Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: O CAUS DO TRÂNSITO EM NOSSA CIDADE
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O CAUS DO TRÂNSITO EM NOSSA CIDADE

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG

O veículo teve danificados roda, pneu e calota direita traseira, além de perder a placa dianteira em meio a forte enchurrada no local, depois de cair em um bueiro aberto, devido a falta de manutenção e sinalização do local, por parte da Prefeitura Municipal de Divinópolis, moradores do local se mobilizaram para amenizar o problema e prestar socorro as vítimas do bueiro;

Caro leitor, como morador e filho de Divinópolis não poderia jamais de acuar de uma situação tão triste em nossa cidade, que é a falta de sinalização e falta de respeito com os moradores e contribuintes.


Então vejamos, no dia 26 de janeiro de 2009 a minha falecida mãezinha que morava na rua Rubi esquina com rua do Estanho, bairro Niterói, rua esta que recebe todo o fluxo de veículos oriundos da área central.

A nossa família e a nossa casa era constantemente alvo de danos causados pelos veículos, principalmente os pesados que transportam minério de ferro.

Certo dia estava eu e a minha mãe onde ela morava, quando aconteceu um acidente envolvendo três veículos e um carrinho de picolé, onde dois veículos adentraram na nossa casa e danificaram parte dela, portão e o meu carro que estava dentro da garagem.

Fiquei muito aborrecido e achei que eu poderia mudar a realidade do trânsito não somente em minha rua como nas demais do meu bairro Niterói, pois não era somente a minha mãezinha acamada que corria risco, era toda a população do bairro.

Tirei minhas férias anuais, peguei a prancheta, a minha máquina de tirar fotos e fui para as ruas relatar tudo o que poderia fazer para melhorar o trânsito. Repassei a prefeitura sugestões e reclamações dos moradores e fiz um abaixo assinado com quase trezentas pessoas que passam as mesmas dificuldades, e protocolei na prefeitura no dia 27 de janeiro de 2009.

Passados mais de 07 meses e como de costume sem qualquer resposta,  procurei a Promotoria e no dia 05 de agosto de 2009 protocolei a minha denúncia.

No dia 02 de setembro do mesmo ano, tivemos uma reunião com o Senhor Promotor Leandro Wili e demais órgãos da Prefeitura e representantes da Gerdau, ficando acertado em pauta que a Secretaria do Meio Ambiente em 15 dias deveria procurar este cidadão bem como os moradores Tarcisio e Paulo, para que juntos fizessem uma vistoria nas principais ruas a fim de fazer a medição  do nível dos ruídos dos veículos que transitam no local, ficando tal órgão municipal de fazer os contatos prévios com estes três moradores.

Entretanto a Secretaria realizou os testes sem a presença dos moradores descumprindo o acordo firmado na pauta da reunião e fizeram os testes do jeito deles.

Ao passar 56 dias este cidadão ao verificar esta falha junto ao processo, de imediato fez outro ofício ao Senhor Promotor bem como bateu de porta em porta e deu ciente aos moradores da comissão e solicitou do promotor nova reunião.
No dia 09 de dezembro de 2009 foi feita nova reunião, contudo esta comissão de moradores não foi convidada e foi representado pelo presidente de bairro Reni Nogueira, funcionário da prefeitura, que concordou com as propostas apresentadas na reunião dando o seu parecer pessoal.

No entanto, a reunião foi realizada dentro do órgão municipal.  O senhor Reni, que mora na Rua Topázio, próximo ao Hospital São João de Deus, bem longe das Ruas problemáticas e não convive com os problemas do trânsito no seu dia a dia.

Este cidadão novamente oficializou a promotoria no dia 04 de julho de 2010 e sugeriu nova reunião.

Enfim, de tantas lutas para melhorar a vida das pessoas e quase nada foi realizado nas vias e por destino na primeira quinzena de janeiro deste ano, acabei sendo vítima de novo, onde ao longo da Rua Rubi e com tempo chuvoso, meu veiculo caiu numa boca de lobo sem tampa e tive danos em meu veiculo novamente e pude verificar todos os bueiros estavam faltando limpeza e manutenção.

Mas não desisto nunca tudo isso me faz fortalecer ainda mais e que um dia eu possa acreditar em nossos órgãos públicos.                                  

Pergunto-me será que isso é viver em um pais de direito democrático?


Matéria e fotos enviadas por: SUBTENENTE Teodoro
Postado por: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.