A coleta seletiva começou a funcinar em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, no dia 1º de novembro. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Coelho, o sistema foi ampliado para 70% dos bairros da cidade. Entretando, segundo a Prefeitura, a produção de lixo é maior que a quantidade recolhida e o problema é a falta de conscientização de alguns moradores.
De acordo com a Prefeitura, são recolhidas 120 toneladas de lixo por dia. Dois caminhões fazem a coleta na cidade e, na maioria das vezes, eles voltam praticamente vazios. O material recolhido vai para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis (Ascadi).
O lixo é separado e vendido para as empresas de reciclagem. A comercialização garante a renda de 23 famílias da cidade, mas não tem chegado nem duas toneladas de lixo por dia.
O secretário de Meio Ambiente também informou que um processo de licitação já está em andamento para a compra de lixeiras específicas para que a separação do lixo possa ser feita nas ruas da cidade. O telefone para mais informações é o 0800-073-8380.
Confira o cronograma dos bairros atendidos pela coleta seletiva: Segunda e sexta-feira: Vila Belo Horizonte, Santa Luzia, Catalão, São José, São Miguel, Dom Pedro II, São Judas Tadeu, Sidil, Afonso Pena, Nova América, Esplanada, Porto Velho, Niterói (parte 1) Interlagos (parte 1), Ponte Funda, Nações.
Terça e quinta-feira: Interlagos (parte 2), Santa Teresa, Nossa Senhora das Graças, Mar e Terra, Cidade Jardim, Nova Holanda, Tietê, Planalto, Santo Antônio, lp Pereira, Capitão Silva, São Sebastião, Bom Pastor, Prol. Bom Pastor, Padre Libério, Danilo Passos, Danilo Passos II, Manuel Valinhos, São Tomás, Universitário, Espírito Santo, Niterói (parte 2), Bairro do Carmo.
Quarta-feira: Mangabeiras, Maria Helena, Vale do Sol, Sagrada Família, Davanuse, Nossa Senhora da Conceição, Alvorada, Nova Fortaleza, Serra Verde, Conjunto Habitacional Serra Verde.
Sábado: Jardim Betânia, Orion, Sion, São Roque, Dulphe Pinto de Aguiar, Belo Vale, Rancho Alegre, Jardim Brasília, Ermida, Ipiranga.
Fonte: http://www.divicity.com/
Postado por Ana Paula
Muito interessante esse trabalho. E muito valido também, em tempos de economia e reciclagem!
ResponderExcluirSerá que está sendo feito um trabalho a nivel escolar, para maior conscientização?
Anônimo,
ExcluirEsperamos que estejam divulgando nas escolas sim, afinal o nosso futuro está nelas.
Obrigada pela participação.