Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: maio 2012
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIA MUNDIAL SEM TABACO


O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.

Para as ações deste ano, a OMS escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco”. O Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional, enfocando os danos causados ao longo da cadeia de produção do tabaco ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso agrotóxicos que agridem ecossistemas e fumicultores, desmatamento, trabalho adolescente e infantil, danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, por consequência, o aumento do risco para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como Acidente Vascular Encefálico, infarto e diversos tipos de câncer. Daí, a escolha do tema nacional: “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua. 

Você está querendo parar de fumar? Pare de fumar sem  virar sua vida de cabeça para baixo!

Mas será tão fácil assim?
Para aqueles que não fumam, parar de fumar pode parecer algo simples. Basta querer.
Muitas vezes essa decisão é adiada para evitar o "desconforto" de ficar sem o cigarro. Outras, por acreditar que é possível parar a qualquer momento. Podemos ainda buscar o momento ideal ou esperar que a vontade e a certeza de querer parar de fumar apareçam! Que tal pensar um pouco sobre essa decisão?

Alguns dados para você refletir
São cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem risco à saúde. Além das mais conhecidas, como nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro contém substâncias radioativas como polônio 210 e cádmio (aquele das baterias dos carros).

Mas você pode argumentar...: "Muitas pessoas fumam e não adoecem. Outras não fumam e adoecem”. O importante é entender o que é se expor a riscos.

Por exemplo: se você atravessar uma rua movimentada de olhos fechados, poderá chegar ao outro lado sem se machucar – mas o  risco de ser atropelado é bem maior do que se você atravessar de olhos abertos na faixa de pedestres. Da mesma forma, se você fuma, está se arriscando mais do que aqueles que não fumam.

O que acontece de bom se você parar?
Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
5 vezes maior de sofrer infarto;
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Além desses riscos, as mulheres fumantes devem saber que:
O uso de anticoncepcionais associado ao cigarro aumenta em 10 vezes o risco de sofrer derrame cerebral e infarto; 
Grávidas fumantes aumentam o risco de ter aborto espontâneo em 70%; Perder o bebê próximo ou após o parto em 30%;
O bebê nascer prematuro em 40%; ter um bebê com baixo peso em 200%.

Fumar é um risco à saúde que podemos evitar

Ao parar de fumar seu corpo vai recebendo benefícios constantes. Veja só:

Após 20 minutos
 A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

Após 2 horas
 Não há mais nicotina circulando no seu sangue

Após 8 horas
 O nível de oxigênio no sangue se normaliza

Após 12 a 24 horas
 Seus pulmões já funcionam melhor

Após 2 dias
 Seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já sente melhor o sabor da comida

Após 3 semanas
 Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora

Após 1 ano
 O risco de morte por infarto já se reduziu à metade

Após 5 a 10 anos
 O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram

Dando o primeiro passo para deixar de fumar
 O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Você pode escolher duas formas para deixar de fumar

Parada imediata. Essa deve ser sempre a primeira opção. Você deixa de fumar de uma só vez, cessando totalmente de uma hora para outra.

Parada gradual. Você pode usar esse método de duas maneiras
Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia
Adiando a hora em que fuma o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.
Se você escolher a parada gradual não deve gastar mais de duas semanas no processo.

Mas atenção!
Fumar cigarro de baixos teores não é uma alternativa! Eles fazem tanto mal à saúde quanto os outros cigarros. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar. Se tiver dúvidas, procure orientação médica. Somente um médico poderá avaliar a utlização de outros métodos, como, por exemplo, adesivos de nicotina.

Para de fumar significa uma mudança radical em sua vida?
Muitos fumantes acreditam que só poderão parar de fumar se reformularem totalmente sua vida e ficam imaginando que vai ser tão difícil que que é melhor nem tentar.
Você não precisa se tornar um atleta, passar a ser vegetariano radical ou ter uma vida sem amigo ou divertimento. Mas por que não aproveitar a oportunidade para rever sua rotina e fazer mais algumas mudanças para melhor?
Geralmente, abusamos da alimentação desequilibrada e de bebidas alcoólicas; levamos uma vida sedentária e acreditamos que os risco de adoecer estão sempre muito distantes.

