Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: setembro 2013
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bairro São José encerra a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de terça feira, 24 de setembro, o bairro São José em Divinópolis encerrou a extensão do programa Rede de Vizinhos Protegidos.

Os membros dos novos laços formados receberam as placas de identificação das residências e logo após, juntamente com a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, realizaram uma confraternização entre os membros presentes.

Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23 BPM
Postado por Ana Paula

sábado, 28 de setembro de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 24 de setembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São José, onde o programa encerrou sua extensão;


- Na quarta feira, 25 de setembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião nas Redes de Vizinhos Protegidos dos Bairros Sagrada Família e Vale do Sol, onde o programa encerrou sua extensão e implantação simultaneamente;


- Na quinta feira, 26 de setembro  a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou do teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Interlagos.

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Polícia Militar se reúne com moradores de Itapecerica para a instalação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite do dia 24 de setembro, aconteceu no bairro Alto do Rosário, na cidade de Itapecerica, a 1ª reunião de instalação da Rede de Vizinhos Protegidos da cidade. 

O encontro foi presidido pelo 2º Tenente PM Wendel, Comandante do 4º Pelotão PM de Itapecerica, acompanhado pelo Soldado PM Josimar, que será o militar responsável pela instalação e realização do programa na cidade de Itapecerica. 

Na reunião ainda compareceram o Vereador Municipal da cidade, o Sr. Rômulo Cesar Campos Vieira, o Sr. Marcus Aurélio Mesquita, Presidente do CONSEP de Itapecerica, além dos moradores daquele bairro. 

Os participantes da reunião, se comprometeram a participar ativamente do projeto, naquela localidade, uma vez que eles próprios obtiveram informações de que em todas as localidades onde a Polícia Militar instalou o programa Rede de Vizinhos Protegidos, os resultados apresentados foram altamente positivos e satisfatórios. 

A próxima reunião foi marcada para a próxima terça-feira, dia 01 de outubro de 2.013, ocasião em que serão formados os primeiros laços para efetivação da Rede no bairro.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Chegada da primavera


O Brasil e todo o hemisfério Sul entraram na primavera às 17h44 (horário de Brasília) deste domingo (22). A estação das flores marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do País, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui.

Neste ano, segundo a Climatempo, o Brasil deverá ficar em neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña e o oceano Atlântico estará favorável ao aumento da chuva em todas as regiões.

O aumento da chuva na estação ocorre porque durante os meses de inverno, o vento predominante é de sul - trazendo o ar mais frio polar para os trópicos. No verão, o calor dos trópicos aquece regiões mais temperadas. Ao longo da Primavera ocorre a transição entre esses dois extremos. Com isso, o calor e a umidade amazônica “descem” pelo País e estimulam a formação de nuvens carregadas e a consequente formação de chuva.

"Nós já estamos vendo as condições de Primavera no Brasil central. Já está chovendo em regiões onde não chove normalmente no inverno. Isso é um indício que a primavera esse ano começou cedo, diferentemente do que aconteceu no ano passado", afirma o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento.

Para a Primavera brasileira de 2013 não há previsão de meses consecutivos secos ou úmidos em nenhuma das regiões do País. A expectativa é de termos meses de irregularidade – se em um mês um Estado tiver chuva demais e calor de menos, é provável que no mês seguinte haja menos precipitação e mais calor. Na comparação, deve haver mais chuva e menos calor do que em 2012.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
Postado por Ana Paula

terça-feira, 17 de setembro de 2013

BARBÁRIE: Morre policial militar que em serviço foi atropelado e arrastado por bandido do trânsito

POLICIAL ASSASSINADO NO TRÂNSITO (Imagens Facebook)

O atropelamento proposital do militar ocorreu na parte da manhã desta segunda-feira (16), quando durante uma operação de blitz de trânsito na Rua Castro Alves, o “delinqüente” ao pressentir que iria ser abordado, jogou o veículo em cima do policial o arrastando por cerca de 50 metros, fugindo logo a seguir - O autor, Tiago Henrique Pereira Santos de 24 anos ao perceber o crime que cometeu, tentou armar uma situação surrealista e novelesca e se deu mal, foi preso


Seguindo a máxima de que o crime não compensa e que mais cedo ou mais tarde, o delito é descoberto, salvo em raríssima situação, quando há acobertamento, o motorista que atropelou propositalmente o militar criou um drama para tentar acobertar o seu crime. Ele tentou registrar uma ocorrência por telefone dizendo que teria sido vítima de roubo a mão armada e o carro, o mesmo Fiat Strada usado para atropelar o militar teria sido levado pelos supostos ladrões. O delinqüente fez a denuncia e ficou aguardando a viatura policial chegar no local onde ele estava, na BR 494.

