Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Condutores têm mais atenção às faixas de pedestres
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Condutores têm mais atenção às faixas de pedestres


Divinópolis tem evoluído muito no quesito educação no trânsito. Cada vez mais os motoristas respeitam as faixas de pedestres, estacionam em locais corretos e seguem as normas de circulação corretamente. Isto porque nos últimos anos a Settrans (Secretaria de Trânsito e Transporte) realizou diversas ações educativas.

A principal ação foi “Pé na faixa, Pé no freio” que em 2011 realizou 56 palestras nas escolas, 52 ações educativas com um público de 6500 pessoas abordadas. No mês de fevereiro as campanhas recomeçam.

Em entrevista anterior à Gazeta, a educadora de trânsito Consuelo Toledo, frisou que a abordagem aos motoristas sobre o respeito à faixa de pedestre foi o principal foco e que tem surgido resultados. “A gente observa que o trânsito está melhorando, principalmente os motoristas estão mais conscientes e param para o pedestre. É mais difícil esta abordagem com o pedestre, a conscientização mas aos poucos eles também estão se conscientizando quanto ao uso da faixa”, ressalta.

Alessandra Freitas, trabalha na área central, e com frequência atravessa a avenida Antônio Olímpio, local em que foram construídos os primeiros elevados com faixas vermelhas. Ela conta que no início ficava em dúvida se podia ou não atravessar, mas hoje sente mais segurança. “No início era mais difícil, alguns motoristas não respeitavam, outros não tinham paciência. Hoje, é mais fácil, claro que a gente não pode ficar brincando de atravessar, mas eles respeitam muito mais”, conta.

Aos poucos todos estão se conscientizando, mas os pedestres têm papel fundamental, eles devem sempre atravessar na faixa destinada aos pedestres e com freqüência se não está vindo algum veículo em alta velocidade. Para o secretário de Trânsito e Transporte Júlio Valério, a educação no trânsito é fator primordial. “Nós não deixamos de fazer blitze educativas, de informação, a gente procura ter o maior cuidado para lidar com essa questão. Porque nós estamos aqui para proteger o cidadão”.

Valério enfatiza que os motoristas estão mais atentos às faixas e respeitando a passagem dos pedestres. “Hoje muito mais o motorista respeita a faixa de pedestre, do que o próprio pedestre. Haja vista porque a maioria das pessoas ainda não tem o hábito de percorrer até uma faixa de pedestre para atravessar. Eles atravessam em qualquer lugar da via, e isso é errado, ele está se expondo ao perigo”, ressalta.

Como os pedestres não podem ser multados, assim como os condutores, o secretário avalia que a educação no trânsito é a principal ação, para conscientizar todas as partes. “A ação tem que ser maciça, o ideal é que nós pudéssemos multar esses pedestres, mas não temos como fazer isso. Porque se as pessoas sabem que terão uma punição, elas não cometem mais a ação. Nós estamos investindo maciçamente na educação. A gente tenta através da educação”. Valério pontua que em 2012 as ações serão intensificadas. “Nós fizemos muitas campanhas educativas, temos dado muitos cursos nas escolas, várias palestras, nós fizemos vários programas”, acrescenta.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.