Descubra o que é e o que não é permitido na legislação de trânsito brasileira:
VELOCIDADE
Você já está cansada de saber que trafegar acima do limite permitido pode render multa gravíssima. Mas, por acaso, você já ouviu falar em multa por baixa velocidade? Isso mesmo! O Código de Trânsito Brasileiro estabelece uma velocidade mínima para trafegar nas vias. Ela corresponde à metade do limite máximo permitido para o local.
PARAR X ESTACIONAR
A diferença é sutil, mas definitiva na hora de o policial aplicar ou não a multa. As placas com uma faixa vermelha sobre a letra “E” indicam que é proibido estacionar, mas permitem que o motorista pare o carro no local rapidamente, para o embarque e o desembarque de passageiros. Por isso, fique atenta: parar para atender o celular ou descer do carro para ajudar um passageiro com as malas são situações que rendem multas em ambos os casos. Já as placas que mostram um X sobre a letra “E”, apontam que não é permitido parar nunca.
CARRO SEM PLACA
Ao retirar um automóvel zero-quilômetro da concessionária, é permitido rodar durante quinze dias sem a placa – a contagem é feita a partir da data do carimbo de saída, que consta na nota fiscal. Mas é preciso ficar atenta aos detalhes! A lei prevê que o carro circule apenas do pátio da fábrica ou da concessionária até o órgão de trânsito do município de destino. Por isso, nem pense em rodar durante a noite ou nos finais de semana – período nos quais os órgãos de trânsito não trabalham.
PICAPES
A legislação prevê normas específicas para o transporte de cargas na carroceria desses veículos. Em qualquer ocasião, os volumes devem estar bem amarrados e sinalizados. Durante a noite, é obrigatório o uso de sinalizadores e refletores vermelhos. A carga não pode ultrapassar a largura da carroceria nem encobrir as lanternas da picape.
BAGAGEM SOBRE A CARROCERIA
A carga transportada não pode exceder a altura máxima de 50 centímetros acima do teto do veículo e nem os limites da carroceria.
SOM ALTO
Ouvir música no volume máximo também rende multa – além de ser muito deselegante!
Fonte:http://mdemulher.abril.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.