Divinópolis cresce e, junto com ela, a violência. A última pesquisa divulgada pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais mostra o aumento no número de crimes violentos na cidade. São infrações classificadas como estupro consumado, estupro tentado, extorsão mediante sequestro, homicídio consumado, homicídio tentado, roubo consumado, sequestro e cárcere privado.
A pesquisa compara os meses de janeiro e fevereiro de 2013 em relação a 2014. Em janeiro do ano passado foram registrados 74 roubos consumados contra 124 do mesmo mês em 2014. Já em fevereiro de 13 foram 71 roubos, enquanto no mesmo período deste ano foram 116. Apenas homicídio registrou leve queda: foram quatro em janeiro do ano passado, e três em janeiro deste ano. Em fevereiro de 2013 foram três assassinatos, já neste ano foi registrado um.
Outra pesquisa coloca Divinópolis entre as vinte mais violentas do Estado. A cidade apresentou aumento no número de crimes violentos registrados no período entre 2010 e 2011. Em números absolutos, foram registradas 20 ocorrências de homicídios em 2010 contra 26 em 2011. Segundo o estudo, os roubos e roubos a mão armada foram 381 em 2010 e 487 em 2011.
APRISIONADOS PELO MEDO
Não é raro andar pela cidade e ver lojas com alarmes, seguranças, grades de proteção, entre outras opções para reforçar a segurança. Medida que a população também leva para casa. Cercas elétricas e de arame cortante são comuns em residências. A sociedade tenta se proteger do perigo que está solto nas ruas.
Após ser assaltada seis vezes, a cabeleireira, Atrísia Michelle Quintino, reforçou a segurança do seu salão, no bairro Bom Pastor, com uma grade na porta do estabelecimento. “A Rede de Vizinhos Protegidos também ajudou muito na segurança. Depois que eu coloquei a grade deu mais segurança. Depois das 17h eu coloco o cadeado e fico tranquila”, explica. Ela reforçou a segurança no fim de 2012 e desde então os assaltos acabaram. “Sempre aparece alguém ali na grade pedindo dinheiro, mas como ficamos trancados do lado de dentro, não tem perigo”, pontua.
MEDIDAS PROTETIVAS
Para tentar reverter o quadro que intimida os moradores de Divinópolis, a Polícia Militar informou que tem trabalhado incessantemente no combate à criminalidade. Algumas ações estão sendo desenvolvidas para diminuir o índice de crimes violentos.
Dentre elas a criação da 7ª Cia Mesp, ampliação da Rede de Vizinhos Protegidos, reuniões focais com a Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, cumprimento de mandados de busca e apreensão – inclusive em conjunto com a Policial Civil, eleição de alvos prioritários para acompanhamento e prisão, envolvimento social – comunidade e outros entes públicos – para solução conjunta de problemas, Além da intensificação dos trabalhos para implantação do Olho Vivo e lançamento pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) do Pacto Contra a Impunidade, que busca reduzir a impunidade de pessoas que praticam crimes de forma repetitiva.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.