Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: SEMUSA realiza Semana Municipal de Mobilização da Hanseníase em Divinópolis
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 22 de março de 2011

SEMUSA realiza Semana Municipal de Mobilização da Hanseníase em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) esta realizando a Semana Municipal de Mobilização da Hanseníase nas unidades de saúde de Divinópolis. A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo o desenvolvimento profissional e/ou social. Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura e por isso é muito importante sua detecção.

Confira a programação da realização de abordagens individuais, distribuição de panfletos informativos, orientações e outras ações a respeito da hanseníase que serão realizadas pela equipe da Policlínica e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) saúde do município:

- Segunda-feira (21/03) às 8hs no Salão Paroquial da igreja do bairro Paraiso tem palestra sobre a hanseníase. De 10 às 14hs haverá abordagem individual no Restaurante Popular.

- Terça-feira (22/03) às 8hs na unidade de ESF Belvedere haverá mostra de um filme sobre a hanseníase. No Salão Paroquial da igreja do bairro Paraíso às 8hs tem palestra sobre a hanseníase e às 9hs no Presídio Floramar e no Centro Sócio Educativo haverá abordagem.

- Quarta-feira (23/03) às 8hs haverá palestra com uma fisioterapeuta que falará sobre a hanseníase. De 8 às 11hs e de 13 às 16hs no Quarteirão Fechado da Rua São Paulo haverá abordagem individual sobre o tema.

- Quinta-feira (24/03) às 8hs na unidade de ESF Belvedere e na UAPS Niterói haverá mostra de um filme sobre a hanseníase, às 8hs no Salão Comunitário do bairro Jusa Fonseca tem palestra. De 8 às 11hs na sede da Secretaria Municipal de Saúde SEMUSA haverá abordagem individual.

- Sexta-feira (25/03) às 8hs no Salão Comunitário do bairro Jusa Fonseca haverá palestra sobre a hanseníase e de 8 às 11hs e de 13 às 16hs no hall da Policlínica acontecerá abordagens individuais.

- De 21 a 25 de março: abordagem sobre o tema na sala de espera do ESF Morada Nova, Central, ESF Vale do Sol, ESF Jardinópolis, ESF Nova Holanda, ESF São Paulo.

A hanseníase é uma das doenças mais antigas que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 anos Antes de Cristo, e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença. É uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Bacilo de Hansen. O bacilo de Hansen é um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos.

Informações e entrevistas com (37) 3229-6848 - Setor de Atenção Primária com Rosana Aparecida de Almeida Alves ou Rita de Cássia Malachias Morato.

Fonte: Site da Prefeitura municipal de Divinópolis - http://www.divinopolis.mg.gov.br
Postado por: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.