Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: PM monta esquema especial de segurança para o Carnaval 2011
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 4 de março de 2011

PM monta esquema especial de segurança para o Carnaval 2011



Este ano, a Polícia Militar de Minas Gerais, mais uma vez, vai colocar o seu bloco na rua e promover um carnaval seguro para os foliões em todo o Estado. Para isso, 30 mil policiais militares vão atuar nos desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba, em locais com grande concentração de pessoas e nas cidades históricas como Ouro Preto, Sabará, Diamantina, Itabirito, Abaeté, Pompéu e Bom Despacho. Nesses locais, incluindo Belo Horizonte, o policiamento foi reforçado nesta quinta-feira, 3, e se prolongará até Quarta-feira de Cinzas,  9.
O trabalho no período carnavalesco em cinco esforços, que beneficiarão a segurança nos principais pontos de folia. Uma das novidades para o período são as Bases Comunitárias Móveis.

Para potencializar o efetivo que será  empregado pela PM no Estado, o CPE (Comando de Policiamento Especilizado) vai empregar, a partir desta sexta-feira, 4 mil policiais  militares, entre homens e mulheres. Ele chama a atenção dos motoristas para tomarem cuidado com a pista escorregadia: "Com o tempo chuvoso, o cuidado de quem viaja deve ser redobrado, mesmo se o veículo tiver passado por uma rigorosa inspeção mecânico". 

Após lembrar que "educação, responsabilidade, respeito às leis de trânsito e ao policial militar são fatores que devem ser observados pelos motoristas", o coronel alerta para o aumento do fluxo de veículos nas rodovias. "Quem viaja, não deve ter pressa de chegar ao seu destino, não deve beber e nem fazer ultrapassagens perigosas." 

ESFORÇO 1
Nas folias pré-carnavalescas, serão desenvolvidas operações de polícia ostensiva, nas vias e nos locais públicos ou abertos ao público, previstos nas programações particulares, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais. 

ESFORÇO 2 
Será dada atenção especial à programação oficial do Carnaval 2011, com lançamento de policiamento nos bailes populares e em deslocamentos de trios elétricos programados pelas prefeituras, realizados em vias públicas e nos locais de desfiles de escolas de samba e de blocos caricatos. O policiamento será estendido a bailes em clubes, com entrosamento com outros órgãos do Sistema de Defesa Social, empresas privadas de segurança e diretorias de clubes.

ESFORÇO 3 
Haverá intensificação do radiopatrulhamento motorizado, com o objetivo de prevenir ocorrências contra o patrimônio, como arrombamentos a residências e a estabelecimentos comerciais. O radiopatrulhamento ocorrerá, principalmente, nos horários de maior incidência registrados no período carnavalesco do ano passado. Neste esforço, serão realizadas ações e operações nas entradas das cidades, com ênfase nos logradouros em que houver maior fluxo de turistas. As operações terão  caráter preventivo- educativo, com abordagem de veículos para fiscalização e distribuição dos informativos de Carnaval.

ESFORÇO 4
Também o policiamento nas rodovias merecerá especial atenção da Polícia Militar, que fiscalizará veículos e seus ocupantes, com a finalidade de localizar drogas, armas, contrabando e descaminho. O policiamento ocorrerá, com maior incidência, nos trechos considerados zonas quentes de criminalidade, sempre com vistas à redução de acidentes de trânsito,  com conseqüente preservação da vida de motoristas e passageiros. Para que isso ocorra, a PM chama a atenção para as prováveis causas de acidentes: falta de atenção ao volante, não manter distância de segurança, derrapagem,  velocidade incompatível,  defeito no veículo, contramão,  condições da pista, desobedecer sinalização, ingestão de bebida alcoólica e ultrapassagem proibida.

ESFORÇO 5
Para prevenir crimes contra o meio ambiente,  a PM vai atuar nos dias, locais e horários de maior incidência de infrações criminais de qualquer natureza, além de fazer operações presença para prevenir  e reprimir atos ilícitos, nas principais vias e locais de concentração de turistas. As blitze combaterão o transporte irregular de produtos e subprodutos da flora e da fauna, modalidades de crimes que aumentam no período carnavalesco.


Postado por: Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.