O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou no dia 16 a constitucionalidade da lei conhecida como Ficha Limpa, que tem o intuito de retirar das eleições de 2012 todos os candidatos porventura tenham pendências judiciais. O projeto dessa lei estava em vigor para ser aprovado desde junho de 2010. E somente nessa última quinta-feira durante um julgamento de quase 11 horas realizado por ministros no Supremo, que a lei foi finalmente aprovada.
As normas que compõem a lei “Ficha Limpa” foram discutidas em mais de um encontro, mas apesar dos ministros terem participado de várias reuniões para debaterem sobre a aprovação do projeto, foi no encontro de quinta-feira que ocorreu o julgamento da lei com a Corte Completa.
De acordo com a estudante, Renata Cristiane, a aceitação da lei vai fazer com que as ações dos candidatos aos cargos de prefeito e vereadores sejam aprovadas conforme as normalidades que foram apresentadas no projeto, pois dessa forma a possibilidade de termos cada vez mais candidatos com Fichas Limpas será maior. “Eu acho uma ótima lei porque os candidatos geralmente não agem com honestidade. Um dinheiro que talvez pudesse ser destinado para a escola e principalmente para a saúde, eles ao invés de investir na nossa cidade, eles direcionam o dinheiro para suas próprias necessidades, enquanto isso tem gente morrendo no pronto-socorro. A Ficha Limpa é uma ótima lei”, declara.
Segundo a opinião do cidadão divinopolitano, Ivan Luiz da Silva, a aprovação da lei Ficha Limpa é uma ótima decisão feita pelo Supremo Tribunal Federal. “Eu concordo e acho muito bom, porque quem rouba uma vez, rouba de novo. Eu concordo com a Lei que foi aprovada, e não concordo com esses candidatos que assumem o poder e tiram o dinheiro dos pobres”, afirma Ivan.
Conforme Amanda Ribeiro, a lei foi aprovada no momento certo, já que as eleições serão nos dias 7 e 28 de outubro. “Eu achei essa lei ótima, porque se os candidatos já fizeram uma vez, eles são capazes de fazer novamente. E nós não queremos um Brasil com políticos corruptos, só queremos pessoas honestas”, relata Ribeiro.
Baseado nas afirmações da população de Divinópolis e na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a lei Ficha Limpa dará a oportunidade a todos os eleitores colocarem na prefeitura e na Câmara Municipal, prefeitos e vereadores que possam realmente realizar um mandato ético. E que ao chegar às urnas em outubro para apresentarem os votos, coloquem políticos com responsabilidade, e que além de propor melhorias para a cidade, que eles também possam atender as necessidades da população.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.