Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: agosto 2013
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 31 de agosto de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 27 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São José, onde o programa está em extensão;

- Na quarta feira, 28 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sagrada Família, onde o programa está em extensão;

- Na segunda feira, 19 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito no Bairro Vale do Sol, onde o programa está sendo implantado;



 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Check list da carteira segura


Realize várias mudanças em relação ao que carrega diariamente:

1) Cédula de Identidade: O volume de perda e subtração de RG em todo Brasil é astronômico. Temos que ter mais cuidado com esse importante documento, pois se cair nas mãos de um estelionatário, fatalmente trocará a fotografia e poderá fazer compras, abrir conta em banco ou até mesmo inaugurar uma empresa em seu nome, com a intenção de obter ganhos ilícitos. Se você for habilitado para dirigir veículos e já possui a nova CNH com foto escaneada, pode aposentar a Cédula de Identidade em casa. Agora, se você não tem habilitação, pode portar cópia autenticada do RG;

2) CIC / CPF: Como acabamos de dizer, a maioria das Cédulas de Identidade e a nova CNH já constam o número do CPF e desta forma não precisa portá-lo desnecessariamente. Tenho certeza que você não abre uma conta em banco ou uma empresa toda semana. Deixe seu CPF em casa, pois se perdê-lo poderá ter sérios problemas, se esse documento cair nas mãos de malandros;

3) CNH: A carteira de habilitação é um dos poucos documentos que não pode ser xerocopiado e nem plastificado. Com o advento do Código Nacional de Trânsito, foi inaugurada a nova CNH que vem com a foto estampada (não dá para ser trocada) e também consta o numero do RG e CPF do motorista. Portanto, para quem já possui a nova Carteira de Habilitação, pode aposentar em casa o RG e CPF. Perceba que estamos diminuindo o volume de sua carteira para você ter mais segurança no dia a dia;

4) Documento do Veículo (Porte Obrigatório): Um equívoco cometido por vários motoristas é carregar a documentação no porta luvas ou quebra sol do carro. Não dê chance para que manobristas com índole criminosa subtraiam seus documentos e pertences;

5) Cartão de Crédito: Responda sem pestanejar: Quantos cartões você tem na carteira nesse exato momento? É necessário portar tantos cartões magnéticos no dia a dia? A modalidade criminosa chamada de "seqüestro relâmpago" tem crescido assustadoramente. Como medida preventiva carregue apenas um cartão de crédito na carteira. Não se esqueça que você tem outras formas de pagamento, como cheque e dinheiro. Outro ponto importante é saber a senha de seu cartão de crédito, pois se você não sabe, todas as operadoras apresentam senha. Vítimas de seqüestro relâmpago que não sabiam as senhas de seus cartões passaram por situações difíceis com os bandidos. Portanto, cadastre e memorize ainda hoje suas senhas;

6) Cartão de Banco: O porte de muitos cartões de banco pode expô-lo ao perigo desnecessariamente. Os marginais costumam avaliar o padrão financeiro das vítimas através do volume de cartões que estão portando. Programe-se para carregar apenas um cartão de banco. Organize-se para ir menos aos caixas 24h. Lembre-se que os cartões de banco são "as meninas dos olhos" dos bandidos especializados na prática do seqüestro relâmpago;

7) Talão de Cheque: Crie o hábito de usar mais o seu talão de cheque, pois com isso você terá que ir menos ao banco ou caixa 24 horas. Muitos crimes são praticados quando os clientes deixam esses locais. A perda ou furto de um talão de cheque é facilmente bloqueado com um telefonema e como garantia deve a vítima registrar ocorrência na delegacia mais próxima. Acostume-se a portar duas ou três folhinhas de cheque e não o talonário completo;

8) Dinheiro: Após entrevistar centenas de vítimas percebi que a maioria portava número excessivo de cartões e pouca quantia em dinheiro. Isso é absolutamente errado. Na minha pesquisa, fiz a seguinte pergunta para cerca de 80 bandidos que praticam roubos nas ruas: "Qual o valor que se você encontrasse na carteira de uma vítima, a liberaria imediatamente?" A resposta ficou em torno de 100 a 200 reais em dinheiro. É óbvio que essa valor varia de acordo com o bairro, região e condição financeira de cada pessoa. Analisando centenas de boletins de ocorrência percebi que vítimas que portavam muitos cartões de crédito e de banco, ficaram horas nas mãos de marginais, sendo que aquelas que portavam mais dinheiro e menos cartões, permaneceram poucos segundos ou minutos.

