Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Dicas para evitar acidentes em dias com neblina no inverno
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dicas para evitar acidentes em dias com neblina no inverno


Durante o inverno é muito comum a incidência de neblina nas estradas. Os meses entre maio e julho apresentam os índices mais altos do fenômeno, sobretudo nas regiões sul e sudeste do Brasil. A neblina acontece por excesso de umidade no ar ou numa geada e geralmente em pontos de variação de temperatura, como na subida de serras, nos vales e perto de lagos e rios. Por isso, é importante que os motoristas estejam atentos e prevenidos para que essa situação adversa não seja a responsável por acidentes.

É fundamental que os condutores chequem as condições climáticas antes de pegar a estrada. Além disso, devem verificar as condições do sistema de iluminação (luzes de direção, faróis, lanternas), das palhetas do limpador do para-brisa e do reservatório de água do lavador, que deve estar cheio.

Confira algumas dicas importantes para a incidência de neblina, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária:

1. Fique atento tanto a veículos mais lentos à frente quanto a veículos que poderão vir atrás sem reduzir a velocidade.

2. Motoristas com pouca experiência têm a tendência a frear repentinamente. Nesses casos não use a buzina ou faróis para chamar a atenção.

3. A neblina molha a pista e caso haja óleo, pode formar uma emulsão que vai diminuir a aderência entre o pneu e o asfalto.

4. Qualquer freada ou movimento brusco da direção pode gerar falta de aderência dos pneus com a pista, e consequentemente a perda de controle do veículo.

5. Nunca use o pisca-alerta com o veículo em movimento.

6. Se ficar difícil de enxergar as lanternas do veículo à frente, é sinal que a neblina está ficando mais espessa.

7. Diminua a velocidade com cuidado para que o veículo que vem atrás faça o mesmo.

8. Caso haja necessidade de parada, faça em local fora de estrada, nunca no acostamento. Procure um abrigo ou estacionamento.

9. Quando estiver dirigindo sob neblina use os faróis baixos baixos. Nunca use os faróis altos.

10. O farol traseiro de neblina é um caso à parte. É aquela luz mais forte que muitos carros só têm do lado esquerdo. Eles somente devem ser usados em caso de neblina. São muito fortes para outras situações e, portanto, não devem permanecer acesos após o trecho de neblina.

11. Lave o para-brisa com água e use os limpadores com freqüência, já que os vidros podem embaçar pelo lado de fora, enquanto o condutor tem a impressão de que a má visibilidade é só resultado da neblina.

12. Em condições de neblina evite ultrapassagens e, se tiver de fazê-las, assegure-se de controlar as distâncias e a visibilidade.

13. Acidentes em condição de neblina geralmente têm altos índices de vítimas e grande número de veículos envolvidos, dada a falta de visibilidade e aderência. Previna-se.

14. Seguir um ônibus de linha regular com uma boa distância de segurança pode ser uma ideia interessante, pois eles normalmente conhecem o trajeto e suas condições.

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária
Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.