O “amador autor de contos de carochinhas” não agüentou sustentar seu causo surrealista de roubo a mão armada, caindo em contradição diversas vezes. Os militares desconfiaram do enredo da sua novela apertaram e ele acabou por confessar.

Logo a seguir os militares que diligenciavam o caso, encontraram o veículo na comunidade rural de Trindade. O carro estava amassado com todos os indícios do atropelamento.

Acontece que o carro não estava no nome de Tiago e sim de Mike Lauro Teixeira, de 21 anos, localizado em Ermida, que disse para os policiais que havia emprestado o carro para Tiago.

Os dois foram presos e conduzidos para DP e o veiculo foi apreendido. E a ficha criminal dos dois é algo assim bem interessante, Thiago por crime de ameaça e o proprietário, Mike de apenas 21 anos, já tem nada mais, nada menos que 17 passagens pela policia, a maioria por infrações e crimes de trânsito além de ameça e lesão corporal e estava cumprindo pena em regime semi-aberto.

Parece que o “esporte predileto” dos dois é cometer barbárie no trânsito, pois no dia 22 de janeiro o mesmo veículo foi apreendido depois de desobedecer ao sinal de parada e quem estava na direção do veículo era o Mike, comparsa do autor.

Postado por Ana Paula

DICAS DE SEGURANÇA - Saindo de casa - Técnica da Focalização


Por que algumas pessoas são assaltadas com freqüência enquanto outras nunca sofreram abordagem de um marginal? 

Será que é pura sorte? 

Você pode ter certeza de que não é somente sorte o fato de alguém nunca ter sido assaltado? 

A verdade, é que essas pessoas são prevenidas e evitam o próprio roubo, semelhante ao indivíduo que faz toda uma "preparação" para ir á selva amazônica e por isso são consideradas mais sortudas. Essa atitude que repele o marginal pode ocorrer em nível inconsciente. Ela esta se protegendo sem saber que o faz. Estaremos conscientizando você e sua família com valiosas informações que o ajudarão a prevenir que o infortúnio não ocorra.

Preste atenção na seguinte colocação:

O estilista anda pelas ruas e observa as roupas que as pessoas estão usando. O arquiteto passeia na cidade e nota a tendência de construção dos novos prédios. A dona de casa sai às ruas em busca dos melhores frutos e alimentos para comprar. O polícial trafega pelas avenidas, sempre analisando os movimentos suspeitos dos transeuntes para evitar um roubo. E por último, o bandido, deixa sua residência munido de um revólver em busca de vítimas fáceis, ingênuas, distraídas, desligadas que facilitem seu "trabalho".

Nós precisamos entender que o marginal, apesar da sua sensibilidade natural, não possui "bola de cristal" para saber quem seria a vítima ideal. A tática usada é procurar vítimas que "estão dando mole" como se diz na gíria da malandragem.

Você deve estar lendo esta matéria em casa ou no local de trabalho. Gostaria de fazer uma indagação: "Como é que você faz para sair de sua residência, escritório ou estabelecimento comercial?" Pela porta, é claro. Mas antes de colocar o pé na calcada, ou seja, antes de sair de tal local, você faz algum tipo de visualização do que esta acontecendo na rua, ou simplesmente sai estabanado sem focalizar as pessoas que estão ao seu redor?

Vamos a uma regra básica de segurança que pode te livrar de grandes problemas: Toda vez que você for deixar algum lugar, "pare" alguns segundos na porta, ou olhe pela vidraça e observe que está acontecendo na rua. Se alguma pessoa estiver parada, olhando para você ou andando vagarosamente em atitude suspeita, não saia. Permaneça por mais alguns segundos observando o suspeito e se continuar desconfiado acione a Polícia Militar pelo fone 190 para que ocorra uma verificação do averiguado.

Vamos supor ainda que você observe uma moto parada nas proximidades de sua casa, com um indivíduo sobre ela ou ao seu lado. Espere alguns instantes. Perceba a reação desse suspeito. Tire as suas conclusões, antes de sair de casa, loja ou local de trabalho. A focalizado do perigo é um ato de esperteza e sabedoria que pode salva sua vida e patrimônio. A pessoa despreparada será vítima duas vezes: Uma do marginal e outra de sua própria inexperiência.



Fonte: Blog Tudo Sobre segurança - http://tudosobreseguranca.com.br
Postagem Ana Paula

sábado, 14 de setembro de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda feira, 09 de setembro  a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Clara, onde o programa terminou sua extensão;


- Na terça feira, 10 de setembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Vale do Sol, onde o programa está em implantação;

- Na quinta feira, 12 de setembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Interlagos.