Conclusão: Todos os dias, antes de sair de casa faça um check list em sua carteira, organizando-a com foco em segurança.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rede de Vizinhos Protegidos continua crescendo em Itaúna


Na noite de 22/08/2013, a comunidade do bairro Morro do Engenho, em Itaúna, se reuniu para avançar mais um passo na efetiva instalação da Rede de Vizinhos Protegidos. 

Na ocasião, cerca de 110 pessoas compareceram à Igreja de São Sebastião, onde foi realizada a distribuição de apitos. Em seguida, as pessoas receberam instrução do 3º Sgt Leonardo Justino de Souza sobre a correta utilização do apito, como instrumento de comunicação na rede. Ao término, os próprios integrantes da RVP, realizaram um apitaço, visando fixar os procedimentos e orientações repassadas. 

A próxima etapa será a realização de uma simulação de emprego da rede e, em caso de correto funcionamento, será agendada a data para o lançamento oficial da Rede de Vizinhos Protegidos.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Proprietários serão cobrados pela limpeza de lotes vagos


Na maioria das cidades brasileiras, a limpeza de lotes vagos é de responsabilidade dos proprietários, a falta de manutenção referente aos cuidados com esses locais é um problema particular que acaba por afetar toda a população. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que concede direito à prefeitura realizar a limpeza de lotes vagos particulares no município. Atualmente existem na cidade 63.175 lotes vagos, desse número, grande maioria dos terrenos se encontra com alta vegetação, fator esse que facilita inclusive a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de servir como esconderijo para infratores.

O projeto é de autoria do vereador Marquinho Clementino. A proposta prevê que o dono do lote seja notificado a fazer a limpeza do local tendo o prazo de ate 10 dias uteis, caso o mesmo, ao passar o tempo estipulado não tome nenhuma providencia, a prefeitura irá utilizar seus matérias bem como funcionários para a limpeza do terreno, porém, esse serviço será cobrado do responsável pelo lote.

Conforme explica o Secretário Municipal de Operações Urbanas, Dreyfus Bueno Rabello, por se tratar de uma nova medida, no momento a secretaria espera que a lei seja publicada e regulamentada para que então os fiscais possam ser orientados como agir. 
Rabello, explica ainda que “hoje em dia a prefeitura não limpa terreno de terceiros. Essa medida ao meu entender nós da à autonomia, mas não nos obriga, ou seja, a partir do momento que a lei começar a valer, a prefeitura poderá fazer a limpeza dos lotes, mas essa obrigação, porém não será apenas por parte do município” completa o secretario.
Os valores empregados na limpeza do local serão previamente informados ao responsável como determina a lei.
  
CRIME AMBIENTAL

Em muitos terrenos baldios além da sujeira originada da vegetação é possível encontrar restos de lixos domésticos, essa ação constitui crime, pois a disposição incorreta de resíduos é regulamentada por lei municipal (quando em área particular comum) e quando a poluição do meio ambiente é feita em local publico (ex: Rua, Praça), o autor está sujeito a multas podendo inclusive ser preso.

Além de degradar o meio ambiente o descarte de lixo a céu aberto pode propiciar a produção de bactérias e fungos, além de atrair baratas, ratos, moscas e mosquitos. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifoide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cidade de Itapecerica irá receber a Rede de Vizinhos Protegidos


Na terça feira, 20 de agosto, aconteceu a apresentação da Rede de Vizinhos Protegidos aos moradores do Bom Pastor para inicio da extensão do programa no bairro.

Esteve presente nesta reunião um policial militar da cidade de Itapecerica que veio conhecer a filosofia de trabalho da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, para aplicá-la na instalação do projeto naquela cidade.

Esperamos que a Rede de Vizinhos Protegidos seja instalada o mais breve possível por lá, fazendo com que Itapecerica faça parte dos municípios contemplados com este programa que tanto nos traz benefícios.

