O 23º Batalhão lança campanha de orientação para a intensificação das denúncias anônimas, por meio do Disque Denúncia Unificado – DDU 181, importante instrumento na redução da violência.
A campanha tem como finalidade prevenir e reprimir todo o tipo de delito e visa principalmente fomentar as denúncias contra o porte ilegal de arma de fogo, muitas das vezes utilizada na prática de roubos e homicídios, além de outros crimes violentos.
Vale ressaltar que a Polícia Militar tem desenvolvido diversos esforços, principalmente com a realização de operações policiais que objetivam a apreensão de armas de fogo, sendo que só em 2009, na área do 23º BPM, foram apreendidas 163 armas de fogo, das quais 97 apenas em Divinópolis. Já, em 2010, foram apreendidas até o mês de outubro, 131 armas de fogo em toda área da Unidade; destas, 66 foram apreendidas em Divinópolis.
Apesar de todo esforço desprendido pela PMMG e PCMG por meio das diversas ações conjuntas, a exemplo da Força Tarefa de Proteção à Vida, percebe-se que, quanto maior a participação da comunidade no processo, melhores são os resultados alcançados.
Desta forma, as forças policiais de Minas Gerais contam com a efetiva colaboração de toda população no sentido de denunciar pessoas de que se tenha conhecimento serem possuidoras de armas de fogo, principalmente aquelas suspeitas de envolvimento com o crime, contribuindo assim para a prevenção de vários delitos através do desarmamento destes infratores.
O Disque Denúncia -181 é um sistema unificado das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros e tem como objetivo abrir um canal de comunicação direto com a sociedade para que os cidadãos possam encaminhar denúncias anônimas de crimes e sinistros, contribuindo com o trabalho das forças policiais e do Corpo de Bombeiros.
Os números de serviços 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil) continuam atendendo normalmente as urgências da população.
As ligações feitas para o 181 são gratuitas e criptografadas, ou seja, não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Esse mecanismo garante o sigilo absoluto do denunciante, que também não precisa se identificar. No ato da denúncia a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar o resultado das investigações.
Conforme estabelece o artigo 144 da Constituição Federal, a Segurança Pública é um dever do Estado, mas também é um direito e uma responsabilidade de todos.
Para a efetiva divulgação da campanha, os Comandantes das Cia operacionais do 23º BPM visitam os diversos órgãos de imprensa para conceder entrevistas e oferecer as informações pertinentes ao DDU para toda a comunidade.
Fonte: Informativo Eletrônico da 7ª RPM – O REGIONAL – Edição 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.