Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: 2014
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Brasil terá novo modelo de CNH e documentos de veículos a partir de 2015


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo a partir de julho de 2015, com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo.

Os documentos do veículo, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), e do Certificado de Registro de Veículo (CRV), também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança. o objetivo é evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.

As mudanças não vão alterar muito a aparência dos documentos, nem aumentar o custo para os condutores e proprietários de veículos, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, explicou que os documentos precisam ser atualizados periodicamente com novos itens de segurança. A Carteira de Habilitação, por exemplo, não era atualizada há oito anos. Segundo Barbosa, os dispositivos vão coibir crimes e aumentar a segurança para o cidadão.

“As fraudes mais comuns são clonagem de veículos, evasão fiscal e fraudes contra seguradoras. De uma maneira geral, essa atividade também será coibida, uma vez que o infrator não conseguirá gerar os códigos de segurança que estarão no novo documento”, explicou Barbosa.

O novo modelo da habilitação foi elaborado durante discussões que envolveram órgãos como Denatran, Conselho Nacional de Trânsito, Polícia Federal, e departamentos estaduais de Trânsito.

Postrado por Ana Paula

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bairro Nossa Senhora da Conceição encerra a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta-feira, 11 de dezembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da implantação da programa no bairro Nossa Senhora da Conceição.

Na oportunidade foram repassadas informações importantes e instruções de afixação das placas de identificação dos imóveis participantes.

Houve agradecimentos a PMMG pela implantação do programa no bairro, pois fortaleceu os laços de união dos participantes tornando-os colaboradores em apoiar uns aos outros no exercício da cidadania. 

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Bairro Manoel Valinhas encerra a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de terça-feira, 09 de dezembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da extensão da RVP Manoel Valinhas.

Na oportunidade foram repassadas informações importantes e instruções de afixação das placas de identificação dos imóveis participantes dos novos laços da Rede.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Chácaras da Chapada encerra a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na tarde de sábado, 06 de dezembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da implantação do programa nas Chácaras da Chapada, zona rural de Carmo do Cajuru.

Estiveram presentes o prefeito de Carmo do Cajuru, José Clarete Pereira, a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, a Patrulha Rural da 142ª CIA, além dos 20 membros que farão parte juntamente com seus vizinhos da Rede de Vizinhos Protegidos.


Na oportunidade foram repassadas informações importantes e instruções de afixação das placas de identificação dos imóveis participantes.

A comunidade espera que através da projeto e da criação da Associação de moradores a comunidade melhore nas questões sociais e de segurança. As mudanças já estão acontecendo a lixeira comunitária e a placa de identificação da Rede de Vizinhos Protegidos na entrada da comunidade, são apenas algumas ações já realizadas.



Fonte: PaRVP

Postado por Ana Paula

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Bairro Bela Vista encerra a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta feira, 04 de dezembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM reunião para encerramento da implantação da RVP do bairro Bela Vista.

Estiveram presentes aproximadamente 10 membros do único laço criado, que farão parte juntamente com seus vizinhos da Rede de Vizinhos Protegidos do bairro, totalizando 13 residências cadastradas, segundo a Polícia Militar.

Esta RVP irá reforçar o projeto no local, já que próximo estão vários laços da Rede de Vizinhos Protegidos do bairro Belvedere, passando todos a trabalhar em conjunto.

Na oportunidade foram repassadas aos presentes informações importantes e instruções de afixação das placas de identificação dos imóveis participantes.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PM cria mais uma Rede de Vizinhos Protegidos em Oliveira


A Polícia Militar realizou ontem (24), em Oliveira, as 19h30, na Rua dos Imigrantes, a segunda reunião com os moradores do bairro Acácio Ribeiro II. De acordo com informação dos militares, a reunião contou com cerca de 50 moradores, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Consep.
  
Na ocasião, o Comandante da 59ª Cia PM, Capitão Afonso, apresentou a dinâmica das redes de proteção, em especial a de vizinhos protegidos, ressaltando a obrigatoriedade da instalação das placas de identificação do projeto, bem como o comprometimento de todos em cuidar e zelar pela segurança da rua e do bairro.

