Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Divinópolis em Clima de Natal
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Divinópolis em Clima de Natal


Com a temática “Natal Divino: Divinópolis brilhando pra você”, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da prefeitura, realizou na sexta feira 06/12 uma cerimônia para anunciar oficialmente o início das festividades natalinas na cidade. Autoridades do município se encontraram na praça da Catedral para “acender” as luzes colocadas especialmente para o natal.  A cerimônia contou também com a presença do maestro Valter Caetano e o coral Cordas e Sons, além da apresentação e inauguração da Casa do Papai Noel, instalada no Museu Histórico. A iniciativa é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL) e diversas empresas e instituições da cidade.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César dos Santos, a iniciativa de enfeitar a cidade é também uma forma de reviver nas pessoas a magia e alegria do natal. “A nossa intenção é despertar o interesse da população para que ao ver as praças enfeitadas esta possa enfeitar a frente da sua casa, a sua rua, ou até mesmo o seu comércio. Queremos que o clima do natal seja notado e vivido por todos nós. Vale dizer que o ato que vamos realizar hoje é simples e singelo, mas, de uma importância muito grande”completa.

A instalação de luzes e enfeites natalinos em diversos pontos da cidade promete encantar os divinopolitanos durante as festas de fim de ano. A ornamentação das praças e espaços públicos já foi feita em vários pontos do município. No bairro Porto Velho, por exemplo, a decoração foi viabilizada com o apoio da Gerdau e já pode ser notada por aqueles que transitarem pela Praça Dulphe Pinto de Aguiar. As praças do Santuário e Catedral foram enfeitadas em uma parceria com secretaria de Operações Urbanas e Cemig. Já a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) atuou também como parceira da cidade, viabilizando os arranjos próximos a entrada do bairro Esplanada.

O alto da avenida Paraná próximo a caixa d’água da Copasa é mais uma atração para a população. Algumas lâmpadas já foram acesas para testes e tudo segue dentro do cronograma. Durante a cerimônia de hoje, todas as luzes serão acesas simultaneamente nesses locais. “Temos certeza que essa decoração vai agradar não só os moradores de Divinópolis, mas, também de todos que por aqui estiverem fazendo suas compras neste fim de ano” ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico. 

ORNAMENTAÇÃO HISTÓRICA

Entre as tradições do natal, está a decoração de casas, edifícios, elementos estáticos como: postes, pontes, árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos.

Em alguns lugares dos Estados Unidos existem competições para ver qual casa ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a prêmio.
Na Roma Antiga, os romanos penduravam máscaras em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que ocorriam durante a Missa de Natal, serviram de inspiração para que se criasse o presépio.

A tradição católica diz que o presépio (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi, um jumento entre outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.

O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século XIX, e na França, não o fez até início do século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.

O dia de montar as decorações natalinas variam em cada país. No Brasil, o dia certo para montar a árvore de natal é no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, dia que marca o início do Advento. Em Portugal, é costume montar a árvore de natal no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do país. No dia 6 de Janeiro, comemora-se o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos à Belém, encerrando a magia natalina, quando a árvore de natal e demais decorações natalinas são desfeitas.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.