Parabéns ao comandante da Polícia Militar de Itapecerica pela iniciativa e sorte nos trabalhos com a Rede de Vizinhos Protegidos.

Polícia Militar e Comunidade, esta união dá certo !

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bairro Bom Pastor inicia a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de terça feira, 20 de agosto, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM a apresentação do projeto para moradores do bairro Bom Pastor.

Estiveram presentes 50 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos novos laços da Rede de Vizinhos Protegidos, já que a reunião marcou o inicio da extensão do programa no bairro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

sábado, 24 de agosto de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda feira, 19 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Clara, onde o programa está em extensão;



- Na terça feira, 20 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Bom Pastor, onde o programa iniciou sua extensão;


- Na quarta feira, 21 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São José, onde o programa está em extensão;

 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos completa 2 anos de atividade


No dia 23 de agosto de 2013 a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM completa 2 anos de atividade na cidade de Divinópolis.

Criada em agosto de 2011 pelo então Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos, comandante do 23º BPM na época, a equipe tinha o objetivo de cadastrar, reestruturar e acompanhar as Redes formadas, além de realizar junto à comunidade a implantação do programa nos bairros onde haviam solicitações.

Inicialmente a "Patrulha", como é conhecida nas Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis, era composta pela Sargento Djanira e Soldado Silveira, que desenvolveram as atividades junto às Redes de Vizinhos Protegidos durante 1 ano, sendo a Sargento Djanira após este período, substituída pelo Sargento Pinheiro.

Hoje em dia a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos continua atuando nas implantações e extensões na cidade, além de acompanhar os 44 bairros onde o programa já está funcionando. Mais de 5000 residências já estão cadastradas e estima-se que o público alcançado gira em torno de 15 à 20 mil pessoas.

Agradecemos ao Coronel Eduardo, comandante da 7ª RPM, e o Tenente Coronel Marcelo Carlos, comandante do 23º BPM, pelo apoio ao programa em Divinópolis e ao Sargento Pinheiro e Soldado Silveira pelo trabalho junto às Redes de Vizinhos Protegidos.

Foto e Postagem: Ana Paula

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DIA V 2013


O Dia V será promovido em todo o Brasil em 25 de agosto com o tema "Quem faz é você". 

Várias ações voluntárias serão realizadas, como corte de cabelo, aferição de pressão, confecção de documentos de identidade e brincadeiras para as crianças. As atividades vão acontecer em escolas, hospitais, asilos e outros espaços. 

Em Divinópolis, na noite de sábado, dia 24, será a abertura oficial do evento na Praça do Santuário, com apresentações artísticas. 

O Dia V é realizado desde 2003. Se você quer ser um voluntário, basta enviar um e-mail para: clubesdiav@hotmail.com ou ligar para (37) 9831-7504.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 20 de agosto de 2013

SAIBA COMO PROCEDER DURANTE A ABORDAGEM POLICIAL

Ao ser abordado:

Siga sempre as orientações dos policiais militares;

procure manter-se calmo, e na posição determinada pelo policial, até que ele permita o seu relaxamento;

nunca reaja à abordagem; 

jamais fuja dos Policiais Militares, pois eles estão ali para garantir a sua segurança;

não faça ameaças ou use palavras ofensivas; 

se estiver armado, com as mãos para cima, diga claramente ao policial onde se encontra sua arma; 

evite movimentos bruscos ou que demandem suspeita da sua intenção; Mantenha as mãos sempre visíveis;

sua identificação será solicitada após a abordagem, responda claramente às perguntas feitas pelo policial;

toda abordagem é sempre um momento de risco para o Policial, afinal, cidadãos infratores não levam nenhuma identificação especial;

a abordagem policial não tem como objetivo o constrangimento e sim a sua segurança e de toda população;

evite locais suspeitos ou pontos de drogas, em tais locais as chances de uma abordagem são maiores;

quando na direção de veículos, estacione imediatamente após a ordem do policial. Nunca acelere o veículo, pois isto será um indicativo de que a ordem não foi acatada.

qualquer excesso deve ser denunciado;

Fonte: www.facebook.com/pages/Pol%C3%ADcia-Militar-PMMG/256828461084483
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bairro Sidil encerra a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite da última quinta feira, 15 de agosto, aconteceu o encerramento da extensão da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sidil.

