Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Redes de Vizinhos Protegidos irão atuar junto a Defesa Civil em Divinópolis
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Redes de Vizinhos Protegidos irão atuar junto a Defesa Civil em Divinópolis



Em reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), o prefeito Vladimir Azevedo lançou Plano Municipal de Contingência para o período chuvoso 2013/2014. Na ocasião, o prefeito afirmou que a administração municipal busca uma aproximação entre a comunidade e a Defesa Civil por meio da criação do Núcleo de Defesa Civil Comunitário.

O núcleo vai contar com a organização que já existe da Rede de Vizinhos Protegidos, que atua na prevenção de crimes por meio da vigilância de ações suspeitas na vizinhança. Segundo o prefeito, a ideia é trazer uma nova atribuição à rede que já está organizada, de maneira que esse grupo auxilie a defesa civil. Na prática, isso significa que a própria população, vinculada à rede de vizinhos protegidos, também vai ficar responsável, pelo monitoramento de áreas de risco.

“Já são núcleos comunitários organizados, com uma função mais voltada para a questão de segurança pública”, explicou o prefeito, ao salientar que a ação vai otimizar a atuação da população junto a organismos como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Também poderão se integrar ao grupo as associações de moradores que tiverem interesse.

Nomeação

Na mesma oportunidade foram nomeados os membros da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) e assinada uma ordem de serviço para operação tapa-buracos.
O grupo nomeado buscará otimizar os recursos existentes, inclusive,  através da antecipação (prevenção) de situações de risco, além de articulação das Secretarias Municipais envolvidas no trabalho preventivo, juntamente com órgãos estaduais, tais como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A primeira ação da coordenadoria será realizada na próxima segunda-feira. O grupo vai se encontrar na Secretaria de Operações Urbanas (Semop) e, em seguida, irão vistoriar áreas de risco da cidade.  De acordo com o coordenador Dreyfus Bueno, áreas como o Alto São João de Deus, Alto São Vicente e Vila João Cota já estão sendo monitoradas.  “Daremos início a um trabalho de levantamento para identificar as áreas de risco, monitorar os locais e alertar os moradores caso necessário,” destaca. Ele conta ainda que existe uma parceria com a Copasa e Cemig, que devem informar sobre alterações do nível pluviométrico.

Tapa buracos

Por fim, R$200 mil já estão disponíveis na prefeitura para uma operação tapa-buracos nas ruas da cidade.  De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Simonides Quadros, as intervenções terão início em 10 dias. ”Na próxima semana, a gente começa a aquisição do material para fazer essa programação de tapa-buracos em vários pontos da cidade, principalmente, nos corredores de ônibus, como Paraná, Magalhães Pinto, Bom sucesso, JK, avenidas com intenso fluxo de veículos”, salientou. Vladimir Azevedo chamou toda a população para atuar como ”caçadores de buracos nas ruas”, e comunicar à prefeitura para que esta execute os reparos.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.