Repense sua rotina. Pense no que seria possível fazer para mudar sua rotina. Buscar atividades diferentes pode ajudar quando se está parando de fumar. Para quebrar as associações que existem entre fumar e sua rotina, é necessário planejar atividades para colocar "no lugar do cigarro". Você deve manter seus prazeres e lazeres sem o cigarro. Nesse período inicial, contudo, é melhor evitar certas situações até que você se sinta fortalecido para lidar com elas.

Invista em seu preparo físico. Procure iniciar caminhadas, de preferência em lugares agradáveis. Se não gosta de caminhar, procure outro exercício ou esporte que o agrade. Preencha seu tempo com algo que você realmente goste de fazer. Dance, pratique jardinagem, cozinhe pratos diferentes, vá ao cinema, museus, ouça música, namore, leia, bata papo com os amigos. O importante é cuidar do corpo e da mente.

O que pode acontecer quando você deixa de fumar?

Fique de olho na alimentação. Se a fome aumentar, não se assuste. É normal um ganho de peso de até 2 quilos após deixar de fumar porque seu paladar vai melhorando e seu metabolismo, se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que está acostumado. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada, com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes. Para distrair a fome, chupe balas ou chicletes dietéticos. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite tomar café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro. Procure trocá-los por chá e conquetéis sem álcool (como de frutas e tomate). 

Lidando com a vontade de fumar. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina que é considerada uma droga. E daquelas bastante poderosas, pois atinge o cérebro em apenas sete minutos. É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis.

Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto; outros não sentem nada. Mas não desanime, tudo isso vai desaparecer no máximo em duas semanas!

Prepare-se para não voltar a fumar e CUIDADO  com as armadilhas!

Nos momentos de estresse. Quando perdemos alguém querido, passamos por dificuldades financeiras, problemas no trabalho, rompemos um relacionamento, a resposta automática pode ser o cigarro. Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas!

Se sentir muita vontade de fumar. Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Evite o primeiro cigarro e você evitará todos os outros

Exercícios: um recurso saudável para relaxar
Respiração profunda. Respire fundo pelo nariz e vá contando até 6. Depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões.

Relaxamento muscular. Você pode esticar os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

Relaxamento mental
Nas horas em que a vontade de fumar apertar, procure desviar o pensamento para situações boas que você tenha vivido ou queira que aconteça. Tente fechar os olhos e lembrar de uma música que você goste e te acalme.
Alguns ex-fumantes acabam voltando a fumar por estarem se sentindo tão bem que acham que podem fumar apenas um cigarro - ou só acender o cigarro de um amigo. Mesmo uma só tragada pode levar você a uma recaída. Portanto, todo cuidado é pouco...

Recompense sempre seu esforço
Diariamente: guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro e conte-o ao final da semana. Pegue o dinheiro que economizou e compre um presente para você ou para quem gosta; Se preferir, saia para para fazer um programa diferente.
Se você não conseguir se segurar e fumar, não desanime!
A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar.
O mais importante é não usar  o deslize como justificativa para voltar a fumar.
Dê a si mesmo quantas chances forem necessárias até conseguir.

Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro.

Postado por Ana Paula

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG

CONSERTO DE BURACO


Na minha rua, a Copasa fez uma lambança. Olhe bem para a foto, que coisa feia. Pagamos o calçamento, além de tirar as pedras, elas foram jogadas para o lado e ainda jogaram uma quantidade de piche no buraco e deixaram que os veículos socassem o local. 

Esta é mais uma lambança que acontecem sempre em nossa cidade. Fim do mundo. No meu pensamento a cidade tem quer ser bonita e urbanizada

Fonte: José Nilton Teodoro, morador de Divinópolis/MG
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ATENÇÃO !

