Mulheres de 9 a 40 anos poderão ser imunizadas contra vírus HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Projeto de lei com esse objetivo foi aprovado na quarta-feira (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Um substitutivo da relatora da matéria, senadora Marta Suplicy, redefiniu para nove a 13 anos o grupo prioritário para vacinação contra o vírus HPV.
De acordo com uma nota publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em meninas nessa faixa etária é mais eficaz.
Aproximadamente 90% dos cânceres do colo do útero são causados pelo HPV. A OMS informa que existem mais de 30 tipos de HPV, sendo que 13 causam câncer. Esse tipo de vírus é muito comum e em algum momento de suas vidas as mulheres entram em contato com esses agentes.
No Brasil, cerca 11 milhões de mulheres são infectadas com HPV e menos de 10% delas desenvolvem câncer de colo de útero, com 26% vindo a falecer.
Anualmente, são quase 18 mil novos casos de câncer no país, levando à morte de 4.800 mulheres. Depois do câncer de mama, o de colo de útero é o segundo tumor maligno de maior incidência entre as mulheres brasileiras.
O senador Paulo Davim ressaltou que a medida possui extrema importância do ponto de vista da saúde pública. O senador explicou que por ser a vacina profilática, ou seja, preventiva, e não terapêutica, não há necessidade de ampliação da faixa etária, uma vez que a eficácia é maior em meninas que ainda não iniciaram a vida sexual ativa e ainda estão em processo de crescimento.
TRATAMENTO
Existem várias formas de tratar. A maioria delas destruirá o tecido doente e isso pode ser feito por:
• Criocirurgia
Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal.
• Laser
Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido em queestão as lesões.
• CAF – Cirurgia de alta frequência
Feito com um instrumento elétrico, remove e cauteriza a lesão.
• ATA – Ácido Tricloro Acético
É um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões.
• Conização
Um pedaço de tecido em forma de cone é retirado com o auxílio do bisturi, do laser ou do CAF.
• Medicamentos
Em algumas situações pode-se utilizar medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.
Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.