A Defesa Civil alerta para o aumento de volume de águas do Rio Itapecerica nas próximas horas. Devido às chuvas dos últimos dias, em que caíram 89,6 milímetros, o Rio Itapecerica está 4 metros acima do nível normal, de acordo com medição realizada as 10h 30 minutos, desta segunda-feira (02/01/2012) na régua que fica na Estação de Tratamento de água da Copasa, no Bairro Belvedere.
De acordo com a Defesa Civil, a tendência é de muita chuva para as próximas horas o que deve elevar rapidamente o nível do Rio Itapecerica, com provável risco de trasbordamento.
Por essa razão, a Defesa Civil orienta que as famílias ribeirinhas, em especial as localizadas em áreas de risco, que busquem abrigo seguro o mais urgente possível.
As famílias que necessitarem abrigamento devem dirigir-se para a Escola CETEP que fica na Rua Bahia, 1755 no Bairro São Sebastião.
Em caso de urgência procure a Defesa Civil pelos telefones 199 e 3221-1088.
A Defesa Civil de Divinópolis está monitorando neste momento (12h41 – 02/01/2012) seis importantes pontos de maior risco de inundação na cidade. A Prefeitura Municipal de Divinópolis a partir da Secretaria de Operações Urbanas disponibilizou 8 caminhões, 2 pás carregadeiras, 4 retro escavadeiras, 10 caminhões basculhantes e serviços relacionados às chuvas na cidade. 60 homens estão trabalhando nas ruas.
Segundo a Defesa Civil, até o momento, foram 4 desabamentos parciais em residências.
2 ocorrências na Rua Queluz, no Bairro Bom Pastor – famílias foram removidas para o CETEPE (Rua Bahia, 1755 no Bairro São Sebastião)
1 ocorrência no Bairro São Luiz – família está alojada no Salão Comunitário do Bairro.
1 ocorrência na Rua Santa Catarina – Vila Belo Horizonte – família está alojada no CETEPE.
A Avenida JK, sentido bairro-centro, está interditada entre a Rua Eldorado e Rua do Serro, devido à deslizamento de terra em um barranco. Trânsito é feito pela Avenida Sete de Setembro pelo bairro Afonso Pena. Equipes da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trânsito trabalham no local.
A Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem transitar em áreas alagadas ( a pé ou de carro) , observar sinais de encharcamento e movimentação de solos nas encostas, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer o escolamento de águas pluviais.
A chuva forte que cai desde a noite de domingo em Divinópolis causou vários estragos. Vários pontos de alagamentos já são registrados na cidade. O rio Itapecerica está em 3,5 metros acima do nível, já na cidade de Itapecerica chove forte mas ainda sem sinal de que causará transbordamento em Divinópolis.
Informações Climatempo:
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atua sobre o Brasil. Este sistema é caracterizado por uma extensa faixa de nuvens carregadas que se estende desde o oceano Atlântico (associado à uma frente fria estacionária) até o sul da Região Norte. Este sistema é persistente e as áreas que ficam sob as nuvens carregadas têm chuva frequente e volumosa.
2011 já terminou com excesso de chuva em grande parte de Minas Gerais e, nesta primeira semana de 2012, este Estado permanece em alerta para o risco de chuvas fortes e volumosas que devem agravar os problemas causados por enchentes e deslizamentos de terra.
A ZCAS também irá provocar chuvas frequentes e volumosas ao longo desta semana sobre o Espírito Santo e algumas áreas do Rio de Janeiro.
A previsão dos modelos numéricos indica mais de 100 mm de chuva acumulada, entre os dias 03 e 07 de janeiro, no centro-norte de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Estado do Espírito Santo.
Fonte: http://www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.