ALERTA PARA REGIÃO DO BAIRRO SANTA TEREZA


Já foram relatados por vários membros da Rede de Vizinhos do Bairro Santa Tereza o fato de interfones estarem sendo acionados durante a madrugada e ao atender uma pessoa conta sempre a mesma história, que esta precisando de dinheiro para comprar remédio para seu filho. Esta pessoa já foi visualizada e trata-se de uma pessoa negra, alta e magra. Não se sabe de quem se trata e qual é a real intenção dele, uma vez que, todos que atenderam se irritaram com a situação e o mandaram embora. O fato é que ele está rondando as casas e por isso devemos nos mobilizar para que esta pessoa veja que estamos unidos e vigilantes. Não sejamos vitimas deste individuo.

VAMOS FICAR ATENTOS!

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!

Fonte: RVP Santa Tereza
Postado por Ana Paula

Antigo na praça, golpe da premiação por celular faz vítimas pelo País há dez anos

Uma mensagem de texto inesperada no celular. Nela, o anúncio de que o proprietário do aparelho foi sorteado e ganhou um atraente prêmio, em geral, um carro 0 km, uma quantia em dinheiro ou uma casa. O golpe da falsa promoção há muito deixou de ser novidade, mas a frequência com que ainda é aplicado indica que continua a ser uma armadilha eficaz usada por criminosos. Na maioria dos casos, o objetivo é conseguir recarga telefônica ou induzir o “premiado” a realizar depósitos bancários em contas desconhecidas, requisito para receber o “prêmio”.


O princípio é o mesmo de todos os golpes: os estelionatários se valem de uma combinação de ingenuidade, curiosidade e o desejo da vítima em obter vantagem. Após receber duas mensagens no celular em pouco mais de uma semana, a reportagem do R7 decidiu ligar para um dos telefones e se passar por uma potencial vítima. Do outro lado da linha, um homem com sotaque nordestino carregado atende e confirma que é do SBT. A falsa promoção usava indevidamente o nome da emissora e dizia que o prêmio era um Fiat Bravo e R$ 10 mil. A reportagem indaga se a ligação é gratuita e o golpista diz que sim.
— Corretamente. Não se preocupe se a senhora estiver falando de um aparelho residencial. A ligação é grátis. A primeira prova da fraude. Um dos artifícios usados pelos bandidos para enganar as vítimas é juntar o prefixo da operadora com o código de área e o número do telefone, fazendo que a pessoa não perceba que está ligando para um celular. Além de amargar o prejuízo provocado pelo golpe — caso caia, a vítima ainda tem uma surpresa desagradável ao receber a conta telefônica.

Segundo o especialista em combate a fraudes Lorenzo Parodi, autor do livro Manual das Fraudes, na maioria dos casos, o prefixo dos telefones usados pelos golpistas é 85 ou 88, código de área de cidades do Ceará. Porém, o 21, do Rio de Janeiro, também aparece com frequência. Ele destaca que golpes por celular normalmente são aplicados por presidiários, que, muitas vezes, contam com apoio externo. 

— Tanto este quanto o do falso sequestro são atividades lucrativas. Eles [detentos] se dedicam a esse tipo de atividade com apoio de uma estrutura externa. Isso pressupõe uma organização por trás. Facilmente estão ligados ao crime organizado. Os cartões [telefônicos], eles aproveitam dentro da cadeia. Para mandar mensagens, para aplicar o golpe do falso sequestro. Mas o dinheiro que também captam tem que ser sacado por alguém de fora da prisão. Então, precisam de uma estrutura externa já montada, com contas em nomes de laranjas ou documentos frios.

