Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Primeiro desfile pós-centenário é elogiado por participantes
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 11 de junho de 2013

Primeiro desfile pós-centenário é elogiado por participantes


Primeiro desfile pós-centenário é elogiado por participantes Terça-feira, 4 de junho de 2013 às 6h 39 - Atualizado às 6h 56 - Por: Daniel MicheliniMescla de entidades na avenida foi bem vista por todos, uma vez que algumas tiveram a oportunidade de mostrar parte de seus trabalhos à quase 20 mil pessoas.

Algumas pessoas criticam a forma de comemoração do aniversário da cidade, mas o fato é que, a cada ano, o tradicional desfile cívico do dia 1° de junho atrai a atenção de mais pessoas. A demonstração disso é a média de 20 mil pessoas na avenida que o feriado vem mantendo ao longo dos anos. Assim como das outras vezes, o desfile reuniu diversas entidades da cidade, dos mais variados ramos, dando a oportunidade para que estas demonstrassem à população parte do trabalho feito, como o Corpo de Bombeiro, a Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (ADEFOM) e participantes do projeto Rede de Vizinhos Protegidos.

Segundo Reginaldo Couto, presidente da ADEFOM, o desfile foi uma grande oportunidade de mostrar as pessoas à importância do trabalho da entidade e o comprometimento com a parte social. "Quando a situação complica, o cidadão brasileiro foge da responsabilidade. Mas é nessa hora que precisamos estar juntos”, disse Reginaldo, afirmando ainda que o aniversário da cidade independe de fator partidário, pois é uma demonstração de quem somos e da cidade que queremos.

“É uma festa e não tem como a ADEFOM ficar de fora disso, pois é uma entidade que é da cidade. Contamos com parceiros que nos cederam camisas e o grupo é coeso, pois eles tem responsabilidade com o trabalho”.

O presidente da associação conta como foi feita a mobilização para a participação no desfile. “Ligamos para muita gente fazendo o convite para que se juntassem a nós nessa festa". Aproximadamente 70 pessoas estiveram representando a ADEFOM na comemoração do aniversário de 101 de Divinópolis.

Polícia Militar

Assim como a ADEFOM, outros projetos vem se tornando extremamente importantes para o desenvolvimento da cidade. Um deles é a Rede de Vizinhos Protegidos, que busca manter a qualidade da segurança pública em diversos bairros. "É uma demonstração de união e parceria entre polícia militar e comunidade. No desfile, mostramos o comprometimento dos moradores que aderiram ao projeto Rede de Vizinhos Protegidos. É um programa que está crescendo e que os moradores vem se mostrando satisfeitos com a contribuição que o projeto vem dando em relação à segurança pública em nossa cidade. A comunidade está bastante motivada”, disse Sargento Pinheiro, coordenador do programa.

De acordo com ele, a participação de todos os envolvidos do projeto no desfile é uma forma de divulgação do trabalho, incentivando os moradores de outros bairros que ainda não aderiram à Rede de Vizinhos Protegidos começarem a participar desse programa. Dessa maneira, Pinheiro confirma que o resultado até agora está sendo bastante satisfatório. “São resultados que contribuem com a prevenção de ‘imprevistos’ na segurança. Nos locais onde a Rede foi instalada, o nível de satisfação dos moradores é grande”.

Ele revela que há a expectativa em acelerar o projeto para que a Rede de Vizinhos Protegidos seja estendida aos outros bairros da cidade: “Contamos com a colaboração de residentes de bairros que ainda não aderiram, mas que podem tomar as medidas de precaução que o projeto divulga sem dificuldade alguma".

Como de costume, a Polícia Militar esteve presente para saudar o primeiro ano do bi-centenário da cidade. Segundo o Tenente Coronel Marcelo Carlos Silva, a PM se sente orgulhosa em participar de um evento importante para toda a região. “Como sempre fazemos, buscamos estarmos presentes em todos os eventos e movimentos. Assim, não poderíamos nos omitir de brindarmos junto com toda a população divinopolitana mais um ano de emancipação política do município”. A corporação esteve representada pela academia de polícia e pela banda.

EMOP

Reforçando a mescla de entidades presentes na festa, David Maia, secretário da Empresa Municipal de Obras Públicas (EMOP), afirmou que o desfile é uma responsabilidade muito grande para todos os membros da EMOP. “Juntamente com minha equipe, temos feito um grande esforço para mantermos a cidade adequadamente limpa e bonita para que possamos comemorar o primeiro ano do bi-centenário. Divinópolis é uma cidade apaixonante, por isso não matemos esforços para mantê-la limpa. Os trabalhos continuarão na mesma intensidade”, garantiu o secretário.

Educação, Cultura e Saúde

Exemplo de cidadania. Assim foi classificada a participação de escolas públicas da cidade no desfile cívico do último sábado por Jair Miranda Coelho, diretor da Escola Estadual São Francisco de Paula. "Fazer com que as escolas possam participar de uma festa como essa é uma lição de cidadania. De toda forma, só de estarmos aqui estamos dando um exemplo de amor à cidade”.

Jair pretende estimular os alunos dentro da escola através do evento. “Esperamos que a participação no desfile cause um efeito de auto estima nos alunos, fazendo com que eles possam produzir melhor na escola. Este é o nosso maior desejo”.

Definir a participação como cidadania foi uma opinião também compartilhada por Bernardo Rodrigues, secretário municipal de cultura. Para ele, a adesão da sociedade em prol do desfile é de extrema importância, pois fortalece o sentimento de pertencimento e envolvimento com o município. “Vemos um movimento grande das próprias entidades que se interessam em participar da festa, buscando mostrar e compartilhar os trabalhos com a sociedade. Esperamos que essa tradição se mantenha nos próximos anos".

Bernardo destaca que o desfile envolve toda a prefeitura, tendo em vista que é um momento marcante, reforçando a história do município, coroando uma programação que se estende até o mês de julho.

Além do setor cultural, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também se prontificou a participar efetivamente da festividade. De acordo com Soraia Fátima Diniz, gerente da Diretoria Jurídica e Administrativa da Semusa, todas as diretorias do órgão foram mobilizadas a fazerem uma faixa, levando-as para a avenida. “Chamamos todos os servidores para que participassem conosco deste desfile. É uma forma de divulgação do trabalho da secretaria em cada setor, tendo em vista que todas as diretorias estiveram representadas no desfile", disse.

Novas Páginas

Um ano após a festança que marcou o centenário de Divinópolis, o desfile do aniversário de 101 é tratado com a mesma importância pelos responsáveis. É o que garante Rômulo Duarte, secretário municipal de Esportes e Lazer. Para ele, é sempre uma missão difícil mobilizar todas as entidades para o desfile, mas ao mesmo tempo gratificante. “Trabalhamos pelo aniversário da cidade. Esse desfile teve um sabor especial por ter sido o primeiro a fazer parte do bi-centenário de Divinópolis. Nos dá um entusiasmo a mais”.

Mais uma vez, Rômulo afirma que o dever de conseguir entreter o povo foi cumprido. “Conseguimos oferecer uma apresentação de qualidade a todos que vieram prestigiar o desfile. Mantivemos a média de 15 a 20 mil pessoas nas avenidas nos últimos anos. A população fez do desfile uma opção de entretenimento", finalizou Rômulo Duarte.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.