O Lar das Meninas atende hoje cerca de 96 crianças com idade entre 04 e 12 anos. A instituição foca suas ações de educação e assistência, a famílias de baixa renda residentes em Divinópolis.
Atualmente a casa enfrenta grandes dificuldades financeiras, para evitar a possibilidade de encerramento de suas atividades, estão sendo criadas alternativas de parceria com a população para angariar fundos em prol das crianças.
Foi realizada uma reunião na sede da instituição onde estiveram presentes autoridades políticas, empresários além de membros do Rotary Clube Divinópolis. O objetivo é que a população por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), seja um contribuinte para o Lar das Meninas.
Para Rômulo Duarte, presidente do Rotary, essa mobilização social é importante para que o belo trabalho realizado no Lar possa ter continuidade. “Percebemos um momento frágil que a entidade vive por falta de recursos. Nós do Rotary já estamos há algum tempo por meio de parceiros buscando condições para colaborar com a instituição. Mas, entendemos que a união faz a força, sendo assim a intenção é envolver mais pessoas nessa causa. Reunimos com um grupo de lideranças empresarias e de pessoas que acreditam no trabalho da instituição, para explicar e pedir que estas nos ajudem a angariar verbas provenientes dos recursos do FIA. Nossa intenção é que tanto a pessoa física quanto jurídica contribua, mas de forma que não pese em seu bolso” diz.
O FIA é um recurso especial, destinado as ações de atendimento à criança e ao adolescente considerados em situação de risco pessoal e social. A proposta apresentada durante a reunião no Lar das Meninas, é que os empresários se cadastrem no programa e por meio da dedução estratégica de impostos a empresa contribua para a recuperação do caixa da instituição. “Quem se interessar pela causa e quiser nos ajudar pode procurar a sede do Rotary Clube Divinópolis ou vir diretamente ao Lar das Meninas (Rua Fernão Dias, n°710, bairro Porto Velho ) e fazer a sua adesão. Pessoa física também pode participar, existem os percentuais distintos para estas doações também. Vale a pena ajudar, porque é uma entidade de grande importância para a cidade, temos várias crianças que já passaram por aqui e hoje estão bem encaminhadas na vida” finaliza Duarte.
O assistente social do Lar das Meninas, Antônio Diniz, salienta que a preocupação da entidade é tirar o caixa do vermelho para que as crianças não corram o risco de ficar sem o atendimento da unidade. O abrigo funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e oferece para as crianças café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além de ter um espaço físico adequado com salas amplas, casa de bonecas, biblioteca, quadra de esportes e sala de informática. O Lar conta ainda com serviços de psicomotricidade, brinquedoteca, artesanato, assistência odontológica preventiva e uma cozinha experimental.
GERENCIAMENTO
Os recursos do Fundo para Infância e Adolescência, são geridos pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este repassa a verba para entidades e órgãos públicos estaduais e municipais, responsáveis pela execução de programas de atendimento à menores de idade em condição de vulnerabilidade social.
Os contribuintes poderão deduzir na declaração do Imposto sobre a Renda o total das doações feitas ao FIA, obedecendo as seguintes categorias: Pessoa jurídica optante pelo lucro real, 1% sem qualquer ônus para a empresa. Pessoa física que apresenta declaração de ajuste anual no modelo completo: 6%, se a sua doação foi efetivada até 31 de Dezembro e 3% até 30 de Abril, sem prejuízo de outras deduções (saúde, educação e pensão alimentícia).
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.