Comunidades
terapêuticas, autoridades e empresários se encontraram na manhã da última
quinta, no auditório da FIEMG na Conferência Municipal de Políticas Sobre
Drogas, onde foram discutidas propostas que serão aplicadas no município nos
próximos quatro anos e levadas para as conferências estadual e nacional.
O problema com as drogas é mundial, porém o município está buscando alternativas para conter este problema. Divinópolis é a segunda cidade no Brasil a criar um secretária de políticas sobre drogas, que está desenvolvendo trabalhos, como por exemplo, a Operação Candidés, que retirou e identificou mais de quarenta usuários de drogas que viviam no Carrapateiro, próximo ao pontilhão, no Bairro Niterói.
O prefeito Vladimir Azevedo discursou na conferência sobre os avanços das políticas sobre drogas no município e apresentou dados de trabalhos que já estão sendo realizados como as 2500 crianças atendidas com programa de esportes no município e 1500 crianças atendidas pelo projeto fazendo arte, onde elas têm contato com a música dentro das escolas. “A droga é o maior desafio da idade moderna e só venceremos este desafio se unirmos o poder público em todas as suas esferas com a sociedade civil organizada. É o que estamos fazendo, pois somos a segunda cidade do país que criou uma secretaria específica para tratar desse tema no governo e fico feliz pois já estamos vendo resultados positivos desde a criação de uma comissão que gerou a política municipal sobre drogas, a primeira cidade do país a tê-la e vamos fazer por lei e vou assinar o projeto de lei criando no currículo escolar a prevenção a política sobre droga com os alunos pois é a faixa etária vulnerável” disse o prefeito. A lei foi assinada no dia 01 de outubro em um seminário do Amor Exigente, que é um programa de auto ajuda que desenvolve há 26 anos a organização da família de dependentes químicos, que são praticados por meio dos princípios básicos e éticos da espiritualidade e dos grupos de auto ajuda que através sensibilizando as pessoas a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Com a lei, as crianças das escolas municipais terão obrigatoriamente na grade curricular matérias relacionadas com a política sobre drogas.
Para o presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas, Comad, Rui Faria, o problema só será solucionado com a união de todo o município. “A conferência é o ponto alto do trabalho do conselho, onde expomos nossas idéias, nossas propostas e espero que não fique só em idéias, mas que possamos executá-las” disse. Rui disse que a comunidade pode auxiliar os trabalhos participando dos conselhos, comunidades e entidades. “Cada um tem um talento que pode exercer, aprender o que é a prevenção e fazer dentro de casa” orientou.
A lei será encaminhada para a Câmara dos Vereadores para ser aprovada.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.