Através da reunião foi criada formalmente a Rede de Vizinhos Protegidos do bairro, sendo que várias residências já possuem as placas de identificação. A partir de agora serão realizadas reuniões mensais, sendo a próxima agendada para o dia 15 de dezembro, às 19h30.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem traz uma série de benefícios para a sua saúde, como manutenção e conservação de energia, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do estresse e muito mais.

Marque aquele seu amigo coruja, que gosta de dormir muito tarde e ajude a compartilhar algumas dicas importantes para garantir uma boa noite de sono.


Postado por Ana Paula

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

FICA A DICA !

O trote telefônico pode ser enquadrado como comunicação falsa de crime ou de contravenção. O crime é previsto no art. 340 do Código Penal e prevê pena de detenção de um a seis meses e pagamento de multa. Não prejudique o trabalho das forças de segurança com trotes.


Postado por Ana Paula

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Delegacia Virtual registra agora ocorrência de danos

Boletins de ocorrência referentes a crimes de pichação em imóveis particulares podem ser registrados pela internet. Além de pichação, o cidadão poderá registrar online danos materiais. Também é possível anexar fotografias dos delitos para ajudar nas investigações.



Postado por Ana Paula

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dicas de segurança - Saidinha de banco



A expressão "saidinha de banco" refere-se a uma modalidade de crime que consiste no assalto ou furto realizado logo após a vítima sacar uma quantia, na maior parte das vezes elevada, dos bancos e/ou caixas eletrônicos.

Veja a reportagem clicando no link abaixo:



Postado por Ana Paula


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bairro Interlagos inicia a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos


Na noite de quinta feira, 20 de novembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM a apresentação do projeto para moradores do bairro Interlagos.

Estiveram presentes 40 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos novos laços da Rede de Vizinhos Protegidos do Interlagos, já que a reunião marcou o inicio da extensão do programa no bairro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Delegacia Virtual



A Delegacia Virtual já opera para registro de acidentes de veículo sem vítimas, perda e extravio de documentos e objetos pessoais e para notificação de desaparecimento ou localização de pessoas. 

Para acessar basta digitar delegaciavirtual.sids.mg.gov.br (sem www). É possível registrar ocorrências de danos simples, como danos a patrimônio privado, destruição de bens, depredações, pichações e outros danos materiais que não sejam provocados com violência por meio da Delegacia Virtual.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

FICA A DICA !

Segurança no mundo virtual: Seja cuidadoso ao divulgar fotos e vídeos, eles podem facilitar a dedução da sua localização. Ao usar redes sociais baseadas em geolocalização faça check in apenas em locais movimentados e a dica é: faça o check in quando sair do local, e não ao chegar. Fique atento!


Fonte: www.facebook.com/DefesaSocial.MG
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vacinação contra pólio e sarampo continua em Divinópolis


Para Divinópolis, a estimativa oficial é imunizar 11.540 crianças durante a campanha de poliomielite e 10.216 contra o sarampo. Até o momento, foram vacinadas 4.779 crianças contra a pólio, ou seja, apenas 41,41% do público-alvo da campanha no município. Outras 4.082 crianças receberam a dose contra o sarampo, o equivalente a 39,96% do previsto.

As vacinas estão disponíveis em 35 unidades de saúde da cidade com objetivo de ultrapassar a meta mínima de imunização de 95% da população-alvo da cidade. A vacinação ocorre nas unidades de saúde de 8h às 17h.  O próximo dia “D” de vacinação será no dia 22 de novembro.

Postado por Ana PAula

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Reunião de Coordenadores de Redes de Vizinhos Protegidos


Buscando cada dia estreitar o relacionamento junto ao público externo. O 23º BPM, através do Programa Rede de Vizinhos Protegidos tem estabelecido várias estratégias para esse processo de policia de proximidade, onde objetivo é aumentar o vinculo de amizade entre lideranças comunitárias e Policia Militar. 

