Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Rede de vizinhos diminui criminalidade em Ipatinga
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rede de vizinhos diminui criminalidade em Ipatinga

Índices comparativos de furtos e arrombamentos, entre 2009 e 2010, comprova eficiência da rede

Comparando os índices de furtos e arrombamentos entre novembro de 2009 e novembro de 2010, a eficiência da rede fica comprovada. De acordo com o levantamento, o Bairro Castelo apresentou uma redução de 66% na criminalidade, seguido do Cariru (55%) e Bairro das Águas (33%).

Conforme o tenente Luiz Antônio da Silva, chefe da seção de Emprego Operacional do 14º Batalhão de PM, atualmente a regional tem 131 redes de vizinhos protegidos, totalizando 2.879 residências ou estabelecimentos que participam diretamente do projeto.

Além dos 14 bairros de Ipatinga, o projeto funciona também em sete bairros em Coronel Fabriciano, cinco em Timóteo e um em Jaguaraçu. “Em todos os bairros atendidos é clara a diminuição de crimes. Prova que o projeto dá certo e deve ser estendido a outras regiões”, afirma Silva.

Durante a implantação, a PM explica o funcionamento do programa e distribui placas indicativas, que são afixadas na fachada das residências. “Quando a gente viaja, avisamos aos vizinhos e eles observam qualquer movimentação estranha”, conta a dona de casa Maria Conceição Vieira, moradora do Bairro Bela Vista.

Fonte:  Sucursal do Vale do Aço do Jornal Hoje em Dia - 1/01/2011 - 12:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.