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Saiba mais sobre o radar móvel


O radar móvel é um equipamento capaz de gerar, com precisão e qualidade, imagens de veículos que transitam acima da velocidade máxima permitida na via. O equipamento informa a data, hora, local e a velocidade registrada no momento em que é constatada a infração. O condutor que trafegar acima do limite estabelecido pela sinalização é autuado. As infrações são gravadas no aparelho e descarregadas no órgão de trânsito competente, onde são transformadas em notificações que são enviadas, via correio, para a residência dos proprietários dos veículos.

A finalidade das fiscalizações com o radar não é o de gerar autuações e sim de realizar um trabalho de prevenção e de conscientização voltado para a redução de acidentes de trânsito, que todos os anos levam a óbito milhares de pessoas no país.

O Artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB dá a seguinte redação: “Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:

Quando a velocidade for superior à máxima em até 20% 
Infração - Média; Penalidade – Multa (R$ 85,13) 

Quando a velocidade for superior à máxima em 
mais de 20% até 50% Infração - Grave Penalidade – Multa (R$ 127,69) 

Quando a velocidade for superior a máxima em mais de 50%Infração – Gravíssima Penalidade – Multa (três vezes – R$ 574,62); suspensão imediata do direito de dirigir e 
apreensão do documento de habilitação.

Colaboração: Sd PM Janaína Correia Martins - 1º Pelotão Rv - Curvelo

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

FICA A DICA !

Domingo é dia de almoço em família, não estrague esse momento feliz com a mistura bebida e direção. Faça a diferença e junte-se a nós.



Fonte: www.facebook.com/rededevizinhosprotegidos.divinopolis
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Abertas as inscrições para mutirão de reconhecimento de paternidade


As inscrições para o mutirão de reconhecimento de paternidade da Defensoria Pública de Minas Gerais estão abertas. Os serviços vão ser oferecidos em 27 cidades do estado. Evento vai ser realizado no dia 18 de outubro.

No mutirão vão ser realizados exames de DNA, reconhecimento de paternidade, com lavratura de certidão de nascimento imediata, e acordos relacionados a alimentos, guardas e visitas. As inscrições vão até o dia 11 de outubro.

Veja as cidades que vão receber o evento:

Araguari, Belo Horizonte, Campanha, Cássia, Cataguases, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, Iturama, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Luz, Montes Claros, Muriaé, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, São Lourenço, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.


Postado por Ana Paula

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bairro Santa Clara encerra a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de segunda feira, 09 de setembro, o bairro Santa Clara em Divinópolis encerrou a extensão do programa Rede de Vizinhos Protegidos.


Os membros dos novos laços formados receberam as placas de identificação das residências e logo após , juntamente com a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, realizaram um "apitaço" pelas ruas do bairro.

Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23 BPM
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como utilizar caixas automáticos com mais segurança


Antes de inicar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo ou inoperante. Caso esteja inoperante, não insira seu cartão.

Se o caixa eletrônico ou equipamento do banco no comércio estiver inoperante, não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas.

 Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobrí-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança.

 Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).

 Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.

 Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.

 Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas   proximidades. Na dúvida, não faça a operação.

 Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA.

 Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla ANULA ou CANCELA e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos, nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha alguma na máquina.

 Cuidado ao utilizar telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco.

 Não se preste a receber créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas, nas proximidades de caixas automáticas e de agências.

Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.

Fonte: Federação Brasileira de Bancos (FRABAN)
Postado por Ana Paula

sábado, 7 de setembro de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 03 de setembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Bom Pastor, onde o programa está em extensão;


- Na quarta feira, 04 de setembro  a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Porto Velho, onde o programa está em extensão;

- Na quinta feira, 05 de setembro, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou da continuação do teste do apito no Bairro Porto Velho, onde o programa está em extensão;

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Saiba em que ocasiões a polícia pode ter acesso aos dados do Facebook


O Facebook divulgou no final agosto que governos de 74 países pediram informações sobre contas de cerca de 38 mil usuários apenas no primeiro semestre de 2013. O que para muitos pode soar como invasão de privacidade pode ser, às vezes, uma medida de proteção.

Apenas oficiais de justiça podem requerer e ter acesso a dados de terceiros na rede social. E os pedidos são atendidos apenas de acordo com uma série de regras pré-estabelecidas pela equipe de Mark Zuckerberg no documento “Requisito Legal de Processo Internacional”. Nos últimos seis meses, o Brasil fez 715 solicitações, das quais 33% foram atendidas pelos administradores da rede. Entenda em quais casos o Facebook libera para a justiça informações sobre usuários e descubra que seus dados não são facilmente disponibilizados.

Segurança infantil

O Facebook denuncia conteúdos publicados no site que possam remeter à exploração infantil ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC). O órgão trabalha em conjunto com seu braço internacional e com autoridades policiais de todo o mundo.

Mesmo as denúncias feitas através de solicitações governamentais são encaminhadas ao NCMEC. O texto do “Requisito Legal de Processo Internacional” recomenda que, quando uma autoridade policial for pedir acesso ao conteúdo de um determinado usuário que envolva suspeita de exploração infantil ou com questões de segurança de uma criança, que deixe bem claro, para que a situação possa ser resolvida da maneira mais rápida possível.