Pensando enfim, nessa nova forma de fazer policia e agregar valores, a Equipe da Rede de Vizinhos Protegidos, programou uma reunião com todos os coordenadores da Rede de Vizinhos Protegidos de Divinópolis que se realizou na quinta-feira, 06 de novembro, no auditório do 23º BPM, onde foi ministrada uma palestra pelo Capitão Aedel - Psicólogo do Quadro de Saúde da PMMG com os temas: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO TRABALHO COMUNITÁRIO SOCIAL - REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS, com a seguinte contextualização PENSAR O SOCIAL, A SOCIEDADE É COMPOSTA DE SERES HUMANOS EM RELAÇÃO INTERPESSOAL, VIOLENCIA SOCIAL, dentre outros assuntos pertinentes e contemporâneos.

Estiveram presentes 44 coordenadores representando 27 Redes de Vizinhos das 54 existentes, 02 PM's da Equipe de Apoio as Redes de Vizinhos Protegidos, Sgt Pinheiro e Sd Silveira.

Fonte: PMMG
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Rede de Vizinhos Protegidos chega ao bairro Nossa Senhora da Conceição


No dia 09 de outubro, quinta-feira, aconteceu a apresentação do projeto Rede de Vizinhos Protegidos aos moradores do bairro Nossa Senhora da Conceição.

Estiveram presentes cerca de 65 moradores que conheceram esta filosofia de trabalho que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM explicou a todos como formar a Rede e distribuiu aos presentes a lista de contatos para formação dos laços, sendo que a 2ª reunião já ficou marcada para prosseguimento do processo de implantação.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bairro Manoel Valinhas inicia a extensão da Rede de Vizinhos Protegidos



Na noite de quinta feira, 18 de setembro, foi realizada pela Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM a apresentação do projeto para moradores do bairro Manoel Valinhas.

Estiveram presentes 30 moradores que farão parte juntamente com seus vizinhos dos novos laços da Rede de Vizinhos Protegidos do Manoel Valinhas, já que a reunião marcou o inicio da extensão do programa no bairro.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Rede de Vizinhos chega ao bairro Bela Vista


No dia 16 de setembro, terça-feira, aconteceu a apresentação do projeto Rede de Vizinhos Protegidos aos moradores do bairro Bela Vista.

Estiveram presentes cerca de 20 moradores que conheceram esta filosofia de trabalho que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM explicou a todos como formar a Rede e distribuiu aos presentes a lista de contatos para formação dos laços, sendo que a 2ª reunião já ficou marcada para prosseguimento do processo de implantação.

Fonte: PaRVP
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Programa Voz da Comunidade (Rede de Vizinhos Protegidos)

O Programa Voz da Comunidade (TV Pitágoras) exibido pela TV Candidés (Divinópolis MG) trouxe através dos apresentadores Plínio César e Vanessa Daldegan o tema sobre a Rede De Vizinhos Protegidos Divinópolis. Você saberá como funciona o programa, como participar e outras curiosidades. Os convidados para o programa serão o Sargento Maurício Pinheiro, o Soldado André Silveira e também o incentivador do projeto e vice-presidente da ACASP, senhor José Levi


Fonte: TV Pitágoras (youtube)
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

COM A PALAVRA O LEITOR DESTE BLOG


Estamos em um período de campanha eleitoral, vale lembrar que as Redes de Vizinhos Protegidos não possuem nenhum tipo de vinculo, muito menos político. Não vamos deixar que candidatos utilizem nossas Redes como bandeira de campanha, até mesmo porque todas as ações e conquistas, só dependem de nós mesmos, os próprios participantes.

Não temos relato de nenhum candidato participando de ações efetivas de alguma Rede, a não ser utilizando das reuniões de laços para fazer promessas, que não foram e nem vão ser cumpridas. Alguns são membros de alguma Rede apenas para aproveitar a força de mobilização do programa, vamos ver se eles vão continuar participando ativamente depois das eleições.

A Rede de Vizinhos Protegidos é única e exclusivamente da comunidade onde o programa está instalado, e conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, nem mais, nem menos.

Fonte e postagem: Ana Paula (RVP Santa Tereza)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Queimadas podem deixar você sem luz


A prática de queimadas pode acarretar, aos sistemas ecológicos e à sociedade, resultados catastróficos.

