O Golpe
Realizado principalmente por presos ou facções criminosas, o golpe do falso sorteio por celular vem sendo aplicado no Brasil há mais de oito anos. Uma das finalidades é fazer com que a vítima compre recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas. Em alguns casos, a pessoa é induzida a fazer depósitos em contas bancárias como condição para a liberação dos supostos prêmios. As desculpas mais comuns para esses pagamentos são "impostos", "taxa de cadastro", "protocolo", "processamento", "doação".
"Premiações" mais usadas pelos criminosos
- Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas
- Falsos concursos e sorteios de grandes empresas
- Falsos sorteios e concursos de redes televisivas
*Em alguns casos, os estelionatários misturam as histórias, criando falsos concursos em conjunto. Os "prêmios" sempre são muito interessantes. Os mais recorrentes são carros, casas, aparelhos celulares de última geração e dinheiro.
Como evitar?
O especialista em golpes Lorenzo Parodi afirma que a melhor forma de prevenção é a informação. Para atestar a veracidade de uma promoção, segundo ele, o indicado é pesquisar o telefone da empresa citada e checar. Ele recomenda que a pessoa nunca entre em contato pelo do número que aparece na mensagem.
O que fazer se cair no golpe?
Caso seja vítima deste golpe, denuncie imediatamente o ocorrido à polícia, fornecendo os números dos cartões de recarga fraudados e o telefone de onde se originou a ligação.
Fonte: http://noticias.r7.com
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.