Perigo iminente

Se houver uma situação que coloque uma pessoa – seja adulto ou criança – em risco de morte ou em sério perigo físico, e publicações no Facebook possam ajudar a resolver o caso ou evitar que o pior aconteça, autoridades policiais podem entrar em contato com a rede social para solicitar o mais rápido possível a divulgação das informações necessárias. Todo o processo é feito através de um sistema de solicitações online.

Os termos da rede social deixam claro que serão levados em consideração apenas os e-mails de oficiais da lei. Caso uma pessoa comum saiba da existência de algum conteúdo que possa comprovar que alguém está em iminente perigo, a ação recomendada é entrar em contato com a polícia para que ela peça o acesso aos dados ao Facebook.

Consentimento do usuário em caso de processo

Caso um usuário da rede social esteja passando por um processo judicial, seja por uma acusação criminal ou um pedido de separação litigioso, e ele tiver uma prova a seu favor no Facebook, ele mesmo deve fazer o backup de seus dados sem precisar de requisição formal.

O download de mensagens, fotos, vídeos e publicações do mural é possível através do recurso “Baixe uma cópia de seus dados”, presente no menu “Configurações de conta”. Também é possível ver os endereços de IP recentes através do menu de segurança do Facebook. O usuário só tem acesso ao histórico de IPs mediante a um processo judiciário.

A liberação de informações de usuários pela rede social de Zuckerberg depende de muita burocracia e os dados são concedidos apenas às autoridades policiais. Ou seja, conseguir informações da conta da namorada ou dos filhos não é tão fácil quanto você achava. Mas pode ser útil se o caso for importante e envolver a ação da polícia.

Fonte: Techtudo
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

23º Batalhão recebe viatura do Estado


Dando continuidade ao esforço para renovar a frota das forças policiais do Estado, o governador Antonio Anastasia entregou, ontem (30), 235 veículos, com recursos da ordem de R$ 4,7 milhões. São 212 motocicletas modelo Honda XRE 300cc para unidades da Polícia Militar de Belo Horizonte e mais 11 municípios das regiões Metropolitana e Central. Outros 23 carros, modelo Novo Uno Way, serão destinados ao combate à violência doméstica em 18 cidades mineiras.

“A Polícia Militar está realizando um grande esforço, junto com todo o Sistema de Defesa Social do Estado para melhorar seus instrumentos de trabalho. Nós sabemos que temos um efetivo que também precisa ser aumentado em seu número, mas é um efetivo muito qualificado, que precisa ter um ambiente de trabalho sempre moderno. A moto é muito importante porque ela dá mobilidade. Foi uma solicitação do comando da Polícia para que nós fizéssemos a aquisição dessas motos. Especialmente na Região Metropolitana, que tem um trânsito conturbado, dá uma agilidade expressiva para que o policial possa fazer a intervenção necessária”, afirmou Anastasia em entrevista.

Os municípios contemplados com carros são Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Os carros irão integrar a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.

Combate à criminalidade e violência doméstica

A distribuição das patrulhas visa expandir o Projeto de Combate à Violência Doméstica, com criação de núcleos em cada localidade contemplada. A Patrulha Prevenção à Violência Doméstica é uma guarnição da PM, que presta serviço de proteção à vítima real ou potencial, buscando desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cautela com as chaves de casa


1) Se as chaves de seu lar ou empresa forem subtraídas ou perdidas, providencie imediatamente a troca das respectivas fechaduras;

2) Evite ao máximo deixar as chaves com empregados domésticos e do prédio;

3) Converse com seus filhos e mostre a importância deles tomarem cuidado com a guarda das chaves;

4) Ao deixar seu carro num estacionamento ou na mão de terceiros, retire do molho as chaves de sua casa;

5) Tenha em mente que uma chave é copiada em menos de 3 minutos;

6) Ao notar estranho sumiço das chaves do lar, jogue fora as cópias e troque a fechadura como medida cautelar imediatamente;

7) À noite, antes de dormir ou quando deixar sua casa por muitas horas, passe uma corrente grossa com grande cadeado no portão de sua residência. Alarmes residenciais também são uma ótima opção;

8) Moradores de condomínios não devem deixar as chaves do apartamento na guarita. Além de serem facilmente copiadas, em caso de invasão os marginais já teriam à disposição a chave de sua moradia;

9) O mercado de ferragens já disponibiliza fechaduras com chaves que possuem cópia controlada, ou seja, não pode ser reproduzida em chaveiros pois somente o fabricante dispõe de tecnologia para gerar cópias.

Prevenção é uma atitude que devemos tomar antes que a porteira seja arrombada. 

Postado por Ana Paula