O fogo atinge propriedades, mata animais, destrói reservas naturais, nascentes, deixa a terra improdutiva e, em contato com a rede elétrica, pode deixar bairros e até cidades inteiras sem luz. Em áreas rurais, antes de executar as queimadas, deve-se primeiro solicitar autorização aos órgãos competentes.

A queimada deve ser feita de forma controlada, com construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno.

Não realize queimadas a menos de 15 metros das margens de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Quanto às fogueiras utilizadas em festas e acampamentos, sempre as apague com água ou terra para evitar que o vento leve as brasas para a mata.

Não jogue pontas de cigarros ou fósforos na beira das estradas. Também não deixe espelhos,  garrafas ou cacos de vidros na vegetação. Esses objetos refletem o calor do sol e podem aquecer a vegetação seca, dando origem a grandes incêndios.

As queimadas urbanas utilizadas para a queima do lixo doméstico, folhas secas e entulhos para limpeza inadequada de terrenos baldios causam poluição, doenças respiratórias como asmas e rinite, além de aumentar a sensação de calor. Outro grave problema são os acidentes com a rede elétrica ao ser atingida pelas chamas, como curtos-circuitos, explosões, choques e falta de energia.

Ao avistar focos de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais.

Disque Alerta de Incêndios Florestais: 0800 28 32323

Se o fogo atingir a rede elétrica da Cemig, disque 116.

Fonte: Cemig Comunicação
Postado por Ana Paula

sábado, 13 de setembro de 2014

Empresas de ônibus são obrigadas a ressarcir usuários assaltados


As empresas do transporte coletivo urbano são obrigadas a ressarcir os usuários que forem assaltados durante o trajeto dos veículos. O direito está assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, segundo informações da Defensoria Pública do Estado e Promotoria de Defesa do Consumidor.

Todos os passageiros que forem lesados, seja com objetos pessoais ou dinheiro, podem pedir na Justiça a reposição por parte da empresa que ofereceu o serviço. A partir do momento que você está dentro de um ônibus a empresa tem a responsabilidade de garantir a segurança de seu serviço, independente da segurança pública ser responsabilidade do Estado ou não. Isso porque é um serviço que eles tiveram a concessão para oferecer e tem de oferecer bem. 

A informação é confirmada pela assessoria do MPE (Ministério Público Estadual), que assegura que o direito ao ressarcimento está explícito no Artigo 17 do Código de Defesa do Consumidor, que entende que o transporte coletivo urbano é uma relação de consumo e, portanto, está assegurada por todos os direitos de indenização como prevê qualquer serviço dessa natureza. 

O procedimento do usuário que for assaltado em um ônibus é, primeiro, registrar a ocorrência e, em seguida, entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas ou na própria Defensoria Pública. 

Postado por Ana Paula

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ação Comunitária no Bairro Esplanada


A Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Esplanada convida a todos para uma AÇÃO SOCIAL que será realizada no domingo, dia 14 de setembro de 08:00 às 13:00.

Haverão várias atividades e serviços para a comunidade, venha e traga sua família.

Local: Praça da Maria Fumaça no bairro Esplanada


Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM (por e-mail)
Postado por Ana Paula 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Teste de Hepatite B no pré-natal

As gestantes que vocês conhecem já fizeram o teste da hepatite B? Indique para elas! A hepatite só apresenta sintomas quando está em estágio avançado. O teste é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.


Fonte: Ministério da Saúde
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Informação da Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM

 
Esclarecemos aos participantes das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis que a Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM esteve ausente de suas atividades no período de 18 a 31 de agosto, devido a participação dos seus integrantes no Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, curso este que faz parte do eixo Autoridade do programa "Crack é Possível Vencer".

O citado curso teve a finalidade de qualificar os profissionais de segurança pública para trabalhar a filosofia de polícia comunitária junto a sociedade.

Agradecemos a compreensão de todos, pois esta qualificação se faz necessária para desenvolvermos com mais qualidade as atividades junto a comunidade.

POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE, ESTA UNIÃO DÁ CERTO !

