Em Divinópolis várias casas e lojas já estão decoradas com peças natalinas. A utilização de pisca-pisca, letreiros luminosos e outros artigos de decoração alimentados por energia elétrica, são comuns nessa época do ano.
Para evitar acidentes, a Cemig inicia uma campanha de conscientização na cidade. O objetivo é que a população saiba qual a melhor forma de utilizar a decoração natalina, sem colocar em risco sua segurança. Em nota enviada a imprensa, o engenheiro do trabalho da Cemig, Demétrio Aguiar, diz que o ideal é escolher itens de qualidade. que tenham o melhor nível de isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda-se adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial,Inmetro. Pois são submetidos a rigorosos testes que garantem a segurança. Recomenda-se também evitar as “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada. Por meio dos adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demétrio Aguiar.
Para evitar a sobrecarga, é necessária a participação de um eletricista, que irá calcular o que pode ou não ser ligado. O profissional vai adequar o circuito da residência por meio de uma pequena reforma na instalação elétrica. É importante ressaltar que existem enfeites antigos, incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de Ts e benjamins.
Ainda em nota, a Companhia energética orienta que a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas. Muros, jardins e árvores devem ter distância mínima de 1,5 metros em relação à rede elétrica.Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental. O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação; evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento. Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.
Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Dê preferência aos enfeites impermeáveis, eles são mais seguros e duram mais. Escolha às lâmpadas de LED, além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.
No caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular. Em caso de acidente externo com a rede elétrica, o consumidor pode entrar em contato com a central de atendimento da Cemig, pelo contato com 116.
É válido dizer que desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
CIDADE ILUMINADA
Em alguns pontos da cidade, já estão sendo instaladas as iluminações natalinas. Quem trafega pelas imediações do bairro Bom Pastor pode conferir o destaque nas árvores da rodoviária. Todas receberam um enfeite especial. Em pontos principais da cidade, como as vias de acesso e saída de Divinópolis. A prefeitura costuma todos os anos, colocar alguns enfeites. Em 2011, a praça da Catedral, e a do Santuário ganharam decorações bastante atrativas. Assim como a histórica Maria Fumaça, e a fachada da Ferrovia Centro Atlântica,FCA.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Excelente reportagem. Na ansia de enfeitar, as pessoas se esquecem dos cuidados necessários e isso pode provocar acidentes graves! Valeram as dicas!
ResponderExcluirAnônimo,
ExcluirÉ muito bonito ver a cidade toda iluminada nesta época do ano, mas o cuidado com a instalação destes enfeites que usam energia elétrica é muito importante. Obrigado pela participação e continue comentando nossas postagens. Tente se identificar mudando a opção "ANÔNIMO" por "NOME/URL".
Att
Gerenciadores do Blog