Telemarketing

Durante a conversa com a reportagem, o golpista usou técnicas típicas de atendimento de telemarketing. Ele chegou a recomendar que a reportagem pegasse papel e caneta para anotar “o número do protocolo”. Em seguida, o homem - que se identificou como “Jean Carlos Dantas” - pediu o número do celular que recebeu a mensagem da promoção e a conversa segue:
— Agora, nesse momento, a senhora prefere o carro ou o valor de R$ 40 mil, mulher de sorte?
A reportagem questiona:
— Mas são R$ 40 mil? Na mensagem estava R$ 10 mil.
E o golpista, desconcertado, contorna:
— Não, mas só que o valor de R$ 10 mil fica fora. Estou perguntando se a senhora prefere o carro ou R$ 40 mil?
Com a resposta afirmativa para o carro, o criminoso começa a passar as instruções para que o golpe seja efetivado.
— Primeiramente, antes de a senhora obter o carro, a senhora tem que obter o valor em dinheiro. Agora, a senhora tem que confirmar esse valor, R$ 10 mil, hoje ainda, em total segurança. É necessário que seja cliente de algum dos bancos que têm convênio com a promoção.
A reportagem indaga o que terá que fazer exatamente e o bandido responde:
— Assim que a senhora chegar lá, entre em contato quando estiver em frente ao caixa eletrônico. Peça para falar com o Jean Carlos Dantas. Eu vou estar transferindo sua ligação para o diretor responsável. Ele vai auxiliar a senhora no caixa, como vai estar fazendo a confirmação do valor de R$ 10 mil na conta [...] Agora, a senhora evita comentários para medida de segurança [sic]. A senhora não comenta para ninguém que a senhora é ganhadora da promoção porque o “alto” de criminalidade, a senhora sabe como é que está, né?
Ao ser questionado sobre como o carro seria entregue, o golpista se enrola e inventa uma história que envolve até a Polícia Federal.
— Assim que nós fizer [sic] o procedimento no valor de R$ 10 mil, vai ser enviado... com os dois advogados, Cintia Magalhães e Renato Montenegro, da escolta da Polícia Federal, para não haver nenhum tumulto na residência da senhora na hora da entrega do carro. Certo?

Golpe contínuo

Segundo Parodi, o golpe do falso sorteio por celular existe há quase uma década e tem se mantido constante por não se tratar de um "golpe de surto".
— É contínuo. Este golpe, na realidade, nunca parou. É um dos golpes que têm constância. Não aumentou, não diminui.
Para Parodi, a melhor maneira de evitar ser vítima desse tipo de crime é a informação. Ele orienta que seja feita uma verificação independente na empresa citada na suposta promoção.

— A verdadeira prevenção é a informação. Na hora em que você leu ou viu na TV ou conversou com alguém, você pode receber 50 mensagens e não vai cair nunca. Eu, por exemplo, recebi no meu celular pelo menos meia dúzia dessas mensagens. A última foi em fevereiro, quando ganhei um carro. Mas já ganhei casa também [brinca].
SBT desmente
Em seu site, o SBT faz um alerta sobre esse tipo de fraude: “Se você recebeu uma mensagem SMS dizendo que participou de uma promoção do SBT e que é um ganhador, cuidado! O SBT não entra em contato com os ganhadores através de mensagem de texto e jamais pede que seja feito qualquer depósito em dinheiro ou exige a compra de algum produto em troca. Jamais forneça seus dados pessoais ou desembolse qualquer quantia em dinheiro. Fique atento, pois é fraude”.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 29 de maio de 2012

PM inaugura Rede de Taxistas Protegidos em Unaí


Na manhã da última quinta, 24, foi inaugurada a Rede de Taxista Protegidos, em Unaí. O projeto, desenvolvido pelo 28º Batalhão de Polícia Militar, conjuntamente com os taxistas, é baseado na filosofia de polícia comunitária e tem por objetivo criar uma parceria entre a Polícia Militar e os taxistas  por meio da implementação de várias ferramentas,  para que esses profissionais tomem algumas medidas de auto-proteção.