Att

SGT Pinheiro e SD Silveira (Multiplicadores de Polícia Comunitária)

Fonte: E-mail da Patrulha
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Campanha de doação de alimentos à Casa Samaritana‏

 A Casa Samaritana Sociedade de Assistência aos Pobres, situada na Rua Rio Grande do Sul, 1615, bairro Sidil, em Divinópolis, possui um projeto Social que atende 30 famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Atualmente a Casa oferece oficinas de geração de renda como, manicure e pedicure, biscuit, bordado, corte e costura. Através de parcerias é oferecido palestras motivacionais, uma escola de informática e Cidadania para jovens, medicamentos, cestas básicas, tratamentos dentários e psicológicos.

A direção da Casa Samaritana solicitou ao Comando do 23º Batalhão a colaboração para a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão disponibilizados para as famílias cadastradas e acompanhadas pelo projeto social.

Assim, concitamos a todos os membros das Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis a doação de alimentos não perecíveis, os quais podem ser deixados nas sedes das Companhias Operacionais da Unidade, bem como na P5 do 23º Batalhão.

23º Batalhão - Rua Mato Grosso, S/N - Afonso Pena
53ª CIA - Rua Pernambuco, 523 - Centro
142ª CIA - Rua Olimpio Moreira, 369 - Interlagos
7ª CIA Mesp - Av JK, 1100 - Santa Clara


Fonte: Patrulha de Apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM
Postado por Ana Paula

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência só será implantado em 2015


A população de Divinópolis vai precisar esperar mais para ter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município. Isso porque a implantação do Serviço, que estava prevista para ocorrer até o final deste ano, deverá ocorrer somente no final do primeiro semestre de 2015.

Segundo o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg Oeste), José Márcio Zanardi, algumas questões relativas à instalação do serviço, como a construção do Complexo Regulador, a organização da rede hospitalar que vai dar suporte ao Samu e a criação de cargos para os profissionais que vão atuar no serviço, ainda devem ser definidas e caminham paralelamente nos 54 municípios que farão parte da Rede de Urgência e Emergência.

José Márcio ressalta que a organização de toda a Rede é um processo que não é simples e, por isso, demanda tempo. “Então nós temos que organizar os pontos de atenção, desde a atenção primária e a atenção hospitalar, garantindo recursos tecnológicos, bem como recursos humanos em todas as unidades que darão resposta ao Samu, para que o serviço comece a funcionar. Porque senão fica só mais uma ambulância para poder pegar pacientes graves em qualquer lugar.”
  
CRIAÇÃO DE CARGOS

Segundo o secretário, a primeira fase da implantação foi a criação do Consórcio entre os municípios e a segunda é a criação de cargos dos profissionais que vão atuar na Rede – primeiramente a partir de processo seletivo e depois por concurso público. José Márcio explica que, como a criação de cargos dentro de um município tem que passar pela Câmara Municipal – para que seja avaliada a questão dos impactos no orçamento do município –, esse é um processo que precisa passar por, no mínimo, 50% das Câmaras de Vereadores dos 54 municípios que fazem parte da Rede.

“Estamos pegando assinaturas de todos os prefeitos em um único documento para encaminhar às Câmaras Municipais para aprovar a criação dos cargos. O processo teve início nessa semana e estamos com seis assinaturas até agora. Nós calculamos que entre pegar as assinaturas e passar pelas Câmaras Municipais, vamos gastar aproximadamente dois meses”, destaca o secretário.

PROCESSO SELETIVO

Desse modo, a composição do processo seletivo com lançamento de edital, formalização do processo e publicação deverá ocorrer a partir do mês de outubro. No total, está prevista a criação de 435 cargos. Dentre eles, onze são de cargos de confiança, 70 médicos, 154 condutores socorristas, 51 enfermeiros e 132 técnicos de enfermagem.
Para o secretário, é fundamental manter a transparência durante todo o processo seletivo. “As pessoas precisam saber que existe um processo seletivo para o Samu, lá em Carmo da Mata, em Carmo do Cajuru, em Luz, em Bambuí, em Córrego Danta. Ou seja, em todos os municípios, para que depois não haja nenhum tipo de impugnação do processo.”
Após o processo seletivo também estão previstos aproximadamente 60 dias para que seja feita a capacitação dos profissionais que vão ocupar os cargos da Rede.

