Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Divinópolis recebe 27 câmeras do “Olho Vivo”
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Divinópolis recebe 27 câmeras do “Olho Vivo”


O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) no dia 19 de novembro na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, a instalação do Projeto ‘Olho Vivo’, em Divinópolis. O equipamento com um total de 27 câmeras será instalado no primeiro semestre de 2013.

A reunião do prefeito Vladimir Azevedo, com o secretário de estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, contou ainda com as presenças do deputado estadual, Fabiano Tolentino(PSD); do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) e do assessor especial de Governo, João Luiz.

O objetivo é acompanhar movimentações suspeitas e evitar que crimes aconteçam. As câmeras têm alcance de 800 metros, com total nitidez de imagem, a partir do local onde estão instaladas. O valor do investimento em Divinópolis é de R$ 2 milhões em uma parceria do Governo do Estado, através da Polícia Militar com o município que assume o custeio do sistema. A previsão é de que até janeiro o projeto já será licitado, sendo posteriormente executada a Central de Monitoramento com as mesas e com a tecnologia de fibra ótica para a captura das imagens.

O prefeito Vladimir Azevedo confirmou que o secretário Rômulo Ferraz, estará em Divinópolis nos próximos dias para a assinatura do convênio.  “É uma antiga luta em conjunto com a Acasp e os deputados. Temos que comemorar por ser um antigo compromisso e já uma promessa de campanha do nosso segundo mandato e mostrando a união do deputado estadual, Fabiano Tolentino, e dos federais Domingos Sávio e Jaime Martins Filho, por nossa cidade”, comentou.

As câmeras serão integradas a uma central de monitoramento dentro do 23º Batalhão da Polícia Militar, onde será feito o acompanhamento. As imagens são visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas. Segundo a Seds, aliado às ações de prevenção, investimentos na integração das polícias, aumento dos efetivos policiais e ampliação do sistema prisional, a tecnologia do vídeo-monitoramento contribui para a redução da criminalidade de, em média, 30% no entorno das áreas onde as câmeras estão instaladas.

Para o Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Eduardo Campos de Paulo, a implantação do equipamento só é possível graças ao trabalho da prefeitura. "O prefeito Vladimir desde o primeiro momento sempre foi presente em Belo Horizonte, conseguindo envolver as entidades e a nossa cidade só tem a  ganhar com esse trabalho. Fico feliz porque inicialmente seriam 19 câmeras e recebi a confirmação que serão 27", explicou.

Já o presidente da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) José Vitor Batista de Freitas, considerou a notícia importante para a segurança das pessoas. “Hoje tivemos a alegria de ver a confirmação de uma batalha de mais de quatro anos. O Vladimir e os deputados sempre estiveram disponíveis para tratar do assunto, apoiando e mostrando que nossa cidade era merecedora deste importante projeto”, avaliou.

Postado por Ana Paula

2 comentários:

  1. Muito boa e apropriada esse iniciativa. Já não era sem tempo! Ultimamente, a onda de violência e aumento do numero de usuários de drogas em determinados pontos da cidade tem-nos deixado inseguros. Tomo a liberdade de já sugerir um local para instalação de uma câmera: as entradas da ponte do Niteroi, sentido centro-bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Realmente é um sistema excelente no que diz respeito ao monitoramento das nossas comunidade, mas há alguns poréns. A manutenção deste sistema é muito cara, será que a prefeitura vai mantê-lo? Temos que cobrar que após sua instalação ele não seja desativado pela falta de manutenção. E quem ficará responsável por operá-lo? Se for colocado nas mãos da Polícia Miliar corremos o risco de perder policiais nas ruas e que depois de um tempo o monitoramento pare, porque infelizmente a Polícia Militar não tem efetivo suficiente para assumir esta responsabilidade. Conhecemos cidades que tem o sistema de monitoramento parado por estas questões. Obrigado e continue comentando nossas postagens.

      Att

      Gerenciadores do Blog

      Excluir

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.