Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Polícia Militar faz balanço dos números do Disque Denúncia
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Polícia Militar faz balanço dos números do Disque Denúncia


O 23º Batalhão de Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira o balanço dos números do Disque Denúncia Unificado, o telefone 181, na região. De acordo com a PM os números de denúncias anônimas vêm aumentando anualmente nas cidades que fazem parte do Batalhão, o que faz com que cresça o alcance de resultados expressivos e o envolvimento da população em questões relacionadas à segurança pública. Dessa forma a segurança pública fica nas mãos não apenas da PM, mas de toda a população. Fazem parte do 23º BPM os municípios de Divinópolis, Itaúna, Cláudio, Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu e São Gonçalo. 

Segundo os números apresentados pela Polícia Militar o 23º BPM entre os meses de janeiro a junho de 2011 fora recebidas 977 denúncias, enquanto que nos primeiros sete meses desse ano as denúncias já chegaram a 1315, o que representa um aumento de 35% no número de denúncias.

De posse das denúncias a PM realiza um trabalho de busca de informações complementares, planeja ações e operações pontuais, inclusive contando com a parceria de outros órgãos do Sistema de Defesa Social como a Polícia Civil, realizando assim uma força tarefa para a prevenção e repreensão ao crime.

Um dos motivos que podem ser apontados como responsável por esse aumento no número de denúncias anônimas se deve à Rede de Vizinhos Protegidos, uma estratégia que tem como ponto principal as relações entre moradores de uma mesma rua, quarteirão ou bairro. Como os vizinhos conhecem o dia a dia uns dos outros fica mais fácil fazer denúncias de comportamentos estranhos de terceiros próximos às suas residências.

A PM indica que as pessoas usem o 181 para denunciar autores de delitos, pontos de tráfico de drogas, além de todas as situações que ponham em risco a segurança pública, a integridade das pessoas e a paz social.

O Disque Denúncia Unificado

O Disque Denúncia Unificado foi criado no Estado de Minas em 10 de outubro de 2007, implantando um número de telefone de três dígitos, o 181, para denúncias anônimas em caráter de serviço de utilidade pública. Um dos princípios que regem o Disque Denúncia é a preservação do anonimato do cidadão que fizer a denúncia do crime. A ligação é gratuita e no momento da denúncia a pessoa recebe uma senha com a qual podem acompanhar os resultados dos levantamentos realizados.  

Vale lembrar que o 190 continua sendo utilizado normalmente para atender as chamadas de urgência da população.

Resultados obtidos através do Disque denúncia unificado: (box)

- prisão/apreensão de 214 pessoas ligadas ao tráfico de drogas;
- apreensão de 26 armas de fogo;
- apreensão de aproximadamente 05 quilos de maconha;
- apreensão de 2,225 Kg;
- apreensão de 2.943 pedras de crack;
- apreensão de 5,734 Kg de maconha.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.