COMPLEXO REGULADOR

Paralelamente à criação de cargos e capacitação há o processo de construção do Complexo Regulador do Samu – estrutura que operacionaliza as ações do serviço – que tem previsão para ser iniciado ainda este ano. Segundo José Márcio, inicialmente havia a possibilidade do Complexo ter sua sede na Unidade II do Hospital São João de Deus, onde antigamente ficava o Pronto Socorro, mas o espaço foi cedido para a estrutura do Consórcio.

De acordo com o secretário, a Prefeitura fez um processo de cessão de uso, sem oneração de bens, de um terreno ao lado do Hospital Público, no bairro Realengo. A obra está orçada em R$ 5 milhões e deve durar em torno de seis meses. “Nós estamos em fase de assinatura do convênio com o Estado. Já fizemos a planta do projeto, tudo já foi apresentado, mas o processo eleitoral deu uma paralisada no processo. Só podemos assinar o convênio após as eleições para então fazer a licitação da obra e dar início a ela.

REDE HOSPITALAR

No mês de agosto a diretoria da Rede de Urgência e Emergência do Estado vai definir qual a rede hospitalar da região que vai ser a rede de respostas ao Samu. Assim, os hospitais vão ser classificados por níveis. José Márcio explica que não são todos os hospitais da região que vão participar da Rede, somente aqueles que estão em pontos estratégicos, para facilitar a logística, bem como otimizar os recursos. Desse modo, o hospital que passa a fazer parte da Rede também passa a receber recursos financeiros para garantir a sua estrutura e funcionamento, assim como profissionais capacitados e recursos tecnológicos funcionando à disposição do Samu. “Por exemplo, se nós classificarmos um hospital de Luz como hospital de nível 3, que tem que ter cirurgião 24h, o bloco cirúrgico tem que estar disponível para o Samu. Então tudo isso envolve capacitação de pessoal, recursos humanos, recursos tecnológicos e recursos financeiros para investimento naquilo que for necessário”, esclarece o secretário.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O secretário ainda ressalta que o processo licitatório de aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento do Samu, como equipamentos das ambulâncias, medicamentos, assim como tudo que será necessário para o suporte do sistema, também deve ter início em breve. José Márcio conta que há um convênio sendo firmado com o governo do Estado para garantir esses equipamentos.


“A gente já está trabalhando com o Estado para comprar todos os equipamentos, uniformes, materiais das ambulâncias, medicamentos, para poder já rodar as ambulâncias com suprimentos durante três meses no mínimo, para iniciar o processo”. Segundo o secretário, os recursos de equipamentos para garantir três meses de funcionamento do sistema foram calculados em R$ 7 milhões.

Postado por Ana Paula

terça-feira, 29 de julho de 2014

Tribunal Regional Eleitoral orienta sobre e-mails falsos


O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) orienta os cidadãos sobre os cuidados com os e-mails falsos nesta época de eleição. Ao receber algum mensagem eletrônica com identificação da Justiça Eleitoral, o Tribunal solicita que a pessoa não clique em nenhum link e não forneça dados pessoais. Na dúvida, entre contato com o serviço Disque-eleitor por meio dos telefones 148 ou (31) 3291-0000.

O Tribunal tomou esta atitude porque desde a semana passada, o serviço Disque-eleitor tem atendido diversas ligações de pessoas que receberam e-mails falsos sobre a convocação de mesários para participar das eleições, pedindo para confirmar dados pessoais, ou informando que o título eleitoral foi cancelado por irregularidades no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A Justiça Eleitoral esclarece que a convocação de mesários é enviada prioritariamente pelos Correios ou pessoalmente, em locais de difícil localização, por servidor da Justiça Eleitoral identificado por meio de crachá. No caso de cancelamento de título, não há nenhuma comunicação por e-mail.

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 25 de julho de 2014

TRE-MG lança campanha contra “sujeira” durante as Eleições de 2014


O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais lançou ontem (21), a terceira edição da campanha “Sujeira não é Legal”, voltada para as Eleições 2014. 

