O prefeito Vladimir Azevedo assinou na última terça feira, 06 de agosto, em Brasília, o ato de adesão ao Programa ‘Crack é possível vencer’. O Programa prevê o repasse de recursos para ampliação dos serviços de saúde e assistência social, a realização de cursos de capacitação, e a doação de equipamentos para atuação na segurança pública. Também estão previstas ações de prevenção que visam fortalecer fatores de proteção e reduzir o risco para o uso de drogas.
“Nós criamos a secretaria Antidrogas e de Direitos Humanos, envolvendo várias secretarias do município, o Conselho Municipal Antidrogas, e, agora, assinamos a adesão ao programa Crack é Possível Vencer. A partir desse momento vamos trabalhar para a implantação de várias ações de enfrentamento ás drogas. Isto significará leitos para tratamento de dependentes químicos, novos programas de prevenção, o nosso Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas, CAPS- AD,” ressaltou Vladimir.
O prefeito também destacou o reforço ao sistema de atendimento do Sersam, dentre tantas outras políticas. “Iniciaremos juntos, tanto no eixo da prevenção, como no tratamento de saúde, também no combate à criminalidade, com as polícias Federal, Civil e Militar no eixo muito forte, e mais uma vez, Divinópolis saindo na frente neste, que é um grande desafio da sociedade moderna”, finalizou.
O programa prevê o enfrentamento baseado em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os municípios envolvidos receberão recursos pactuados para a capitação de profissionais. “Teremos uma Unidade de Acolhimento de Adulto, UAA e um Consultório de Rua, que é um veículo equipado com profissionais de saúde, com enfermeira, psicológico e assistente social em um trabalho de abordagem aos usuários. Vejo com bons olhos e com bastante entusiasmo, já que a demanda existe e sabemos que ela é forte”, explica o secretário adjunto Anti Drogas e Direitos Humanos, Luiz Militão.
O eixo cuidado inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.