Ao longo do desenvolvimento do projeto foram realizadas várias reuniões com a finalidade de discutir e desenvolver medidas de segurança voltadas à segurança dos taxistas e clientes. O resultado foi um sucesso, com a aderência de 18 taxistas ao projeto. Os participantes da rede terão afixados em seus táxis um adesivo da "Rede de Taxistas Protegidos", símbolo do projeto.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dia Nacional da Adoção em Divinópolis


Na última sexta-feira, 25, foi comemorado o Dia Nacional da Adoção. Em Divinópolis a data foi celebrada pelo Grupo de Apoio à Doação “De Volta Pra Casa”, em uma palestra na quinta-feira, 24, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid). A palestra foi realizada pelo Juiz Dr. Bruno Terra Dias.
  
A presidente do grupo, Sandra Amaral, ainda dá orientações para quem deseja adotar crianças e adolescentes. Ela pede para que os interessados acessem o site da instituição, no endereço: www.devoltapracasa.org.br. Segundo ela, no site há uma lista com toda a documentação exigida para que o interessado possa se cadastrar no Fórum. O interessado deve então fazer um curso preparatório para a adoção, podendo ser aprovado ou não para a adoção. Sendo habilitado, o pretendente a pai / mãe adotivo (a) deve ir para a fila de espera e aguardar por sua adoção, que poderá demorar mais ou menos tempo, de acordo com seu pedido. Ela aconselha que os interessados freqüentem o grupo de adoção, para que possam conhecer o processo, tirar dúvidas, participar de atividades, e também reitera que o processo de adoção é mesmo para todos, independente de o interessado ser solteiro ou casado.

De volta pra casa

De acordo com nota divulgada pelo Grupo “De Volta Pra Casa”, a organização “é uma entidade sem fins lucrativos que busca soluções para as questões relativas ao abandono de crianças e adolescentes através do fortalecimento e incentivo à adoção, apoiando e orientando as famílias adotivas, os pretendentes à adoção, e garantindo o direito à convivência familiar das crianças que se encontram institucionalizadas. A primeira linha de ação é o apoio às famílias adotivas e pretendentes à adoção, através de reuniões ordinárias, projetos e atendimentos individualizados com a equipe técnica da instituição para orientações e encaminhamentos necessários.

A segunda linha de ação compreende o desenvolvimento de uma Nova Cultura da Adoção, que perpassa pela ruptura dos mitos e preconceitos ainda existentes, como a questão da revelação, das adoções necessárias (inter-racial, tardia, portadores de necessidades especiais, entre outras), na tentativa de se romper com o perfil, culturalmente muito forte, das crianças que são adotadas: meninas, brancas, de até dois anos de idade. A terceira linha de ação visa incentivar e garantir a toda criança à convivência familiar, seja na família de origem e/ou substituta, preconizando efetivar os direitos das crianças e dos adolescentes que estão garantidos no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Postado por Ana Paula

Aprovado projeto que prevê seguro-desemprego para domésticos sem inscrição no FGTS


Empregados domésticos demitidos sem justa causa, mesmo que não estejam inscritos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), terão direito a seguro-desemprego por três meses. Projeto de lei com essa finalidade, de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES), foi aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria recebeu decisão terminativa da comissão.


Em seu texto inicial, a proposta (PLS 678/2011) estabelece período de seguro-desemprego de seis meses para os trabalhadores domésticos inscritos no FGTS e de três meses para os que não cumprem essa condição. No entanto, a relatora da matéria, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), considerou discriminativa tal diferenciação e apresentou emenda para conceder seguro-desemprego de três meses a todos os trabalhadores domésticos.
Para receber o benefício, o trabalhador deverá comprovar ter trabalhado como empregado doméstico, pelo menos, por 15 meses nos últimos dois anos, contados da data da dispensa. Além disso, deve apresentar os comprovantes de recolhimento da contribuição previdenciária, na função doméstica, durante o período.
A senadora Lídice da Mata observou que, atualmente, apenas 6% desses trabalhadores têm direito ao seguro-desemprego por terem inscrição no FGTS. A senadora considerou essa exigência “incompreensível”, porque, segundo afirmou, o objetivo do FGTS, entre outros, é oferecer ao trabalhador a possibilidade de formar um patrimônio e dar acesso à aquisição da casa própria.
- Como se sabe, esse fundo não guarda qualquer relação com esse benefício, disse a senadora.
Na avaliação do senador Wellington Dias (PT-PI), a medida vai contribuir para que esses trabalhadores não abandonem a profissão. Em razão da ausência do seguro-desemprego e do aumento da escolaridade, observou, muitos empregados preferem trabalhar em outras atividades, como a de zelador, que lhes asseguram o benefício.
Se não for apresentado recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.


