Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Vacina contra HPV será cedida pelo SUS
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vacina contra HPV será cedida pelo SUS


Mulheres de 9 a 40 anos poderão ser imunizadas contra vírus HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Projeto de lei com esse objetivo  foi aprovado na quarta-feira (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).  Um substitutivo da relatora da matéria, senadora Marta Suplicy, redefiniu para nove a 13 anos o grupo prioritário para vacinação contra o vírus HPV.

De acordo com uma nota publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em meninas nessa faixa etária é mais eficaz.

Aproximadamente 90% dos cânceres do colo do útero são causados pelo HPV. A OMS informa que existem mais de 30 tipos de HPV, sendo que 13 causam câncer. Esse tipo de vírus é muito comum e em algum momento de suas vidas as mulheres entram em contato com esses agentes.

No Brasil, cerca 11 milhões de mulheres são infectadas com HPV e menos de 10% delas desenvolvem câncer de colo de útero, com 26% vindo a falecer.

Anualmente, são quase 18 mil novos casos de câncer no país, levando à morte de 4.800 mulheres. Depois do câncer de mama, o de colo de útero é o segundo tumor maligno de maior incidência entre as mulheres brasileiras.

O senador Paulo Davim ressaltou que a medida possui extrema importância do ponto de vista da saúde pública. O senador explicou que por ser a vacina profilática, ou seja, preventiva, e não terapêutica, não há necessidade de ampliação da faixa etária, uma vez que a eficácia é maior em meninas que ainda não iniciaram a vida sexual ativa e ainda estão em processo de crescimento.

 TRATAMENTO

Existem várias formas de tratar. A maioria delas destruirá o tecido doente e isso pode ser feito por:

• Criocirurgia
Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal.

• Laser
Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido em queestão as lesões.

• CAF – Cirurgia de alta frequência
Feito com um instrumento elétrico, remove e cauteriza a lesão.

• ATA – Ácido Tricloro Acético
É um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões.

• Conização
Um pedaço de tecido em forma de cone é retirado com o auxílio do bisturi, do laser ou do CAF.

• Medicamentos
Em algumas situações pode-se utilizar medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.