Na última quinta-feira (14/11) as blitze da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, como ficou conhecida a Lei Seca mineira, chegaram ao interior do Estado. Doze municípios, incluindo Belo Horizonte, fizeram uma megaoperação simultânea, para coibir a mistura perigosa álcool e volante.
Na capital, as ações foram comemorativas da expansão da campanha para Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Divinópolis, Lavras. Em Belo Horizonte a redução de vítimas de acidentes de trânsito – fatais e não fatais – chegou a 30%.
No total, foram abordados 1.461 veículos. Dos motoristas convidados a fazer o teste do etilômetro, mais conhecido como bafômetro, 54 cometeram infração de trânsito. Eles receberão multa no valor de R$1915,40 e poderão perder o direito de dirigir por um ano. Outros 10 motoristas foram autuados por crime de trânsito e, além da multa e recolhimento da CNH, responderão a processo criminal. Durante a operação houve, ainda, 46 inabilitados flagrados. Do total de abordados, apenas seis se recusaram a soprar o bafômetro.
“O Governo de Minas, com o firme objetivo de combater as mortes e acidentes graves no trânsito, iniciou a interiorização da campanha Sou Pela Vida. Dirijo sem Bebida. A escolha das doze regiões levou em conta a frota veicular e o quantitativo de acidentes”, destacou com o subsecretário de Integração do Sistema de Defesa Social, Daniel Malard.
O subsecretário afirmou que o sucesso das operações é resultado da dedicação de todas as corporações e instituições responsáveis pela execução da campanha, além dos servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que se dedicaram para que a expansão se tornasse possível. “Cito como exemplo, o município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, que contou com a participação das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda e do Departamento de Trânsito do município”.
Para garantir, nos 11 municípios, o padrão das abordagens realizadas diariamente em Belo Horizonte, no mês de agosto, cerca de 90 representantes do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais passaram por dois treinamentos, um teórico e o outro prático. Durante a capacitação, policiais civis e militares, bombeiros militares e agentes de trânsito receberam informações sobre a forma de abordagem dos condutores nas operações, escolha dos locais, função de cada membro da equipe, legislação, ações preventivas e preenchimento dos autos de infrações de trânsito.
Campanha
Em Belo Horizonte, a “Sou pela Vida” é realizada com ações diárias e, a cada quinze dias, uma blitze especial com fechamento de ruas no entorno de bares e restaurantes. As ações são realizadas de forma integrada entre Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que coordena a campanha, a Polícia Militar, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a BHTrans.
Entre 14 de julho de 2011 e 13 de novembro de 2013, a campanha "Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida", na capital, abordou 91.959 veículos. Do total de abordagens, 1.150 foram consideradas crimes de trânsito (condutores com nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l) e 2.786 infrações de trânsito (condutores com índice de álcool no sangue entre 0,05 e 0,33 mg/l).
Viaturas
Em setembro deste ano, o Governo de Minas entregou 15 bases móveis, modelo Van Ducato, plotadas com a identidade visual da campanha, 30 motos, 100 etilômetros, 15 notebooks e outros equipamentos para reforçar as operações na capital e permitir a expansão da campanha para o interior. Para aquisição dos veículos e materiais foram investidos cerca de R$ 3,6 milhões.
Fonte: www.policiamilitar.mg.gov.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.