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou junto com os novos membros da Rede de uma caminhada com "apitaço" para divulgar o programa no bairro, o que chamou a atenção de vários moradores que aderiram ao evento e depois se reuniram para receber informações importantes dos militares sobre segurança.

Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM
Postado por Ana Paula

sábado, 17 de agosto de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça feira, 13 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Belvedere, onde o programa terminou sua extensão;

- Na quarta feira, 14 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Interlagos, onde o programa terminou sua implantação;


- Na quinta feira, 15 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de uma caminhada com "apitaço" na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sidil, o evento marcou o encerramento da extensão do programa no bairro;


 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bairro Interlagos encerra a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite desta quarta feira, 14 de agosto, foi realizado o encerramento da implantação da Rede de Vizinhos Protegidos no bairro Interlagos, em Divinópolis.

A reunião teve a participação da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos composta pelo SGT Pinheiro e Sd Silveira e de aproximadamente 120 (cento e vinte) moradores que na ocasião receberam as placas de identificação das residências participantes do programa.

Na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Interlagos foram cadastradas 230 residências e o programa tem o apoio do Tiro de Guerra 04-019

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pichações mancham Divinópolis


A arte de grafitar atrai olhares de quem passa. Em muitos lugares, as pinturas possuem um contexto histórico ou até mesmo campanhas por um mundo melhor. Em Divinópolis, um exemplo é o muro que protege a Escola Estadual Martin Cyprien, no bairro São José. Há anos, os alunos promoveram um mutirão onde pintaram as paredes com mensagens e desenhos, pedindo atenção ao meio ambiente e outros fatores. Um trabalho bem elaborado e que, de fato, tem um significado envolvente, é digno de elogios. 

Contudo, algumas pessoas utilizam uma lata de spray para promover brigas entre grupos e, principalmente, sujar paredes e portões de diversos locais, tanto públicos quanto privados. No caso de brigas, integrantes de grupos localizados em alguns bairros picham as paredes com dizeres agressivos e, até mesmo, com letras subentendidas.

Durante a tarde de ontem, a equipe de reportagem da Gazeta do Oeste percorreu alguns bairros da cidade, como Ipiranga, Porto Velho e São Roque, além da região central. Vários pontos foram alvos de vandalismo, especialmente lugares com grande espaço, como comércios. Frases como “O Sistema nos criou, agora nos agüente” e “Vida Loka” (sic) são alguns dizeres constantemente vistos em pichações. Ações que, para a maioria das pessoas, enfeiam a cidade, incomodam moradores e trabalhadores. Além disso, a desvalorização dos imóveis alvos desse vandalismo é também uma preocupação a mais.

A pessoa que picha ou grafita qualquer edificação urbana, prática comum no nosso país, comete crime ambiental, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de multa. Mas se o ato for praticado em patrimônio tombado, devido a seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena de detenção é ainda mais pesada e pode variar de seis meses a um ano, além do pagamento de multa. Qualquer cidadão pode denunciar a prática ligando no 190 ou 181.

De acordo com a secretaria municipal de Operações Urbanas e Defesa Social (Semoudes), não existe um registro de alto número de pichações em locais públicos na cidade. Porém, dois lugares conhecidos pela população são bastante visados e possuem vasta ocorrência deste tipo de degradação: Teatro Municipal Usina Gravatá e Escola de Música Maestro Ivan Silva. Neste caso, a secretaria de Cultura, responsável pela manutenção deste tipo de ambiente, arca com os custos dos materiais utilizados na limpeza, enquanto a Semoudes oferece a mão de obra necessária para a execução.

Não há um levantamento específico e concreto em relação à quantidade de limpezas realizadas em locais pichados durante o ano. Entretanto, de acordo com a secretaria municipal de Operações Urbanas e Defesa Social, são diverso os reparos feitos durante esse período, especialmente em prédios, que são os locais mais visados pelas pessoas que praticam este tipo de ação.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dupla de estelionatárias é presa pela Polícia Militar após tentar aplicar golpe


Na última sexta feira, 09 de agosto, a Polícia Militar prendeu em flagrante uma dupla de estelionatárias que estavam agindo no centro de Divinópolis.

