Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Dicas de Segurança - Natal sem riscos
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dicas de Segurança - Natal sem riscos

No final do ano é comum receber e-mails e telefonemas de amigos solicitando dicas para as compras de Natal, no tocante a segurança pessoal.


Inicialmente devemos fazer uma programação para não deixar tudo para a última hora. Na última semana para o natal as lojas ficam abarrotadas, o fluxo nas ruas e calçadas é enorme, facilitando tremendamente o "trabalho” dos marginais. 

É importante que se procure também os horários de menor movimento no comércio, evitando o final do expediente. Algumas dicas são fundamentais para efetivar as compras com segurança

1) Se você possui talonário de cheque, lembre-se que esse tipo de transação comercial é mais segura do que portar inúmeros cartões de credito ou de banco. Em caso de perda, furto ou roubo do talonário, a vítima pode sustá-lo, via telefone, a qualquer hora do dia. não podemos esquecer que o seqüestro relâmpago e o clone de cartões são crimes da moda e por isso não podemos facilitar. 

2) Para quem vai fazer compras com dinheiro, o perigo já começa no momento de retirá-lo na agência bancária. Em horários de grande movimento os chamados "olheiros" permanecem dentro do banco observando o cliente que saca uma boa quantia. Assim, ele avisa seu comparsa que esta fora da agência, usando um telefone celular, passando as características físicas da futura vítima, que será abordada nas ruas sem piedade. Saque somente à quantia que você vai utilizar naquele dia e passe a freqüentar sua agencia bancária nos dias e horários de menor freqüência de publico. 

3) Não carregue dinheiro no mesmo lugar. Divida a quantia nos bolsos da calca e com as pessoas que estiverem com você, acompanhando suas compras.

4) As mulheres não devem carregar a bolsa junto à lateral do corpo, pois facilitam a ação de marginais que na correria puxam a bolsa com tremenda facilidade. Crie o habito de levar sua bolsa a tira colo, junto à barriga, onde você poderá vê-la constantemente. 

5) Os homens devem evitar levar dinheiro no bolso da frente da calça, do tipo faca, pois abre campo para um marginal com extrema habilidade e rapidez introduzir uma das mãos, puxar o dinheiro e sair em disparada. Crie o hábito de adquirir calças com bolsos traseiros fechados com botões. 

6) As mulheres têm o péssimo hábito de deixar a bolsa em cima da cadeira da loja, para analisarem melhor a vitrine e os produtos. Em questão de segundos, como num passe de mágica, a bolsa desaparece nas mãos de um ágil marginal, que fica esperando o descuido da vitima que não tem preocupação com a segurança.

7) Durante sua caminhada às compras, evite conversar com estranhos. Com isso você estará evitando principalmente o crime de estelionato e outras fraudes.

8) Na hora de tomar um lanche ou ir ao banheiro, preste muita atenção onde você vai deixar suas compras e bolsa. Não descuide, um segundo sequer, de seus pertences, pois pode ter algum malandro interessado neles.

9) Faça uma lista das compras, antes de sair de casa e um planejamento das lojas que você pretende visitar. Após efetivar a aquisição de todos os presentes, não fique perambulando pelas ruas com as compras na mão. Siga diretamente para sua residência com o intuito de guardar em local seguro suas compras. 

Depois, é só guardar o momento de presentear seu ente querido e dizer: "Feliz Natal!".

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.