Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: População de Divinópolis com medo das doenças de cães
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 11 de março de 2011

População de Divinópolis com medo das doenças de cães



Casos de cachorros nas ruas são comuns em Divinópolis e preocupam os moradores, que temem as doenças que podem ser transmitidas, a Crevisa estima 1500 cachorros soltos pela cidade; 199 foram sacrificados em 2010 por causa da leishmaniose

Cachorros que não são tratados se tornam hospedeiros de algumas doenças, como raiva e leishmaniose, que fez uma vítima fatal no início deste ano. Embora no caso da leishmaniose a transmissão ao homem seja através do mosquito-palha, o cão infectado pode passar o protozoário ao mosquito. É a saliva do cão contaminado que transmite a raiva, daí a preocupação popular com os animais nas ruas.

Crevisa

O órgão responsável por analisar denúncias e reduzir o número de cães nas ruas é o Centro de Referência em Saúde Ambiental - Crevisa. Os animais encontrados soltos nas ruas são recolhidos, tratados e submetidos a exames; caso não sejam adotados, são castrados e devolvidos para as ruas.

Entre os exames realizados, um detecta a leishmaniose. No ano passado foram feitos 2.531 exames para este fim; 2.200 deram resultado negativo, 199 deram positivo e 12 foram indefinidos. Animais em que foi detectada a doença tiveram que ser sacrificados, para evitar a transmissão, 571 amostras foram colhidas neste ano e aguardam resultados.

Segundo o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde - Semusa - no ano passado foram registrados 16 casos de leishmaniose tegumentar e cinco de leishmaniose visceral, sendo uma morte porque a mulher tinha outros agravantes.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença parasitária nos cães e causa feridas nas orelhas e nos focinhos, provoca um aumento no fígado e baço dos animais e emagrecimento progressivo, podendo matar. Alguns cães são assintomáticos.

O protozoário causador da doença se hospeda originalmente no mosquito-palha, que pica o cachorro e transmite a leishmaniose. Em locais com muitos cães, a probabilidade de contaminação é maior, pois o mosquito pode picar o cão e transmitir o protozoário para o homem.

No ser humano, a leishmaniose também aumenta o fígado e o baço e pode matar, principalmente quem está debilitado.



Fonte: Jornal Agora Divinópolis
Postado por: Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.