A vítima, uma senhora de 65 anos de idade, que teria sido abordada pelas autoras, as quais entregaram um pedaço de papel com cinco números, alegando que teriam sido sorteados pela loteria e também o número de uma conta para efetuar um depósito de R$6.000,00 (seis mil reais), pois estavam precisando com urgência do dinheiro. As autoras prometeram recompensar a vítima com R$100.000,00 (cem mil reais).

A vítima já se encontrava no interior de uma agência bancária, situada à Avenida 1º de Junho, centro quando resolveu ligar para ligar filho que a orientou a cancelar seus cartões, uma vez que forneceu as senhas para as estelionatárias e acionou a Polícia Militar.

De posse das características do veículo e das autoras, policiais militares abordaram as suspeitas Tânia Maria Pereira Pinto Lopes e Vanilda da Conceição, ambas de 49 anos, as quais haviam tentado aplicar o golpe do ?bilhete premiado? nas proximidades da agência bancária. O veiculo utilizado pelas autoras foi um Fiat/Uno com placa de BH.

Ambas possuem registros de prisões no sistema informatizado da PM pelo mesmo crime. Elas ainda respondem a Inquérito e processo na justiça do Estado de São Paulo. Ocorrência em andamento. Suspeita-se que podem haver outras vítimas.

Parabéns a Polícia Militar pelo excelente trabalho e vamos fica prevenidos contra estes golpes.


Postado por Ana Paula

sábado, 10 de agosto de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na segunda feira, 05 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Clara, onde o programa está em extensão;


- Na terça feira, 06 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São José, onde o programa está em extensão;


- Na quarta feira, 07 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião dos bairros Sagrada Família, onde a RVP está em extensão e no Vale do Sol, onde o programa está sendo implantado;


- Na quinta feira, 08 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de teste do apito na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sidil, onde o programa está em extensão;


 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ALERTA URGENTE !


A Patrulha de Apoio às Rede de Vizinhos Protegidos do 23º BPM alerta:


Chegou a nosso conhecimento nova modalidade de assalto a residência em Divinópolis. Na quinta feira em uma residência ocorreu um assalto, onde um individuo chamou no portão da residência, tendo a vítima atendido e visto que o referido estava com o boné da empresa MASTERCABO, porém ao abrir o portão foi surpreendida por outro autor que estava armado com revólver e que anunciou o assalto levando vários pertences do interior da residencia e certa quantia em dinheiro.

Diante do exposto, ao deparar com situação semelhante, sugerimos que o morador tome os cuidados:

-  Não abrir de imediato o portão,

- Só receber o funcionário da empresa para realização de serviços agendados por você,

- Verificar se há algum problema no serviço prestado,

- Pedir que ao funcionário que se identifique mostrando seu crachá de identificação, inclusive ligar para a empresa e verificar se realmente o individuo é funcionário e se há algum problema no serviço em sua localidade,

- Avisar aos vizinhos caso esteja sozinho em casa,

- Caso desconfie de algo peça ao individuo que retorne em outro momento, avise seus vizinhos e entre em contato com a Polícia Militar através do 190.

A orientação vale para todos os tipos de prestação de serviços, leia matéria do Blog:


DESCONFIE DE TUDO E DE TODOS !

POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE, ESTA UNIÃO DÁ CERTO !

Fonte: SGT Pinheiro e SD Silveira
Postado por Ana Paula

Divinópolis adere ao ‘Crack é possível vencer’


O prefeito Vladimir Azevedo assinou na última terça feira, 06 de agosto,  em Brasília, o ato de adesão ao Programa ‘Crack é possível vencer’. O Programa prevê o repasse de recursos para ampliação dos serviços de saúde e assistência social, a realização de cursos de capacitação, e a doação de equipamentos para atuação na segurança pública. Também estão previstas ações de prevenção que visam fortalecer fatores de proteção e reduzir o risco para o uso de drogas. 

