Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Balanço sinaliza queda de 30% de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Balanço sinaliza queda de 30% de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o novo balanço com os índices de acompanhamento da dengue na cidade. Os últimos quatro balanços semanais mostram uma redução visível de 30% nos números em relação ao mesmo período do ano passado. Além do balanço do município, a Secretaria divulgou o boletim realizado pela Superintendência Regional de Saúde, apontando os números da dengue em outros municípios da região.

O município registrou até o último balanço (10/05), 3296 notificações, sendo confirmados 850 casos da doença. O bairro Nossa Senhora das Graças continua registrando o maior índice, 288 notificações e 164 confirmações, seguido pelo Centro, com 238 notificações e 73 confirmações, e o Santos Dumont, com 100 notificações e 26 casos confirmados.

Mesmo com os números ainda elevados, o município começou a apresentar uma redução nos índices. As últimas quatro semanas representaram uma redução de 30% em relação aos números registrados no mesmo período no ano anterior. “Se compararmos na tabela 2013 e 2014, os casos vão aumentando até a semana oito. A partir da semana nove percebe-se uma queda com relação as mesmas semanas no ano passado, e isso se deve a intensificação nas ações preventivas e nos trabalhos que vêm sendo realizados intensamente no município”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires.

O boletim divulgado pela Superintendência Regional de Saúde analisa as taxas de incidências da dengue nos municípios por meio de uma análise dos casos notificados em relação ao número de habitantes. O balanço mostra que a luta contra a dengue, não é uma realidade exclusiva de Divinópolis, e sim um problema em toda região. “A Superintendência está divulgando um diagnóstico de acordo com o boletim epidemiológico, na análise, vimos que existem outras cidades, inclusive com porte menor que Divinópolis, com uma situação mais grave que a nossa. O levantamento é feito para cada 100 mil habitantes, Divinópolis apresentou 1.409 casos, entretanto, Carmo do Cajuru obteve a incidência de 1.854 e o município de Campo Belo, apresentou 5.225 casos” salientou a diretora de Vigilância em Saúde.

A Vigilância em Saúde acrescentou que a redução dos números está ligada a intensificação dos trabalhos, entretanto a participação da população é fator primordial nas ações de controle do vetor. “Nós continuamos atendendo diversas denúncias em relação a focos de dengue dentro das residências. Então, sempre é importante lembrar a importância da participação da população. Mesmo com os trabalhos da Secretaria de Saúde, com medidas de prevenção, se não for realizado um trabalho conjunto, nós não conseguiremos vencer esta luta”, acrescentou Celina, destacando ainda que as atividades de prevenção à dengue não serão realizados apenas no período epidêmico, mas durante o ano todo.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.