Fonte: http://www12.senado.gov.br
Postado por Ana Paula

sábado, 26 de maio de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 21 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Niterói, onde a Rede está sendo implantada;

Foto RVP Niterói (por e-mail)

- Na terça-feira, 22 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou da conclusão da expansão da RVP Bom Pastor, onde foram entregue as placas de identificação das residências;

Foto RVP Bom Pastor (por e-mail)

- Na quarta-feira, 23 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião de líderes da RVP Santa Tereza;

Foto RVP Santa Tereza

- Na quinta-feira, 24 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou juntamente com a Patrulha Rural de reunião da Comunidade Rural Protegida na comunidade de Córrego do Paiol, 1ª a receber o projeto na região;


- Na sexta-feira, 25 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da Associação de Moradores do bairro Afonso Pena, onde passou explicações sobre a RVP, a comunidade tem interesse em implantar o projeto.

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Governo prorroga em uma semana campanha de vacinação contra gripe



O Ministério da Saúde prorrogou para 1º de junho o encerramento da 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe. O prazo foi ampliado em uma semana, já que terminaria nesta sexta-feira (25), para possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas contra a doença.
De acordo com o governo, até esta quinta-feira (24) 15,8 milhões de brasileiros foram vacinados, o equivalente a 65,5% da meta da campanha, que pretende atingir 24,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças que tenham entre seis meses de vida e dois anos, além de gestantes e indígenas.
Dos que já receberam a vacina, os idosos são maioria (10,7 milhões). A dose trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína", e é distribuída gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país.
A mesma vacina também pode ser encontrada em laboratórios particulares, onde podem recorrer às pessoas fora do grupo priorizado pela campanha. Nestes locais, a vacina pode ter grande variação de preço, de R$ 50 a R$ 119.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ONG AMINAS - FALANDO DE MEIO AMBIENTE

CONJUNTO COLUMBIA


Neste conjunto habitacional, situado em Contagem/MG e o Pongelupe, Bairro Barreiro de Cima/BH, há vinte anos, pude plantar centenas de árvores, especialmente no Columbia quando eu morava nele, todas as manhãs de sábados, eu reunia com a criançada, e iniciamos um plantio de árvores. Hoje recebo notícias que aquelas árvores estão dando muita sombra e embeleza aquele local. 

Apenas fiz a minha obrigação de ambientalista. Valeu! Recentemente um amigo me comentou, se eu não tinha medo dessas minhas lutas ambientais e que alguém poderia me transferi de cidade de Divinópolis. Eu respondi a ele que onde eu estiver estarei lutando e defendo a mãe natureza, seja em BH/Divinópolis ou no Canadá.

Fonte: José Nilton Teodoro - Ambientalista
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Passeata de Combate à Pedofilia reúne 3 mil pessoas


Foi realizada na da última sexta-feira(18), uma passeata de Combate à Exploração e Abuso Sexual da Criança. A caminhada foi iniciada às 8h30, na Catedral do Divino Espírito, e seguiu até a Câmara Municipal de Divinópolis. Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao evento, que contou com a presença também de representantes do poder executivo e legislativo, estudantes, entre outros.