“Nós criamos a secretaria  Antidrogas e de Direitos Humanos, envolvendo várias secretarias do município, o Conselho Municipal Antidrogas, e, agora, assinamos a adesão ao programa Crack é Possível Vencer. A partir desse momento vamos trabalhar para a implantação de várias ações de enfrentamento ás drogas. Isto significará leitos para tratamento de dependentes químicos, novos programas de prevenção, o nosso Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas, CAPS- AD,” ressaltou Vladimir.

O prefeito também destacou o reforço ao sistema de atendimento do Sersam, dentre tantas outras políticas. “Iniciaremos juntos, tanto no eixo da prevenção, como no tratamento de saúde, também no combate à criminalidade, com as polícias Federal, Civil e Militar no eixo muito forte, e mais uma vez, Divinópolis saindo na frente neste, que é um grande desafio da sociedade moderna”, finalizou.

O programa prevê o enfrentamento baseado em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os municípios envolvidos receberão recursos pactuados para a capitação de profissionais. “Teremos uma Unidade de Acolhimento de Adulto, UAA e um Consultório de Rua, que é um veículo equipado com profissionais de saúde, com enfermeira, psicológico e assistente social em um trabalho de abordagem aos usuários. Vejo com bons olhos e com bastante entusiasmo, já que a demanda existe e sabemos que ela é forte”, explica o secretário adjunto Anti Drogas e Direitos Humanos, Luiz Militão.

O eixo cuidado inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FICA A DICA - Usar cerol é crime !


Nesta época do ano, com o céu azul e os ventos mais fortes, é comum a prática de uma brincadeira muito antiga entre as crianças e adolescentes, que é a de empinar pipas. Porém, se algumas regras não forem respeitadas, acidentes podem acontecer e sua brincadeira terminar mal.

Para que isso não aconteça , fique atento às dicas:

- Nunca soltar pipa perto de antenas, postes e fios elétricos, você pode se machucar seriamente;

- Prefira ocais abertos como parques ou campos;

- Nunca empinar pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, a criança pode tropeçar e cair.

- Brincar de soltar pipa em dias de chuva, principalmente se houver relâmpago, é muito perigoso. Só faça isso quando o tempo estiver bom.

- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro).

- Também não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande.- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio de energia elétrica por causa da rabiola.

- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para isso.

- Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.

- Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas - a linha da pipa pode ser perigosa para eles. Fique atento para que a linha não entre na frente destes condutores.

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Queimadas: riscos e prejuízos para o meio ambiente e para a saúde


Boa parte do Brasil está enfrentando um dos períodos mais secos de toda sua história. A umidade relativa do ar está baixíssima e com o tempo seco surge mais um vilão, que além de degradar o meio ambiente, ainda influencia no aparecimento de doenças, principalmente as respiratórias: as queimadas.


É nesta época de chuvas esparsas e tempo seco que muitos focos de incêndio aparecem tanto na cidade quanto na zona rural. Em várias regiões, assim como nas margens das rodovias, vários focos são verificados diariamente. Muitos destes incêndios são provocados por motoristas que jogam pontas de cigarro. O que parece ser um gesto inofensivo, na verdade, nesta época de seca, pode ser o estopim de uma grande queimada.

Já na zona rural, a prática de queimadas é comum, principalmente por produtores rurais mal informados que ainda perpetuam o mito de que elas são mais produtivas que a capina dos pastos que, depois de queimados, brotam com mais força. Segundo o Corpo de Bombeiros, as queimadas além de proibidas por lei ainda trazem vários malefícios e riscos tanto para o meio ambiente quanto para a população.

Saúde

As queimadas provocam muito mais que desequilíbrio ecológico e poluição ambiental. Elas causam mal à saúde e são responsáveis por uma série de doenças, o tempo seco e a poluição atmosférica desencadeiam e agravam principalmente doenças respiratórias.

Produtos químicos já foram identificados na fumaça resultante das queimadas e a maioria deles é tóxica ou tem até mesmo ação cancerígena.

Entre os efeitos da poluição atmosférica provocada pelas queimadas está o ardor nos olhos, nas narinas e na garganta, crianças e pessoas idosas são mais sensíveis a estes efeitos e estão mais propensas a ter asma, bronquite, rinite, sinusite, conjuntivite, algumas doenças que são conseqüência da exposição à fumaça das queimadas.