O projeto que existe desde 2010 tem como objetivo orientar candidatos, eleitores e população sobre a importância de uma eleição limpa, segura e transparente. O projeto tem o apoio da Cemig, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A campanha ainda será reforçada por spots em rádio, VT’s para televisão, cartazes, anúncios em jornais e revistas e a integração em redes sociais tanto pela página da campanha no Facebook quanto pelo Twitter do TRE-MG (@treminas), com mensagens alusivas a campanha. Também será distribuído m manual a candidatos e partidos para que a corrida eleitoral seja limpa e dentro dos limites legais. 

A orientação é destinada principalmente aos candidatos, com informações sobre gastos de campanha, propaganda eleitoral e medidas de segurança para os atos de campanha.

Postado por Ana Paula

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Falta sinalização? Denuncie! A lei te apoia.


Você sabia que são direitos do usuário do transporte público, estabelecidos pela Lei de Mobilidade Urbana (12.581/2012), participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade? Mas não é só, esta lei federal ainda determina que o usuário deve ser informado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais.

Pelo menos em tese não é só a Lei de Mobilidade Urbana que assegura estes direitos aos cidadãos. Está definido no artigo 72 do Código de Trânsito Brasileiro que todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes ao Código. Já o artigo 73 diz que cabe aos órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema, analisar as solicitações e respondê-las por escrito, dentro de prazos mínimos, esclarecendo ou justificando a análise feita, e se pertinente informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.

Ou seja, se você quer reclamar de problemas nas calçadas; da falta de sinalização; do tempo semafórico insuficiente para a travessia; da necessidade de uma ciclovia; do ônibus atrasado ou de qualquer problema que dificulta a nossa mobilidade, ao invés de esquentar o ouvido de quem está ao seu lado, saiba que os órgãos públicos têm a obrigação de te escutar. 

Infelizmente, em geral, os órgãos públicos e privados que cuidam destes problemas não destacam um efetivo suficiente para identificá-los e corrigi-los, em especial nos grandes centros. Se queremos ajudar a construir cidades mais humanas, com condições dignas de mobilidade, é nosso direito e dever como cidadãos cobrar dos órgãos competentes as melhorias que julgamos necessárias. Todos nós sabemos que reclamar para os céus não contribui em nada na transformação da sociedade, mas a quem então devemos dirigir estas reclamações?

As prefeituras e os diversos órgãos responsáveis para cada assunto disponibilizam canais de comunicação aos munícipes para registro de solicitações e reclamações por meio de telefones, sites e redes sociais. Quando a queixa é registrada o munícipe recebe um número de protocolo para acompanhamento do pedido. Se na sua cidade não houver estes canais sua reclamação poderá ser feita por meio de carta registrada para a prefeitura ou órgão responsável com a finalidade de documentar o pedido e possibilitar seu acompanhamento. Se por um lado temos a sensação de que este caminho, oficial e burocrático, não atende às nossas necessidades, por outro vemos surgir cada vez mais entidades e organizações sociais dispostas a lutar pelo direito constitucional de ir e vir, entenda-se, pela mobilidade.

É importante saber o que e como pedir e para quem encaminhar sua solicitação. Por exemplo: a sinalização viária é definida pelo Código de Trânsito Brasileiro, legislação federal, válida para todo o território nacional. Assim obedece a padrões definidos por resoluções pré-estabelecidas. O setor responsável pela sua implantação e manutenção é o órgão que cuida do trânsito do local para onde você está fazendo seu pedido: uma rua da sua cidade ou uma rodovia.

A implantação e manutenção de infraestruturas de circulação como calçadas e ciclovias são de responsabilidade da secretaria ou departamento de obras das prefeituras, administrações regionais ou subprefeituras, assim como os elementos de acessibilidade universal como rebaixamentos de calçadas, pisos podotáteis, pisos direcionais. Eles também são obrigatórios por lei federal. No caso de rodovias, as solicitações deverão ser encaminhadas para o órgão responsável por elas.

Portanto se algo não vai bem na sua cidade, sinalize, aponte os problemas para os responsáveis e cobre deles a solução! É claro que tornar pública sua demanda também ajuda, na medida que é uma forma de cobrança, mas é preciso pressionar os órgãos responsáveis para que estes não fujam de suas incumbências. Com este tipo de atitude você estará contribuindo para melhorar a vida de todos.

Postado por Ana Paula