Os manifestantes participam da passeata vestidos de preto, para simbolizar o luto em relação a pedofilia.
Às 14h, na Câmara Municipal, houve também o Seminário de Enfrentamento à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, aberto à toda a população. Também  foram realizadas Blitz no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, a fim de conscientizar condutores sobre a exploração sexual de crianças.
Os eventos fazem parte da Semana de Combate à Exploração e Abuso Sexual da Criança, que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente, Ministério Público, com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Secretaria Municipal de Educação. As atividades da semana estão sendo realizadas desde segunda-feira.
Em entrevista à Rádio Minas, no programa “Bom Dia, Divinópolis”, apresentado por Silvio França, Cibele Silva, Secretária Municipal Anti-Drogas e Direitos Humanos e Luty Fraba, coordenador da Semana de Combate à Exploração e Abuso Sexual da Criança e da Campanha “Todos contra a pedofilia”, explicaram mais detalhes sobre a programação e objetivo da semana.
Cibele disse que foram realizadas também oficinas nas escolas sobre violência sexual contra a criança, pois nem todos os alunos podem comparecer à passeata, devido à logística. Ela explica que é importante informar as crianças sobre a exploração sexual, pois há crianças que sofrem abuso e não tem consciência do que está acontecendo. Assim, é importante também incentivar a denúncia entre as crianças, para que elas possam ter coragem de denunciar caso estejam sofrendo alguma violência sexual.
Luty ainda explica sobre o impacto da pedofilia na sociedade contemporânea e sobre a definição do pedófilo. “A pedofilia hoje está galvanizando a nossa sociedade, ela está cavalgando, trazendo muito sofrimento para as nossas crianças. A idéia principia desse projeto é darmos visibilidade à criança, à sociedade, à pedofilia, em uma visão psicológica. Ela é uma designação de uma parafilia, que é um desejo sexual que não é ortodoxo, como a zoofilia, que são pessoas que tem desejo sexual por animais. A pedofilia é exatamente esse crime que define que determinados adultos sentem ou presumem sentir um desejo, uma necessidade íntima de conotação sexual por crianças”, afirma.

A história da data
O site do movimento “Todos contra a Pedofilia”, explica o porquê da data. Segundo informações, “há 39 anos, um crime bárbaro chocava o país: com apenas 8 anos, a pequena Araceli Cabrera Crespo foi brutalmente assassinada, em Vitória. Ela desapareceu após sair da escola, na Praia do Suá. Foi drogada, estuprada, espancada, estrangulada. Os assassinos, com o objetivo de dificultar a identificação do corpo, ainda o imergiram em ácido. Vinte e sete anos depois, no mesmo 18 de maio, uma homenagem à garota instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil para evitar que mais crianças sejam vítimas de violência semelhante”.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 22 de maio de 2012

A POLÍCIA E OS PROBLEMAS EXTRAPOLICIAIS


O telefone 190 é um serviço prestado pela Polícia Militar. Foi criado para atender ocorrências ligadas a fatos criminosos. Em média, 43 mil chamadas são realizadas diariamente, sendo que nos finais de semana o volume de ligações aumenta, podendo chegar a 60 mil. O problema é que muita gente usa esse serviço emergencial para finalidades diversas. Senão vejamos: 65% daqueles que ligam para o 190 desejam apenas uma informação, que geralmente não tem nada a ver com a esfera policial. 15% dos telefonemas são trotes; a grande maioria realizada por crianças. Somente 20% das ligações atendidas seriam pertinentes, apesar que as estatísticas apontam, mesmo entre essas, severa distorção: a maior parte das ocorrências “ditas policiais”, estão relacionadas a desentendimentos entre familiares e vizinhos, geralmente simples bate-boca. O líder desse ranking é a briga entre marido e mulher, que em 2011 gerou atendimento de 275 mil ocorrências com envio de viatura policial. Muitos desses casos vão parar nos plantões das delegacias de polícia, atravancando o atendimentos de casos mais relevantes e graves. Em segundo lugar, temos as ligações que indicam presença de pessoas em atitudes suspeitas. Na maioria das vezes não se confirma qualquer ilegalidade. Em terceiro lugar, encontra-se ocorrências de perturbação do sossego entre vizinhos, veículos com som alto em via pública e também barulho excessivo em festas, bailes, igrejas, obras etc. Grande parte desses casos não configuram ilícitos penais e sim infrações administrativas, que deveriam ser resolvidas pelas prefeituras. Em quarto lugar, surgem ocorrências criminais versando sobre furtos, em seguida, o famigerado assalto em via pública. Não podemos esquecer daqueles que precisam de auxílio em razão de incêndios, e que telefonam para o 190 ao invés de ligar para o 193, que é do Corpo de Bombeiros. A denúncia anônima deve ser feita ao número 181. O serviço público de ambulâncias para remoção de doentes é o 192. Casos referentes à defesa civil devem ser acionados através do 199. Assuntos relacionados à Polícia Civil serão solucionados pelo fone 197. Se desejar orientações específicas sobre delegacias especializadas no atendimento à mulher, é preciso ligar para 180. Toda ligação efetuada para número errado gera desperdício de energia para ambas as partes e pode prejudicar atendimento emergencial naquele momento.