Fonte: Site Jornal Spasso - http://www.jornalspasso.com.br
Postado por Ana Paula

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Antigo na praça, golpe da premiação por celular continua fazendo vítimas


O Golpe

Realizado principalmente por presos ou facções criminosas, o golpe do falso sorteio por celular vem sendo aplicado no Brasil há mais de oito anos. Uma das finalidades é fazer com que a vítima compre recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas. Em alguns casos, a pessoa é induzida a fazer depósitos em contas bancárias como condição para a liberação dos supostos prêmios. As desculpas mais comuns para esses pagamentos são "impostos", "taxa de cadastro", "protocolo", "processamento", "doação".

"Premiações" mais usadas pelos criminosos

- Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas
- Falsos concursos e sorteios de grandes empresas
- Falsos sorteios e concursos de redes televisivas

*Em alguns casos, os estelionatários misturam as histórias, criando falsos concursos em conjunto. Os "prêmios" sempre são muito interessantes. Os mais recorrentes são carros, casas, aparelhos celulares de última geração e dinheiro.

Como evitar?

O especialista em golpes Lorenzo Parodi afirma que a melhor forma de prevenção é a informação. Para atestar a veracidade de uma promoção, segundo ele, o indicado é pesquisar o telefone da empresa citada e checar. Ele recomenda que a pessoa nunca entre em contato pelo do número que aparece na mensagem.

O que fazer se cair no golpe?

Caso seja vítima deste golpe, denuncie imediatamente o ocorrido à polícia, fornecendo os números dos cartões de recarga fraudados e o telefone de onde se originou a ligação.

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DICAS PM - Contos e golpes

FIQUE ATENTO: NÃO CAIA NESSA !

- "Dinheiro não cai do céu" . Cuidado com estranhos e promessas vantajosas  Ninguém vende bilhete premiado;

- Evite transitar ostentado objetos de valor, como pulseiras e gargantilhas, que possam atrair a a tenção de infratores. Evite andar com grandes quantias de dinheiro e cartões de crédito, se não houver necessidade;

- Carteiras, bolsas e sacolas devem ser carregadas sempre a frente do corpo;

- Quando utilizar os caixas eletrônicos, ao digitar a senha ou contar o dinheiro, use o seu corpo como obstáculo visual;

- Evite conversar com pessoas estranhas ou de pouco convívio, dentro ou fora do banco, sobre o seu salário ou a quantia a ser sacada. Se alguém lhe oferecer vantagens financeiras, se passando por funcionários do banco, avise ao vigilante;

- Quando necessitar de algum esclarecimento dentro de uma agência bancaria, recorra aos funcionários credenciados e que possuam identificação;

- Não forneça dados pessoais por telefone, internet e outros meios de comunicação, similares (nome completo, banco, número de conta e do cartão, etc);

- Se receber alguma mensagem ou telefonema informando que ganhou algum prêmio, cuidado. Os infratores sempre pedem créditos para celular para garantir o recebimento do prêmio, não faça acordo, e nem efetue nenhum pagamento;

- Em caso de pedido de resgate, tente fazer contato com o familiar de outro aparelho telefônico a fim de confirmar a situação, por coincidência o telefone da possível vítima não atenderá, então entre em contato com amigos e tente localiza-la e caso não consiga, mantenha a calma, ligue para a  Polícia Militar através do 190 e registre a ocorrência.

Os golpistas mudam de táticas todos os dias. Divulgar para todos é uma maneira de você participar da sua segurança e da segurança de sua comunidade.





Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 29º BPM
Postado por Ana Paula

sábado, 3 de agosto de 2013

Semana de reuniões nas RVP em Divinópolis

- Na terça-feira, 30 de julho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São José Marta, onde o programa está em extensão;


- Na quarta-feira, 31 de julho, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião no bairro  Interlagos, onde o programa está sendo implantado;


- Na quinta-feira, 01 de agosto, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM participou de reunião na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Sidil, onde o programa está em extensão;


 Se foi realizada reunião da sua Rede de Vizinhos Protegidos, mande para nós o resumo da reunião com ou sem foto para que possamos divulgar.

Nosso e-mail é rvp_santatereza@ig.com.br

Fonte: Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis
Postado por Ana Paula