Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Educação no trânsito chega às escolas divinopolitanas
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Educação no trânsito chega às escolas divinopolitanas


O trânsito em Divinópolis é preocupação constante. Diante disso, a Secretaria de Trânsito e Transportes está desenvolvendo junto aos jovens e crianças de Divinópolis, algumas ações educativas para o trânsito, no sentido de conscientizar a população.

Cerca de 1600 alunos matriculados nas 63 escolas municipais de Divinópolis irão participar de diversas ações educativas. O objetivo é conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito. As ações serão voltadas para jovens e crianças de 2 a 15 anos e devem ser executadas até dezembro deste ano. 

Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e irá contar com uma série de outras palestras educativas. As atividades abrangem todas as escolas municipais e centros municipais de educação infantil (Cmeis) do município.

De acordo com a educadora de trânsito, Consuêlo Tolêdo, as ações desenvolvidas junto aos estudantes é de grande importância para melhorar o trânsito de Divinópolis, “Hoje o trânsito é um dos grandes problemas das cidades. E um dos fatores que contribuem para o problema no trânsito é a falta de respeito as normas e regras de circulação, cordialidade, gentileza e colaboração”. A educadora completa, “Esta ação visa desenvolver um trabalho de sensibilização com os alunos de agir de forma correta no trânsito para que o mesmo tenha fluidez e ofereça segurança, mas para isso temos de começar mudando nossas atitudes e comportamento inadequados no trânsito. E nada melhor que começar este trabalho com as crianças que são nosso futuro e ao mesmo tempo sensibilizados chamam a atenção dos pais e/ou adultos quando fazem algo de errado no trânsito” explicou.
  
NAS ESCOLAS

De acordo com a Settrans, o objetivo dessas ações é orientar os alunos sobre questões de segurança e respeito no trânsito, além de incentivá-los a levar aos pais e aos familiares o que foi aprendido na escola. As apresentações são realizadas por agentes de trânsito, que receberam treinamento específico para coordenar as palestras. Durante as palestras são abordadas orientações sobre as leis de trânsito e suas penalidades, brincadeiras, musicalização ,jogos, vídeos, contação de histórias e teatro de fantoches.

As palestras nas escolas antecedem a realização da Semana Nacional do Trânsito em Divinópolis que será realizada no mês de setembro. De acordo com Consuêlo Tolêdo, ainda não foi fechada a programação da Semana do Trânsito em Divinópolis, porém já estão definidas ações como palestras, ações educativas nas ruas e no transporte coletivo do município.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.