A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), meio da diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental realiza no próximo sábado (23/11), a partir das 8h, a segunda etapa do mutirão de limpeza contra a dengue na Região Sudoeste, que compreende 34 bairros, entre eles, Bela Vista, Belvedere, Catalão, Jardim das Acácias, Jardinópolis, São Judas e Esplanada. O objetivo da ação é envolver e sensibilizar a população sobre eliminação de depósitos que possam acumular água com intuito de evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue.
Com saída na Praça Elizeu Zica, no Bairro São José, 33 agentes de saúde e nove caminhões irão percorrer 25.533 residências. Nos dias que antecedem a ação, a população receberá em casa informações sobre o mutirão, além de sacos plásticos para acondicionar os depósitos, que devem ser colocados em locais visíveis às esquinas para serem recolhidos.
O primeiro mutirão da dengue ocorreu no dia 09/11 (sábado) na região Sudeste da cidade. Foram recolhidos 6.970 quilos de lixo em toda a região, que abrange os bairros Nações, Ponte Funda, Santa Rosa, Dona Quita, Sagrada Família, Dona Rosa, Vila das Roseiras, Jusa Fonseca, Paraíso, Novo Paraíso, São Bento, Terra Azul, Costa Azul, Maria Peçanha, Quinta das Palmeiras, Santa Tereza, Mar e Terra, Cidade Jardim, Nova Holanda, Nossa Senhora de Lourdes, Aeroporto, Santos Dumont, Santa Lúcia, Padre Eustáquio, Mangabeiras, Maria Helena, Vale do Sol, Davanuze, Interlagos, Nossa Senhora das Graças, Antônio Fonseca e Chácaras Belo Horizonte.
Nos 32 bairros, foram percorridos 23.094 imóveis, número equivalente a uma cobertura de aproximadamente 40 mil habitantes. Quarenta e seis pessoas estiveram envolvidas na ação, incluindo 24 agentes de saúde, supervisores, motoristas e atiradores do Tiro de Guerra. Dez caminhões foram empregados na ação. Parte do material recolhido, como recicláveis, foi doado para a Associação dos Catadores de Divinópolis (Ascadi). O aterro controlado também recebeu parte do material.
De acordo com a Celina Pires, apoio técnico em Vigilância em Saúde, a participação da população é imprescindível para o sucesso do mutirão e, consequentemente, para o controle da doença. “O mutirão só funciona se houver a participação de todos, se cada um recolher os depósitos de água de sua residência. Combater a dengue é ato de cidadania e mobilização social”, destacou Celina.
O terceiro mutirão acontecerá no dia 30/11, na região Norte. Estão previstas ações no dia 07/12, na região Nordeste; 14/12 na região Oeste; e 21/12 na região Central.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.