SEJAMOS CRITERIOSOS QUANTO AS LIGAÇÕES PARA NÚMEROS DE EMERGÊNCIA, NO MOMENTO EM QUE LIGAMOS POR MOTIVOS RELEVANTES, ALGUÉM PODE ESTAR REALMENTE PRECISANDO DE AJUDA!!!
Sugiro aos líderes e coordenadores que levem este texto para suas reuniões.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 21 de maio de 2012

23º BPM LANÇA PROJETO COMUNIDADE RURAL PROTEGIDA


O 23º Batalhão promoveu dia 11 de maio, o lançamento do projeto Comunidade Rural Protegida, em Divinópolis.

Este projeto Comunidade Rural Protegida tem a finalidade de aumentar a segurança na zona rural com a formação de uma rede de comunicação entre os Policiais Militares e a comunidade para a resolução dos problemas relacionados à segurança pública, através da participação efetiva dos moradores, comerciantes e produtores rurais.

O próximo passo, segundo o Comando do 23º Batalhão é a realização da segunda fase, que é a formação dos laços.

 O lançamento aconteceu durante reunião na comunidade do Córrego do Paiol, Zona Rural de Divinópolis, sendo que esta é a primeira comunidade a receber o projeto.

Estiveram presentes o Comandante da 142º Cia PM, Cap PM Federeci, os Militares da Patrulha Rural, Sgt Álisson, Sd Castro e Sd Maicol e 42 (quarenta e dois) moradores da referida comunidade.

Postado por Ana Paula

sábado, 19 de maio de 2012

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda-feira, 14 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito em laços da RVP Nossa Senhora das Graças, onde a Rede está sendo implantada;

- Na terça-feira, 15 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito em laços da RVP Planalto, onde a Rede está em expansão e reestruturação;

Foto RVP Planalto (por e-mail)

- Na quarta-feira, 16 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Bom Pastor, onde a Rede está em expansão;

- Na quinta-feira, 17 de maio, a Patrulha de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião da RVP Porto Velho, onde a Rede está em expansão;

Foto RVP Porto Velho (por e-mail)

Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar. Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PM faz ação social


Militares do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco - GEPAR do 23º BPM, promoveram, na manhã da última sexta, 11, no bairro Alto São João de Deus, em Divinópolis, uma ação social conjunta com a Prefeitura Municipal.
A ação teve como foco a capina e limpeza das ruas do bairro e de terrenos baldios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, bem como contribuir para a realização das ações de manutenção da Segurança Pública promovidas pela Polícia Militar naquela comunidade.
Os trabalhos foram acompanhados de perto pelos moradores do bairro que elogiaram e agradeceram a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal pela iniciativa.
GEPAR
O GEPAR do 23º BPM foi implantado em agosto de 2009, e tem realizado importantes trabalhos no campo da prevenção e de repressão qualificada, bem como na promoção social com a interação com a comunidade levada a efeito por meio do Projeto Comunidade Segura, que compreende várias ações, como doação de cestas básicas, acesso à cultura (cinema) e educação (palestras).
Postado por Ana Paula