Na manhã deste domingo, 21 de novembro, o 23º BPM em parceria com as Associações de Bairros do Santa Luzia e Planalto, promoveu uma Ação Social, para comemorar o 1° ano de implantação da Rede de Vizinhos Protegidos dos bairros Santa Luzia e Planalto, por meio do Projeto “PM: O Amigo Legal”.
O evento ocorreu na Sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Luzia e contou com várias atrações lúdicas, recreativas e culturais como apresentações musicais da Banda de Música e dos alunos do Projeto “Arte & Vida” do 23º BPM, que foram calorosamente ovacionados pelo público presente, além de palestras educativas no estande do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que foi bastante prestigiado pelas crianças.
Outro estande bem freqüentado foi o dos profissionais da saúde do NAIS do 23º BPM – Núcleo de Atenção Integral à Saúde, que passaram dicas importantes de saúde, com vistas a uma melhor qualidade de vida .
Completando a alegria das crianças e animando ainda mais a festa, fizeram-se presentes no evento o “PM Amigo Legal” e o “Leão DARE”, que foram a grande atração do evento, brincando e participando de uma sessão de fotos com a garotada.
Coroando de êxito o evento, o encerramento foi marcado por uma brilhante apresentação do Canil da Unidade, bastante aplaudida pelas crianças e adultos que lá estiveram. Destaque para o mascote do canil “Max Lulu”, que precedeu a apresentação interagindo-se de forma descontraída com as crianças. Ressalta-se que os trabalhos de mobilização da comunidade local foram iniciados em 2009, a partir do interesse de moradores dos bairros e da ACASP – Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública, que promoveu reuniões entre a Polícia Militar e a comunidade daquela vizinhança.
Considerando a sua eficácia na prevenção ao crime, esta rede se tornou referência na cidade vindo a inspirar a criação de outras redes em Divinópolis, que estão em plena atividade, somando mais de 20 Redes de Vizinhos Protegidos. A Rede de Vizinhos Protegidos é uma das várias estratégias de prevenção implementadas pela Polícia Militar em parceria com a comunidade, que de forma espontânea se organiza e se mobiliza com o objetivo de construir uma verdadeira malha de proteção. Este trabalho está fundamentado na filosofia de Polícia Comunitária, no sentido de que tanto a Polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os diversos problemas contemporâneos que possam vir a afetar a ordem e a paz social, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida local.
Estiveram presentes ao evento, o Comandante do 23º Batalhão, Ten Cel Eduardo Campos de Paulo, acompanhado do SubCmt da Unidade, Maj Marcelo Augusto, o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, o Secretário Municipal de Defesa Social, Adílson Quadros, o Presidente da ACASP, Sr José Victor Batista, várias lideranças comunitárias e moradores dos bairros que participam da Rede de Vizinhos Protegidos.
O Ten Cel Eduardo destacou a importância do evento para o estreitamento das relações entre a Polícia Militar e a comunidade, em consonância com os princípios da Polícia Comunitária, salientando que ações como esta só vem a fortalecer e consolidar esta parceria, com ênfase na prevenção ativa como ferramenta eficaz na construção da da Paz Social.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/23º BPM
Leia também matéria publicada pelo MG TV Integração clicando no link abaixo:
http://megaminas.globo.com/2010/11/22/rede-de-vizinhos-protegidos-completa-um-ano-de-sucesso-em-divinopolis
Leia também matéria publicada pelo MG TV Integração clicando no link abaixo:
http://megaminas.globo.com/2010/11/22/rede-de-vizinhos-protegidos-completa-um-ano-de-sucesso-em-divinopolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.