Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: CARNAVAL 2012 - PM de olho nas ruas
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012 - PM de olho nas ruas


As cidades mineiras já se preparam para a folia que vai imperar do próximo fim de semana até a madrugada de quarta-feira de cinzas. Para garantir a tranquilidade dos moradores e dos milhares de visitantes, a Polícia Militar de Minas Gerais também já se prepara e a partir de amanhã, 16, lança a operação carnaval 2012.

Reforço do contingente policial nas ruas, blitze nas estradas e vias urbanas são algumas medidas preventivas que começam a ser adotadas em todo o Estado. A ação termina na próxima quarta-feira, 22.

Nas ruas, praças e demais logradouros, para ajudar nesta tarefa, a PM vai contar com o monitoramento feito pelas câmeras de vigilância.

Nas estradas, a PM vai potencializar sua ação usando os etilômetros (bafômetros) e radares, para reduzir o número de acidentes, de feridos e de vítimas fatais. Todas as ações serão desencadeadas com o caráter preventivo e repressivo, com o objetivo de reduzir índices.

NAS CIDADES HISTÓRICAS

São João del-Rei, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Sabará e Diamantina, cidades que recebem número expressivo de visitantes receberão, também, atenção especial da PM. Como muitas cidades além de oferecer a tradicional programação de carnaval, reservam atrativos para quem gosta de estar próximo da natureza, a PMMG vai empenhar o seu efetivo no policiamento de meio ambiente, para proteger os recursos naturais do Estado.

TRÂNSITO

Para garantir a segurança durante o Carnaval, a PM vai desencadear operações para fiscalização nos veículos e documentação e blitze repressivas. A Polícia Militar Rodoviária alerta aos motoristas para que procedam a revisão nos veículos, verifiquem a documentação de porte obrigatório e obedeçam a sinalização para que a viagem seja feita com tranquilidade.

As operações de trânsito rodoviário incluem blitze educativas e repressivas, utilização do radar e do etilômetro, com intensificação das abordagens aos veículos automotores.

MEIO AMBIENTE

As operações de Meio Ambiente visam priorizar o policiamento nos locais de maior incidência de pesca predatória, corte ilegal de árvores em área de preservação permanente, atentando também para o tráfico de animais silvestres e o transporte irregular de produtos e subprodutos da flora.

NA CAPITAL

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) também reforça o policiamento, em Belo Horizonte, no período carnavalesco. Durante o feriado prolongado, quando grande número de pessoas desloca-se para outros Estados, ocorre uma redução considerável da população belo-horizontina e, consequentemente, muitas residências ficam vazias.

O policiamento preventivo será realizado durante o feriadão e consiste no empenho diário de policiais militares para o desenvolvimento de um policiamento reforçado, sendo o seu emprego criteriosamente planejado, com ações amplas e objetivas.

 DICAS

Todas as ações da Polícia Militar serão desencadeadas com o caráter preventivo e repressivo, com o objetivo de reduzir os índices e garantir um feriadão tranquilo. Mas, é importante que a população faça a sua parte.

A Polícia Militar orienta aos foliões que obedeçam às recomendações, evitando os excessos, principalmente de bebidas alcoólicas, tendo muita paciência e auto controle para evitar brigas, acidentes e incidentes.

ALGUMAS DICAS PARA QUEM VAI CAIR NA FOLIA

Não leve ou utilize copos e garrafas de vidro, objetos pontiagudos, bastões, guarda chuvas, latas ou quaisquer outros objetos que possam ser utilizados como "arma" por baderneiros

Se puder, deixe o carro em casa e vá a pé, de transporte público ou adote a carona solidária e leve os amigos. Se não, reserve estacionamento para seu veículo ou procure locais permitidos

Não deixe objetos à mostra no interior do veículo e evite os locais desertos, mal iluminados e interditados.

Se beber, não dirija. Além de multa e perda da habilitação é um crime e pode acabar com a sua alegria e a dos outros!

Coloque nome, endereço e telefone na roupa dos filhos menores e marque um local para a família ou grupo se encontrar no caso de se perderem.

PLANEJAMENTO

Leve dinheiro trocado, em quantidade suficiente. Evite grandes quantias.

Evite tumultos. Em caso de brigas, se distancie e acione a Polícia.

Evite levar bolsas, joias e objetos de alto valor.

Não utilize garrafas e copos de vidro, não leve objetos pontiagudos, nem armas.

Se precisar de informações, procure um policial militar. Se vir algo suspeito, acione a Polícia.

Em caso de urgência, ligue para o número 190, da PMMG.

NA VOLTA PARA CASA

Se estiver de carro, não dê carona a estranhos.

Não pare em locais desertos e escuros e tenha atenção redobrada em semáforos.

Não pare o veículo para observar tumultos ou acidentes.

Antes de entrar na garagem de casa, observe se não há suspeitos por perto; em caso afirmativo, dê a volta no quarteirão e acione a PMMG.

Não reaja se for abordado, tente manter a calma, preste atenção no máximo de informações e características e chame imediatamente a Polícia Militar.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.