calor. Outro grave problema são os acidentes com a rede elétrica ao ser atingida pelas chamas, como curtos-circuitos, explosões, choques e falta de energia.

Ao avistar focos de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais.

Disque Alerta de Incêndios Florestais: 0800 28 32323

Se o fogo atingir a rede elétrica da Cemig, disque 116.

Fonte: Cemig Comunicação
Postado por Ana Paula

sábado, 13 de setembro de 2014

Empresas de ônibus são obrigadas a ressarcir usuários assaltados


As empresas do transporte coletivo urbano são obrigadas a ressarcir os usuários que forem assaltados durante o trajeto dos veículos. O direito está assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, segundo informações da Defensoria Pública do Estado e Promotoria de Defesa do Consumidor.

Todos os passageiros que forem lesados, seja com objetos pessoais ou dinheiro, podem pedir na Justiça a reposição por parte da empresa que ofereceu o serviço. A partir do momento que você está dentro de um ônibus a empresa tem a responsabilidade de garantir a segurança de seu serviço, independente da segurança pública ser responsabilidade do Estado ou não. Isso porque é um serviço que eles tiveram a concessão para oferecer e tem de oferecer bem. 

A informação é confirmada pela assessoria do MPE (Ministério Público Estadual), que assegura que o direito ao ressarcimento está explícito no Artigo 17 do Código de Defesa do Consumidor, que entende que o transporte coletivo urbano é uma relação de consumo e, portanto, está assegurada por todos os direitos de indenização como prevê qualquer serviço dessa natureza. 

O procedimento do usuário que for assaltado em um ônibus é, primeiro, registrar a ocorrência e, em seguida, entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas ou na própria Defensoria Pública. 

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ação Comunitária no Bairro Esplanada


A Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Esplanada convida a todos para uma AÇÃO SOCIAL que será realizada no domingo, dia 14 de setembro de 08:00 às 13:00.

Haverão várias atividades e serviços para a comunidade, venha e traga sua família.

Local: Praça da Maria Fumaça no bairro Esplanada


Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM (por e-mail)
Postado por Ana Paula 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Teste de Hepatite B no pré-natal

As gestantes que vocês conhecem já fizeram o teste da hepatite B? Indique para elas! A hepatite só apresenta sintomas quando está em estágio avançado. O teste é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.


Fonte: Ministério da Saúde
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Informação da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM

 
Esclarecemos aos participantes das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis que a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM esteve ausente de suas atividades no período de 18 a 31 de agosto, devido a participação dos seus integrantes no Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, curso este que faz parte do eixo Autoridade do programa "Crack é Possível Vencer".

O citado curso teve a finalidade de qualificar os profissionais de segurança pública para trabalhar a filosofia de polícia comunitária junto a sociedade.

Agradecemos a compreensão de todos, pois esta qualificação se faz necessária para desenvolvermos com mais qualidade as atividades junto a comunidade.

POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE, ESTA UNIÃO DÁ CERTO !

Att

SGT Pinheiro e SD Silveira (Multiplicadores de Polícia Comunitária)

Fonte: E-mail da Patrulha
Postado por Ana Paula